Metas SMART: 6 exemplos para alcançar seus objetivos

Metas SMART exemplos_HeroSpark
Metas SMART exemplos_HeroSpark

Se você tem um negócio digital e não sabe como definir os objetivos que pretende alcançar, que tal conhecer as metas SMART, exemplos e metodologia? A técnica ajuda a construir metas mais inteligentes e eficientes.

Assim, é possível desenvolver um plano de ação mais viável, em  que todos os envolvidos possam ajudar a executar as ações para conquistar os objetivos dentro do tempo determinado.

Além disso, as metas SMART servem como um checklist para você entender como criar uma meta inteligente que pode ser conquistada com facilidade. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura!

O que são metas SMART?

As metas SMART representam uma metodologia que facilita a elaboração de objetivos pessoais e profissionais, sendo muito aplicada no empreendedorismo. Por meio delas, é possível criar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Ademais,  são uma espécie de checklist que você pode seguir para criar metas mais inteligentes. Ou seja, objetivos atingíveis, pois são criados com base na realidade do seu negócio digital.

Portanto, as metas SMART são essenciais para construir objetivos que realmente estejam alinhados com o planejamento estratégico do seu empreendimento. Assim, fica mais fácil obter os resultados esperados.

 

Quais são os componentes de uma meta SMART?

A metodologia SMART é composta por cinco elementos. Cada um deles tem suas características. Por isso, é importante ficar atento a eles para conseguir criar a sua meta inteligente.

Veja a descrição de cada elemento a seguir.

 

1. Specific (específica)

As metas precisam ser específicas e claras, ou seja, não podem ser subjetivas. Portanto, você não pode dizer que o seu objetivo é apenas aumentar as vendas, mas sim que pretende aumentar as vendas do infoproduto X em 20% no mês de abril.

Para isso, você deve definir quais são os resultados esperados para cada objetivo, bem como descrever a importância da meta, quem será o responsável por ela e como será alcançada. 

Assim, é possível que todas as pessoas envolvidas entendam o que precisam fazer para conquistar os objetivos desejados.

 

2. Measurable (mensurável)

Também é necessário que a meta seja mensurável, ou seja, precisa ser quantitativa. Dessa forma, você consegue analisar e comparar os resultados obtidos para verificar qual foi o percentual atingido de cada meta. Assim, é possível saber onde deverão ser aplicadas as ações de melhoria.

Portanto, não adianta definir uma meta para reduzir os gastos com energia se você não coloca o prazo para que isso seja realizado. O correto é dizer que é necessário reduzir os gastos com energia em 20% no primeiro trimestre de 2022.

Nesse caso, você precisa descrever o objetivo informando qual é o resultado esperado, como ele será mensurado e em quanto tempo ele deve ser alcançado. Assim, fica mais fácil identificar se o objetivo foi atingido ou não.

 

3. Attainable (atingível)

Não basta criar metas maravilhosas se elas não podem ser atingidas. Isso faz com que as pessoas envolvidas fiquem desmotivadas e frustradas, já que é impossível obter os resultados esperados.

Por isso, é necessário avaliar se a meta pode ser atingida com os recursos materiais, humanos e financeiros que você dispõe no momento. Para tanto, verifique se ela é viável financeiramente, bem como se os envolvidos acreditam que podem atingi-la.

Também é necessário analisar se esse tipo de resultado esperado já foi atingido alguma vez. Lembre-se de que a opinião de outras pessoas também é importante, já que elas poderão te ajudar a conquistar a meta.

Banner glossário marketing digital

 

4. Relevant (relevante)

A meta também precisa ser relevante, ou seja, importante para o seu negócio digital. Por exemplo: aumentar as vendas do produto X em 5% no mês de maio pode ser um objetivo relevante, já que isso impacta no seu faturamento e, consequentemente, no crescimento do seu empreendimento.

Para conseguir verificar se a sua meta é realmente relevante, você precisa analisar como o seu negócio será impactado por ela, como ela é vista pelas pessoas envolvidas e se existe a possibilidade dela prejudicar outras prioridades.

 

5. Time based (temporal)

É essencial criar um cronograma para que a meta seja concluída. Ou seja, definir as datas nas quais as ações serão realizadas, bem como quando devem ser entregues os resultados é muito importante para o seu negócio digital.

Por exemplo: não adianta falar que você quer aumentar as vendas do infoproduto X; é necessário informar em quanto tempo isso deverá acontecer. Por isso, o correto é dizer que aumentará as vendas do infoproduto X em 5% até o mês de julho de 2022.

Além disso, lembre-se de que a definição de um prazo errado pode prejudicar a conquista do objetivo. Para tanto, sente-se com todos os envolvidos para que sejam projetadas datas realistas. Assim, é possível determinar um prazo para cada ação e para o cumprimento da meta.

 

Quais são as vantagens de aplicar as metas SMART no seu negócio?

Além de criar metas tangíveis, a metodologia SMART também garante outras conquistas, como:

  • Aumento de produtividade: uma das primeiras vantagens sentidas a partir da aplicação da metodologia SMART é o aumento da produtividade. Isso é possível porque as metas se tornam mais claras, facilitando a obtenção de meios para alcançá-las. 
  • Melhoria nos processos com feedbacks: com os objetivos estabelecidos e as metas traçadas para alcançá-los, o acompanhamento dos resultados se torna mais fácil e eficiente. Pois, com as informações necessárias disponíveis, as expectativas ficam alinhadas à estratégia, o que acaba por facilitar também as otimizações.
  • Gestão de recursos mais eficientes: metas claras e planejamento estratégico alinhado às expectativas também facilitam a mensuração de gastos e uma melhor perspectiva de investimentos. Dessa forma, os recursos da empresa passam a ser empregados de maneira mais eficiente.
  • Escalabilidade: conhecer o mercado e ter uma gestão eficiente permite que oportunidades sejam melhor aproveitadas, gerando, assim, escalabilidade e diversificação do seu negócio. 

Dessa forma, podemos perceber que, além de aspectos de curto prazo, o estabelecimento de metas SMART também auxiliam a alcançar objetivos de longo prazo por meio de um melhor planejamento estratégico.

 

Quais são os 6 exemplos de metas SMART?

Agora que você já sabe o que é e como construir uma meta SMART, chegou o momento de ver alguns exemplos práticos para direcionar o seu processo de definição dos objetivos.

Vale destacar que estamos falando de exemplos hipotéticos. Portanto, você precisa criar metas alinhadas com o seu planejamento estratégico, bem como com os seus recursos humanos, materiais e financeiros.

Dessa forma, fica mais fácil conseguir atingir os objetivos esperados dentro do período determinado e, consequentemente, você fica mais próximo do sucesso do seu empreendimento. 

Veja os nossos exemplos de metas SMART, a seguir.

 

1. Aumentar as vendas do infoproduto X em 15% até o final do primeiro trimestre de 2022

  • Específica: pretende aumentar as vendas do infoproduto X;
  • Mensurável: espera-se conquistar 15% de aumento dentro do período estipulado;
  • Atingível: exige um esforço que está ao alcance dos recursos humanos, materiais e financeiros do negócio digital;
  • Relevante: representa um impacto positivo da receita do empreendimento;
  • Temporal: determina um prazo para a realização de até o final do primeiro trimestre de 2022.

 

2. Reduzir os custos com publicidade em até 10% no mês de julho de 2022

  • Específica: pretende reduzir os custos com publicidade;
  • Mensurável: espera-se reduzir os custos em até 10%;
  • Atingível: exige um esforço que está ao alcance dos recursos humanos do negócio;
  • Relevante: representa um impacto positivo nos gastos mensais do negócio;
  • Temporal: determina um prazo para a realização no mês de julho de 2022.

 

3. Contratar uma plataforma de hospedagem gratuita para o infoproduto X até o mês de maio de 2022

  • Específica: pretende contratar uma plataforma de hospedagem para o infoproduto X;
  • Mensurável: espera-se que a plataforma seja gratuita;
  • Atingível: exige um esforço que está ao alcance dos recursos financeiros do negócio;
  • Relevante: representa um impacto positivo no processo de entrega do produto;
  • Temporal: determina um prazo para a realização de até o mês de maio de 2022.

 

4. Investir 20% a mais em marketing de conteúdo até o final de 2022

  • Específica: pretende investir mais em marketing de conteúdo;
  • Mensurável: espera-se investir mais 20% em comparação com o realizado atualmente;
  • Atingível: exige um esforço que está ao alcance dos recursos financeiros do negócio;
  • Relevante: representa um impacto positivo na sua autoridade perante o mercado;
  • Temporal: determina um prazo para a realização de até o final de 2022.

 

5. Aumentar o número de afiliados em 5% no segundo semestre de 2022

  • Específica: pretende aumentar o número de afiliados;
  • Mensurável: espera-se aumentar em 5% em comparação com a quantidade de afiliados atuais;
  • Atingível: exige um esforço que está ao alcance dos recursos financeiros do negócio;
  • Relevante: representa um impacto positivo na divulgação do seus infoprodutos;
  • Temporal: determina um prazo para a realização no segundo semestre de 2022.

 

6. Criar o infoproduto X até o último trimestre de 2022

  • Específica: pretende criar o infoproduto X;
  • Mensurável: espera-se aumentar a quantidade de infoprodutos no seu portfólio;
  • Atingível: exige um esforço que está ao alcance dos recursos materiais, humanos e financeiros do negócio;
  • Relevante: representa um impacto positivo no empreendimento, já que poderá ofertar mais infoprodutos para o mercado e, consequentemente, conseguirá aumentar o seu faturamento;
  • Temporal: determina um prazo para a realização até o último trimestre de 2022.

Podemos concluir que as metas SMART podem ajudar muito no planejamento do seu negócio digital. Isso porque representam um checklist que facilita a definição dos objetivos que você pretende atingir em um determinado período.

Agora que você já viu o que são metas SMART, exemplos etc., que tal aprender a planejar o seu curso online? Baixe gratuitamente nosso Guia do Planejamento de Curso Online e aproveite para desenhar o seu futuro infoproduto. Não se esqueça de usar os conceitos aprendidos neste post durante o processo.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.