Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar campanhas de email marketing grátis

email marketing grátis

Uma das maiores vantagens de iniciar um negócio digital é o baixo investimento inicial que esse modelo de negócio oferece. Além de muitas informações disponíveis gratuitamente na internet, outras ferramentas também podem ser adquiridas sem custos. E, neste artigo, eu vou te mostrar o que fazer para criar campanhas de email marketing grátis.

 

Antes de mais nada, eu quero falar brevemente sobre a importância do email marketing e mostrar para você que essa estratégia está muito longe de morrer. Depois vou mostrar 7 ferramentas que possuem planos gratuitos para quem deseja criar campanhas de email. Vem comigo!

 

A importância do email marketing

 

Como eu sei que você já quer colocar a mão na massa, então eu vou ser bem rápido nessa parte teórica, ok? Mas é importante que você não pule direto para as dicas de ferramentas, pois a teoria é importante. Sendo bem direto, email marketing consiste em uma estratégia de disparo de emails para uma base previamente segmentada.

 

Essa base previamente segmentada pode ser composta por pessoas que, de alguma forma, já interagiram com o seu negócio ou demonstraram interesse em receber um conteúdo específico, como uma newsletter ou dicas personalizadas, por exemplo. Empresas de turismo, e-commerces e agências de marketing são apenas alguns dos exemplos de companhias que utilizam-se dessa estratégia super poderosa.

 

Essa estratégia é tão poderosa que, segundo dados da CampaignMonitor, “um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter”. Esse mesmo levantamento também mostra que o ROI para campanhas de email é de 3800%.

 

Se você acha que o email marketing morreu ou está morrendo, já está na hora de tirar essa ideia da sua cabeça e começar a pensar no melhor jeito de se beneficiar dessa poderosa arma. Por isso, sem mais delongas, vou passar 7 ferramentas que criam campanhas de email marketing grátis. Acompanhe!

 

1 – MailChimp

 

email marketing grátis mailchimp

 

Quando alguém pensa em email marketing é difícil que não venha o MailChimp a cabeça. Mesmo que a pessoa não esteja familiarizada com marketing, é bem capaz que conheça essa plataforma. Ou vai dizer que você nunca recebeu um e-mail com aquela logo do macaquinho embaixo?

 

Com certeza, o MailChimp é uma das ferramentas de email marketing mais populares no mundo inteiro. Mas a parte mais legal de todas é que a empresa oferece um plano gratuito super completo.

 

Com o plano free do MailChimp é possível criar até 7 canais de marketing, automações ativadas por um clique, a plataforma também disponibiliza alguns templates básicos, além de domínios customizados (novidade). Na versão gratuita, o usuário pode disparar até 12 mil e-mails para 2 mil contatos por mês.

 

Outra grande vantagem dessa plataforma são os relatórios de dados em tempo real e gerenciamento da taxa de rejeição oferecido por ela. Sem contar que, além do email marketing, o MailChimp também tem uma ferramenta gratuita para criação de landing pages.

 

2 – NitroNews

 

email marketing grátis nitronews

 

A NitroNews é uma empresa 100% brasileira, com sede em Florianópolis-SC. Se você deseja criar campanhas de email marketing grátis, a solução oferecida pela empresa pode ser ideal para o seu negócio.

 

O plano gratuito da NitroNews permite o envio de 10.000 e-mails por mês para uma lista de até 2.000 contatos. Para quem está começando, essa quantidade está de ótimo tamanho, não é mesmo?

 

A desvantagem é que o plano gratuito não oferece o criador de landing page (disponível apenas em planos pagos), ou seja, você terá que buscar outra plataforma para fazer isso. Outro ponto negativo é que o editor de email oferecido é básico, então não tem como personalizar muito os seus emails. Segundo a CampaignMonitor, emails personalizados possuem uma taxa de conversão até 26% superior aos que não são personalizados.

 

3 – RD Station

 

email marketing grátis rd station

 

Aparentemente, a galera de Florianópolis está com tudo nesse negócio de e-mail marketing grátis, né? A RD Station, plataforma da Resultados Digitais, também é uma opção para você que deseja atrair e converter novos leads.

 

O CRM gratuito da RD oferece, entre outras coisas, modelo de emails (limitado), disparo de emails e relatórios de resultados. A parte boa é que não existe limitação para o número de contatos e, para se cadastrar no plano gratuito, nem precisa colocar o número do cartão de crédito.

 

A RD também oferece uma ferramenta para você automatizar e gerenciar todo o seu processo de Marketing Digital, mas aí essa opção não possui planos gratuitos. No entanto, se você está iniciando e quer ir se habituando a essa mundo, as soluções da RD podem ser um bom começo.

 

4 – MailJet

 

email marketing grátis mailjet

 

Se você domina o inglês, pode optar pela francesa MailJet. Ficou meio complexo isso, né? Enfim, mesmo sediada na França, todas as funcionalidades da empresa estão em inglês. Mas vamos ao que interessa: suas soluções.

 

O plano gratuito da MailJet permite que você envie até 200 emails por dia para uma lista ilimitada de contatos. O limite de emails por mês é de 6.000, o que é bastante coisa também. Além disso, você terá um editor de email bem robusto e estatísticas completas.

 

Assim como acontece com a brasileira NitroNews, com a MailJet não é possível criar landing page. Logo, você teria que ir atrás de alguma outra ferramenta que fizesse esse trabalho. Outro ponto negativo é que, se você optar por adquirir um plano pago, terá que pagar em dólares e isso pode pesar bastante no seu bolso.

 

5 – Benchmark

 

benchmark

 

De todas as opções, talvez essa seja a mais simples. Eu só indico para quem, realmente, está muito no começo do seu negócio. O plano gratuito da Benchmark até permite que você tenha uma lista ilimitada de contatos, mas você pode só pode enviar 250 emails por mês para essa lista.

 

Se a sua lista de emails possui 100 contatos, por exemplo, já deixa de ser vantajoso. Significa que você só poderá enviar dois emails para cada contato dessa lista ao longo de um mês. Esse número de disparos, obviamente, é bem abaixo do indicado.

 

6 – Sendinblue

 

sendinblue

 

Se você deseja enviar até 300 emails diários para uma lista ilimitada de contatos, o plano gratuito dos lusitanos da Sendinblue vai caber certinho no seu negócio!

 

Além disso, você terá acesso a um editor de emails bem completo, segmentação avançada e estatísticas em tempo real. Infelizmente, não conseguirá criar ou editar landing pages. Outra coisa que pode pesar também é a falta de suporte via telefone e gerente de contas exclusivo.

 

7 – SparkFunnels

 

email marketing grátis sparkfunnels

 

Se você busca por email marketing grátis, a maioria das ferramentas, de fato, vai te oferecer isso. A NitroNews, por exemplo, permite que você envie até 10.000 emails por mês, mas não é possível criar landing pages por lá.

 

Outro fato é que nenhuma (exatamente, nenhuma) plataforma de email marketing tem como funcionalidade a transmissão de webinars. Ou então possui vários templates de funis de vendas prontos. Ou lista de contatos e emails ilimitados. Muito menos textos persuasivos pré prontos.

 

Com o plano gratuito do SparkFunnels é possível criar e editar landing pages ilimitadas, disparar emails ilimitados, criar fluxos de automação e acompanhar métricas tudo em uma única plataforma. E a melhor parte disso tudo é que, por ser super simples, você consegue fazer tudo isso em pouco tempo e sem precisar de designers ou programadores.

 

 

Email marketing grátis: só existem essas opções?

 

Basta você fazer uma pesquisa rápida na internet e achará sites falando em “16 ferramentas para email marketing grátis”, outros dão até mais de 16 opções. No entanto, existe uma pegadinha nessas dicas: a maioria das ferramentas mostradas não possuem um plano gratuito, elas só permitem que você faça testes gratuitos de 7 ou 30 dias.

 

Já as ferramentas que eu citei nesse texto possuem planos gratuitos, ou seja, você pode criar uma conta e usufruir gratuitamente por tempo indeterminado. Ferramentas como Hubspot e AWeber, por exemplo, são muito completas e robustas. No entanto, você só pode testá-las sem custo por 30 dias. E depois? Pois é.

 

Existem muito empreendedores, alguns deles até donos de negócios físicos, fazendo muito dinheiro com a solução free do SparkFunnels. Pois eles conseguem criar toda uma campanha de marketing sem precisar gastar tempo ou dinheiro com agências de marketing. O plano gratuito do SparkFunnels é completo e, melhor ainda, não tem limitação de tempo para testes.

 

Espero que esse conteúdo ajude você a impulsionar sua estratégia digital. Como eu disse lá no começo desse texto, a vantagem de empreender na internet é a possibilidade de poder fazer isso gastando muito menos do que gastaria em um negócio tradicional. Logo, aproveite essas dicas de email marketing grátis e comece a usar agora mesmo.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode deixar aqui nos comentários.

 

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

Conhecendo o SparkMembers: a Área de Membros da HeroSpark

E aí Hero, já soube da última novidade? Lançamos mais uma solução incrível para empreendedores digitais: nossa Área de Membros …

Por que criar um empreendimento digital é mais simples do que você imagina?

Por que criar um empreendimento digital é mais simples do que você imagina? Criar um empreendimento digital atualmente está sendo …

Curso de empreendedorismo: como escolher o ideal?

Qualquer pessoa que pretende ser um profissional qualificado numa área específica precisar estudar – e muito! Então, desse modo, para …

Como criar um infoproduto do zero em 7 passos

Um infoproduto nada mais é que um conteúdo em formato digital, normalmente criado para levar informação e conhecimento, visando solucionar …

Empreendedor individual: como se tornar um

O sonho de muitas pessoas é abrir seu negócio próprio, mas nem todos possuem verba o suficiente para abrir uma …

5 dicas para começar a empreender

Você sonha largar seu emprego e começar a empreender por conta própria, mas não faz ideia de como começar?    …