Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Página de captura: como criar grátis uma que converte 

Página de captura

A página de captura serve para conquistar leads e, estrategicamente, enviar conteúdos de forma periódica para tais contatos. No entanto, a página deve ser otimizada para conseguir alcançar o seu objetivo.

 

Caso contrário, a landing page pode ter inúmeras visitas, mas não alcançará uma boa quantidade de leads dispostos a deixar o contato. Então, é preciso estar atento a uma série de fatores, como CTA, headline e material disponibilizado. 

 

Por isso, separamos as melhores dicas para você construir a sua página. Confira, a seguir.

 

O que é página de captura e por que ter uma?

 

A página de captura é uma landing page que tem o objetivo de capturar o contato de um lead, geralmente, o e-mail. Essa é uma das melhores formas de conquistar leads para a sua lista de e-mails. Ou, se for o caso, para uma lista de transmissão no WhatsApp, porque é possível solicitar outros dados além do endereço eletrônico.

 

Uma forma de conquistar isso é através de uma isca digital, que pode ser algum material disponibilizado gratuitamente ao usuário. Com isso, ocorre uma troca entre o empreendedor e o seu cliente em potencial. 

 

A página de captura, que oferece um conteúdo relacionado ao seu negócio, vai atrair pessoas que provavelmente tenham interesse no seu produto final. Então, as suas ações serão direcionadas a um grupo segmentado de potenciais clientes.

 

Dessa forma, você deve enviar conteúdo com frequência para essa lista de contato. É claro que devem ser conteúdos que interessem à persona, para que crie uma relação com a sua empresa e, no futuro, obtenha algum produto ou serviço seu.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como construir uma página de captura?

 

Pense nos problemas da sua persona

 

Para fazer uma página de captura apropriada ao público, é preciso que você conheça bem a sua persona. Então, pense nos seguintes aspectos sobre o seu cliente ideal:

 

  • Idade;
  • Nível de escolaridade;
  • Interesses;
  • Dúvidas;
  • Problemas.

 

Isso vai ajudar desde a criação da copy até na escolha do produto que será disponibilizado. Afinal, é preciso pensar como o potencial cliente e, assim, conseguir atrair as pessoas corretas para a página de captura.

 

Ofereça um produto gratuito atrativo

 

Há um tempo, muitos empreendedores disponibilizavam algum e-book gratuito de interesse da sua audiência. Porém, essa atitude foi ficando banalizada ao ponto de começarem a entregar materiais superficiais e sem informação que agregasse valor ao lead.

 

Com isso, as pessoas começaram a ficar mais cautelosas com relação aos e-books que baixavam. Primeiro, porque entenderam que a intenção era pegar o seu contato para incluir na lista de leads. Segundo, por ver tanto material sem qualidade.

 

Então, a maioria das pessoas começaram a entregar seus dados de contato somente quando tem um interesse real e acredita no produto disponibilizado. Portanto, a sua oferta — apesar de ser gratuita — precisa ser atrativa.

 

Algumas opções são:

  • Aulas inaugurais ao vivo do seu curso;
  • Webinars;
  • Newsletter;
  • E-book.

 

Mas, lembre-se de que o conteúdo precisa ser realmente útil e interessante. Não tenha medo de entregar o seu conhecimento com qualidade gratuitamente, pois é isso que vai garantir as vendas do seu negócio digital.

 

Invista em copy

 

É isso mesmo! Copywriting não é importante somente em carta de vendas. O copy é o conteúdo escrito que tem o objetivo de convencer uma pessoa a realizar alguma ação, não unicamente a ação de comprar.

 

Por isso, ainda que você não esteja recebendo uma troca monetária, você precisa das técnicas de persuasão para convencer o lead a deixar as informações de contato. 

 

O título, ou headline, é a primeira coisa que o visitante da página vai ver. Ela precisa ser interessante e chamativa o suficiente para fazer com que a pessoa tenha o desejo de continuar vendo o que você tem a oferecer.

 

Para te inspirar, veja 67 headlines para páginas de vendas que convertem.

 

Se você não sabe bem o que colocar no restante da página, seja o mais sucinto possível. Foque nos benefícios daquilo que você irá entregar, para que a pessoa realmente tenha clara a recompensa que receberá ao disponibilizar o seu email. 

 

Além disso, a Call to Action deve ser infalível em direcionar o leitor a preencher o formulário, afinal, esse é o seu objetivo com a página de captura. Então, invista não só nas palavras como também no design dessa parte.

 

O formulário também não deve pedir muitas informações, apenas aquelas que você realmente necessita nesse primeiro contato. Isso é importante porque quanto mais coisa o visitante tiver que preencher, menor será o interesse dele em perder tempo naquilo.

 

Faça testes

 

Em alguns casos, é comum que a sua página de captura tenha muitos visitantes, mas apenas uma pequena parte disponibilize os dados de contato. Existem vários motivos para isso acontecer e a melhor forma de descobrir o que houve é realizando testes.

 

Ferramentas como o SparkFunnels permitem que você gerencie o seu funil de vendas completo, crie mais de um modelo de página e dispare para o seu público. Assim, você consegue saber qual está tendo o melhor desempenho e entenderá o que faz com que as pessoas deixem (ou não) o contato no seu formulário.

 

Alguns elementos que podemos modificar de uma página para outra, no teste A/B, são:

 

  • Conteúdo;
  • Botões;
  • Cores;
  • Imagens, áudios e vídeos;
  • Entre outros.

 

Como criar uma página de captura grátis?

 

Criar qualquer tipo de landing page não é uma tarefa fácil, pois exige todas as características que citamos anteriormente: conhecimento em copy, um bom design, a criação de um produto irresistível, entre outros.

 

No entanto, o grande problema está nos conhecimentos sobre programação para colocar a página no ar. Para facilitar esse processo, a HeroSpark disponibiliza o SparkFunnels que é uma ferramenta gratuita que permite, entre outras coisas, montar landing pages.

 

O SparkFunnels já tem vários templates prontos para o infoprodutor apenas personalizar de acordo com a sua marca. A plataforma é intuitiva e tem várias outras funcionalidades que serão úteis na sua jornada como empreendedor.

 

Criar uma página de captura que converte não é impossível, basta dedicação e paciência para adequar tudo à necessidade do potencial cliente. Com isso, o seu negócio terá leads qualificados e terá mais sucesso na taxa de conversão em vendas.

 

Quer saber como criar uma landing page grátis? Veja o vídeo a seguir:

 

 

Mais artigos para você

O que é segmentação de mercado e quais são os tipos

Uma das maneiras de aproveitar melhor os esforços em um negócio é fazer uma segmentação de mercado. A concorrência é …

Como fazer vídeos animados

Você sabe como fazer vídeos animados ou nunca tentou? Apesar de ser um trabalho minucioso, não é tão difícil quanto …

4 livros de mulheres empreendedoras que vão te inspirar

Os desafios no universo do empreendedorismo são grandes. Muitas pessoas, acadêmicas ou mais experientes no mercado, publicam ótimos livros sobre …

SPAM: Confira 15 termos e palavras para evitar cair no lixo eletrônico

O e-mail marketing é bastante utilizado para manter a comunicação com os clientes. Além de ser eficiente e dinâmico, quando …

Como migrar para as vendas digitais? Confira 5 dicas!

Com o advento das mídias sociais, o número de pessoas que apostam no empreendedorismo digital só cresce. No entanto, existem …

Como ganhar dinheiro com TikTok

Principalmente após o “boom” dos influenciadores digitais no Instagram, tornou-se comum trabalhar com as redes sociais. No entanto, muitas pessoas …