Página de captura: como criar grátis uma que converte

A página de captura serve para conquistar leads e, estrategicamente, enviar conteúdos de forma periódica para tais contatos. No entanto, a página deve ser otimizada para conseguir alcançar o seu objetivo.
Caso contrário, a landing page pode ter inúmeras visitas, mas não alcançará uma boa quantidade de leads dispostos a deixar o contato. Então, é preciso estar atento a uma série de fatores, como CTA, headline e material disponibilizado.
Por isso, separamos as melhores dicas para você construir a sua página. Confira, a seguir.
O que você verá:
O que é página de captura e por que ter uma?
A página de captura é uma landing page que tem o objetivo de capturar o contato de um lead, geralmente, o e-mail. Essa é uma das melhores formas de conquistar leads para a sua lista de e-mails. Ou, se for o caso, para uma lista de transmissão no WhatsApp, porque é possível solicitar outros dados além do endereço eletrônico.
Uma forma de conquistar isso é através de uma isca digital, que pode ser algum material disponibilizado gratuitamente ao usuário. Com isso, ocorre uma troca entre o empreendedor e o seu cliente em potencial.
A página de captura, que oferece um conteúdo relacionado ao seu negócio, vai atrair pessoas que provavelmente tenham interesse no seu produto final. Então, as suas ações serão direcionadas a um grupo segmentado de potenciais clientes.
Dessa forma, você deve enviar conteúdo com frequência para essa lista de contato. É claro que devem ser conteúdos que interessem à persona, para que crie uma relação com a sua empresa e, no futuro, obtenha algum produto ou serviço seu.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Como construir uma página de captura?
Pense nos problemas da sua persona
Para fazer uma página de captura apropriada ao público, é preciso que você conheça bem a sua persona. Então, pense nos seguintes aspectos sobre o seu cliente ideal:
- Idade;
- Nível de escolaridade;
- Interesses;
- Dúvidas;
- Problemas.
Isso vai ajudar desde a criação da copy até na escolha do produto que será disponibilizado. Afinal, é preciso pensar como o potencial cliente e, assim, conseguir atrair as pessoas corretas para a página de captura.
Ofereça um produto gratuito atrativo
Há um tempo, muitos empreendedores disponibilizavam algum e-book gratuito de interesse da sua audiência. Porém, essa atitude foi ficando banalizada ao ponto de começarem a entregar materiais superficiais e sem informação que agregasse valor ao lead.
Com isso, as pessoas começaram a ficar mais cautelosas com relação aos e-books que baixavam. Primeiro, porque entenderam que a intenção era pegar o seu contato para incluir na lista de leads. Segundo, por ver tanto material sem qualidade.
Então, a maioria das pessoas começaram a entregar seus dados de contato somente quando tem um interesse real e acredita no produto disponibilizado. Portanto, a sua oferta — apesar de ser gratuita — precisa ser atrativa.
Algumas opções são:
- Aulas inaugurais ao vivo do seu curso;
- Webinars;
- Newsletter;
- E-book.
Mas, lembre-se de que o conteúdo precisa ser realmente útil e interessante. Não tenha medo de entregar o seu conhecimento com qualidade gratuitamente, pois é isso que vai garantir as vendas do seu negócio digital.
Invista em copy
É isso mesmo! Copywriting não é importante somente em carta de vendas. O copy é o conteúdo escrito que tem o objetivo de convencer uma pessoa a realizar alguma ação, não unicamente a ação de comprar.
Por isso, ainda que você não esteja recebendo uma troca monetária, você precisa das técnicas de persuasão para convencer o lead a deixar as informações de contato.
O título, ou headline, é a primeira coisa que o visitante da página vai ver. Ela precisa ser interessante e chamativa o suficiente para fazer com que a pessoa tenha o desejo de continuar vendo o que você tem a oferecer.
Para te inspirar, veja 67 headlines para páginas de vendas que convertem.
Se você não sabe bem o que colocar no restante da página, seja o mais sucinto possível. Foque nos benefícios daquilo que você irá entregar, para que a pessoa realmente tenha clara a recompensa que receberá ao disponibilizar o seu email.
Além disso, a Call to Action deve ser infalível em direcionar o leitor a preencher o formulário, afinal, esse é o seu objetivo com a página de captura. Então, invista não só nas palavras como também no design dessa parte.
O formulário também não deve pedir muitas informações, apenas aquelas que você realmente necessita nesse primeiro contato. Isso é importante porque quanto mais coisa o visitante tiver que preencher, menor será o interesse dele em perder tempo naquilo.
Faça testes
Em alguns casos, é comum que a sua página de captura tenha muitos visitantes, mas apenas uma pequena parte disponibilize os dados de contato. Existem vários motivos para isso acontecer e a melhor forma de descobrir o que houve é realizando testes.
Ferramentas como o SparkFunnels permitem que você gerencie o seu funil de vendas completo, crie mais de um modelo de página e dispare para o seu público. Assim, você consegue saber qual está tendo o melhor desempenho e entenderá o que faz com que as pessoas deixem (ou não) o contato no seu formulário.
Alguns elementos que podemos modificar de uma página para outra, no teste A/B, são:
- Conteúdo;
- Botões;
- Cores;
- Imagens, áudios e vídeos;
- Entre outros.
Como criar uma página de captura grátis?
Criar qualquer tipo de landing page não é uma tarefa fácil, pois exige todas as características que citamos anteriormente: conhecimento em copy, um bom design, a criação de um produto irresistível, entre outros.
No entanto, o grande problema está nos conhecimentos sobre programação para colocar a página no ar. Para facilitar esse processo, a HeroSpark disponibiliza o SparkFunnels que é uma ferramenta gratuita que permite, entre outras coisas, montar landing pages.
O SparkFunnels já tem vários templates prontos para o infoprodutor apenas personalizar de acordo com a sua marca. A plataforma é intuitiva e tem várias outras funcionalidades que serão úteis na sua jornada como empreendedor.
Criar uma página de captura que converte não é impossível, basta dedicação e paciência para adequar tudo à necessidade do potencial cliente. Com isso, o seu negócio terá leads qualificados e terá mais sucesso na taxa de conversão em vendas.
Quer saber como criar uma landing page grátis? Veja o vídeo a seguir: