Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Divulgação de cursos online: saiba como fazer

Divulgação de cursos online

Não basta criar um infoproduto, é necessário aprender a fazer a divulgação do curso online. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, anunciar o seu produto digital para as pessoas por meio da Internet é essencial para que você consiga vendê-lo.

 

Pensando nisso, resolvemos separar neste texto as principais estratégias de divulgação que podem ser utilizadas no caso dos cursos. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

 

Como fazer a divulgação de cursos online

 

Você está preparado para conhecer as estratégias de divulgação? Então, não perca tempo! Acompanhe o nosso conteúdo e não esqueça de colocar em prática para conquistar muitos alunos. Vamos lá!

 

Crie uma landing page

 

Para divulgar o seu curso online é fundamental criar uma landing page, também conhecida como página de conversão. Dessa forma, você consegue chamar a atenção da sua audiência. Essa página deve conter um conteúdo chamativo e um design com contrastes que favoreçam uma tomada de decisão por parte das pessoas que estão visualizando.

 

Além disso, é necessário oferecer uma recompensa digital gratuita em troca do preenchimento de um formulário com os principais dados de contato, como nome, e-mail e telefone. Assim, você consegue transformar simples visitantes em leads, ou seja, pessoas que podem ter interesse no seu infoproduto.

 

Essas recompensas podem ser aulas grátis, webinars, ebooks, modelos de documentos, apresentações ou palestras. É importante que elas tenham um conteúdo alinhado com o curso online que você pretende vender. Ou seja, é como se fosse uma pequena amostra do que as pessoas poderão usufruir se comprar o seu produto.

 

Descubra como criar uma landing page grátis:

 

 

Faça a transmissão de lives e webinars

 

Outra forma de fazer a divulgação de cursos online é por lives e webinars. Por meio deles, você consegue demonstrar para a sua audiência que domina o conteúdo, ou seja, que é especialista no tema do curso. Dessa forma, é possível ganhar a confiança das pessoas e, consequentemente, o processo de venda fica mais fácil.

 

As lives podem ser transmitidas pelas redes sociais, já os webinars precisam de um software como suporte, como o Zoom ou o Google Meet. Em ambos os casos, você precisa apenas de um computador ou um celular com acesso a Internet para conseguir repassar o conteúdo.

 

Vale destacar que durante a transmissão você tem a oportunidade de conversar com a sua audiência ao vivo. Isso enriquece muito o conteúdo, bem como abre espaço para que ela tire dúvidas sobre o tema e o curso, já que ao final da live ou do webinar você lançará o seu infoproduto.

 

Crie um blog

 

67 headlines para páginas de vendas

Assim como a live e o webinar, o blog ajuda a construir a sua autoridade na Internet, ou seja, faz com que a sua audiência te reconheça como um especialista no tema do seu curso. Isso ajuda muito a conquistar a confiança, bem como impulsiona os potenciais clientes a ingressar no seu funil de vendas.

 

Nesse blog você precisa postar conteúdos de topo, meio e fundo de funil que tenham relação direta ou indireta com o seu curso online. Não se esqueça de levar em consideração as características, as dores e os desejos do seu avatar, pois eles precisam estar presentes no seu conteúdo.

 

Caso contrário, a sua audiência não vai se identificar com os seus textos e, consequentemente, vão deixar de seguir o seu blog. Lembre-se de que o seu conteúdo precisa ser um gancho, ou seja, um atrativo para que as pessoas tenham interesse no seu curso. É como se o infoproduto fosse um conteúdo mais avançado.

 

Use e abuse das redes sociais

 

Você pode usar as redes sociais tanto de maneira orgânica quanto paga. No primeiro caso, produza conteúdos relevantes para o seu avatar que estejam relacionados com o curso, bem como apresente vídeos com pedaços das suas aulas para gerar curiosidade.

 

Como mencionamos anteriormente, também é possível fazer lives com o intuito de lançar o seu infoproduto. Isso ajuda a aumentar a sua audiência, bem como proporciona uma maior interação com as pessoas interessadas no seu produto digital.

 

Já em relação a mídia paga, você pode criar anúncios falando sobre o curso ou, ainda, com recompensas digitais vinculadas a landing page para obter dados de contato. Dessa forma, é possível nutrir esse leads com e-mail marketing, ou seja, com conteúdos extras para que eles se interessem ainda mais pelo seu curso online.

 

Envie e-mail marketing

 

Quando você usa landing page como estratégia de divulgação de cursos online, é possível obter os dados de contato das pessoas interessadas no seu infoproduto. A partir desse momento, é necessário começar a nutri-los com e-mail marketing, ou seja, uma série de conteúdos que impulsionam os leads a percorrer o seu funil de vendas até efetuar a compra.

 

Esses e-mails precisam ser atrativos, por isso devem ter títulos instigantes e um texto com linguagem intimista. Isso porque você precisa criar um relacionamento com o seus leads. Dessa forma, o processo de venda acontece com mais facilidade.

 

No mercado existem várias ferramentas que ajudam a disparar esses e-mails. Inclusive, há plataformas de hospedagem de cursos que têm esse serviço incluso. Diante disso, lembre-se de verificar essa característica antes de contratar a sua plataforma.

 

Use provas sociais

 

O ser humano tem a necessidade de acolhimento social, ou seja, ele tem maior propensão a comprar produtos ou serviços que outras pessoas já usaram e gostaram. Diante disso, as provas sociais são muito úteis no momento de divulgar o seu curso online.

 

Para isso, peça para que seus antigos alunos gravem um vídeo ou façam um texto com o seu depoimento. Dessa forma, você pode publicá-los nas redes sociais, no blog, na landing page, bem como pode mostrar na live ou no webinar.

Outra forma de mostrar as provas sociais é apresentar o número de pessoas que já fizeram o curso, o número de inscritos e o nível de satisfação. Essas informações podem constar na landing page, assim como na página do infoproduto.

 

Agora que você já sabe como fazer a divulgação de cursos online, que tal aproveitar para baixar a nossa ferramenta de análise de concorrência? Dessa forma, é possível verificar qual é o seu posicionamento diante de outros produtores de conteúdo. Assim, fica mais fácil se destacar no mercado.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …