Veja como ganhar dinheiro com podcast [+bônus]

Microfone posicionado bem ao centro da fotografia. Ao fundo, desfocado, um monitor com tela de gravação de podcast aberta. Imagem com filtro roxo e texto em destaque: como ganhar dinheiro com podcast?
Aprenda cinco maneiras práticas de ganhar dinheiro com podcast e veja motivos para investir no formato
Extensão plano basic

Em alta em todo o mundo, novos podcasts surgem todos os dias e, inclusive, se tornaram a principal fonte de renda para muitas pessoas. Se você tem interesse em montar um e quer saber como ganhar dinheiro com podcast, este artigo é para você.

Os podcasts são, basicamente, um programa de rádio que pode ser ouvido pela internet a qualquer hora, por meio de um celular ou computador. Com temas e duração variadas, o ouvinte pode consumir o conteúdo para se informar, estudar ou mesmo para passar o tempo.

O podcast é um formato de conteúdo eficiente não somente para aprimorar seu planejamento de Marketing de Conteúdo, mas também para lucrar com o conteúdo produzido.

A seguir, você vai conferir 5 dicas de como ganhar dinheiro pela internet com podcast. 

 

5 Dicas para ganhar dinheiro com podcast

 

Disponibilize seus podcasts no YouTube

Que tal ao invés de somente gravar os áudios, você também filmar os episódios e disponibilizá-los no YouTube? 

Existem plataformas de áudio que monetizam produtores, como o Spotify, mas é interessante divulgar o podcast em todos os canais possíveis, incluindo o YouTube. Porém, para começar a faturar com o YouTube, existem algumas regrinhas de monetização, como ter mais de mil inscritos no canal e mil views a cada propaganda.

O Flow Podcast, por exemplo, disponibiliza os podcasts em vídeo no seu canal do YouTube.

 

Tenha um espaço para anunciantes

A PodPesquisa de 2019, realizada pela ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), mostrou que a maioria dos ouvintes está disposta a pagar por produtos divulgados durante o programa.

A relação dos podcasts com anúncios vem crescendo consideravelmente. De acordo com a pesquisa ABPod com apoio da CBN, 63,5% dos ouvintes afirmaram já ter comprado algum produto ou serviço anunciado em algum podcast. Além disso, 21,5% afirmam já ter comprado 3 vezes ou mais.

Empresas e departamentos de marketing têm enxergado nos podcasts uma oportunidade de atingir possíveis compradores, por se tratar de um público mais segmentado. 

Por isso, é importante que o seu podcast e a empresas anunciantes deem “match”. Afinal, não faz sentido anunciar produtos de materiais de construção em um podcast sobre jogos, por exemplo. 

Além disso, é importante avaliar se, mesmo que a marca ofereça um produto que faça sentido com o tema do seu podcast, o posicionamento dela faz sentido com o do seu público-alvo.

Cada vez mais as pessoas estão exigindo que as marcas se posicionem, especialmente a favor de causas humanitárias, como a diversidade. Estar atento a isso é fundamental na hora de prospectar novos anunciantes.

Existem diversas formas de anunciar em um podcast. Uma delas é literalmente realizar um “intervalo comercial”, exatamente como acontece nas emissoras de rádio e nos programas de TV. Esse é o formato adotado pelo programa Mamilos, por exemplo.

Mas você também pode iniciar a conversa falando sobre a marca que está patrocinando o episódio, falar sobre a marca durante a conversa, enfim, são muitas possibilidades!

 

copy com chat gpt , herocreator

Marketing de afiliados

Você trabalha com marketing de afiliados? Sabia que você também pode utilizar o seu podcast como um canal de divulgação dos seus links?

Caso você não saiba como funciona, no marketing de afiliados, uma plataforma de produtos digitais une um criador/produtor a um vendedor/afiliado.

Basicamente, você se cadastra em uma plataforma e pode divulgar links dos produtos de outros produtores. Todas as vezes que o produto for vendido através do seu link, você recebe uma comissão.

Muita gente, inclusive, tem o marketing de afiliados como única fonte de renda!

Por meio do seu podcast, você pode divulgar os links dos produtos dos quais você ganhará uma comissão a cada nova venda. Muitos YouTubers já utilizam essa técnica, e você pode utilizá-la também.

Programas de doações e financiamento coletivo

Muitos podcasters têm campanhas de incentivo através de doações voluntárias da sua audiência. Essas doações geralmente são feitas através de plataformas, como o Patreon.

Uma ideia para que seus ouvintes tenham mais interesse em contribuir financeiramente com o seu programa é oferecer algum conteúdo vip para essas pessoas.

Alguns podcasters criam um grupo no Telegram onde são realizados bate-papos com os ouvintes pagantes, por exemplo. Existem diversas possibilidades!

 

Ofereça conteúdos pagos

 Se você já possui um histórico de ouvintes que curtem o conteúdo que você produz, eles certamente terão interesse em investir para ter acesso a algo mais exclusivo e de alta qualidade.

A PodPesquisa 2019 também mostrou que 50% dos entrevistados pagariam entre R$5,00 e R$50,00 por mês para ter acesso a materiais exclusivos.

Algumas ideias são Newsletters, novos podcasts, revistas, e-books, entrevistas, etc.

 

Imagem de uma mesa iluminada com luz roxa, com um pedestal e microfone

 

BÔNUS: ainda vale a pena investir em podcast?

Se você é um ouvinte assíduo de podcasts, provavelmente já deve ter pensado em criar o seu próprio. Acertamos? Esse formato é tão interessante que é normal sentir vontade de viver disso. 

Mas será que ainda vale a pena investir em podcasts? Essa resposta não é simples. Depende de alguns fatores, como:

  1. Ter uma audiência: se não houver uma boa audiência, dificilmente você conseguirá monetizar o seu podcast. Por isso, investir na divulgação pesada do seu programa é fundamental. Utilize as redes sociais ao máximo, convide pessoas de outros podcasts para participarem de alguns episódios, participe de outros podcasts… enfim, faça tudo o que for possível para trazer novos ouvintes.
  2. Se tem convidados: como citado anteriormente, ter convidados e ser convidado para outros podcasts é uma estratégia importante de divulgação. Mas vai além disso: ter convidados está na essência do formato podcast. Quando você traz convidados, você propõe conversas mais abertas, com novas opiniões e perspectivas. Os ouvintes gostam disso. Por isso, conseguir convidados é um fator importante para quem deseja investir nesse tipo de programa.
  3. Ter persistência: assim como em qualquer negócio, é preciso ter persistência até conseguir, finalmente, começar a ter lucros com podcast. Por isso, se você realmente deseja investir em um, tenha paciência e consistência.
  4. Conseguir se diferenciar: como em qualquer outro formato e conteúdo, muitas pessoas tentam entrar na onda do que já faz sucesso para se dar bem. Porém, para seu podcast fazer sucesso, ele precisa entregar algo diferente, que ainda não tenha sido feito. Mesmo que o assunto seja comum, é preciso encontrar uma outra perspectiva para investir. Deve ser algo realmente autêntico, que chame a atenção das pessoas.

Quer um exemplo de negócio que se diferenciou e obteve sucesso com isso? Conheça o Caso Conquer: como a HeroSpark ajudou a Escola Conquer a alcançar mais de meio milhão de alunos em meio à pandemia.

É uma grande inspiração não somente para o seu podcast, mas para todo e qualquer negócio que você decidir montar a partir de agora.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *