empreender com a herospark

Cada vez mais, achar clientes novos não é o suficiente para manter um negócio. Também é preciso fidelizar clientes antigos para ter maior retorno financeiro para a sua empresa.

Além disso, a fidelização de clientes é muito mais barata do que a conquista de novos compradores.

Um cliente fiel torna-se também um difusor da sua marca.

Ou seja, ele fará o chamado “marketing boca a boca”, indicando o seu produto ou serviço para amigos, conhecidos e até mesmo falando dele nas redes sociais.

Já deu para entender como fidelizar clientes é importante, certo? Confira algumas estratégias para isso ao longo da leitura!

5 dicas para fidelizar clientes

 

1. Faça o monitoramento do comportamento do seu público

Antes de tudo, você deve conhecer seu cliente. A resposta para essa questão será a base de toda a sua estratégia de fidelizar novas pessoas.

Por isso, saber quem é o seu público consumidor e traçar o perfil dos novos clientes é muito importante.

Para fazer a fidelização de clientes, é preciso saber faixa etária, gênero, dimensão do poder aquisitivo, entre outras características que são conseguidas por meio da construção do avatar.

Além disso, você precisa monitorar o comportamento dessas pessoas, em especial, nas redes sociais.

É importante saber o que elas comentam sobre a sua empresa, produto ou serviço, e sobre a concorrência, prestando atenção nas reclamações feitas.

O objetivo do monitoramento é, principalmente, saber o que o seu público acha sobre a sua marca e se ele está realmente satisfeito.

Com isso, você poderá entender melhor como fidelizar clientes, uma vez que poderá ajustar o seu negócio digital para melhorar o desempenho da sua marca no mercado. 

Tenha sempre em mente que um consumidor contente voltará a comprar e se tornará um cliente fiel da empresa.

 

2. Invista no pós-venda para fidelizar clientes

É um enorme erro achar que o relacionamento com o cliente termina após ele finalizar a compra.

Pelo contrário, isso significa que um novo ciclo está começando. 

Por isso, investir no pós-venda pode fazer toda a diferença na estratégia de vendas.

Continue mantendo o contato com o consumidor para que você possa saber qual foi a sua experiência com o produto ou serviço.

Além disso, para fortalecer o relacionamento com o cliente, você deve fazer pesquisas de satisfação e fornecer ao comprador a sensação de “fazer parte” daquele negócio digital.

Isto é, o cliente deve acreditar que é importante e único para a sua marca. 

Demonstrar essas preocupações aumenta as chances de transformar um consumidor em um cliente fiel. Assim, a possibilidade do comprador fazer o marketing de indicação também é muito maior. 

Não se esqueça de estar sempre presente e de manter o seu cliente por perto. A comunicação necessita ser contínua.

Dessa forma, você evita que o consumidor vá ao seu site somente quando é oferecida uma promoção ou oferta. 

É claro que ações são necessárias de vez em quando. No entanto, a pessoa deve voltar ao seu negócio, acima de tudo, porque gostou e quer consumir o seu produto ou serviço mais uma vez.

O ideal é não deixar que ela fique por muito tempo sem visitar a sua loja, mas lembre-se que a comunicação não deve ser invasiva ou insistente.

Entre em contato quando perceber que aquele cliente já está há muito tempo sem comprar. Alguns softwares podem ajudar a realizar esse tipo de monitoramento.

 

3. Monte programas de fidelidade

Negócios digitais devem ter programas de fidelidade. Ofereça recompensas para quem comprar o produto ou serviço da sua marca com mais frequência, ou realizar compras com maiores valores.

Quando pensamos em como fidelizar clientes, essa dica é umas das mais fáceis e simples. Isso porque os programas de fidelidade conquistam os consumidores imediatamente.

Afinal, quem é que não gosta de receber descontos ou mimos especiais?

As pessoas ficarão com mais vontade de comprar novamente da sua marca porque irão saber que podem ganhar recompensas. 

Com programas de fidelidade, os consumidores ficam engajados e acabam passando as promoções para frente, fazendo o marketing boca a boca.

Já os clientes fiéis se sentirão presenteados.

 

4. Ofereça o melhor atendimento ao cliente

Uma das coisas que devem ser priorizadas em qualquer empresa é o atendimento ao cliente.

A área de atendimento merece toda a atenção da equipe, afinal, cada vez mais os clientes desejam que as empresas tenham competência em resolver seus problemas de forma rápida e efetiva.

E um atendimento de qualidade vai além de ter educação. Na verdade, oferecer um atendimento respeitoso é o básico. Diante disso, é preciso estar atento a alguns pontos:

  1. Conheça o seu cliente, tente entender o que ele busca, investigue e faça perguntas assertivas, tentando se colocar no lugar dele (a famosa empatia);
  2. Exponha todas as informações de forma clara e objetiva. Nada de asteriscos ou informações escondidas nas entrelinhas;
  3. Um bom atendimento não deve seguir um padrão de respostas engessadas. Seja natural, humano. As pessoas gostam de sentir que estão falando com pessoas, não com robôs.
  4. Jamais abandone o cliente. Esteja ao lado dele até que o problema seja resolvido, mesmo que isso leve horas ou dias.

 

5. Amplie os canais de comunicação abertos com a marca

Aumentar e facilitar a comunicação não só ajuda a atrair novos compradores, mas também melhora o relacionamento com o cliente. Isso faz com que o cliente se sinta “querido” pela marca e tenha mais confiança nela. 

Todo mundo gosta de atenção e de um bom atendimento. E ter um amplo canal de comunicação é essencial para isso.

Então, se você quer fidelizar clientes, ofereça várias opções. Isso fará com que seu cliente interaja e tenha mais engajamento com a sua marca. A empresa deve ter vários meios de comunicação fáceis e sem complicações, como telefone, WhatsApp, chat, SMS, e-mail, formulários no site e redes sociais.

 

6. Direcione seus esforços para os clientes certos

Dependendo do tamanho da sua empresa, é impossível estar 100% disponível para todos os clientes, certo? É aí que a buyer persona entra.

A buyer persona nada mais é do que o perfil do seu cliente ideal. 

Após traçar esse perfil com informações claras e objetivas sobre seu público-alvo, você poderá direcionar seus esforços para essas pessoas, ao invés de perder tempo com outras que talvez não tenham interesse no seu produto.

Afinal, se a pessoa tem o perfil de cliente da sua marca, é muito mais provável que ela se torne um cliente fiel.

 

7. Crie uma comunidade ao redor da sua marca

Comunidades são ferramentas essenciais para o engajamento de clientes.

Elas nada mais são do que o agrupamento de pessoas que desenvolvem relações afetivas com determinado produto ou serviço oferecido por uma marca.

Os membros dessas marcas são conhecidos como “Brand Lovers”, e essas marcas, “Love Marks”.

Quando existe uma comunidade, os clientes passam a ser mais do que fiéis. Torna-se um relacionamento que vai além do comercial. 

É claro que construir comunidades de marcas não é algo exatamente simples, mas algumas atitudes podem ajudar nesse processo.

Por exemplo, você pode criar grupos nas redes sociais, onde poderá publicar conteúdos e promoções específicas para os clientes que fizerem parte. I

sso fará com que eles não esqueçam da sua marca e se sintam especiais por fazer parte dessa comunidade.

Outra ideia é convidar sua comunidade para participar da criação de um nome para algum produto, participar de um evento VIP, criar uma newsletter oficial, entre outras opções diversas.

 

8. Adquira ferramentas para ajudar no processo de fidelização

Fidelizar clientes pode ficar bem mais fácil se você contar com a ajuda de algumas ferramentas.

Isso porque elas deixam tudo mais rápido, prático, dinâmico e acessível para você construir o melhor relacionamento com o cliente.

A HeroSpark, por exemplo, serve para a criação de funis de vendas de alta conversão, que contribuem com a estratégia de fidelizar. 

Estão entre os serviços oferecidos pela HeroSpark a criação de landing pages e a transmissão de webinar e acompanhamento de resultados, que são recursos importantes quando falamos em fidelização.

Imagine que a sua marca crie um programa para fidelizar clientes e ainda use as ferramentas da HeroSpark: com certeza, você terá muitos clientes fiéis que irão garantir o marketing boca a boca de sua empresa!

 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *