Modelos de e-mail marketing para usar [GRÁTIS]

Confira modelos de email marketing gratuitos

O e-mail marketing faz parte de todos os planejamentos estratégicos de marketing digital. Nesse post vamos trazer alguns modelos de e-mail marketing para você utilizar.

Eles são importantíssimos para fazer as suas campanhas em marketing para o comércio digital.

Dia após dia recebemos no nosso e-mail várias mensagens sem qualquer criatividade, objetivo ou informação que automaticamente marcamos como não lida ou na maioria das vezes cancelamos a assinatura.

Mas isso não acontece quando chega na nossa caixa de entrada uma campanha de e-mail marketing muito bem feita. A curiosidade é tanta que, além de ler o que está no corpo do e-mail, até clicamos e muitas vezes compartilhamos o conteúdo deles.

Agora a  pergunta que não quer calar: você conhece os tipos de e-mail marketing? Sabia que existem modelos para cada etapa do funil de vendas? Leia esse artigo que preparamos e aumente seu arsenal de vendas por e-mail. 

 

Como criar um e-mail marketing de sucesso? 

Para que uma campanha realmente chame atenção dos clientes nas suas caixas de e-mail, é preciso que sejam montadas de forma inteligente e que a escrita tenha sido pensada para atrair a atenção dos leitores, em um mar de infinitas mensagens em uma caixa de entrada.

Muitos modelos de e-mail marketing que são considerados os melhores, têm como conteúdo um modelo personalizado com gráficos bem interessantes e projetados tanto para dispositivos móveis, quanto para desktop.

Sem esquecer que um disparo de e-mail marketing precisa ter um CTA de relevância.

Até porque as marcas estão ocupando uma parcela de tempo dos assinantes, bem como o pouco espaço de sua caixa de entrada, é por isso que cada e-mail deve ser pensado com uma mensagem objetiva, que faça parte do funil de vendas de conversão.

Os títulos não devem ser a única coisa atraente em um e-mail marketing, muito menos as estratégias utilizadas para automação dele, são o suficiente para que a campanha tenha sucesso.

Você deve levar em consideração que, além desses outros fatores, também são relevantes a nível fundamental para um e-mail marketing.

Com o intuito de te ajudar a desenvolver um material que seja excelente para você e para os assinantes terem a vontade de acompanhá-los durante todo o fluxo de automação, separamos neste artigo uma lista com alguns exemplos de modelos de e-mail marketing gratuitos para você utilizar em suas campanhas.

 

Por que usar templates de e-mail marketing?

Utilizar modelos para e-mail marketing já pré-definidos é uma ótima maneira de escalar os seus envios, em outras palavras é bem mais vantajoso ter um template já pronto, do que ter que criar um novo a cada campanha do seu negócio.

Você pode reutilizar os mesmos templates e apenas modificar o conteúdo.

Resumindo o porquê é útil usar modelos de templates de e-mail marketing pré-definidos, ou criar padrões de modelos por conta própria:

  1. Dá agilidade às campanhas;
  2. Oferece escalabilidade;
  3. Proporciona uma qualidade diferenciada;
  4. Tudo isso sem deixar de lado a identidade da marca.

 

Quais os tipos de e-mail marketing?

Antes de mais nada, é importante saber que os e-mails marketing são divididos em alguns tipos. Por isso, na hora de começar a produzir a sua campanha, você deve compreender qual é o melhor modelo para cada situação.

Nesse sentido, saiba que eles podem ser utilizados de acordo com a situação que o cliente está em relação à sua empresa. Conheça as principais!

  1. Boas-vindas: esse e-mail pode ser usado no início de um relacionamento, bem como servir de gatilho para que o usuário continue avançando na jornada de compra. Nele, não é necessário oferecer qualquer produto ou serviço.
  2. Informativo: esse modelo de e-mail marketing contém muitas informações, por meio de textos e links, que direcionam o leitor para um site ou blog. O envio é feito de forma periódica para que o engajamento seja mantido.
  3. Retenção: tem como principal objetivo fazer com que o cliente finalize a sua compra e, ao mesmo tempo, relembrar os benefícios que ele terá com os serviços ao concluir suas compras. 
  4. Especial: é utilizado para comemorar datas especiais. Para isso, possui em seu corpo gráficos e imagens. Além disso, podem ser enviados brindes ou cupons de descontos anexos. 
  5. Inativos: esse modelo de e-mail marketing é utilizado como uma forma de engajar aqueles leads que não interagem mais. Além disso, ele possui ofertas que estão em alinhamento com o público.
  6. E-commerce: está presente em todas as etapas de compra. O conteúdo do e-mail deve estar relacionado com a loja ou com dúvidas frequentes dos clientes.
  7. Promocional: tem como objetivo trazer ofertas, bem como engajar mais em formato de conversão. Por isso, deve possuir um CTA bem atrativo.
  8. Transacional: possui a informação que já está sendo esperada pelo leitor e é utilizado para confirmar compras, trocar senha etc.
  9. Newsletter: é uma entrega de conteúdos diversos, que podem ser enviados a pessoas em diferentes etapas do funil. Pode ser o canal de entrada da sua empresa no e-mail marketing.
  10. Isca: pode ser utilizado para a atração de novos leads através de entregas de conteúdo de valor. Esse tipo de e-mail marketing costuma ser uma ponte para a landing page. 

Esses são os principais tipos de e-mail marketing. Agora, vamos trazer modelos gratuitos de cada um deles. Confira!

 

 Modelos de e-mail marketing 1: Boas-vindas

e-mail de boas vindas

Se você quer iniciar um relacionamento com o cliente com o pé certo, a melhor forma é enviando um e-mail de boas-vindas, esse e-mail é compatível como se você estivesse falando pessoalmente com usuário. 

 

Modelo 2: Informativo ou relacional

e-mail informativo ou relacional

Com esse e-mail você vai continuar se relacionando com o cliente, ele tem conteúdo informativo com intuito de atualizar o cliente sobre as novidades relevantes do mercado ou do seu negócio.

É com um e-mail informativo que você vai utilizar bastante texto e links direcionando para o seu site ou blog, diferente dos outros modelos nesse o conteúdo é o principal elemento.

É muito importante que ele seja enviado de forma periódica, para que o engajamento com os contatos seja mantido.

Lembrando que a marca deve estar sempre muito bem visível, de preferência colocando no cabeçalho.

 

Modelo 3: Retenção

Nesse terceiro modelo de e-mail marketing, você vai utilizar recursos que farão o seu cliente retornar ao processo de compra descontinuado.

Será necessário um trabalho de reengajamento do usuário, lembrando a ele dos benefícios que vai ter ao continuar utilizando os seus serviços.

 

Modelos de e-mail marketing 4: Especial

e-mail marketing Especial

Com esses modelos de e-mail marketing, você pode usar para atingir o cliente de uma forma única como, por exemplo, o parabenizando pelo seu aniversário ou prestando felicitações por alguma conquista do cliente.

Essa é a melhor forma de mostrar para o cliente que ele é especial para você.

 

Modelo 5: Inativos

e-mail inativo

Se algum de seus clientes deixou de engajar com os e-mails, não desista deles tão fácil, tente recuperar o engajamento dele. Você pode começar utilizando uma oferta que seja chamativa.

Agora tenha cautela, essas ofertas não devem ser enviadas com frequência assim não será perdido o senso de urgência pelo cliente.

 

Modelo 6: E-commerce

e-mail marketing de e-commerce

Esses modelos são importantíssimos e fundamental para qualquer tipo de negócio no modelo e-commerce, eles possuem diversas utilidades por exemplo:

  1. Divulgar novidades;
  2. Fazer engajamento;
  3. Enviar promoções e diminuir a quantidade de carrinhos abandonados etc.

Não esqueça que nesses modelos de e-mail marketing é importante que o conteúdo tenha relação com a loja ou a empresa.

 

Banner glossário marketing digital

Modelos de e-mail marketing 7: Promocional

O principal objetivo desses modelos de e-mail marketing é trazer uma oferta para o cliente, sendo que essa oferta pode ser por exemplo:

  1. À venda de produto ou serviço;
  2. Download de um conteúdo gratuito;
  3. Convite para webinar ou um teste gratuito.

Webinars são uma ótima oferta de valor para um e-mail promocional. Além de gerar leads qualificados interessados na proposta do seu negócio, é possível utilizar formulários de inscrição com informações profissionais, por exemplo. 

O importante é diversificar a estratégia e investir em vários tipos de e-mail marketing diferentes para manter boas relações com seus leads e convertê-los em clientes.

 

Modelos de e-mail marketing 8: Transacional 

Esse tipo de e-mail marketing funciona como uma resposta esperada pelo cliente. Normalmente, são enviados assim que uma transação é finalizada ou ocorra alguma mudança de status no processo.

Um uso muito comum do e-mail marketing transacional é quando um usuário realiza a recuperação de senha em um site ou plataforma que exija login.

Mas ele também é comumente utilizado em outras situações, como:

  1. Status de compras; 
  2. Confirmação de cadastros;
  3. Aviso de recebimento de produtos.

Esse tipo de e-mail tem alta taxa de abertura, já que é uma informação que o cliente espera receber. 

 

Modelos de e-mail marketing 9: Newsletter

e-mail marketing de newsletter

Uma newsletter é um tipo de e-mail que tem grande potencial de aproximar criadores de infoprodutos de seus clientes.

Essa atração ocorre com o envio sistemático de conteúdos relevantes e variados, podendo nutrir pessoas em diferentes estágios do funil de vendas.

Alguns conteúdos para uma newsletter são:

  1. Dicas;
  2. Notícias;
  3. Ofertas;
  4. Propagandas. 

Alavancar as vendas não é o foco principal de uma newsletter, mas pode ser um bom caminho. Isso porque esse tipo de e-mail visa o fortalecimento dos laços entre quem deseja vender e os seus leads. Logo, quanto mais encantado um lead estiver, maior são as chances de conversão. 

 

Atualização do blog

Se a sua empresa tem um blog, as atualizações das postagens mais recentes podem ser enviadas como e-mail marketing. 

Esse é um tipo de newsletter que vai fidelizar aqueles leitores que querem consumir exclusivamente seu conteúdo sem grandes rodeios. 

Além disso, esse tipo de ação é uma grande oportunidade de mostrar a força do seu produto e a consistência da sua marca.

 

Modelos de e-mail marketing 10: Isca

e-mail marketing de isca digital

A isca é uma estratégia de captação de leads com grandes chances de conversão.

Afinal, ao oferecer um conteúdo de valor como recompensa, sua marca estreita laços, capta informações autorizadas e eleva as chances de encaminhar os leads para o próximo estágio. Esse tipo de e-mail inclui botões com CTA para landing pages

São exemplos de recompensas de e-mail isca:

  1. E-books;
  2. Planilhas;
  3. Infográficos;
  4. Videoaulas.

Vale dizer que além do e-mail marketing, essa estratégia é muito poderosa com a divulgação em redes sociais.

 

Quais são as boas práticas para seu template de e-mail marketing?

Para fazer um e-mail marketing de forma eficiente, é importante trabalhar com os templates no formato de HTML, ao invés de utilizar  só imagens.

Afinal, grande parte dos serviços fazem um bloqueio dos e-mails que têm apenas uma imagem em seu conteúdo.

É bem provável que já tenha recebido um e-mail em que a tela estava toda branca, com apenas uma mensagem no lugar que seria da imagem “images are not displayed – display images below”.

Isso é uma grande barreira e é uma chance de consequentemente, o usuário não ler a sua mensagem, por isso que os e-mails marketing precisam ser trabalhados em templates no formato de HTML.

Mesmo tendo um modelo de template já pronto para fazer sua campanha de e-mail marketing, alguns pontos devem ser levados em consideração. Por exemplo:

  1. O formato deve ser em HTML e distribuir conteúdo entre texto e imagens;
  2. Quando for utilizar imagens coloque um texto para descrevê-la;
  3. Nas imagens adicione links. Dessa forma, caso não sejam exibidas, ainda poderão ser clicadas;
  4. Cuidado com o tamanho da imagem, porque se for grande demais vai demorar para carregar podendo ser interpretada como spam pelo e-mail;

 

Como enviar e-mail marketing?

Uma estratégia de e-mail marketing requer conhecimento das diferentes etapas do funil de vendas para saber a hora certa de disparar os diferentes tipos de e-mail que vimos aqui. 

Nesse caso, a escolha de uma ótima ferramenta de automação de e-mails é imprescindível para o sucesso do seu produto

Isso porque uma boa ferramenta pode oferecer soluções para diversas etapas da jornada de compras, relatórios com taxas de abertura e conversão, além da gestão de redes sociais.

Além disso, o uso de e-mails prontos e automatizados permite que você entregue mais conteúdos e ofertas com periodicidade e consistência, sem perder tempo e dinheiro. 

Essa automação de e-mail permite, por exemplo, que você planeje entregas programadas em datas comemorativas e possa oferecer descontos e brindes. Ademais, uma boa ferramenta facilita a segmentação da base de e-mails

Uma delas é a HeroSpark, que tem modelos de e-mails prontos e permite o disparo automático e segmentado.

 

Por que a segmentação é importante?

Uma segmentação de leads a partir do comportamento digital dos usuários é primordial para uma boa estratégia de e-mail marketing. 

Isso porque uma análise e segmentação da sua lista de e-mails faz com que você saiba escolher o momento e o conteúdo ideais dentro do fluxo de nutrição

Vale dizer que ferramentas de automação conseguem verificar o estágio exato em que seu lead se encontra dentro do funil de vendas. Tudo isso captando informações, como taxas de cliques, por exemplo. 

Por isso, uma ferramenta que segmenta vai auxiliar você a entender o desejo do seus leads e qual o próximo passo a ser dado. 

Nesse sentido, saiba que a HeroSpark garante todas as suas entregas com uma plataforma de automação perfeita para acelerar o seu desempenho no e-mail marketing. Com a segmentação dos leads, seus e-mails chegam no alvo no tempo certo, levando conteúdo de valor. 

Portanto, essa é, sem dúvidas, a ferramenta que você precisa para escalar sua estratégia de marketing digital.

Modelos de e-mail marketing prontos para usar

Na HeroSpark você tem modelos de fluxos de e-mail para vários estágios do funil de vendas. São vários e-mails testados e de alta conversão para escolher.

Quero criar e-mails irresistíveis

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.