O que é preciso para ter um curso de gastronomia online de sucesso?

Uma rápida pesquisa no YouTube por curso de gastronomia traz uma infinidade de vídeos sobre o tema com pessoas cada vez mais interessadas na área.

Além da glamourização da vida dos chefs após os reality shows, como o Masterchef, a atividade da alimentação passou a ter mais visibilidade de acordo com a melhora nos hábitos de consumo de pessoas em busca de melhores condições de saúde e economia com qualidade.  

O segmento de confeitaria e culinária, em geral, teve um aumento de 22% nos últimos quatro anos e é um dos com maior potencial de crescimento, segundo o Sebrae. Ambas estão entre as atividades mais buscadas pelos mais de oito milhões de microempreendedores individuais no país, e esses resultados também se refletem aqui na HeroSpark, já que estão no top 4 de categorias mais procurados em cursos livres.

Fazer o que se ama ou amar o que se faz? O ponto de convergência sempre vai estar na paixão pelo negócio.

Se você gosta de transmitir a sua paixão através da comida, por que não começar a criar seus próprios conteúdos sobre o tema? E melhor ainda: um curso de gastronomia online onde você pode impactar ainda mais pessoas e ainda ser remunerado por isso. 

Quer entender melhor sobre essa ideia e como isso pode se tornar uma ótima oportunidade para você que tem essa habilidade e gosta de falar sobre o assunto? 

Continue lendo este artigo, pois vamos te dar algumas dicas para que você possa começar já a empreender no mundo digital através de cursos online

Boa leitura!

Escolha o seu segmento

Pense aqui que um curso de gastronomia pode abranger diversos assuntos. Qual é o diferencial que você quer transmitir aos seus alunos?

Você pode começar respondendo essa pergunta antes mesmo de elaborar a sua aula. Não tem problema optar por ensinar todos os estilos e técnicas, mas isso pode dificultar já que você vai precisar ter um ponto de atenção em todas as áreas da gastronomia. 

Definir uma estrutura para atrair os seus alunos pode ser uma boa estratégia para se diferenciar do mercado, que pode ser inclusive o seu atendimento personalizado para cada aluno, por exemplo. 

Com um clique é possível ter acesso à milhares de receitas no Google. Então, se concentrar em um determinado tipo de culinária, ingredientes ou técnica pode te ajudar bastante.

Por exemplo, caso você queira se especializar na área de confeitaria, escolha um nicho dentro dele como “bolos de festa”. Dessa forma, ao invés de ser bom em tudo, basta falar bem sobre o assunto que você escolheu.

Além disso, a abordagem será muito diferente se você escolher optar por ensinar uma culinária em particular. Isso porque você terá muito mais propriedade para falar e ensinar sobre.

Quais receitas eu faço melhor: doces ou salgadas? Eu adquiri uma técnica refinada específica na cozinha? Sou bom em evitar o desperdício e crio receitas com o que geralmente as pessoas descartam? O que eu quero passar pros meus alunos? Essas são algumas perguntas que podem te ajudar na hora de escolher os temas para o seu curso de gastronomia.

Pratique para ganhar experiência

Nenhum diploma é exigido para exercer profissões como chefe de cozinha, cozinheiro ou auxiliar de cozinha, mas é preciso que você tenha experiência antes de começar a dar aulas de culinária. 

Depois de escolher o seu segmento, é preciso que você traga algo além para os seus alunos que não serão necessariamente iniciantes. Então pratique muito antes de começar a ensinar gastronomia!

Uma dica é praticar com toda a família e os amigos para ter feedbacks concretos sobre a sua forma de ensinar para descobrir se está sendo efetiva ou não. Eles vão te ajudar a progredir e melhorar a sua didática e o seu método de ensino para que você possa aperfeiçoar essas habilidades quando for produzir as aulas do seu curso de gastronomia.

Faça um resumo do seu curso

Fazer um resumo do seu curso pode te ajudar a enxergar com mais clareza como você vai criá-lo. Depois de escolher todos os elementos, você poderá focar no assunto principal: o conteúdo. 

  • Materiais necessários: Tenha em mente tudo que você vai precisar para utilizar na sua receita, incluindo os alimentos e utensílios.
  • Duração do curso: Seu curso deve ser estruturado de acordo com a sua duração. Não sobrecarregue com muita informação em pouco tempo por exemplo. Dica: procure manter seus vídeos com duração máxima de 10 minutos. Isso ajuda bastante no engajamento.
  • Objetivos: Saiba exatamente o que os seus alunos precisarão dominar ao final do seu curso e trabalhe nisso durante toda a criação do conteúdo.
  • Passos da receita: Separe todos os pontos em preparação, cozimento e montagem, isso pode te ajudar a explicar melhor cada passo.

Não esqueça de registrar todas as dicas essenciais para passar aos alunos durante o curso!

Monte um plano de ação

A melhor maneira de conseguir se diferenciar do que já está sendo entregue na internet é através do benchmarking.

Busque algumas referências de curso de gastronomia de quem já está falando para o seu público e consuma o conteúdo para entender o que ainda não fazem. Assim, você conseguirá montar a sua estratégica mais facilmente: quais tipos de vídeos você irá fazer, como vai abordar, etc.

Além disso, para criar uma audiência para o seu nicho é essencial que você consiga movimentar um grupo de pessoas que vão acompanhar o seu trabalho e que você as mantenha engajadas.

Uma forma de fazer isso é investindo no próprio YouTube ou Instagram e blogs, por exemplo, com um conteúdo de qualidade e diferente de tudo que você viu e planejou durante o resumo do seu curso.

Caso esteja iniciando, não se preocupe em ter os melhores equipamentos de produção de conteúdo inicialmente, apesar de serem importantes. Comece com um intermediário e você poderá ir investindo conforme o negócio for dando certo.

Insira o seu curso de gastronomia no mercado

Agora que você já sabe como ter uma base para criar o seu curso de gastronomia online e o que é preciso para começar, é importante entender como fazer isso da melhor forma. Vamos lá?

Você pode optar por disponibilizar as aulas do seu curso online de maneira gratuita ou paga. A forma gratuita mais popular é através do YouTube. Na verdade, é gratuita para quem assiste, mas para o dono do canal e dos vídeos, pode gerar um valor monetário sim!

Mas atenção: para que isso aconteça, é preciso ter um número mínimo de visualizações e estar dentro de alguns critérios da plataforma do YouTube, o que torna muito mais difícil a monetização. Então, se você não quer depender disso e prefere garantir sua renda extra, opte por uma plataforma de empreendedorismo digital

Ao usar uma plataforma de empreendedorismo digital, você está contratando um serviço que entende suas necessidade e busca atendê-las. Além disso, alguns criadores de conteúdo usam o YouTube para dar dicas e trabalham a audiência por lá. Desse modo, conseguem se tornar uma referência e converter muito mais e de forma assertiva para o curso online pago.

Uma plataforma de empreendedorismo digital conta também com uma equipe de suporte preparado para atender às suas demandas e as do seu negócio digital que irão te ajudar no sucesso do seu projeto. 

Mas, qual plataforma escolher? 

HeroSpark

A HeroSpark tem bastante experiência na criação de negócios digitais, em especial cursos online, e sabe muito bem do que seus clientes precisam. Somos a mais completa plataforma de empreendedorismo digital e a principal solução para ensino online do Brasil e América Latina. São mais de 1600 clientes e 6,5 milhões de usuários ativos em mais de 20 países

Com a plataforma da HeroSpark, você conta com todos os benefícios citados acima, além de todo o suporte necessário para criar o seu curso online do zero através do programa SparkStart.

Ah! E ainda tem o sistema de afiliados, que pode ajudar você nas vendas do seu curso online de gastronomia, você sabia disso? E você ainda pode fazer mais uma renda extra nesse modelo também. 

Saiba como podemos ajudar você no seu projeto de curso online e empreendedorismo digital falando com um de nossos consultores. 

Acreditamos que todo empreendedor é um herói e que todo herói tem uma faísca. Queremos encorajar você a tornar essa faísca uma chama e ter sucesso com o seu negócio digital!

Case de Sucesso: Natural Chef

A Natural Chef é pioneira em gastronomia saudável e funcional no Brasil. A empresa tem como missão fazer mais do que ensinar nutrição e gastronomia, mas também mudar a vida de seus alunos, de suas famílias, de seus clientes, pacientes ou comunidade. A ideia é estimular um mundo mais saudável através do uso exclusivo de alimentos.

Curso de Gastronomia da Natural Chef

Ela atua através do modelo de assinatura, onde o usuário pode escolher entre três opções de planos que variam de acordo com diversos benefícios oferecidos.

Entre os diferenciais, estão os mais diversos formatos de conteúdos e interações, bem específicos para um curso de gastronomia, se valendo de fóruns interativos, certificações, materiais complementares, livros e apostilas digitais, além de cursos online e séries exclusivas. 

A partir da plataforma de empreendedorismo digital da HeroSpark, foi possível viabilizar todo esse processo com foco na entrega de conteúdos aos alunos e no engajamento dos mesmos. Tudo isso de maneira 100% personalizada e alinhada com a imagem que a Natural Chef possui no mercado.

Se você busca conquistar o seu lugar no mercado assim como a Natural Chef e criar o seu próprio curso de gastronomia, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco ou ainda deixe um comentário para tirar suas dúvidas e impressões sobre esse artigo.

Até a próxima!

Mais artigos para você

O que é empreendedorismo digital e como ganhar dinheiro com ele?

Não é que o termo “empreendedorismo digital” esteja na boca do povo, não está. Mas, se comparado a anos anteriores, …

Marketing de Afiliados: o que é e como fazer na prática

Se você já fez pesquisas do tipo “como ganhar dinheiro na internet” com certeza se deparou com o tema marketing …

Como a HeroSpark pode te ajudar a se tornar um empreendedor online

Você quer se tornar um empreendedor online, mas não sabe por onde começar? Está cansado da chuva de informações que …

O Método Secreto para Faturar até R$ 57.000/mês com um Curso Online

É difícil imaginar que uma pessoa com R$ 460,00 consiga transformar esse valor em R$ 57.000 mensais de forma recorrente, …

As 4 melhores ideias para ganhar dinheiro

O Brasil passou por uma grande recessão, e isso não é novidade para ninguém, foram 11 trimestres seguidos de retração …

Saiba como a escolha de um bom programa de afiliados irá influenciar nos seus ganhos

Existe um ditado que diz que “nem relógio trabalha de graça”, você conhece? O empreendedor digital tem a oportunidade de …