Tudo o que você precisa saber sobre copywriting

Resultados de sucesso no marketing digital começam com um bom texto que seja capaz de atrair a atenção dos leads. E essa estratégia conta com as poderosas técnicas de copywriting. Mas você sabe como utilizá-las?

Para lhe auxiliar nessa jornada, reunimos um conteúdo completo com tudo o que você precisa para criar textos persuasivos e encantadores e aumentar suas conversões em vendas. Boa leitura!

O que é copywriting?

Sabe aquela campanha inesquecível ou aqueles textos de vendas que ficam marcados na memória do público? Todos eles possuem um recurso em comum: o copywriting. Mas você sabe o que isso significa?

O copywriting é uma estratégia de impulsionamento de conversões que tem como base a criação de textos persuasivos. 

Utilizando diversos elementos, que incluem gatilhos mentais e storytelling, o copywriting é capaz de encantar o público e direcionar leads durante os estágios da jornada de compra. 

Entenda como as técnicas de copywriting podem impulsionar vendas

copy com chat gpt , herocreator

Copywriting: exemplos de sucesso

Embora o copywriting seja um conjunto de técnicas e apresente métodos validados e amplamente estudados, incluindo estudos da neurociência, não existe uma receita pronta para o texto perfeito.

Na verdade, os recursos de copywriting são elementos característicos que, se utilizados adequadamente, podem elevar a qualidade de uma campanha.

Mas cada texto de vendas pode ter também aspectos singulares. Tudo isso vai depender da persona de cada negócio. 

Conheça alguns exemplos de copywriting e se inspire

Quais atributos fazem parte de uma copy?

O copywriting é uma ferramenta importante na geração de tráfego por meio de elementos persuasivos capazes de encantar e direcionar sua audiência para o próximo passo na jornada de compra.

Mas, para que isso aconteça, é necessário contar com diferentes atributos que, agregados, tornam os textos mais cativantes, incluindo características de linguagem e formatação que melhoram a experiência do público. 

Aprenda mais sobre os elementos de um copy de sucesso

Quais gatilhos mentais utilizar na copy?

Mas você já parou para se perguntar como os textos criados a partir das técnicas de copywriting são tão impactantes? Qual o segredo para transformar palavras em resultados de sucesso?

Uma das respostas é a utilização dos gatilhos mentais, estímulos externos que influenciam os leads nas tomadas de decisões durante a jornada de compras. 

Descubra características sobre os principais tipos de gatilhos mentais

banner_blog_AI

6 dicas de copywriting para você usar na produção de conteúdo

1. Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo é pré-requisito para escrever qualquer conteúdo, inclusive uma copy. Afinal, é por meio desse conhecimento que você conseguirá agregar valor ao seu texto para persuadir o leitor a realizar alguma ação. 

Além disso, ao conhecer as dores e necessidades do seu público, será possível responder algumas dúvidas dele já na sua copy, o que indica que, se ele adquirir o seu produto, encontrará ainda mais respostas. 

2.Utilize gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são estímulos que provocam reações inconscientes nas pessoas. No marketing, eles são muito acionados em razão da sua eficácia.

Nesse sentido, saiba que na sua produção de conteúdo você pode usar diferentes gatilhos mentais, como:

  • Prova social;
  • Escassez;
  • Urgência;
  • Curiosidade;
  • Novidade;
  • Reciprocidade;
  • Etc. 

São mais de 30 gatilhos que podem ser utilizados a depender do objetivo da sua copy. Se for vender um produto, por exemplo, então você pode usar a prova social, com depoimentos de clientes que já compraram de você.

3. Conte histórias

A contação de histórias, conhecida no marketing como storytelling, é uma técnica indispensável nas copys. Isso porque uma boa narrativa é capaz de gerar uma identificação no seu público-alvo. 

Mas por que?

Geralmente, em uma narrativa de storytelling, teremos a vivência de um problema por alguém (real ou fictício), mas que conseguiu resolver o seu conflito de determinada forma. Assim, a pessoa que ler a sua copy e tiver com a mesma dor, entenderá que, seguindo aquele mesmo caminho, ela terá êxito. 

Portanto, é uma excelente técnica para vender!

4. Seja direto

Parece contraditório dizer que o storytelling é uma boa técnica de copywriting enquanto te pedimos para ser direito, não é mesmo? Acontece que uma coisa não anula a outra!

Você pode sim usar narrativas na sua copy, mas deverá ter cuidado para não enrolar demais. Afinal, isso pode distrair o leitor do foco do seu texto, que é a conversão.

Portanto, seja o mais direto possível em toda a sua copy, inclusive nas histórias que resolver contar. 

5. Ofereça algo a mais para o público

Além de oferecer o seu produto ou serviço na copy, você deverá oferecer algo a mais. Isso porque, a sua oferta em si pode ser encontrada em qualquer outro lugar. 

Portanto, é recomendado que você ofereça algo a mais para tornar a sua proposta ainda mais atrativa, como um material rico, um desconto ou um brinde, por exemplo. 

6. Prove a sua autoridade 

A construção de autoridade deve passar por toda a sua estratégia de marketing, incluindo o copywriting. Isso significa que você deverá provar nos seus textos o porquê é referência naquele assunto. 

Nesse processo, é muito importante que você persista! Isso porque, a construção da autoridade pode levar tempo. Portanto, continue firme no propósito e seguindo as dicas que listamos, pois, a médio prazo, será possível se consolidar como uma autoridade. 

4 técnicas de copywriting

1. AIDA

Essa é uma das técnicas de copywriting mais conhecidas e utilizadas. A sua principal finalidade é atrair a atenção do leitor. 

Nesse sentido, as 4 etapas da AIDA são:

  1. Atenção: chame a atenção do leitor promovendo uma curiosidade ou realizando uma afirmação impactante, por exemplo. 
  2. Interesse: seja persuasivo para manter o usuário interessado no que você tem a dizer. Uma boa estratégia é utilizar o storytelling para gerar empatia. 
  3. Desejo: faça com que o leitor deseje o seu produto ou serviço. Você pode mostrar as vantagens dele e focar no gatilho da escassez, prova social, entre outros. 
  4. Ação: convide o leitor a tomar uma ação por meio de uma CTA atraente. 

2. PAS

Já nessa técnica, o foco é o problema do cliente. Ou seja, você deve focar em uma dor dele para, na sequência, mostrar como o seu produto pode salvá-lo.

Suas etapas são:

  1. Problema: nessa primeira etapa, apresente o problema à pessoa. Fale de forma direta e objetiva sobre as suas dores.
  2. Agitação: mostre ao usuário como o problema mencionado afeta negativamente a sua vida. 
  3. Solução: apresente ao leitor a solução para o seu problema, que é, no caso, o seu produto ou serviço. Aqui vale destacar as suas vantagens e diferenciais. 

3. PASTOR

Essa também é uma técnica de copywriting bastante conhecida, sendo perfeita para explorar situações que se agravam quando o problema não é resolvido. 

Ela é composta por 6 etapas, sendo:

  1. Problema: apresente o problema que o leitor está enfrentando. 
  2. Ampliação: mostre como o problema pode se intensificar caso ele não tome decisões para solucioná-lo imediatamente. 
  3. Solução: apresente o seu produto ou serviço como solução. 
  4. Transformação: vá além e mostre a transformação que o seu produto ou serviço gera na vida das pessoas. Uma boa estratégia é utilizar depoimentos de clientes satisfeitos. 
  5. Oferta: apresente as vantagens do seu produto ou serviço. 
  6. Resposta: mostre como e onde o leitor pode adquiri-lo.

4. CCC

Por fim, trouxemos a técnica do CCC, que tem como foco conectar os leitores da sua copy com o seu produto por meio da confiança. 

Para isso, ele aposta nas seguintes etapas:

  1. Confiança: construa a confiança do leitor para que ele continue avançando pela sua copy. 
  2. Convicção: faça com que o usuário perceba uma necessidade em adquirir o seu produto ou serviço. 
  3. Conexão: desperte a empatia e a identificação no leitor com a sua marca, produto ou serviço para que ele se conecte com o que está sendo oferecido. 

Quais os tipos de textos escritos por um copywriter?

Existem diferentes tipos de textos que podem ser escritos com as técnicas de copywriting, como:

  • Anúncios patrocinados
  • Posts para redes sociais
  • E-mail marketing
  • Copy para landing page
  • Materiais ricos
  • Roteiro para vídeos

E o copywriter, o que é?

O profissional especialista na criação de textos persuasivos é chamado de copywriter. Ele é responsável pela criação de campanhas no marketing digital e pela otimização de textos voltados para vendas.

Em um mercado tão competitivo, o trabalho de um copywriter pode apresentar um diferencial, alavancando vendas ou aumentando o número de conversões de visitantes em leads qualificados.

Conheça mais sobre o trabalho de copywriter

Mas para se tornar um copywriter de sucesso e aprender como criar textos capazes de encantar o público, atrair e qualificar leads, é preciso conhecer as técnicas capazes de transformar palavras em vendas. Quer saber como?

Conheça a certificação de Copywriter da HeroSpark. Com ela você vai descobrir o segredo dos mais poderosos textos focados em vendas e otimizar suas campanhas. 

Nesse sentido, com essa certificação você vai conseguir:

  • Ter seu próprio estilo de copy;
  • Construir estratégias de vendas persuasivas;
  • Criar um público de multicompradores;
  • Conquistar uma autoridade digital e um infoproduto de sucesso.
Banner_blog_herospark

Destrave seus resultados de sucesso com as mais poderosas técnicas de copywriting! Comece agora sua certificação Copywriter e reforce seu arsenal de vendas.