Como fazer um roteiro de videoaula + exemplo pronto grátis

Mulher gravando uma video aula. Fundo roxo e legenda "exemplo de roteiro de videoaula"
Extensão plano basic

A busca e oferta por cursos e treinamentos online tem crescido nos últimos anos, e tudo indica que é um negócio que veio para ficar. 

Por isso, se você já dá aulas presenciais ou quer iniciar em um novo negócio, criar videoaulas pode ser uma ótima aposta para entrar no mercado digital.

Para te ajudar nessa jornada, montamos esse material super completo com tudo o que você precisa saber para montar suas aulas online, além de um exemplo de roteiro de videoaula. 

Acompanhe a leitura e comece hoje mesmo a sua estratégia para o mercado digital! 

Hospede suas aulas com toda segurança para o seu conteúdo e conte com uma área de membros exclusiva. Crie sua conta, é gratuito!

Por que fazer um roteiro de videoaula?

Uma videoaula bem planejada é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio. Afinal, um conteúdo de qualidade é o diferencial do seu produto.

Nesse sentido, a estratégia desse sucesso deve passar necessariamente pela criação de um roteiro. Isso porque a essência de uma aula nasce com um planejamento, isto é, com um plano de aula.

Além disso, com um roteiro de aula, você consegue criar uma boa linha de raciocínio para que os seus alunos não se percam no meio da explicação.

Do contrário, ou seja, sem um roteiro, é muito mais difícil manter uma linha de raciocínio, principalmente em longos períodos, como durante 30 minutos, 1 hora e daí em diante. 

Como fazer um roteiro de videoaula?

Um roteiro de videoaula deve apresentar alguns elementos que deem apoio à sua gravação, a começar pela sua estrutura.

O exemplo de roteiro de videoaula mais utilizado é estruturado em duas colunas. Mas antes de escolher um formato, você deve levantar 4 questionamentos que vão nortear seu roteiro. São eles:

  1. “Como?”: pense em como será sua videoaula, como pretende gravá-la e a abordagem que vai utilizar.
  2. “Onde?”: já planejou onde vai divulgar o vídeo? Onde irá gravá-lo? Esse é momento para decidir.
  3. “Para que?”: qual a meta que você deseja alcançar a partir dessa videoaula? Nesse tópico você deve planejar seu objetivo.
  4. “Para quem?”: antes de gravar seus vídeos, é necessário que você conheça bem o seu público. Dessa forma, você conseguirá se comunicar melhor e entender os anseios de quem busca suas aulas.

Quando todas essas respostas estiverem bem estruturadas, você pode escolher o modelo de roteiro que melhor se encaixa com suas videoaulas.

Destacamos dois tipos de roteiros. São eles:

Roteiro de texto direto

Também conhecido como roteiro simples tem como base a descrição contínua, ou seja, é um texto corrido. Esse tipo de roteiro é muito parecido com a escrita de uma redação, sendo que mais detalhado.

copy com chat gpt , herocreator

Ele é bastante utilizado em filmes e peças teatrais. Mas se você pretende tratar de diferentes tópicos em sua videoaula, o roteiro de texto direto pode não ser o ideal. 

Roteiro de duas colunas

No roteiro técnico de duas colunas você vai dividir o planejamento da sua videoaula em duas partes: 

  • Áudio.
  • Vídeo. 

Essa divisão é feita para que seja mais fácil a sincronização das falas e dos efeitos que você deseje inserir na sua videoaula. 

Com esse tipo de roteiro você consegue visualizar de forma mais objetiva cada detalhe e o resultado final se torna muito mais previsível. 

Esse modelo de roteiro é muito utilizado em produções como:

  • Curta metragens;
  • Campanhas publicitárias;
  • Documentários.

Independente do modelo escolhido, utilize sempre uma linguagem objetiva e busque a aproximação com seu público. Isso vai ajudar a engajar cada vez mais a sua audiência. 

Exemplo de roteiro de videoaula 

O exemplo abaixo é de uma aula sobre automação de marketing. Mas ele pode ser utilizado como base para qualquer outro tema que você queira trabalhar em suas videoaulas. 

Assim, você pode começar organizando seu roteiro com uma escrita corrida e depois estruturar tudo em um exemplo de roteiro de videoaula de duas colunas. 

Acompanhe o exemplo:

  • Tema da aula: Automação de marketing
  • Tempo aproximado do vídeo: 25/30 minutos
  • Cena: definir se o foco será apenas nas falas do apresentador, se terá cenário específico, se vai ser gravação de tela de slide show com voz de fundo etc.
  • Fala do locutor: apresentação dos tópicos e desdobramentos.
  • Observações: dicas importantes, foco da câmera centralizado, chamadas para ação, inserções na edição etc.
planilha explicativa

O importante é que você coloque todas as suas ideias no papel antes de partir para a ação. Portanto, descreva exatamente como você deseja que seja o resultado final do vídeo, isso lhe deixará mais perto do objetivo.

Outro detalhe muito importante é repassar todo texto em voz alta e cronometrar. Assim você pode ajustar o tempo que leva para cada explicação. 

Com o roteiro pronto, chegou a hora de escolher a melhor plataforma para hospedar sua videoaula. E que tal escolher uma que garanta todas as ferramentas que você precisa em um só lugar?

Na HeroSpark você hospeda suas aulas com toda segurança para o seu conteúdo e conta com uma área de membros exclusiva.

Além disso, com essa plataforma, você tem todos os recursos agregados para divulgar e vender suas videoaulas.

Portanto, conheça agora mesmo a plataforma da HeroSpark e venha hospedar o seu curso online e fazer muito sucesso!

Banner_blog_herospark
1 comment
  1. Gostei do conteúdo! Usava o modelo porém tive medo de não ser o mais profissional e vocês me deram segurança que sim. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *