5 estratégias de vendas para o digital [2023]

estratégia de venda
estratégia de venda

Uma boa estratégia de vendas representa mais lucratividade para os negócios. Mas, para que ela dê certo, você precisa alinhar suas metas.

Em geral, a estratégia de vendas envolve planejamento e a finalidade é clara: seus leads precisam enxergar o diferencial do seu infoproduto. Mas como se destacar em meio a inúmeras ofertas disponíveis no mercado?

Neste artigo te daremos algumas dicas de como turbinar suas vendas com algumas estratégias comprovadas. Continue a leitura e descubra os melhores métodos para disparar seus números em 2022!

O que é estratégia de vendas?

A estratégia de vendas corresponde a um conjunto de táticas utilizadas por uma empresa para ampliar suas vendas e, consequentemente, aumentar o lucro. 

No geral, esse processo requer planejamento, além de ações de tentativas e erros, desde a pesquisa do público-alvo e criação de funil de vendas até o gerenciamento de contas.

Vale dizer que elaborar táticas para construir marca, atrair e reter clientes, gerar vendas e aumentar a receita são essenciais para a sobrevivência de uma empresa no mercado.

Nesse sentido, a estratégia de vendas pode ser dividida em 4 fases. Dependendo do ciclo de vida da empresa ou do produto, elas podem ser aplicadas concomitantemente ou individualmente. Confira quais são elas:

  1. Encontrar seus clientes potenciais
  2. Conquistar esses clientes potenciais
  3. Manter os clientes conquistados
  4. Aumentar as vendas aos clientes conquistados

 

Qual é a diferença entre estratégia de marketing e estratégia de vendas?

Embora marketing e vendas tenham relação direta e devam estar em conexão para garantir a entrega dos resultados, as estratégias de cada setor são diferentes.

A estratégia de marketing trabalha a construção do conceito de marca e relacionamento com o cliente. O objetivo é fixar seu nome como uma opção de compra para o consumidor.

Já a estratégia de vendas está ligada aos objetivos comerciais e metas a serem atingidas.

 

Como montar uma boa estratégia de vendas em 4 passos

  1. Conheça sua persona: Saber com quem se fala é essencial para entregar a mensagem correta na hora certa. Conhecer o perfil do seu consumidor faz parte de todas as fases da estratégia de vendas. 
  2. Conheça a concorrência: Saber o que seu concorrente faz, tanto em termos de produto quanto de ações de marca, e qual é a receptividade do público ajuda a entender quais táticas funcionam ou não e como redefinir estratégias, se necessário.
  3. Defina metas: Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve. A máxima traduz bem a importância do ponto 3. Só a partir de metas bem definidas é possível estabelecer ações para alcançá-las.
  4. Crie funil de vendas: Invista em marketing de relacionamento para atrair e manter seus leads no funil de vendas. Lembre-se de oferecer benefícios e soluções para as dores da sua persona. Mostrar-se como uma autoridade no assunto é uma das formas mais eficazes de desenvolver e alimentar seu funil de vendas.

Na obra Como ficar muito rico com vendas (2016), o autor César Frazão, especialista em vendas e negociações, indica três pontos básicos para qualquer oferta de serviço ou produto:

  • Entender o que se vende;
  • Estabelecer estratégias de vendas e ter um bom atendimento;
  • Acompanhar a concorrência e o mercado.

Além disso, o autor indica que falar sempre a verdade, cumprir os prazos estabelecidos e ser ágil no atendimento são tópicos totalmente relevantes, independente da sua área de atuação. “Você precisa construir argumentos fortes e coerentes e estar preparado para todos os questionamentos vindos do cliente”, escreve César Frazão.

É importante lembrar que o mercado está em constante evolução e o aumento de competitividade deu vazão a uma grande produção de conteúdo voltado para táticas de persuasão, vendas, comportamento do consumidor e neuromarketing

Sendo assim, é necessário que você também dedique parte do seu tempo à capacitação e esteja sempre atento às novidades do mercado.

 

Quais são as 5 melhores estratégias de vendas no digital em 2022?

Em 2022, a aderência do mercado online tende a crescer ainda mais e os investidores já miram algumas das principais estratégias de vendas que vão fazer o seu negócio digital prosperar. Apostadores do mercado digital saíram em vantagem.

O número de lojas digitais cresceu 40,7% de 2019 para 2020, atingindo 1,3 milhão de lojas virtuais, segundo levantamento feito pela empresa de carteiras digitais PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp.

Nesse sentido, veja 5 estratégias de vendas que são tendências para 2022. 

 

1. Social Selling

Social Selling é uma estratégia de vendas baseada na construção de relacionamento por meio das redes sociais. Não é bem uma novidade, mas merece atenção no contexto atual. 

Afinal, um estudo divulgado pelo Cuponation, sistema de descontos online, aponta que entre 2020 e 2025 haverá um aumento de usuários brasileiros em todas as mídias em torno de 11,59%, atingindo a marca de 157.85 milhões de indivíduos ativos.

Banner glossário marketing digital

Assim, aqui vão algumas dicas do que você pode produzir nas redes sociais:

  • Parceria com microinfluencers;
  • Compartilhar conteúdos dos próprios clientes;
  • Elaborar enquetes e um quadro de perguntas sobre o seu serviço e/ou produto;
  • Abrir o close friends para os clientes fiéis e dar descontos e novidades em primeira mão para eles;
  • Transmissões ao vivo;
  • Criar conteúdos de diferentes formatos, porém conforme o assunto do seu público-alvo.

 

2. Estratégias omnichannel e multichannel

O multichannel é uma estratégia multicanal que consiste em oferecer mais de uma canal de comunicação para o cliente. Enquanto o omnichannel é a integração entre os canais.

A vantagem está em oferecer maior comodidade ao cliente, permitindo que ele escolha em qual canal quer comprar, sem se deparar com barreiras. 

A principal diferença entre ambas as táticas é a forma que se interligam com outras plataformas. No caso do multichannel, cada plataforma tentará captar a atenção do usuário de diferentes modos, seja por meio de descontos ou algo relacionado.

Enquanto isso, a estratégia de omnichannel fará a aproximação de maneira diferente. O e-mail marketing deixa de ofertar apenas descontos e passa a ser uma fonte de vínculo. Isso porque ele passa a pedir a opinião do cliente sobre o atendimento, contar as novidades antes do público em geral, etc.

Vale dizer que aperfeiçoar os processos e canais de venda é uma das metas de todo empreendedor em 2022. E, para isso, é preciso voltar os olhos para as estratégias de atendimento. 

 

3. Experiência do cliente

Grande parte das nossas decisões em optar por uma marca e não por outra se deve às experiências que tivemos com aquele produto/serviço. Por isso, é de extrema importância garantir que o cliente tenha uma boa experiência em cada uma das etapas do funil de vendas.

Assim, o investimento em ferramentas que processem os dados do público deve estar na lista de quem deseja aperfeiçoar as estratégias de vendas, oferecer atendimento personalizado e atender as expectativas do público-alvo.

 

4. ChatBot

Existem ferramentas de ChatBot com software de inteligência artificial capazes de responder perguntas complexas e humanizadas. Essa estratégia de venda é relativamente antiga, porém está se aperfeiçoando cada vez mais.

Atualmente, é possível utilizá-la até nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp. 

Se você é empreendedor iniciante ou ainda possui poucos funcionários, vale a pena contratar esse tipo de serviço em 2022.

 

5. Ferramentas de automação

Utilizar tecnologias para otimizar o lançamento das suas campanhas de vendas pode proporcionar inúmeros benefícios para o seu negócio. 

Isso quer dizer que introduzir ferramentas de automação na sua estratégia pode trazer mais eficiência para suas operações.

Além disso, essas ferramentas simplificam os processos e ajudam a reduzir os custos, aumentando assim o seu lucro.

Outros benefícios da adoção de ferramentas de automação na sua estratégia de vendas para o digital são:

  • Criação de um funil de vendas mais eficiente;
  • Melhor gestão de tempo;
  • Nutrição de leads otimizada;
  • Relatórios de CRM;
  • Acompanhamento das métricas.

Além, é claro, de um aumento de produtividade que torna o seu negócio mais escalável.

Sabendo disso, se você quiser alinhar as suas estratégias de vendas para disparar seus números em 2022, não pode abrir mão de uma ferramenta de automação que agregue todos esses benefícios.

A HeroSpark tem a ferramenta perfeita para o seu negócio! Com a plataforma tudo em um da Hero, você hospeda seu infoproduto e cria um funil de vendas ajustado às suas necessidades.

Além disso, você tem acesso a landing pages de alta conversão, página de vendas com checkout exclusivo e e-mail marketing ilimitado. 

Por isso, conheça a plataforma da HeroSpark e decole suas vendas.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.