Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Modelos de email marketing gratuitos para você usar

Confira modelos de email marketing gratuitos

O email marketing faz parte de todos os planejamentos estratégicos de marketing digital. Nesse post vamos trazer alguns modelos de email marketing para você utilizar.

 

Eles são importantíssimos para fazer as suas campanhas em marketing para o comércio digital.

 

Dia após dia recebemos no nosso email várias mensagens sem qualquer criatividade, objetivo ou informação que automaticamente marcamos como não lida ou na maioria das vezes cancelamos a assinatura.

 

Mas isso não acontece quando chega na nossa caixa de entrada uma campanha de email marketing muito bem feita. A curiosidade é tanta que, além de ler o que está no corpo do email, até clicamos e muitas vezes compartilhamos o conteúdo deles.

 

Campanhas email marketing

 

Para que uma campanha realmente chame atenção dos clientes nas suas caixas de email, é preciso que sejam montadas de forma inteligente e que a escrita tenha sido pensada para atrair a atenção dos leitores, em um mar de infinitas mensagens em uma caixa de entrada.

 

Muitos modelos de email marketing que são considerados os melhores, têm como conteúdo um modelo personalizado com gráficos bem interessantes e projetados tanto para dispositivos móveis, quanto para desktop.

 

Sem esquecer que um disparo de email marketing precisa ter um CTA de relevância.

 

 

Até porque as marcas estão ocupando uma parcela de tempo dos assinantes, bem como o pouco espaço de sua caixa de entrada, é por isso que cada email deve ser pensado com uma mensagem objetiva, que faça parte do funil de vendas de conversão.

 

Os títulos não devem ser a única coisa atraente em um email marketing, muito menos as estratégias utilizadas para automação dele, são o suficiente para que a campanha tenha sucesso.

 

Você deve levar em consideração que, além desses outros fatores, também são relevantes a nível fundamental para um email marketing.

 

Com o intuito de te ajudar a desenvolver um material que seja excelente para você e para os assinantes terem a vontade de acompanhá-los durante todo o fluxo de automação, separamos neste artigo uma lista com alguns exemplos de modelos de email marketing gratuitos para você utilizar em suas campanhas.

 

Se você quer ficar por dentro dos melhores modelos de e-mail marketing gratuitos para usar em suas campanhas, continue lendo esse artigo.

 

Modelos de Email marketing – Tipos

 

Antes de mais nada, é importante saber que os email marketing são divididos em alguns tipos.

 

Antes de começar a produzir a sua campanha de email marketing, compreenda qual é o melhor modelo para você usar em cada situação.

 

Os email marketing também podem ser utilizados de acordo com a situação que o cliente está com relação a sua empresa.

 

  1. Email de boas-vindas: pode ser usado no início de um relacionamento, bem como vai servir como gatilho para que o usuário continue avançando na jornada de compra, não é necessário oferecer inicialmente qualquer produto ou serviço.

 

  1. Informativo: esse modelo de email marketing contém teor de informação, em sua maior parte por textos e links que direcionam para um site ou blog. O envio é de forma periódica para que o engajamento seja mantido.

 

  1. Retenção: tem como objetivo fazer com que o cliente finalize sua compra e, ao mesmo tempo, relembrar os benefícios que o cliente terá com os serviços ao finalizar a compra.

 

  1. Especial: em síntese, utilizado em sua maior parte para comemorar datas especiais, possui em seu corpo gráficos e imagens e podem ser enviados brindes ou cupons de descontos.

 

  1. Inativos: nesse modelo de email marketing é utilizado um meio de engajar aqueles que não interagem mais, possuem ofertas que estão em alinhamento com público.

 

  1. E-commerce: está presente em todas as etapas de compra, o conteúdo do email deve estar relacionado com a loja ou com dúvidas frequentes dos clientes.

 

  1. Promocional: tem como objetivo trazer oferta bem como um engajamento maior em formato de conversão, possui um Cal-To-Action atrativo.

 

  1. Transacional: possui informação que já está sendo esperada e é utilizado da mesma forma para confirmar compra, troca de senha etc.

 

Esses são os principais tipos de modelos de email marketing, agora vamos trazer modelos gratuitos de cada um deles.

Modelos de email marketing 1: Boas-vindasModelo de boas vindas gratuito

 

Se você quer iniciar um relacionamento com o cliente com o pé certo, a melhor forma é enviando um email de boas-vindas, esse email é compatível como se você estivesse falando pessoalmente com usuário.

Modelo 2: Informativo ou relacional

Modelo gratuito informativo

 

Com esse email você vai continuar se relacionando com o cliente, ele tem conteúdo informativo com intuito de atualizar o cliente sobre as novidades relevantes do mercado ou do seu negócio.

 

É com um email informativo que você vai utilizar bastante texto e links direcionando para o seu site ou blog, diferente dos outros modelos nesse o conteúdo é o principal elemento.

 

É muito importante que ele seja enviado de forma periódica, para que o engajamento com os contatos seja mantido.

 

Lembrando que a marca deve estar sempre muito bem visível, de preferência colocando no cabeçalho.

Modelo 3: Retenção

Modelo email marketing gratuito de retenção

Nesse terceiro modelo de email marketing, você vai utilizar recursos que farão o seu cliente retornar ao processo de compra descontinuado.

 

Será necessário um trabalho de reengajamento do usuário lembrando a ele dos benefícios que vai ter ao continuar utilizando os seus serviços.

Modelos de email marketing 4: Especial

Modelo email marketing gratuito especial

 

Com esses modelos de email marketing, você pode usar para atingir o cliente de uma forma única como, por exemplo, o parabenizando pelo seu aniversário ou prestando felicitações por alguma conquista do cliente.

 

Essa é a melhor forma de mostrar para o cliente que ele é especial para você.

Modelo 5: Inativos

 

Se algum de seus clientes deixou de engajar com os emails, não desista deles tão fácil, tente recuperar o engajamento dele. Você pode começar utilizando uma oferta que seja chamativa.

 

Agora tenha cautela, essas ofertas não devem ser enviadas com frequência assim não será perdido o senso de urgência pelo cliente.

Modelo 6: E-commerce

modelo email marketing gratuito para ecommerce

 

Esses modelos são importantíssimos e fundamental para qualquer tipo de negócio no modelo e-commerce, eles possuem diversas utilidades por exemplo:

 

  1. Divulgar novidades;
  2. Fazer engajamento;
  3. Enviar promoções e diminuir a quantidade de carrinhos abandonados etc.

 

Não esqueça que nesses modelos de email marketing é importante que o conteúdo tenha relação com a loja ou a empresa.

Modelos de email marketing 7: Promocional

modelo de email marketing promocional

 

O principal objetivo desses modelos de email marketing é trazer uma oferta para o cliente, sendo que essa oferta pode ser por exemplo:

  1. À venda de produto ou serviço;
  2. Download de um conteúdo gratuito;
  3. Convite para webinar ou um teste gratuito.

Esses são os modelos de email marketing utilizando pelos maiores players do mercado, caso tenha ficado alguma dúvida ou você ache que faltou algum modelo, pode comentar aqui embaixo.

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …