Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


 Por que usar treinamentos online na sua estratégia de vendas

estratégia de venda

Quem não quer vender mais? É claro que você se dedica a seu negócio e a venda é a melhor recompensa para todo esse esforço. Mas quando o resultado não vem é preciso identificar os pontos de falha, aprender com eles e reescrever o plano de ataque.

 

Uma boa estratégia de vendas representa mais lucratividade para os negócios, mas para que ela dê certo, os executores das táticas (equipe) devem estar alinhados entre si e com as metas de vendas.

 

Manter uma equipe bem treinada, dependendo do tamanho, pode se tornar um desafio. Em geral a estratégia de vendas envolve equipes multidisciplinares que têm outros projetos paralelos. Nesse caso, uma série de fatores podem dificultar a coesão dos times.

 

Mas, se capacitar a equipe é crucial para um bom desempenho em vendas, como garantir que isso seja feito da melhor maneira possível? O treinamento online pode ser a melhor alternativa e neste artigo te daremos alguns bons motivos para usá-lo em sua estratégia de vendas.

 

Neste artigo vamos falar sobre:

 

  • O que é estratégia de vendas
  • Diferença entre estratégia de marketing e estratégia de vendas
  • Como fazer uma boa estratégia de vendas
  • Vantagens de uma equipe bem treinada
  • Por que usar um treinamento online em sua estratégia de vendas

 

O que é estratégia de vendas?

Está claro que o objetivo final de todo negócio é vender. Em um mundo cada vez mais competitivo, alcançar esse objetivo exige organização, planejamento e dedicação. É aí que entra a estratégia de vendas. Elaborar táticas para construir marca, atrair e reter clientes, gerar vendas e aumentar a receita são essenciais para a sobrevivência de uma empresa no mercado.

 

A estratégia de vendas pode ser dividida em 4 fases. Dependendo do ciclo de vida da empresa ou do produto elas podem ser aplicadas concomitantemente ou individualmente. Confira:

 

  1. Encontrar seus clientes potenciais
  2. Conquistar esses clientes potenciais
  3. Manter os clientes conquistados
  4. Aumentar as vendas aos clientes conquistados

 

Diferença entre estratégia de marketing e estratégia de vendas

 

Embora marketing e vendas tenham relação direta e devam estar em conexão para garantir a entrega dos resultados, as estratégias de cada setor são diferentes.

 

A estratégia de marketing trabalha a construção do conceito de marca e relacionamento com o cliente. O objetivo é fixar seu nome como uma opção de compra para o consumidor.

Já a estratégia de vendas está ligada aos objetivos comerciais e metas a serem atingidas.

 

Como fazer uma boa estratégia de vendas

Dizem que não existe fórmula para o sucesso, mas alguns itens são comprovadamente indispe nsáveis para encurtar o caminho até ele. É assim também para a estratégia de vendas. Veja o que não pode faltar na sua checklist para uma boa estratégia de vendas:

 

  1. Conheça sua persona: Saber com quem se fala é essencial para entregar a mensagem correta na hora certa. Conhecer o perfil do seu consumidor faz parte de todas as fases da estratégia de vendas. 
  2. Conheça a concorrência: Saber o que seu concorrente faz, tanto em termos de produto quanto de ações de marca, e qual é a receptividade do público ajuda a entender quais táticas funcionam ou não e como redefinir estratégias, se necessário.
  3. Defina metas: Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve. A máxima traduz bem a importância do ponto 3. Só a partir de metas bem definidas é possível estabelecer ações para alcançá-las.
  4. Crie funil de vendas: Invista em marketing de relacionamento para atrair e manter seus leads no funil de vendas. Lembre-se que oferecer benefícios e soluções para as dores da sua persona mostrando-se uma autoridade no assunto é uma das formas mais eficazes de desenvolver e alimentar seu funil de vendas.
  5. Treine sua equipe: Elaborar uma campanha pode ser bastante trabalhoso. Planejar, definir metas, construir as peças. E isso é só o começo. Para que ela dê certo, todos os envolvidos devem estar alinhados aos objetivos da empresa, aos objetivos da campanha, à estratégia de vendas. A informação deve circular livremente e a orientação para o atendimento ao cliente também! 

 

Vantagens de uma equipe bem treinada

Tem gestor que torce o nariz para treinamentos. Eles acreditam que a produtividade cai, já que o tempo usado em aprendizado poderia estar sendo empregado em trabalho, e que é mais fácil a equipe aprender na prática. Não poderiam estar mais enganados.

Equipes bem treinadas se sentem valorizadas, são mais criativas, erram menos e produzem mais com menos tempo porque têm claro o que se espera delas.

 

Tipos de treinamento 

Treinamentos não se referem apenas a cursos. Encontros de apresentação de campanhas, compartilhamento de conhecimentos, grupos de estudos. Todos cumprem a finalidade expandir os horizontes das equipes e melhor prepará-las para possíveis dúvidas ou objeções dos consumidores.

 

Por que usar um treinamento online em sua estratégia de vendas

O mercado está em constante evolução e o aumento de competitividade deu vazão a uma grande produção de conteúdo voltado para táticas de persuasão, vendas, comportamento do consumidor. Com todo esse volume de informação e o número crescente de pessoas trabalhando remotamente, reunir as equipes para atualizações é cada vez mais necessário.

Para suprir essa demanda de capacitação constante o número de empresas adotando o sistema de treinamento on-line só cresce.

Entre as vantagens dessa modalidade de capacitação podemos citar:

 

  • Flexibilidade de horários: Se o curso for gravado ele pode ficar disponível por um determinado tempo, ou em uma biblioteca. O aluno/colaborador pode acessá-lo quando for mais conveniente (e isso inclui quando estiver mais preparado para focar na aula). Poder revisar o conteúdo quando necessário é outro ponto positivo.
  • Salas sem limite de capacidade: Para empresas grandes ou muito capilarizadas esse benefício do treinamento online é indispensável. Já não se faz mais necessário pensar em salas de reuniões ou auditórios grandes com sistemas de som, ou apresentações em turnos para cobrir um grande número de pessoas. Nas salas on-line não tem limite de capacidade.
  • Redução de custos: Aqueles que contam com escritórios reduzidos e precisavam alugar espaços fora da empresa para reunir pessoas já não precisam mais se preocupar com isso. A contratação de tutores externos também ficou menos custosa já que não há deslocamento incluído no preço.

Fato é que sem uma estratégia de vendas é quase impossível escalar seu negócio e aumentar a receita. E, se manter sua equipe engajada depende do nível de conhecimento que eles tenham, é vital investir em treinamento. A opção de disponibilizar os conteúdos on-line é uma ótima alternativa por solucionar a necessidade de capacitação a um baixo custo.

 

Você já usa treinamentos on-line na sua empresa? Está interessado? Deixe seus comentários.

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …