O que é landing page: significado e como criar [fácil]

Website aberto em computador e celular. Texto da imagem:landing page significado

Qual é o significado de landing page? Por que essa página é tão importante para o meu negócio digital? Se essas dúvidas te acompanham constantemente, então você precisa ler urgentemente este artigo para encontrar as respostas dessas e de muitas outras questões. 

Afinal, essa ferramenta de marketing digital é muito importante para as suas estratégias de atração de novos clientes. Por isso, é essencial que você saiba como ela funciona. 

Sendo assim, vamos nessa e boa leitura!

O que é e qual o significado de landing page?

Landing page (LP) é uma página que tem todos os elementos voltados para a conversão do visitante em lead, ou seja, em oportunidade de negócio ou cliente. Por isso mesmo, ela é muito utilizada em campanhas de marketing digital. 

Vale dizer que a landing page também é conhecida como:

  • Página de conversão;
  • Página de aterrissagem;
  • Página de destino. 

Nessa página, as pessoas preenchem um formulário para receber algo em troca. Assim, ao concluir esse processo, elas deixam de ser simples visitantes e passam a ser leads ou clientes. Confira um exemplo abaixo:

print da landing page do material gratuito da HeroSpark

Para ver esta landing page completa, basta clicar aqui.

As landing pages podem ser vinculadas a uma página do seu site ou blog para impulsionar o tráfego orgânico. Mas você também pode usar essas páginas para:

  • Disponibilizar um e-book gratuito para coletar informações de leads;
  • Realizar um pré-lançamento de infoproduto;
  • Montar uma página de vendas, etc.

Vale dizer que você pode utilizar o Google Analytics para tornar a análise de dados da sua landing page ainda mais minuciosa e detalhada e, assim, conseguir resultados mais expressivos. 

A partir disso, será possível criar um lead scoring para classificar e qualificar cada um dos leads para, então, promover ações mais direcionadas.

Como é a estrutura de uma landing page?

Agora que você já sabe o significado de uma landing page, é hora de conhecer os elementos fundamentais que não podem faltar em uma página de conversão de sucesso

Uma boa landing page precisa ter:

  • Título;
  • Formulário;
  • Identidade visual;
  • CTA;
  • Conteúdo persuasivo.

Todos estes itens devem ser customizados de acordo com a função da sua LP, ok?

Título

Estudos indicam que as pessoas leem primeiro o título e o subtítulo antes de continuar a leitura do conteúdo.

Isso significa que você precisa criar headlines criativas, atraentes e que apresentem, de preferência, alguma palavra-chave relevante para que os visitantes se interessem pela sua oferta.

Além disso, elas devem estar alinhadas com o conteúdo para evitar que a audiência se frustre com ele.

Formulário 

Também é necessário que a landing page tenha um formulário para a submissão dos dados, ou seja, para a conversão. 

No entanto, lembre-se que não é ideal exigir muitas informações aos leads. Nesse caso, menos é mais! Caso contrário, as pessoas deixam de preencher o formulário. 

Por isso, na maior parte das vezes, pedir o nome, o telefone e o e-mail é suficiente para a geração de leads. 

Identidade visual

A construção do layout da sua landing page também é muito importante, pois ele é um elemento visual responsável por chamar a atenção da audiência.

Por isso, use cores e letras relacionadas com a sua marca. Não se esqueça também de inserir imagens alinhadas com a sua identidade visual.

Mas não exagere nos elementos, pois uma página muito poluída costuma não obter os resultados esperados.

CTA

A call to action é uma chamada para ação. Ou seja, você incentiva as pessoas a fazerem alguma ação após lerem o conteúdo. Por isso, está no centro do significado de landing page, já que é a faísca para gerar a conversão.

Lembre-se que ela precisa estar alinhada com o objetivo da sua página de conversão. Além disso, a frase da CTA deve ser no imperativo, como “Baixe agora”.

Conteúdo persuasivo

Faça uma ótima descrição da sua oferta. Nesse caso, existem boas práticas que indicam que você deve usar bullets points, frases curtas, linguagem direta, entre outros.

Além disso, é importante falar sobre os benefícios que a oferta proporcionará à audiência, bem como utilizar gatilhos mentais, como a prova social. 

Se você quiser saber mais sobre como construir uma landing page que converte, assista a este vídeo preparado pela equipe de marketing da HeroSpark:

Quais são os tipos de landing page?

Além de saber o significado de uma landing page, é importante conhecer os tipos mais comuns utilizados no mercado digital. Assim, você saberá qual deles usar em cada ação de marketing. 

Portanto, veja quais são os tipos de LP a seguir.

Página de captura

Este tipo de landing page serve para capturar os dados das pessoas para gerar leads. Nesse caso, sempre existe uma oferta de um material rico, como um webinar ou um e-book. 

Mas, para baixá-lo, é necessário que o visitante preencha um formulário com nome, e-mail e telefone. Assim, você consegue criar uma base de leads para usar nas suas estratégias de e-mail marketing.

Página de confirmação pendente

Já este tipo de LP é usado para ajudar o seu lead a fazer uma determinada ação. 

Sabe aquele e-mail que você recebe para confirmar seu cadastro quando preenche uma solicitação no site ou no blog para receber uma newsletter? Então, ele contém uma página de confirmação pendente. 

Assim, essa landing page é muito útil para direcionar o lead a fazer aquilo que você precisa para obter os resultados esperados.

Página de vendas

A página de vendas ou checkout é um site de página única que oferece um produto ou serviço digital para a sua audiência. Ela deve conter uma descrição bem detalhada da sua solução para que atraia a atenção das pessoas.

Vale destacar que é importante inserir os benefícios proporcionados pelo seu produto ou serviço, bem como depoimentos de clientes satisfeitos.

Thank you page

Também conhecida como página de obrigado, ela serve para finalizar uma conversão. Por isso, essa landing page é sempre enviada após qualquer tipo de LP. 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Nesse caso, você agradece a ação tomada pelo usuário e, depois, pode oferecer outro conteúdo relevante ou, ainda, uma nova oferta ou produto digital.

Glossário de marketing digital GRÁTIS

Todos os conceitos que você precisa dominar para ganhar dinheiro na internet em 2022. Confira clicando no botão abaixo.

Baixar grátis agora

Como criar uma landing page na HeroSpark?

Agora que você já sabe quais tipos e qual é o significado de landing page, é hora de aprender como criar a sua própria página com a HeroSpark, de um jeito fácil, rápido e em apenas alguns passos. Veja só!

  1. Acesse o site da HeroSpark e clique em “Começar Grátis Agora”.
  2. Em seguida, preencha o formulário.
  3. Responda algumas perguntas essenciais para que a HeroSpark entenda o seu perfil.
  4. Depois de responder as perguntas, clique em “Acessar Minha Conta”.
  5. Agora, você terá acesso ao painel de criação da HeroSpark. Nele, será possível criar sua landing page em apenas alguns passos. Para isso, basta seguir as orientações dispostas nas barras de ferramentas da página.

Além disso, saiba que nesse mesmo painel, você também terá informações sobre como criar um produto, como personalizar uma página de vendas e, até mesmo, como conquistar sua primeira venda.

A HeroSpark é a escolha ideal para você bombar na internet, adquirir novos leads e levar mais oportunidades de negócio e vendas para a sua empresa. 

Caso tenha alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo:

Qual a diferença entre landing page e site?

Como vimos, a landing page é um tipo de página de conversão. Ela serve para apresentar a oferta de um produto ou serviço único. E, normalmente, você encontra nessa página a descrição detalhada da solução e um botão para efetuar a compra.

Já no site, é possível vender um portfólio com produtos e serviços diferentes. Nesse caso, existe uma página para a descrição da solução e outra para finalizar a compra.

Vale destacar que a landing page pode ser feita por meio de plataformas de automação de marketing disponíveis na Internet, como a Herospark. 

Por outro lado, o site precisa de um suporte técnico, ou seja, você precisa contratar um desenvolvedor para criá-lo, bem como prestar manutenção.

Mas, então, qual é a melhor opção? Isso depende da sua necessidade. 

Se você tem apenas um produto, inicialmente não precisa criar um site, pois a landing page já ajudará a cumprir o seu objetivo.

Porém, se você tem multiprodutos, o ideal é procurar um desenvolvedor e construir um site bem estruturado e que ofereça uma boa experiência de compra aos seus clientes.

Exemplos de landing pages que convertem

Antes de criar sua página de conversão, vale a pena dar uma pesquisada na internet e estudar algumas referências. Afinal, olhar para empresas que sabem trabalhar suas landing pages só vai ajudar você a tornar a sua página ainda mais eficaz. 

Para isso, separamos alguns modelos de landing pages para você se inspirar e criar uma página de conversão de sucesso. Confira abaixo:

1. Na direção do seu curso online

Print da Landing page Na direção do seu curso online

A landing page criada pela produtora digital Fê Viana, da Escola de Professores Online, tem como finalidade anunciar sua aula gratuita “5 Passos definitivos para montar o cenário do seu curso online”, e é um ótimo exemplo de página de conversão.

Com poucos elementos, a landing page tem como foco o formulário para captação de leads. Mas, para impulsionar a conversão, a infoprodutora oferece um conteúdo de valor, no caso uma aula grátis.

As cores utilizadas são vivas e seguem a identidade visual da marca de Fê Viana. Além disso, ela inclui uma breve descrição de sua trajetória para ajudar no posicionamento como autoridade, com destaque para a informação que indica sua especialidade em produção de cursos.

2. Sextou com Isa

Print da Landing page Sextou com Isa

Outro exemplo de landing page que vai direto ao ponto é a do Sextou com a Isa, que divulga as inscrições para a live semanal da produtora digital Isabella Mori.

A landing page apresenta o tema do conteúdo já no título e acrescenta informações como:

  • Horário e data semanal de exibição;
  • Formulário simples, pedindo nome completo e e-mail;
  • Botão CTA com gatilho mental de lembrete;
  • Bullet point apresentando os temas e formatos de conteúdo que o visitante terá acesso se realizar a conversão.

No final da landing page, tem uma breve apresentação da influencer e produtora digital Isabella Mori, incluindo suas experiências como criadora de conteúdo.

 3. MentoLab

Print da Landing page Mentolab

A MentoLab é uma mentoria voltada para profissionais que desejam iniciar na carreira de análise de dados ou aprimorar os conhecimentos na área.

A landing page é bem completa e apresenta informações como:

  • Forma de pagamento, incluindo o atrativo do desconto;
  • Breve apresentação do método MentoLab;
  • Conteúdos que o cliente vai encontrar na mentoria;
  • Condições especiais de pré-venda para assinar por meio da landing page.

Além disso, a página ainda conta com feedbacks de ex-alunos, o que funciona como prova social da qualidade do produto.

4. Fisio Play

Print da Landing page Fisio Play

Outro exemplo de landing page que utiliza a prova social de usuários do produto é o da Fisio Play, plataforma multiexperiência criada pelas fisioterapeutas Jackeline Coutinho e Marcília Choinaki.

Além de formulários, informações para contato e um breve perfil das produtoras, a landing page também conta com detalhes do produto, como:

  • Apresentação da funcionalidade com prints demonstrativos;
  • 3 Botões de CTA posicionados em diferentes pontos da página;
  • Apresentação do preço do clube de assinatura no início da página.

Outro elemento para se destacar nessa landing page é a aparência moderna e intuitiva, que demonstra um equilíbrio entre sofisticação, qualidade do produto e interatividade.

Quais são as métricas de uma landing page?

As métricas são referenciais para que você possa mensurar os resultados de uma estratégia e conseguir redefinir elementos ou apostar em novos conteúdos para otimizá-la.

E para saber se uma landing page está performando como o esperado, é necessário acompanhar algumas métricas. Mas você sabe quais são elas? Confira abaixo algumas.

  • Taxa de conversão: essa métrica corresponde ao número de visitantes convertidos em leads. Uma taxa de conversão alta indica o sucesso de uma estratégia de landing page.
  • Taxa de rejeição: também chamada de bounce rate, essa métrica indica o número de visitantes que entraram, mas não tiveram interação relevante com a landing page. 
  • Tempo médio na página: saber quanto tempo seus visitantes passam em sua landing page pode significar maiores chances de conversão. Por isso, é muito importante conseguir deixar a landing page atrativa para reter a atenção dos clientes em potencial.
  • Posicionamento no site de buscas: quanto mais alta for a sua posição em sites de buscas, como o Google, mais altas são as possibilidades de acesso e aumento de tráfego orgânico.

Conhecer essas métricas é fundamental para que você possa gerar mais leads e, assim, escalar seus resultados no digital. 

Por que é importante ter uma boa landing page?

Como vimos, a landing page é essencial para o crescimento de um negócio digital, pois é por meio dela que você consegue conhecer quem são os seus leads. E, a partir dessas informações, é possível criar estratégias mais direcionadas.

Você pode, por exemplo, enviar uma sequência de e-mails aos leads, para estreitar o relacionamento, até que elas se tornem seus clientes. Ou, ainda, qualificá-los e detalhar as ações que serão realizadas para cada um dos grupos de leads. 

Portanto, a LP é uma ótima estratégia de marketing digital que todos os produtores de conteúdo precisam utilizar no seu dia a dia.

Desse modo, agora que você já sabe qual é o significado de landing page, sua importância e, principalmente, já aprendeu como fazer uma, que tal utilizar agora mesmo a HeroSpark para criar e colocar no ar a sua página de conversão? 

A plataforma é rápida, gratuita, intuitiva e te ajudará a conquistar muitos clientes e a realizar boas vendas. Por isso, não perca tempo e comece hoje mesmo a sua estratégia de marketing. 

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.