Saiba como usar as Métricas de Redes sociais nas estratégias de marketing

métricas redes sociais
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Não é segredo para ninguém que cada vez mais empresas investem na realização de marketing através das redes sociais. 

Afinal, os recursos se tornaram cada vez mais populares ao longo dos anos e, atualmente, é difícil ver quem não tenha perfil em ao menos uma das plataformas.

No entanto, você, empresário, sabe como está o andamento de suas campanhas de marketing nas redes sociais? Para ter uma análise completa sobre essas informações é necessário entender o que são as métricas de redes sociais.

Dessa forma, é possível ver quais partes das estratégias estão funcionando, e devem ser aprimoradas e quais possuem um baixo desempenho, e precisam ser modificadas.

O que são as métricas de redes sociais

Basicamente, as métricas são dados relacionados com ações específicas nas redes sociais. Vejamos a seguir as principais, para facilitar o entendimento.

Alcance das campanhas

O alcance das publicações e campanhas realizadas nas mídias sociais é uma das métricas mais importantes, uma das primeiras que deve ser analisada. Em resumo, ela é definida pelo número de usuários que é atingido por suas postagens nas redes sociais.

Quanto maior o alcance das suas postagens, maior a chance de você fazer com que seu material seja acessado e a sua empresa conhecida.

Engajamento do público

A segunda métrica é conhecida como engajamento e diz respeito, basicamente, à interação do público com as suas campanhas. 

São diversas ações que podem medir o engajamento de uma publicação, dentre comentários, republicações, compartilhamentos, curtidas e reações, expressa por botões específicos em algumas redes.

Afinal, pouco importa atingir um grande número de pessoas com as publicações se elas apenas visualizarem o conteúdo, sem tomar nenhuma atitude.

Taxas de conversão

As taxas de conversão são as responsáveis por medir o número de pessoas que realiza determinada ação, previamente desejada pela sua campanha. As ações podem ser:

  • Acessar o site da empresa;
  • Entrar em contato;
  • Fornecer informações para contato (se tornar leads);
  • Comprar o produto;
  • Recomendar a sua marca.

Quanto maiores os números obtidos nas taxas de conversão, mais eficiente são as campanhas, afinal, os objetivos almejados estão sendo atingidos.

Impressões e CTR

Por fim, falaremos de duas métricas que se conectam diretamente, às impressões e a taxa de CTR.

Em resumo, as impressões mostram o número de vezes que as postagens são visualizadas nas redes sociais como um todo. É uma característica similar com o alcance, mas que também conta visualizações repetidas de uma mesma pessoa.

Já a taxa de CTR, significa “Click Through Rate” e é uma medida usada em para determinar a eficácia de um anúncio em gerar cliques em relação às impressões que ele recebe. 

copy com chat gpt , herocreator

Ou seja, ele faz a relação entre o número de vezes que os anúncios são vistos e então, clicados.

A CTR é calculada dividindo o número de cliques em um anúncio pelo número de vezes que ele foi exibido. Por exemplo, se um anúncio receber 100 cliques em 1.000 impressões, seu CTR seria de 10%.

Principais redes sociais para aplicar suas estratégias de marketing 

Agora que você já sabe as principais métricas, de forma geral, conheça as principais redes sociais que são indicadas para a realização de campanhas e estratégias de marketing digital.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais populares de todo o mundo. Fundado em 2004, a rede se tornou extremamente popular em meados de 2010 a 2011 e é hoje um excelente lugar para realizar estratégias de marketing.

É possível calcular métricas como o engajamento com facilidade no Facebook, através dos recursos das reações e curtidas. Além disso, a plataforma possui o “Facebook Insights”, que é uma ferramenta para analisar métricas próprias diretamente na plataforma.

Instagram

O Instagram também se tornou um local excelente para a realização de marketing, principalmente via publicidade paga, no espaço chamado “stories” e nas próprias postagens. 

O trabalho audiovisual é fundamental uma vez que a rede social é focada em vídeos e fotos.

Assim como o Facebook, o Instagram também possui uma ferramenta para analisar suas próprias métricas internamente, é o chamado “Analytics”. Na verdade, as duas redes sociais têm diversas interações e pontos em comum, já que pertencem à mesma empresa.

TikTok 

O TikTok é uma das redes sociais que mais se popularizou nos últimos anos. Utilizando o formato de “timeline infinita” e focada na produção de vídeos curtos, a plataforma tende a prender os usuários com alto dinamismo nas produções dispostas.

Atualmente, eles contam com o recurso TikTok Ads, que permite a divulgação de anúncios pagos, em vídeos de 5 segundos a 1 minuto. Também há métricas para analisar as campanhas na plataforma.

Pela alta popularidade da rede social atualmente, sendo a que mais cresce no mundo, o recurso tende a ser cada vez mais valorizado e utilizado.

LinkedIn

Por fim, temos o LinkedIn que é especialmente indicado para empresas que focam no B2B, ou seja, “business to business”, negócios entre empresas. A rede social focada no universo profissional pode ser uma excelente escolha para quem utiliza esse modelo de negócios.

Ademais, também é possível aplicar todas as métricas apresentadas para medir a eficiência das estratégias.

Em conclusão, as redes sociais são excelentes canais para divulgação de empresas e aplicação de estratégias de marketing, afinal, promovem uma proximidade com o público, com alto engajamento e facilidade de contato.

Além disso, é possível traçar com facilidade diferentes perfis nas redes, através de filtros, facilitando a compreensão do público-alvo da sua marca. A análise das métricas também auxilia com a definição das “personas” que costumam acessar os conteúdos da sua empresa.

Dessa forma, é possível adaptar suas estratégias para que sejam cada vez mais eficientes de acordo com o seu público-alvo.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *