herospark comece grátis agora

Cuidar de um negócio online, algumas vezes, pode ser cansativo. Por isso, existem ferramentas que tornam os processos mais eficientes e agradáveis, como o estúdio de criação do Facebook.

 

A ferramenta é gratuita e o principal requisito é ter uma conta nesta rede social e, claro, saber utilizá-la. Com ela, você pode preparar postagens, deixando-as no ponto para irem ao ar no dia e horário desejado, estudar bem as métricas e fazer alguns ajustes.

 

Quer saber o que mais você pode fazer com o estúdio? Confira o conteúdo, a seguir!

 

O que é o estúdio de criação do Facebook?

 

O estúdio de criação ou Creator Studio é uma plataforma que facilita muito a vida do dono de um negócio digital ou social media.

 

Para acessá-la, basta digitar “business.facebook.com/creatorstudio” e você terá 2 opções de tela, uma para as Páginas do Facebook e outra para as contas no Instagram.

 

Em cada uma das páginas, você poderá realizar várias tarefas, como agendar posts, analisar métricas e adicionar, mais facilmente, textos alternativos aos conteúdos.

 

Para que serve o estúdio?

 

O estúdio de criação, na rotina de quem o utiliza, proporciona otimização do tempo, produtividade, organização e até redução de erros, já que a ferramenta permite que você automatize, em algum grau, a publicação dos conteúdos.

 

Por isso, se acontecer de você se esquecer de publicar um post por algum motivo (no dia do seu aniversário, por exemplo), ele vai ao ar da mesma forma — desde que você tenha agendado o material previamente.

 

Outra utilidade do estúdio de criação do Facebook entra em vigor nas festas de final do ano. É muito provável que você não vai passar o Natal e a virada publicando nas redes, certo? Então agende os conteúdos para os feriados e volte à ativa apenas quando puder.

 

Dessa forma, as contas, do Instagram e do Facebook, não ficam sem material durante o período e escapam do risco do algoritmo prejudicá-las.

 

Além disso, quem trabalha gerenciando contas de outros empreendedores, pode realizar o seu trabalho em um só lugar. Há profissionais e agências que cuidam de 20, 40 contas diferentes e, assim, seria inviável fazer postagens somente com aparelhos celulares.

 

Como usar o estúdio de criação?

 

Se você se sente perdido com tantas funcionalidades do Facebook, continue a leitura e entenda como utilizar o estúdio para o Facebook e Instagram.

 

Facebook

 

Página inicial

 

Página inicial estúdio de criaçao

Página inicial do estúdio de criação do Facebook

 

Aqui, você pode publicar conteúdos na hora, em tempo real, agendar ou criar testes de publicação. Ainda nessa tela, existe a visualização de métricas da última semana e as últimas publicações.

 

Biblioteca de conteúdo

 

Biblioteca de conteúdos estúdio

Biblioteca do estúdio de criação do Facebook

 

Nessa seção, você tem um esquema semelhante ao Kanban, com todas as publicações ao lado dos conteúdos publicados, programados, rascunhos etc. A biblioteca de conteúdo é útil para localizar algum post muito antigo, a partir do seu título, duração ou outro fator.

 

Insights

Insights estúdio de criação

Insights estúdio de criação do Facebook

 

Essa seção do menu é dedicada para uma análise completa das métricas das publicações. Você pode encontrar, entre outros:

 

  • alcance;
  • número de seguidores;
  • engajamento;
  • cliques nos links das publicações;
  • compartilhamentos;
  • reações.

 

As outras seções são mais administrativas: caixa de entrada de mensagens, configuração de monetização e lives, configurações e loja.

Instagram

Biblioteca de conteúdo

 

Estúdio de criação biblioteca Instagram

Biblioteca do Instagram no estúdio de criação

A tela de gerenciamento do Instagram começa com a biblioteca, na qual você pode agendar posts, carrosséis e vídeos para o IGTV. Ainda nessa opção, é possível visualizar os stories e algumas métricas.

 

Ao selecionar a opção de agendar, você é conduzido a:

 

  • preencher a legenda do post, inclusive com emojis;
  • adicionar a localização;
  • enviar fotos ou vídeos, do computador ou da página do Facebook;
  • marcar até 10 pessoas na mídia;
  • cortar a imagem;
  • publicar o mesmo conteúdo na página;
  • acessar as configurações avançadas e desativar os comentários.

 

Depois disso, você pode programar ou apenas manter o conteúdo como rascunho para finalizar o agendamento mais tarde.

 

Calendário

 

Calendário estúdio de criação Instagram

Calendário do Instagram no estúdio de criação

 

Como o nome sugere, é um calendário de todas as publicações, as que foram feitas e as que foram agendadas para datas futuras. Ao clicar nos conteúdos indicados no calendário, você é conduzido para outra tela com todas as métricas.

 

Insights

 

Insights estúdio

Insights Instagram do estúdio de criação do Facebook

 

Mais um recurso para o estudo de métricas. Essa seção exibe interações dos últimos 7 dias, visitas ao link ou cliques no endereço da biografia, alcance e impressões. Em uma subseção, você acessa todas as informações sobre o seu público, tais como idade, gênero e localização.

 

As últimas divisões também são de monetização e configurações da conta.

 

O estúdio de criação é, portanto, uma ferramenta rica em funcionalidades. Diferente dos negócios tradicionais, nos quais é difícil encontrar apoio de terceiros, o Facebook e outras empresas costumam ajudar bastante os empreendedores digitais — mesmo que a motivação seja estratégia, para que eles também ganhem acessos. No fim das contas, todos saem ganhando.

 

Aproveite para saber como aumentar seu engajamento no Instagram:

 

 

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado! Se sim, nos siga no Facebook e no Instagram!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *