5 Regras para grupo de WhatsApp com os seus clientes [2023]

5 Regras para grupo de WhatsApp com os seus clientes [2023]
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Para garantir que o seu grupo de comunicação com clientes seja eficaz e não se transforme em um ambiente de spam indesejado, é importante estabelecer regras para grupo de WhatsApp e comunicá-las aos membros. 

Por isso, neste artigo, vamos detalhar algumas das melhores práticas e regras para ajudar o seu negócio a maximizar o potencial desta ferramenta de comunicação e melhorar o relacionamento com seus clientes. Confira!

Aprenda a usar o ChatGPT para realizar uma comunicação eficiente nos seus grupos de WhatsApp!

Por que é importante definir regras para grupo de WhatsApp?

Definir regras para grupo de WhatsApp com clientes é essencial para garantir que a comunicação seja eficaz e que todos os membros do grupo sejam respeitados. 

Afinal, sem regras, pode haver uma confusão na comunicação e o grupo pode se tornar um lugar para mensagens irrelevantes que podem ser frustrantes e desencorajar os membros do grupo a interagir.

Além disso, é importante lembrar que o WhatsApp é um espaço pessoal e privado, e, como tal, é essencial que as empresas que usam a plataforma para se comunicar com seus clientes respeitem a privacidade dos membros do grupo

Por isso, as regras para grupo de WhatsApp devem garantir que as informações e dados compartilhados de maneira respeitosa estejam de acordo com a LGPD. 

O que não é permitido em um grupo do WhatsApp?

Existem algumas práticas que não são permitidas em grupos do WhatsApp com clientes e que devem ser evitadas para garantir que o grupo seja um espaço respeitoso e útil para todos os membros. 

Para lhe ajudar a identificar essas práticas não permitidas, listamos abaixo algumas delas. Confira:

  • Disparo de spam: a prática de enviar várias mensagens promocionais ou de marketing sem valor para os membros do grupo é considerada spam e deve ser evitada. Isso pode incluir a promoção constante de produtos ou serviços, links para sites externos ou informações irrelevantes.
  • Conteúdo inapropriado: conteúdos que possam ser considerados ofensivos, discriminatórios, racistas, sexistas ou violentos não são permitidos em grupos do WhatsApp com clientes. Isso inclui imagens, vídeos, áudios ou mensagens de texto.
  • Invasão de privacidade e solicitação de dados: qualquer prática que possa invadir a privacidade dos membros do grupo não é permitida. Isso inclui solicitações de informações pessoais, como números de telefone, endereços ou dados bancários, sem autorização prévia.

Por isso, estabelecer regras para grupo de WhatsApp e monitorar o comportamento dos membros pode ajudar a evitar essas práticas e garantir que o grupo seja um espaço positivo e útil para todos os envolvidos.

Quais regras colocar no grupo de WhatsApp com os seus clientes?

Com o aumento da popularidade do WhatsApp como uma ferramenta de comunicação empresarial, muitos negócios agora estão criando grupos no WhatsApp para se comunicar com seus clientes. 

Mas, como já explicamos, é fundamental estabelecer regras para grupo de WhatsApp. Por isso, listamos abaixo alguns princípios de participação que vão garantir uma comunicação mais eficiente entre você e seus clientes e leads. Veja: 

1. Horários para envio de mensagens

Mesmo que muitas pessoas costumem utilizar a internet em horários não comerciais, inclusive de madrugada, é importante que o grupo tenha uma regra de horário definida para evitar incômodo entre os participantes.

copy com chat gpt , herocreator

De 9h às 18h é um bom exemplo de horário para envio de conteúdos e interação no grupo. 

2. Evite o envio de áudios longos

Muitas vezes, um áudio longo pode desencorajar os membros do grupo a interagirem. Por isso, estimule que os participantes escrevam mensagens em vez de enviar áudios. 

Além de ser mais prático, frequentemente é possível resumir a informação de maneira mais clara e objetiva.

3. Respeite as regras de privacidade

É importante frisar para todos os membros que as informações compartilhadas no grupo devem ser mantidas em privado, evitando que dados pessoais ou informações confidenciais sejam compartilhados publicamente.

4. Não envie correntes e Spam

É importante enviar mensagens somente quando for relevante para o grupo e para o negócio, falando de assuntos referentes ao produto ou que esteja dentro do contexto do grupo. 

Definir isso entre as regras para grupo de WhatsApp é importante porque a prática de spamming, que são os envios massivos com anúncios e correntes, pode se tornar irritante e fazer com que outros leads e clientes saiam do grupo.

5. Seja cordial com outros membros

Deixe claro nas regras para grupo de WhatsApp para todos os membros que eles devem tratar uns aos outros com respeito e cordialidade.

Qualquer mensagem ofensiva, discriminatória ou inadequada deve ser denunciada e removida do grupo.

Acesse o Gerador de Link WhatsApp da HeroSpark

Otimize seu atendimento e aumente suas conexões com clientes em um piscar de olhos!

Experimente agora clicando aqui!

Como fixar regras no grupo de WhatsApp?

Depois de criar as regras para grupo de WhatsApp, você precisa fixá-las na descrição. Essa é uma ótima maneira de garantir que todos os membros tenham acesso fácil às regras a qualquer momento. 

Então confira abaixo os 5 passos rápidos para fixar as regras na descrição do grupo:

  1. Abra o grupo do WhatsApp: abra o grupo do WhatsApp que deseja fixar as regras na descrição.
  2. Toque em “Editar Grupo”: ao tocar no ícone do grupo localizado no canto superior direito da tela, será possível selecionar a opção “Editar Grupo”. 
  3. Adicione as regras à descrição: na seção “Descrição do Grupo”, adicione as regras em uma lista clara e concisa. Certifique-se de que elas sejam escritas de forma clara e específica, para que todos entendam o que é esperado deles.
  4. Salve as alterações: Depois de adicionar as regras à descrição do grupo, clique em “Salvar” para salvar as alterações.
  5. Notifique os membros: notifique os membros do grupo sobre a atualização da descrição e informe que as regras foram adicionadas. Encoraje todos a lerem as regras e se certificarem de que as entendem antes de começarem a interagir no grupo.

Além disso, vale lembrar que, embora fixar as regras na descrição seja uma ótima maneira de garantir acesso fácil a elas, é importante monitorar o comportamento dos participantes para garantir que as regras sejam seguidas.

Agora que você já sabe como criar regras para grupo de WhatsApp do seu negócio, que tal conferir como melhorar sua estratégia em todas as redes sociais da sua marca? Quer saber como?

Baixe agora gratuitamente o e-book “Como criar suas redes sociais” e confira as melhores dicas para tornar as contas da sua marca verdadeiras máquinas de vendas.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *