Imagine que você possa começar um negócio de dentro da sua casa, precisando apenas  de um computador, acesso à internet e disposição.

Além disso, você pode optar por se dedicar a essa novidade no seu tempo livre e continuar suas atividades habituais normalmente.

E se preferir, pode sair do atual emprego e viver apenas como empreendedor. Essas são possibilidades reais, basta você saber como criar um negócio digital.

Ter um negócio digital é um trabalho como qualquer outro, que exige tempo, esforço e dedicação.

Empreendimentos digitais têm potencial de serem altamente lucrativos e não precisam de muito investimento em dinheiro, tempo ou conhecimento para serem implementados, se comparados a empreendimentos tradicionais.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Se você ficou interessado nesse assunto e quer saber mais, leia este passo a passo sobre como criar um negócio digital do zero.

 

O que é um negócio digital?

Criar um negócio digital significa comercializar um serviço ou produto em um ambiente online. Iniciar um empreendimento digital do zero hoje, devido a tecnologia, ficou muito mais fácil.

O mínimo que você precisa para poder empreender online é apenas um computador ou celular e acesso à internet.

Não existe a necessidade de um espaço físico para seu funcionamento. Também não é necessário investir muito dinheiro no início, nem gastar muito tempo. E ainda, não é preciso uma formação específica ou conhecimento aprofundado na área.

Além disso, o empreendedor pode trabalhar onde e quando quiser, tendo uma maior flexibilidade em sua rotina. Pode até mesmo ganhar dinheiro passivamente, uma vez que não é necessária a presença de uma pessoa no momento da realização das vendas.

Um negócio digital pode atingir pessoas do país inteiro, ou seja, seus clientes em potencial estão em qualquer ponto do país, ou mesmo do mundo. 

São muitas as possibilidades de atuação para quem quer empreender na internet, e novos modelos de negócio surgem o tempo todo. Algumas das melhores opções hoje em dia são os trabalhos de produtor de conteúdo, influenciador digital, e-commerce e soluções tecnológicas como as desenvolvidas por startups. 

Com todas essas vantagens e possibilidades, se tornou muito atrativo virar um empreendedor digital. Acompanhe  a seguir o passo a passo completo para seguir nessa carreira.

 

 

Passo a passo de como criar um negócio digital

Embora o processo de criar um negócio digital seja muito mais simples e barato quando comparado a um negócio tradicional, é importante seguir alguns passos para evitar erros e ter mais garantia de sucesso.

Esses passos se aplicam aos empreendimentos digitais de maneira geral.

 

Tenha um planejamento financeiro

Mesmo que começar um negócio digital tenha menos custos, isso não quer dizer que não é necessário economizar. Se você não tem ainda nenhum dinheiro para começar seu negócio nem possui um investidor que compre sua ideia, fica ainda mais urgente ter atenção quanto a isso.

Tenha em mente que você está investindo em algo incerto. Porém, se você tiver sucesso, vai poder deixar seu trabalho como um empregado e virar empreendedor. No entanto, lembre-se de que até lá vai levar um tempo para você se estabelecer financeiramente com seu novo negócio.

Mantenha uma quantia em dinheiro para suas despesas fixas por pelo menos um ano. Converse com seus familiares e outras pessoas que dependem financeiramente de você e avise sobre essas mudanças no orçamento.

 

Defina seu produto ou serviço

Pense nas coisas que você gosta e nos temas com que tem mais afinidade. Essa reflexão ajuda a definir o nicho de mercado em que você vai atuar. 

Nichos são segmentos com características específicas dentro de um mercado mais amplo. É importante que você tenha interesse e conhecimento prévio sobre esse nicho escolhido. A partir daí, defina qual tipo de produto ou serviço seu negócio vai oferecer.

 

Estude o mercado

Conhecer bem o seu nicho de atuação é fundamental. Para isso, você deve estudar bem qual é o grupo de pessoas que deve consumir o que você pretende vender. Verifique como é a demanda para o que você vai oferecer. Isso é essencial para saber a viabilidade do seu negócio.

Analise também a sua concorrência. É preciso conhecer quem são seus principais concorrentes e quais as melhores práticas deles. Descubra quais empresas são relevantes para o público que você quer alcançar.

Esse processo de análise de concorrência serve para identificar quais são as melhores práticas, e não para copiar o que os outros estão fazendo. Assim, você saberá o que já funciona e como pode se diferenciar na oferta do seu produto ou serviço. 

 

Compre um domínio web

Já na parte prática da criação do seu negócio digital, é preciso comprar um domínio para a página web do seu empreendimento. Quando você já tiver definido o nome da sua marca, verifique se ele está disponível para ser usado acessando o site registro.br

A consulta é gratuita e leva pouco tempo. Porém, essa ferramenta só serve para domínios terminados em .com.br. Esse nome deve ser curto e fácil de lembrar e de escrever para que usuários tenham facilidade de encontrar sua página.

Às vezes, empresas pequenas ou que estão começando não criam uma página na web própria, em vez disso, fazem apenas um perfil em rede social. 

Entretanto, é altamente recomendado que você tenha sua própria página, ou seja, um site oficial, pois esse é seu espaço na web, que pode ser usado como você quiser, sendo o único canal sobre o qual você realmente tem controle. 

 

Guia do planejamento do curso online

Faça testes e melhorias

Antes de entrar para valer no mercado, faça testes e confirme se seu negócio, do jeito que está até aqui, realmente é viável. Você pode lançar um Mínimo Produto Viável (MVP).

Um MVP é basicamente uma versão mais simples do seu site. Teste de forma simplificada a sua solução. Isso pode ser feito com uma landing page criada no Wix ou WordPress. 

Depois, avalie os resultados do teste. Para isso, analise os feedbacks recebidos e pontue o que deu certo e o que pode melhorar. Se possível, peça a opinião de especialistas e outros empreendedores digitais.

Dessa maneira, você pode fazer ajustes no negócio e avançar com mais segurança. 

 

Comece a divulgar

Após seguir todos os passos anteriores, estando tudo pronto, está na hora de divulgar seu negócio para o mundo. Uma boa divulgação é apoiada por três fatores principais: perfil do consumidor; conteúdo útil e canais de comunicação.

Você precisa chegar até o público certo do seu negócio e lhe entregar conteúdo útil, no momento oportuno e através dos canais corretos. Para fazer isso, é indispensável que você aplique uma estratégia de marketing digital.

O tutorial não termina aqui. Essa parte relacionada à divulgação merece uma atenção especial.

 

Como criar presença online para seu negócio digital? 

Para um negócio digital funcionar, você precisa além da sua implantação, criar a sua presença online. Não basta simplesmente criar um negócio digital e sair vendendo.  É essencial ter um ou mais canais de comunicação ou de relacionamento com seu público. 

Este é o erro de muita gente: criar um produto de venda antes mesmo de adquirir presença online. Você pode até conseguir vender, mas não tenha um negócio no anonimato. 

Ao criar um negócio digital, você deve fazê-lo ser conhecido para conseguir novos clientes. Assim, precisa antes de mais nada conquistar seu espaço online.

Veja a seguir os passos para obter a presença online que vai impulsionar seu negócio digital.

 

Esteja nas redes sociais

Para criar a sua presença online é importante que seu negócio esteja presente nas redes sociais. Porém, fique atento: é essencial estar nas redes sociais certas, ou seja, onde seu cliente em potencial está.

Cada rede social funciona de um jeito diferente e, possivelmente, atrai um tipo diferente de pessoa com comportamentos diferentes. Por isso, antes de investir, descubra onde seu cliente em potencial está. 

Hoje as redes sociais mais usadas são o Facebook e o Instagram, mas você não precisa usar necessariamente aquelas mais populares e sim as que forem mais adequadas para seu negócio. 

Lembre-se de produzir conteúdos específicos para cada canal, levando em consideração o formato exigido por cada rede social e a maneira como as pessoas consomem esse conteúdo.

 

Realize contato por e-mail

O e-mail é uma forma de comunicação direta com seu público. Ter uma lista de e-mail é muito valioso, pois as pessoas que estão ali fornecem esse contato para você espontaneamente. 

Aproveite para manter um contato frequente com essas pessoas, enviar novidades sobre seu negócio e conteúdos relevantes. Só tome cuidado para que esse contato não seja incômodo. É preciso saber o que mandar, para quem mandar e em que momento.

Para ter uma estratégia de e-mail efetiva, o ideal é segmentar sua lista, dividindo os leads de acordo com o estágio em que eles estão na jornada de compra.

 

 

Anuncie na internet

Os anúncios online são uma forma de alcançar rapidamente possíveis clientes no momento de criar um negócio digital. Graças à tecnologia dos algoritmos presentes nas plataformas digitais, facilmente um anúncio chega às pessoas certas.

Você pode anunciar no Google, Facebook e LinkedIn, por exemplo, e aumentar a visibilidade de seu negócio consideravelmente.

Tenha sempre em mente quem é seu público na hora de anunciar. Faça um anúncio atraente, que contenha um texto direto e uma boa imagem ou design. 

Garanta que ao clicar no anúncio, o usuário será direcionado a uma página do seu site interessante para ele e que o leve a realizar uma ação.

 

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de criação de conteúdo de qualidade para  o público a fim de tornar o tema que envolve seu negócio conhecido e tirar dúvidas, até que essas pessoas se tornem clientes.

Você pode fazer marketing de conteúdo por meio de blog, vídeos ou materiais ricos como e-books.

É uma estratégia muito eficaz para conquistar a tal presença online, por isso muitos empreendedores investem nela. Faz com que sua marca ganhe autoridade e seja mais facilmente encontrada na internet.

 

É simples criar um negócio digital com a HeroSpark

Agora que você viu um passo a passo completo de como criar um negócio digital e já sabe todas as vantagens de ser um empreendedor digital, que tal por o que você aprendeu em prática?

E aqui vai uma ótima informação: você não vai precisar usar várias ferramentas nesse processo. Você pode ter todos os recursos que precisa para começar seu negócio digital a seu dispor de uma só vez.

 

A HeroSpark é uma plataforma com todas as ferramentas que você precisa reunidas em um único lugar.

Conheça também o SparkStart, programa de aceleração que oferece tudo o que é necessário, da estratégia aos conhecimentos necessários, para criação de um produto digital lucrativo! 

pesquisa panorama dos negócios digitais