Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Por que ter um curso de administração online pode ser um bom negócio?

curso de administração

Marketing Digital, digitais influencers e infoprodutos são palavras que estão bem evidentes na internet ultimamente. Esses termos estão relacionados a negócios digitais, obviamente. Mas, para gerenciar um negócio online, é preciso ter as mesmas noções de um empreendedor a moda antiga, como gestão, finanças, logística, entre outras coisas que aprendemos no curso de administração

 

Nesse contexto, como em qualquer projeto, nem todos estão preparados para gerir um negócio e, por isso, precisam aprender de alguma forma. Que tal, você que tem esse conhecimento, oferecer um curso de administração online? 

 

Fique tranquilo que neste artigo eu vou esclarecer como você pode começar nesse mercado, quais os passos deve dar e, claro, algumas dicas para você se sair muito bem. Cola em mim!

Vantagens de criar um curso de administração online

Não é mais novidade que o mercado de ensino online está em alta. Paralelamente temos o mercado do empreendedorismo digital também com bastantes oportunidades e oferecendo crescimento e retorno positivo.

 

Com isso, essas duas tendências de mercados possibilitaram que pessoas que detém um conhecimento possam criar o próprio negócio online ensinando e obtendo uma renda – seja essa renda extra ou a principal. 

 

Um curso de administração online é uma boa oportunidade de começar nesse meio, já que a abrangência de assuntos a serem ensinados é grande. Existe um grande leque de opções de temas para você ensinar no seu curso, dentro do conhecimento que você domina.

 

Outro benefício – que é o principal do ensino online – é sem dúvidas a flexibilidade e a comodidade que esse modelo de trabalho traz. Uma vez que as aulas estão no ar, você não precisa mais se preocupar com a produção de conteúdo. O principal já foi feito: seus alunos já estão estudando. Depois é só acompanhar o andamento do curso e ir gerenciando.

 

Outra facilidade é que cursos online permitem que você realize atualizações pontuais nos conteúdos das aulas de maneira mais prática. Se você gravou vídeo aulas, é possível editar esse material que já está pronto ou regravar apenas o necessário. Essa dinâmica também não demanda uma atenção contínua. Apenas fique atento para possíveis mudanças que necessitem de alterações ao seu conteúdo. 

 

Em resumo, podemos dizer que cursos online trazem mais liberdade de trabalho quando se trata de aprender e ensinar. Tanto para o aluno quanto para o empreendedor por trás do negócio. 

Após conhecer algumas facilidades, acompanhe o texto e aprenda como criar um curso de administração online e se beneficie você também. 

Desenvolvendo meu curso de administração online

 

Antes de explicar pontos gerais sobre cursos online, vamos entender melhor sobre cursos de administração e como você pode atuar nesse segmento. 

 

Para oferecer de fato uma formação EAD completa em administração – no caso estou falando de uma graduação -, é um pouco mais complexo. É preciso atender algumas exigências do MEC, mas nada te impede de oferecer um curso de administração online voltado para:

  • profissionais em busca de atualização;
  • estudantes de concurso público;
  • pessoas que querem aprender o básico de administração;
  • pessoas que buscam cursos de assuntos relacionados à administração;
  • focado em administração pública.

A partir disso, identifique uma oportunidade para você ensinar com o seu curso de administração online. Pense no conhecimento que você tem sobre a área e para qual público seria mais adequado oferecer seu conteúdo. 

Áreas de ensino

Diversas pessoas podem procurar um curso de administração online. Não existe um “padrão” específico. Por mais que ela não seja dessa área, pode estar querendo se inserir em alguma carreira que necessite desses conhecimentos administrativos que ela ainda não tem.

 

Tendo isso em mente, dependendo do conteúdo que você oferecerá, o assunto do seu curso pode interessar um vasto número de pessoas. Por isso, defina o assunto do seu curso, pois você conseguirá entender melhor quem será o seu público e baseado nisso conseguirá traçar assertivamente os próximos passos a serem seguidos. 

 

No começo, pode não ser um público tão específico, já que você estará começando no ramo de cursos online e ainda irá conhecer melhor quem são seus alunos. Mas é importante definir que caminho você quer seguir. Dessa forma você conseguirá ir moldando o seu conteúdo, o seu público e o seu curso no geral.

 

E o ideal é que conforme você for adquirindo mais experiência, encontre um nicho para que você se destaque dentro de um mercado que tem uma demanda específica para seu público. As chances de você se tornar uma referência são maiores.

Curso de Fotografia: conclusão

Bem, mas essas foram apenas algumas instruções básicas que você precisa levar em consideração na etapa de planejamento do seu curso. Para entender melhor o cenário de cursos online e como criar um de sucesso, basta conferir este vídeo gravado pelo Rafael Carvalho, co-fundador da HeroSpark.

 

Para compreender melhor, vejamos a seguir alguns cenários para que você possa entender tudo isso aplicado a um contexto.

 

Um concurso público, por exemplo, exige conteúdos mais específicos que talvez você não tenha e, por isso, seja melhor optar por ensinar noções básicas de administração. Ou se você domina assuntos mais específicos voltados para administração, mas dentro de outras áreas, pode ser interessante também, como administração de vendas, em enfermagem, em RH, entre outros.

 

Aproveitando o momento em que o empreendedorismo está muito em alta, é possível citar assuntos relacionados a administração de empresas a serem oferecidos separadamente como cursos, caso você não tenha domínio sobre todos os assuntos básicos. 

 

Muitas vezes a pessoa que está começando o seu próprio negócio não quer se comprometer a assistir um curso completo e precisa aprender assuntos pontuais, por diversos motivos. Então ter cursos de assuntos importantes para um empreendedor, como gerenciamento de projetos, gestão de processos, plano de negócios, logística, finanças, etc. pode ser uma ótima oportunidade também.

 

Tenho certeza que você irá identificar um espaço nesse mercado, no qual você poderá se inserir e começar o seu negócio digital.

 

Lembre-se de todos os pontos apresentados aqui e das nossas dicas também. Tenha em mente aprimorar o seu curso de administração online, seu conteúdo e sua proposta, pois os assuntos relacionados ao tema são vastos e isso pode ser muito bom para você expandir o seu negócio digital.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo.

 

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …