empreender com a herospark

Não é novidade para ninguém que as aulas online estão cada vez mais populares. Só para se ter uma ideia, houve um aumento de 161% na procura de cursos online em 2020.

Por isso, se você é um produtor digital e quer aproveitar a tendência, saiba que não basta apenas criar um curso online e colocá-lo no ar.

É preciso aprender como fazer um plano de aula bem estruturado antes de dar o pontapé no seu infoproduto.

Ainda não sabe como fazer um plano de aula para dar o primeiro passo no seu curso online? Não se preocupe!

Neste artigo, você vai saber o que é necessário para criar esse documento, além de conferir um modelo pronto para te ajudar nessa etapa. Vamos lá?

O que é um plano de aula?

O plano de aula é um documento que tem como finalidade orientar o planejamento das aulas de um curso. Para isso, ele conta com diversas informações, como:

  • Tema das aulas;
  • Objetivos;
  • Público-alvo;
  • Metodologia de ensino;
  • Formas de avaliação, etc.

Apesar de ser um documento relativamente simples, o plano de aulas é um grande diferencial para a organização do seu curso. Isso porque ele considera pontos importantes para a transmissão do seu conhecimento e como seus alunos irão absorvê-lo. 

 

Como fazer um plano de aula? 5 passos para fazer o seu

Agora é hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer um plano de aula. Para isso, separamos exemplos práticos para você aplicar no seu curso online. Vamos começar? 

 

 

1. Conheça a sua persona 

Antes de começar o seu planejamento, é fundamental conhecer o perfil dos alunos. Se o seu curso é sobre marketing digital, por exemplo, observar o nível de conhecimento do seu público é o primeiro passo para definir todos os outros tópicos.

Nesse sentido, saiba que desde a metodologia de ensino até a forma de avaliação, o nível de conhecimento vai nortear todas as questões do seu planejamento. 

Afinal, se o seu público possui um conhecimento iniciante em marketing digital, por exemplo, não faz sentido usar metodologias complexas e abordar conteúdos profundos, não é verdade?

 

2. Defina o tema 

Após entender o perfil do seu público e o seu nível de conhecimento, é o momento de definir o tema que será abordado em cada aula. Nesse ponto, é importante desdobrar o tema para entender quais tópicos serão abordados.

Seguindo o exemplo do curso online de marketing digital, um tema como “Persona” poderia ser desdobrado em conteúdos como:

  • O que é persona;
  • Diferença entre persona e público-alvo;
  • Diferentes tipos de persona.

 

3. Estabeleça os objetivos 

Com o tema definido, o próximo passo na hora de aprender como fazer um plano de aula é estabelecer os objetivos a serem alcançados com cada aula.

Antes de mais nada, vale destacar que não é necessário traçar apenas uma meta para cada plano de aula. Isso quer dizer que uma aula pode conter diferentes objetivos. 

No entanto, é importante não criar muitas metas. Do contrário, será difícil acompanhá-las para verificar se, de fato, foram alcançadas.

Nesse sentido, em um curso de marketing digital, por exemplo, a aula sobre “Personas” pode ter objetivos como:

  • Diferenciar os tipos de persona; 
  • Desenvolver a persona do seu negócio.

Também é importante estar atento ao seu público na hora de definir seus objetivos, para que eles estejam de acordo com o nível de conhecimento dos seus alunos. Dessa forma, evita traçar metas inalcançáveis e frustrar o planejamento do seu curso.

 

4. Defina os conteúdos e a metodologia 

Chegou a hora de, finalmente, definir os conteúdos e a metodologia que será abordada em cada aula.

Nesse momento, você vai avaliar tudo que foi observado anteriormente para estabelecer o quê e como será abordado. 

Se o seu público demonstrou mais interesse em conteúdos curtos, por exemplo, a metodologia de microlearning é uma boa opção para mantê-los engajados no curso. 

 

5. Escolha como avaliar os alunos

A avaliação é o momento final no qual você acompanha os resultados do seu plano de aula. É a partir dela que o professor identifica se os objetivos foram alcançados, bem como o desempenho dos alunos.

Aqui, é importante destacar que não existe apenas uma forma de avaliar conhecimento. Embora estejamos habituados a avaliar a partir de provas escritas, existem também outros pontos que podem ser observados, como:

  • Participação em caso de aulas online e ao vivo;
  • Provas orais;
  • Estudos de caso;
  • Exercícios desenvolvidos;
  • Entre outras opções que podem fazer sentido para o melhor aprendizado. 

 

aluno e professor interagindo em um curso online por meio de um notebook

 

Afinal, o que não pode faltar em um plano de aula?

Agora que você já sabe como fazer um plano de aula, saiba que existem alguns pontos importantes que você não pode deixar de fora ao desenvolver o seu. Eles são:

  • Nível de conhecimento do seu público;
  • Tema e conteúdos da aula;
  • Objetivos a serem alcançados e avaliados.

Sem as informações acima, dificilmente você conseguirá fazer o seu plano de aula de maneira eficiente. Isso porque alguns pontos estão relacionados e dependem um do outro para funcionar.

Por exemplo: para definir o tema e outros pontos do seu planejamento, é essencial conhecer o seu público-alvo. E assim ocorre com outras questões também. 

 

Modelo de plano de aula

Para te ajudar a entender melhor como fazer um plano de aula, montamos um modelo com os exemplos que apresentamos ao longo do conteúdo e que pode ser facilmente aplicado na sua realidade! Confira!

 

Plano de Aula

Curso: Marketing Digital do 0 ao profissional

Professor(a): Maria da Silva

Aula: 1

Público-alvo: iniciante

Tema: persona

Objetivos:

  1. Entender o conceito de persona
  2. Entender a importância da persona para o marketing
  3. Conhecer os diferentes tipos de persona
  4. Desenvolver a persona do seu negócio

Conteúdos:

  • O que é persona?
  • Qual é a importância dela para o seu negócio?
  • Tipos de persona
  • Como fazer a sua?

Metodologia: microlearning (vídeos de até 4 minutos de cada conteúdo)

Avaliação: estudo de caso

 

Com tanto potencial, é inegável que os cursos online são uma porta aberta de possibilidades para os infoprodutores, não é verdade?

Portanto, agora que você já sabe como fazer um plano de aula, tire o seu projeto do papel e coloque-o em prática. 

Para isso, conheça o Guia de Planejamento de Curso Online da HeroSpark! Com certeza essa ferramenta te ajudará muito a criar um bom produto digital e a fazer um grande sucesso com o seu curso!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *