herospark comece grátis agora

Se você trabalha com produtos digitais, já deve saber que o Instagram é uma das principais ferramentas para quem deseja conquistar bons resultados com Marketing Digital. Para isso, é importante gerar engajamento e, é claro, interagir com os seus seguidores. Neste artigo você vai aprender como interagir no Instagram Stories da melhor forma.

O Instagram sempre disponibiliza novas funções para os Stories. Utilizando todas elas, você tem uma gama de possibilidades que podem te ajudar a obter mais interação e visualização – algo que, se você quiser crescer na rede social, é fundamental.

 

Como interagir no Instagram Stories

 

Abra caixas de perguntas

 

O adesivo “Faça uma pergunta” é um dos mais utilizados por influenciadores e produtores de conteúdo digital.

Ele permite que os seus seguidores façam perguntas rápidas, sobre algum assunto determinado ou não, para você responder por meio dos Stories. As respostas podem ser feitas em vídeo ou por meio de um texto adicionado na imagem.

Para convidar os usuários para fazer perguntas, capture uma foto ou vídeo e abra a caixa de perguntas, que pode ser encontrada na aba de stickers do app (arrastando para cima ou clicando no item de adesivo na parte superior direita da tela).

Você pode responder as perguntas de duas formas: por meio de mensagem direta, para que somente aquela pessoa leia, ou por meio de stories, compartilhando com o restante dos seus seguidores. Fique tranquilo: o Instagram não expõe o username da pessoa que fez a pergunta.

Compartilhar as respostas com todos os seus seguidores é uma forma de criar relacionamento com as pessoas, contribuindo para que elas queiram participar da conversa, enviando mais perguntas. 

Outro ponto importante é que a pergunta enviada pelo usuário pode ser a dúvida de muitas outras pessoas. Respondendo-a de forma aberta, você oferece ainda mais informação e conteúdo para seus seguidores, de forma prática e efetiva.

Vale mencionar que não há um limite de perguntas a serem feitas. Caso você receba um número muito grande de perguntas, evite responder todas de forma aberta em seus Stories, para não criar um exagero de postagens em um só dia.

 

Mencione outras pessoas

O recurso de mencionar é uma outra forma de gerar interação com os seus seguidores. Você pode marcar alguém que esteja com você em uma foto ou que esteja relacionado ao conteúdo que você postou (por exemplo, quando você compartilhar alguma postagem de alguém que você admira, um cliente, algum participante de algum projeto, etc.). 

Ao mencionar outras pessoas, elas receberão uma notificação e poderão compartilhar a publicação em seus próprios Stories, o que fará sua postagem ser vista, também, pelos seguidores delas.

Para usar esse adesivo, você pode simplesmente digitar o username da pessoa em forma de texto com o “@” na frente, ou acessar a lista de stickers do aplicativo, tocando no sticker “@menção”

 

Use templates de interação prontos

 

Muitos produtores de conteúdo disponibilizam templates gratuitos e divertidos para você preencher e compartilhar em seus stories, como este exemplo:

Além de ser uma forma de compartilhar suas ideias e falar um pouco mais sobre você, essa é uma oportunidade para você marcar outras pessoas/marcas em seus Stories. 

Como citado acima, ao mencionar alguém no story, isso pode fazer com que essa pessoa compartilhe a imagem em suas próprias histórias, tornando-a visível, também, para os seguidores dela.

Apesar de parecerem bobos, esses templates são ótimos para gerar interações, propor novos assuntos, gerar discussões e criar conexão com outras pessoas que também têm as mesmas opiniões e preferências que você.

Mas lembre-se: é importante que o template tenha coerência com a sua marca e com os seus objetivos traçados.

 

Crie enquetes

Além de serem uma forma de interagir com o seu público, as enquetes também podem ser usadas como uma estratégia para conhecer seus consumidores e implementar ações tanto na sua comunicação quanto no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Nessa função, você pode fazer uma pergunta e oferecer apenas duas opções de resposta, como: SIM / NÃO.

Um formato que funciona é abrir uma discussão por meio de vídeo, por exemplo: “cafés da manhã saudáveis” e, depois, fazer uma série de Stories com perguntas relacionadas a isso.

Além das enquetes, existe o adesivo “Teste”, que disponibiliza 4 opções de resposta, sendo que você deve definir uma delas como a correta. Muitas pessoas também a utilizam como se fosse uma enquete com mais opções de resposta. Dependendo do seu objetivo, esse pode ser um caminho.

Essa função também está disponível na lista de stickers dos Stories.

 

Faça transmissões ao vivo

 

O recurso de transmissão ao vivo permite que você faça uma transmissão em tempo real com os seus seguidores. Ou seja, ao invés de gravar um vídeo e depois publicá-lo, a sua audiência pode te acompanhar em tempo real. 

É possível, por exemplo, adicionar filtros de rosto e até mesmo dividir a tela do celular ao meio para convidar outra pessoa para fazer o vídeo ao vivo com você. Essa é uma outra forma de se conectar com outros profissionais do seu nicho, oferecendo um conteúdo mais completo para os seus seguidores.

Uma vantagem é que, por meio da transmissão ao vivo, o usuário pode curtir e fazer comentários em tempo real. 

E aí, gostou das dicas para interagir com os seus seguidores por meio do Instagram Stories? Agora, que tal começar a colocar a mão na massa utilizando todas essas funções?

Lembre-se de que elas são apenas algumas das ferramentas que o Instagram disponibiliza! Se quiser conhecer mais algumas estratégias, confira o vídeo abaixo:

 

 

Aproveite para seguir a HeroSpark no Instagram e conferir diversos conteúdos relacionados a Marketing, Empreendedorismo Digital e muito mais! Esperamos você por lá!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *