Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


5 estratégias para fidelizar clientes

Confira estratégias para fidelizar clientes

Cada vez mais, achar clientes novos não é o suficiente para manter um negócio. Também é preciso fidelizar clientes antigos, o que ajudará a garantir um maior retorno financeiro para a sua empresa. Além disso, a fidelização de clientes é muito mais barata do que a conquista de novos compradores.

 

Um cliente fiel torna-se também um difusor da sua marca. Ou seja, ele fará o chamado “marketing boca a boca”, indicando o seu produto ou serviço para amigos, conhecidos e até mesmo falando dele nas redes sociais. Esse tipo de propaganda gratuita é bem vantajosa.

 

Já deu para entender como fidelizar clientes é importante, certo? Confira algumas estratégias para isso ao longo da leitura!

 

5 dicas para fidelizar clientes

 

1. Faça o monitoramento do comportamento do seu público

 

Antes de tudo, você deve saber como o seu cliente é. A resposta para essa questão será a base de toda a sua estratégia de fidelizar novas pessoas. Por isso, saber quem é o seu público consumidor e traçar o perfil dos novos clientes é muito importante.

 

Para fazer a fidelização de clientes, é preciso saber faixa etária, gênero, dimensão do poder aquisitivo, entre outras características que são conseguidas por meio da construção do avatar. Além disso, você precisa monitorar o comportamento dessas pessoas, em especial, nas redes sociais. É importante saber o que elas comentam sobre a sua empresa, produto ou serviço, e também sobre a concorrência, prestando atenção às reclamações feitas.

 

O objetivo do monitoramento é, principalmente, saber o que o seu público acha sobre a sua marca e se ele está realmente satisfeito. Com isso, você poderá entender melhor como fidelizar clientes, uma vez que poderá ajustar o seu negócio digital para agradar cada vez mais e, assim, melhorar o desempenho da sua marca no mercado. Tenha sempre em mente que um consumidor contente voltará a comprar e se tornará um cliente fiel da empresa.

 

2. Invista no pós-venda para fidelizar clientes

 

É um enorme erro achar que o relacionamento com o cliente termina após ele finalizar a compra. Pelo contrário, isso significa que um novo ciclo está começando. Por isso, investir no pós-venda pode fazer toda a diferença na estratégia de vendas. Continue mantendo o contato com o consumidor para que você possa saber qual foi a sua experiência com o produto ou serviço.

 

Além disso, para fortalecer o relacionamento com o cliente, você deve fazer pesquisas de satisfação e fornecer ao comprador a sensação de “fazer parte” daquele negócio digital. Isto é, ele deve acreditar que é importante e único para a sua marca. Demonstrar essas preocupações aumenta as chances de transformar um consumidor em um cliente fiel. Assim, a possibilidade do comprador fazer o marketing de indicação também é muito maior.

 

Não se esqueça de estar sempre presente e de manter o seu cliente por perto. A comunicação necessita ser contínua. Dessa forma, você evita que o consumidor vá ao seu site somente quando é oferecida uma promoção ou oferta. É claro que ações desse tipo são necessárias de vez em quando. No entanto, a pessoa deve voltar ao seu negócio, acima de tudo, porque gostou e quer consumir o seu produto ou serviço mais uma vez.

 

O ideal é não deixar que ela fique muito tempo sem visitar a sua loja. Mas, lembre-se que a comunicação não deve ser invasiva ou insistente. Entre em contato quando perceber que aquele cliente já está há muito tempo sem comprar. Alguns softwares podem ajudar a realizar esse tipo de monitoramento.

67 headlines para páginas de vendas

 

3. Monte programas de fidelidade

 

Negócios digitais devem ter programas de fidelidade. Então, não perca tempo e comece a elaborar o seu programa de fidelidade já. Faça fichas cadastrais para todos os seus consumidores. Assim, você poderá oferecer recompensas para aqueles que comprarem o produto ou serviço da sua marca com mais frequência ou realizarem compras com maiores valores.

 

Quando pensamos em como fidelizar clientes, essa dica é umas das mais fáceis e simples. Isso porque os programas de fidelidade conquistam os consumidores imediatamente.

 

Afinal, quem é que não gosta de receber descontos ou mimos especiais? As pessoas ficarão com mais vontade de comprar novamente da sua marca porque irão saber que podem ganhar recompensas. Os consumidores ficam engajados e acabam passando as promoções para frente, fazendo o marketing boca a boca. Já os clientes fiéis se sentirão presenteados.

 

4. Amplie os canais de comunicação abertos com a marca

 

Aumentar e facilitar a comunicação não só ajuda a atrair novos compradores, mas também melhora o relacionamento com o cliente, já que ele se sentirá querido e até mesmo terá mais confiança na sua marca. Todo mundo gosta de atenção e de um bom atendimento, não é? Um amplo canal de comunicação é essencial para isso.

 

Então, se você quer fidelizar clientes, ofereça várias opções. Isso fará com que ele interaja e tenha mais engajamento com a marca. A empresa deve ter vários meios de comunicação fáceis e sem complicações, por exemplo: telefone, WhatsApp, chat, SMS, e-mail, formulários no site e redes sociais.

 

5. Adquira ferramentas para ajudar no processo de fidelização

 

Fidelizar clientes pode ficar bem mais fácil se você contar com a ajuda de algumas ferramentas. Isso porque elas deixam tudo mais rápido, prático, dinâmico e acessível para você construir o melhor relacionamento com o cliente.

O SparkFunnels, por exemplo, serve para a criação de funis de vendas de alta conversão, que contribuem com a estratégia de fidelizar. Estão entre os serviços oferecidos pelo SparkFunnels: criação de landing pages, transmissão de webinar e acompanhamento de resultados, que são recursos importantes quando falamos em fidelização.

 

Imagine que a sua marca crie um programa para fidelizar clientes e ainda use as ferramentas da HeroSpark: com certeza, você terá muitos clientes fiéis que irão garantir o marketing boca a boca de sua empresa.

 

Conheça o SparkFunnels:

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …