Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar um ebook em apenas 7 passos

7 passos para criar um ebook

Depois de aprender sobre como criar um ebook do zero e quais dicas você deve seguir para fazer isso, veja agora como você pode pôr em prática tudo que aprendeu em alguns passos.

 

Esses passos vão te ajudar a deixar mais forte a sua estratégia de marketing e, consequentemente, vender muito mais. Continue lendo este artigo e confira os passos.

 

  1. Primeiro passo – escolha do tema

A primeira coisa que você deve fazer, por mais que pareça meio óbvio, é escolher um tema para a criação do seu ebook. Pode ter certeza que na hora de fazer isso vão surgir algumas dúvidas, isso porque talvez você nunca tenha usado essa estratégia.

 

Mas escolher um tema apropriado para o seu tipo de público é muito importante. Porque só desse jeito que o seu material vai fazer com que as pessoas despertem o interesse, e te dê audiência.

 

Talvez seja um pouco difícil para você escolher o tema por causa de dois motivos:

 

1.1 Por não conhecer bem quem é seu público e não saber qual o assunto seria mais interessante para ele;

1.2 Talvez você até saiba quem é o seu público-alvo e quais assuntos eles têm o maior interesse. Mas talvez você não tenha conhecimento suficiente sobre esse tema e por causa disso tenha dificuldade em elaborar um ebook com informações de qualidade.

 

Não importa qual seja o caso, você precisa saber que qualquer um deles pode ser resolvido de forma simples e fácil.

 

No primeiro motivo você pode, antes de definir qual será o tema do seu ebook, fazer uma pesquisa de persona e tentar caracterizar quais são as pessoas que fazem parte da audiência que quer alcançar.

 

Agora, no segundo motivo, o que você pode fazer é convidar alguém que conheça e que seja um especialista no tema em que você precisa abordar para te dar uma mãozinha extra. Caso contrário, você pode antes aprender como criar um ebook, estudar bastante para se tornar uma referência sobre aquele tema.

 

  1. Segundo passo – utilize tópicos

Aqui no segundo passo o que você deve fazer é tentar organizar todas as suas ideias por tópicos. Essas ideias devem ser organizadas com base no tema e com base na ordem que serão transmitidas.

 

Pode ser um desafio achar a melhor forma de transmitir as suas ideias sobre esse tema de uma forma lógica e bem estruturada, ainda mais se se você tiver muitas informações para passar.

 

Então o ponto chave para conseguir vencer esse desafio é fazer uma organização de todo o assunto a partir de tópicos.

 

Os tópicos irão te ajudar a visualizar com a maior facilidade como ficará a leitura a partir dos olhos dos seus leitores, além de deixar mais fácil o seu trabalho para entender como criar um ebook.

 

Ter esse cuidado com a organização dos tópicos vai te ajudar a não esquecer de nenhum tópico que seja relevante de escanteio. E fará com que as pessoas tenham certeza que o seu conteúdo é claro, preciso e acessível.

 

São por esses motivos que muito antes de começar a redigir o seu ebook, você deve escrever em um papel tudo que você vai abordar nele e depois faça uma organização para que os tópicos sigam uma ordem lógica e que façam sentido.

 

  1. Terceiro passo – invista em imagens 

Por mais que o conteúdo do seu ebook seja bastante interessante, é improvável que a leitura seja agradável se ele tiver apenas textos.

 

Tente imaginar o quanto seria ruim ler um livro em que só tem páginas e mais páginas de conteúdo, sem conter nem uma mera imagem ilustrativa.

 

Com um ebook acontece a mesma coisa, é bastante cansativo uma leitura extensa sem nenhum tipo de imagem. Então para fazer com que a sua audiência fiquei encantada, não dê atenção apenas para o conteúdo, mas dê um pouco de atenção também para as imagens que vão ajudar aos usuários ter uma experiência melhor com o seu ebook.

 

As imagens têm um papel importantíssimo para ajudar na absorção do conteúdo contido no ebook, além de fazer a ilustração dos conteúdos. Lembre-se que a memorização tem como parte importante do processo fazer com que nosso cérebro associe conteúdo ou conceitos a uma figura ou imagem.

 

Por isso tenha bastante cautela ao definir quais imagens irão compor o seu ebook. Pois elas devem se encaixar perfeitamente ao assunto e tornar o material que está sendo consumido mais agradável.

 

Este tópico esta em toda matéria que ensina como criar um ebook. Então ao uso de imagens é indispensável.

 

  1. Quarto passo – desenvolvimento do texto

Imagem ilustrativa de um ebook

O próximo passo é o que você deve é tentar entender que para criar um ebook profissional é importante que se saiba escrever ou desenvolver um texto.

 

Você deve lembrar que o conteúdo ou a escrita é o prato principal de como criar um ebook de alta qualidade. Porque é a partir da escrita que os conceitos importantes serão transmitidos para os leitores.

 

Todo aquele conhecimento que você foi acumulando ao longo do tempo e de sua formação, serão passados para outras pessoas e isso deve ser feito da melhor maneira possível.

 

É claro que sabemos que não é fácil escrever, mas por ter dividido o seu conteúdo em tópicos vai ficar mais fácil desenvolver as ideias do conteúdo por partes.

 

É nessa etapa que é essencial colocar no computador tudo o que sabe sobre aquele tópico sem economizar palavras. Por isso você deve escrever, revisar, incluir, complementar, ler e reler até quando for necessário para encontrar um bom resultado no final.

 

Uma sugestão que você pode fazer é pedir para alguém de sua confiança lê o que já tem preparado e fazer algum tipo de comentário sobre o conteúdo, até podendo dar sugestão de alterações.

 

Outra sugestão é importante é que você se afaste do projeto por alguns dias para conseguir ver com total clareza alguns pontos que podem ser evoluídos e melhorados ou até mesmo repetidos.

 

O fato é que você deve ter total dedicação e disciplina ao chegar nessa etapa, porque é a partir dela que

aprenderá como criar um ebook de sucesso.

 

  1. Quinto passo – formatação do e-book

Depois de passar pela quarta etapa do processo da construção de um e-book, agora você precisa formatá-lo. E quando falamos de formatação queremos dizer que você precisará cuidar da parte visual do e-book.

 

Na parte visual estão envolvidos os: tipo de fonte usada, espaçamento e posicionamento das imagens. Além tamanho dos títulos e subtítulos, e os detalhes que vão interferir diretamente na estética do produto final.

 

Por mais que inicialmente a parte da formatação apareça sim um mero detalhe, é comum vermos que ebooks com conteúdo muito bom não atraia a atenção dos leitores,

por causa da falta de formatação adequada.

 

Na formatação além de envolver os aspectos visuais também está envolvido o tipo de arquivo que será salvo no conteúdo final. Existem dois possíveis formatos em que você pode salvar o seu trabalho sendo eles: PDF e ePub.

 

Ao escolher um desses dois formatos saiba que cada um deles vai dar uma experiência diferente ao leitor na hora da leitura.

 

O mais utilizado e o mais conhecido, é o formato PDF. Eles têm como principal vantagem poder ser aberto na maioria dos dispositivos.

 

Já os arquivos no formato de epub, mesmo que não seja popular, eles vão preservar a formatação original do e-book, sem distorcer os objetos contido nele. Como fazer a distorção de imagens, gráficos e figuras.

 

Então seria interessante que pesquise um pouco sobre os dois tipos de formato e escolha qual será o melhor para o seu trabalho e para o seu e-book. O importante mesmo é que a leitura seja agradável e fácil para os leitores.

 

  1. Sexto passo – revise o conteúdo

No sexto passo você vai precisar revisar tudo o que foi escrito, mesmo que já tenhamos falado sobre isso anteriormente. Nesse sexto passo você vai “passar o pente-fino” no texto, para garantir que não tenha erros.

 

Você pode fazer esse pente fino por revisar de forma minuciosa e detalhada, toda a pontuação, ortografia e todos os outros elementos que fazem composição do seu texto.

 

  1. Sétimo passo – invista na divulgação

divulgacao do ebook

No sétimo e último passo após saber como criar um ebook e passar de todas as etapas anteriores. Finalmente chegou o momento em que deve dar total atenção na divulgação e distribuição do seu material.

 

Antes de qualquer coisa, utilize todos os métodos que puder para deixar claro para os seus seguidores que disponibilizará um conteúdo de grande relevância para eles. Um dos métodos mais utilizados para fazer isso é por utilizar um e-mail marketing.

 

O e-mail marketing é uma ferramenta que tem um formulário no qual as pessoas podem inserir o seu e-mail e ao fazer isso o e-mail será capturado.

 

Ao utilizar um e-mail marketing para enviar o seu material, você vai estar garantido que ele chegue a caixa de entrada dos leitores que tem realmente o interesse em aprender mais sobre o seu negócio.

 

O ponto é que você deve fazer a divulgação para os seus seguidores que o seu material vai ser disponibilizado de forma gratuita. E em troca eles precisarão apenas ceder o e-mail deles para você.

 

Não esquece de deixar seu comentário e compartilhar nas redes sociais!

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …