herospark comece grátis agora

O mercado EAD só cresce no Brasil. E, devido à pandemia, esse crescimento se tornou ainda mais perceptível. Com todas essas mudanças, produzir e lançar cursos se tornou uma ótima forma de adquirir sucesso para quem deseja empreender no mundo digital. Se você quer aprender como lançar um curso online, continue acompanhando este artigo!

 

Vantagens de lançar um curso online

Os cursos online trazem muitas vantagens, tanto para quem ensina quanto para quem quer aprender. 

Para quem quer ensinar: 

  • Você não precisa estar vinculado a nenhuma instituição de ensino;
  • Você não precisa investir muito dinheiro para a produção;
  • É uma forma de dar aulas sem precisar estar presente. Ou seja, você produz o curso uma só vez e pode vender por meses e até anos.

Para quem quer aprender

  • Facilita a rotina, já que não é necessário sair de casa nem enfrentar trânsito para estudar;
  • Muitas vezes é mais barato do que cursos presenciais;
  • Dependendo do formato do curso, é possível realizar as aulas quando o aluno quiser/puder, sem horários definidos;
  • É uma forma de complementar o currículo e adquirir novos conhecimentos para o crescimento profissional.

Com tantas vantagens, saber como lançar um curso online se tornou muito importante para quem deseja se destacar no meio educacional ou no empreendedorismo digital. 

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para você que deseja começar do zero e obter sucesso. E isso vale para quem já é um professor ou para quem é um profissional de qualquer outra área mas deseja passar conhecimento e faturar com isso. 

 

Como lançar um curso online em 5 passos

Crie um bom conteúdo

Independentemente do tema do seu curso, criar um bom conteúdo é indispensável. 

Se o seu curso não for bom, você pode até conseguir vender, mas não conseguirá novos alunos posteriormente. Se ele não acrescentar nada na vida dos alunos, de nada adiantará fazer um grande lançamento e outras ações de continuidade.

Por isso, dedique-se ao máximo à produção do conteúdo do curso e crie um roteiro dinâmico que faça com que seu aluno fique preso do início ao fim. Afinal, com tantos estímulos da internet, é realmente difícil manter qualquer pessoa concentrada em algo por muito tempo.

Outra estratégia é explorar os diferentes tipos de conteúdos digitais, como os memes, desafios, vídeos com edições diferenciadas, entre outros.

Lembre-se que, com o YouTube, os blogs e outros canais da internet, obter conteúdos gratuitos e de qualidade não é uma tarefa difícil. Por isso, já que seu aluno estará pagando pelo conteúdo, ele deve oferecer algo a mais. Preferencialmente, seu curso deve resolver um problema da vida desse aluno.

 

Hospede o seu curso em uma plataforma

Como já citamos, uma das vantagens de lançar um curso online é que ele não precisa estar vinculado a nenhuma instituição de ensino. Porém, isso não significa que ele não deve estar hospedado em alguma plataforma.

Esse é um dos passos fundamentais para o lançamento de qualquer produto digital.

Lembre-se que, quando falamos em curso online, a experiência do seu aluno está em uma soma de fatores: pré-venda, atendimento, aprendizado, pós-venda, entre outros. Por isso, atente-se à plataforma que você escolher!

Na HeroSpark você pode hospedar o seu curso online gratuitamente e receber aprovação na hora.

Além disso, é possível criar landing pages, enviar e-mails marketing, fazer vendas (com checkout próprio, inclusive) e gerar certificados em uma única plataforma. E o melhor: tudo gratuitamente.

A HeroSpark é uma plataforma testada e com qualidade comprovada, que te oferece templates prontos e gratuitos para ajudar você no processo de lançamento.

 

Defina uma estratégia de venda

Depois de pronto e hospedado em alguma plataforma, é hora de definir a estratégia de venda do seu curso online. 

Para isso, você deve ter algumas questões definidas sobre o seu curso, como: 

  • Qual será a forma que os alunos receberão as informações e conteúdos do seu curso. Isso inclui ementa, avaliação, certificado, pagamento, etc.
  • Como você vai estabelecer contato com os seus alunos? Será por alguma plataforma específica? Um grupo no Telegram ou WhatsApp?
  • Onde estarão as informações legais para que seus alunos tenham acesso? Produzir esse documento também é essencial.
  • Como será a forma de pagamento?

Depois disso, você já pode começar o processo de divulgação do seu material.

 

Comece a divulgar o seu curso

A campanha de divulgação do seu curso online deve iniciar muito antes de ele ser lançado, ou até mesmo antes de ele ser produzido. 

Para isso, você deve conhecer o seu público-alvo e criar uma persona para ele para, assim, entender quais são as melhores formas de engajar e motivar potenciais alunos.

Você pode iniciar desenvolvendo uma isca digital, que é um produto digital que você entrega gratuitamente em troca do contato das pessoas. Essa é uma forma de você criar a sua lista de leads qualificados, ou seja, pessoas que têm interesse em seu segmento. 

Em seguida, você pode começar a criar campanhas de e-mail marketing divulgando a data do curso ou mesmo um pré-lançamento com descontos especiais para quem fizer parte dessa lista.

A isca digital é um tipo de marketing de conteúdo, que costuma ser muito efetivo para trazer mais pessoas para a sua base. 

No momento de divulgação, vale investir em todos os meios possíveis, de acordo com o que fizer sentido para o seu nicho: mídias sociais, tráfego pago, influenciadores digitais, webinars, etc.

 

Desenvolva uma estratégia de pós-lançamento para fidelizar

Como citado anteriormente, não adianta conseguir vender o seu curso se o seu conteúdo não for bom, pois seus clientes jamais voltarão a comprá-lo.

Mas, além disso, é preciso estar atento ao momento pós-venda. Depois de comprar o seu curso, o seu cliente não pode esquecer que você existe. 

Se você consegue convencer um grupo de alunos a comprar um produto, mas não consegue fidelizá-lo para voltarem a comprar, você está perdendo uma grande lista de contatos e terá que começar o processo de venda do zero com outras pessoas.

Por isso, continue enviando emails, respondendo dúvidas e oferecendo vantagens (como descontos) para essas pessoas. Colha a opinião deles referente ao curso e mostre-se disponível para eles.

E aí, gostou das dicas?

Agora que você já sabe como lançar um curso online, conheça mais sobre a plataforma de hospedagem de cursos, e-books, mentorias e outros materiais da HeroSpark! É tudo gratuito e com qualidade comprovada.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *