Como criar um e-book gratuito e fazer sucesso em 2024?

Homem lendo um e-book no tablet. Texto da imagem: como criar um e-book gratuito
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Um e-book é uma ótima forma de oferecer um conteúdo de valor para os seus futuros clientes. Além disso, ele pode ser utilizado de forma estratégica para trazer mais usuários para a sua base. 

Quer aprender como criar um e-book gratuito para captar mais leads para o seu negócio? Então este artigo é para você!

Hoje, você vai conferir um passo a passo completo para ajudar você a criar o seu primeiro livro digital, desde a concepção do tema até a escrita, diagramação, escolha de plataforma de distribuição e lançamento. Acompanhe.

A HeroSpark é uma plataforma gratuita na qual você pode hospedar seu e-book e criar uma landing page para disponibilizá-lo. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

Por que criar um e-book gratuito?

Saber como criar um e-book gratuito é uma boa forma de captar leads por meio de uma página de captura

Funciona assim: os visitantes preenchem um formulário com nome e e-mail e podem baixar o e-book. Assim, você obtém leads qualificados e outras vantagens com os livros digitais, como:

Estabelecer contato com o usuário de diversas formas

Uma delas é por meio de campanhas de e-mail marketing, um tipo de estratégia bem direcionada que pode ser desdobrada em todas as etapas do seu funil de vendas e divulgado nas redes sociais;

É simples de produzir

Diferentemente de um curso online ou uma mentoria, por exemplo, um e-book é um conteúdo mais simples de produzir. Veja na prática:

Tem baixo custo

Produzir um e-book de alta qualidade e fazer ele chegar às mãos dos seus clientes é algo que exige baixo investimento. Bastam um computador, algumas horas investidas em produção textual e formatação e pronto: já é possível criar esse produto.

Facilidade de distribuição 

Por se tratar de um produto digital, um e-book pode ser distribuído de forma rápida e eficiente por meio da internet, para qualquer parte do mundo. 

Diferentemente de um livro físico, o consumidor não precisa ir até uma loja ou esperar o livro chegar para começar a ler. Basta fazer o download e pronto. 

E para você que produz o e-book, a vantagem é ainda maior: você não precisa do intermédio de editoras para lançar. A internet é livre para criar e divulgar muitos conteúdos!

Oferece escalabilidade

Como já mencionamos, com um e-book há a possibilidade de realizar vendas para qualquer lugar do mundo, a qualquer dia ou horário. 

Isso faz com que você tenha um público muito maior que pode ter interesse em baixar o seu conteúdo.

Passo a passo para criar um e-book gratuito

Agora que você já conhece as vantagens, chegou a hora de descobrir como criar um e-book gratuito.

À primeira vista, pode parecer um processo difícil e demorado, mas é muito mais simples do que parece.

Porém, apesar de toda a facilidade, existem alguns passos que devem ser seguidos para deixar o seu e-book com qualidade e aspecto profissional, além de garantir que ele entregará exatamente o que o seu visitante espera. São eles:

 

Defina um tema

A primeira coisa que deve ser definida antes de iniciar a produção de um e-book é o tema que ele abordará.

Parece algo óbvio, mas a escolha não é tão simples assim.

Mais do que escolher algum assunto que você goste e domine, é preciso que esse tema seja atrativo e que solucione os problemas do seu público. 

Além disso, ele não deve entregar “mais do mesmo” ou apenas aquilo que já está disponível em blogs e sites facilmente encontrados no Google. 

O tema deve ser mais segmentado, com assuntos mais específicos, permitindo que você aborde com profundidade todas as suas particularidades.

copy com chat gpt , herocreator

Desenvolva o conteúdo

Depois de definir o tema, o próximo passo de como criar um e-book gratuito é escrever o texto. 

Se você ainda não tem o costume de redigir textos, esse processo pode ser um pouco mais demorado no início. Porém, com um pouco de prática, tudo vai ficar mais fácil e vai fluir de forma quase automática.

Uma dica é baixar outros e-books, lê-los, anotar pontos que considerar interessantes e usá-los como inspiração para produzir os seus. A HeroSpark oferece vários e-books gratuitos. Você pode conferir clicando aqui.

Algumas dicas para o momento da escrita:

  • Divida o texto entre introdução, capítulos e conclusão. Dividir o material em capítulos ajuda a organizar o conteúdo e facilita a leitura.
  • Escreva de acordo com as regras ortográficas e gramaticais. Esse ponto é fundamental, pois se o seu texto estiver com erros, você não vai conseguir passar o profissionalismo que deseja. 
  • Use uma linguagem adequada para o seu público. Se o seu conteúdo é sobre áreas relacionadas ao Direito, por exemplo, dificilmente você poderá usar uma linguagem muito descontraída. Agora, se for relacionado a Marketing Digital, há a possibilidade de escrever um texto mais leve, utilizando termos e gírias comuns ao segmento.
  • Seja objetivo e retire tudo o que não for necessário. Quanto mais enxuto e completo o material for, melhor.
  • Além dos capítulos, divida o texto em títulos e subtítulos. Caixas muito grandes de texto costumam assustar em um primeiro momento, além de deixar a leitura menos fluida.

 

Use imagens, ilustrações e ícones

Apesar de um e-book ter como elemento principal o texto, isso não significa que ele deve ser formado apenas por palavras sobre uma imagem branca. 

O mundo digital permite que você explore diversos elementos visuais, sem precisar gastar muito com o processo de impressão, por exemplo.

No processo de produção do seu e-book, pesquise imagens, ilustrações e ícones relacionados ao assunto que você aborda para adicionar ao longo do texto. 

Eles têm o poder de enriquecer o conteúdo, melhorar a experiência do público e deixar o material mais bonito – o que mostra que você se dedicou na hora de produzi-lo.

Formate o e-book

Se você deseja criar um e-book com aspecto profissional, diagramá-lo é fundamental. Todo o conteúdo deve estar bem distribuído na tela. Se você pensa que isso é apenas um detalhe, saiba que, na verdade, isso faz toda a diferença! 

Existem ferramentas gratuitas para fazer isso, como o Canvas, mas se você não souber usar, existem diversos freelancers com conhecimento para te ajudar. Se precisar, busque profissionais online!

 

Revise o conteúdo

Depois do processo de desenvolvimento e formatação, é preciso revisar todo o e-book para se certificar de que nada foi deixado para trás. 

Além disso, esse é o momento para identificar possíveis erros e melhorar frases que não ficaram tão bem elaboradas.

 

Escolha o formato

Agora, é importante escolher qual será o formato do seu e-book para que, ao fazer o download do seu conteúdo, ele possa lê-lo em qualquer dispositivo: desde o computador, até celulares e tablets. 

É um aspecto importante para garantir uma boa experiência com o seu material, por isso, considere o formato que melhor se adeque em diferentes telas, como é o caso do formato ePub, que você pode fazer pelo my book maker.

Ao contrário do PDF, este formato adapta-se de acordo com o dispositivo, enquanto o PDF pode gerar algumas dificuldades para quem quiser ler em telas maiores, como precisar dar zoom ou, ainda, virar a tela na horizontal. 

Registre a obra

Apesar de não ser obrigatório, é uma etapa que você pode fazer se tiver a intenção de comercializar o seu e-book. Registrá-lo é importante, ainda que seja um livro digital, para evitar que você veja seu material sendo comercializado sem a sua autorização.

O processo é semelhante ao registro de um livro físico, sem qualquer impedimento para registrar e-books, desde que envie um suporte físico em papel da obra para a Biblioteca Nacional. 

Para isso, você pode registrá-lo pelo passo a passo da Biblioteca Nacional abaixo ou, se preferir, solicitar para a Câmara Brasileira do Livro para fazer o registro.

  • Prepare sua obra para envio;
  • Pague a Guia de Recolhimento da União;
  • Preencha o formulário de Requerimento de Registro ou Averbação;
  • Reúna a documentação necessária em um envelope;
  • Encaminhe sua solicitação de registro.

Escolha uma plataforma de distribuição

Após concluir a produção do seu e-book, é hora de hospedá-lo em alguma plataforma para que as pessoas possam baixá-los.

A HeroSpark é uma plataforma gratuita na qual você pode hospedar seu e-book e criar uma landing page para disponibilizá-lo. Ali, você pode inserir um formulário, para que os visitantes o preencham em troca do download gratuito do material.

Tudo isso e muito mais você encontra em uma única ferramenta segura, testada e criada para que você encontre tudo o que precisa para lançar o seu produto digital em um só lugar.

Hospede já o seu e-book na HeroSpark e receba aprovação na hora!

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *