Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Landing page: significado e importância para o negócio digital

Website aberto em computador e celular. Texto da imagem:landing page significado

 

Mas, afinal, qual é o significado de landing page? E por que está página é tão importante para o seu negócio digital? Neste texto, você vai saber a resposta destas perguntas e muito mais!

Lembre-se de que essa ferramenta de marketing digital é muito importante para as suas estratégias de atração de novos clientes. Por isso, é essencial que você saiba como ela funciona.

 

Qual é o significado de landing page?

O termo landing page, também conhecido como página de aterrissagem ou página de conversão, significa um local no qual as pessoas preenchem um formulário para receber algo em troca. Ao concluir esse processo elas deixam de ser simples visitantes e passam a ser leads ou clientes.

Portanto, as páginas de aterrissagem são usadas para divulgar um produto ou serviço, bem como para captar dados relevantes de possíveis clientes. Elas podem ser vinculadas a uma página do site ou do blog, desde que eles tenham um bom tráfego de visitantes.

Por exemplo, você pode usar uma LP para disponibilizar um e-book gratuito e, em troca, coletar o e-mail e o telefone de quem baixar esse material rico. Com esses dados adquiridos, você consegue ter um panorama do tipo de pessoa que se interessa pelo seu conteúdo ou infoproduto

Além disso, obtém uma base para estudar formas de atingir esse público. E ainda pode usar esses dados para entrar em contato com o lead por meio de e-mail marketing e criar uma relação mais próxima com ele.

A princípio, você pode não acreditar que as landing pages sejam capazes de gerar tanto resultado. Mas entendendo sobre os elementos utilizados na sua estruturação é possível perceber os motivos desse método ser tão eficiente.

 

Como é a estrutura de uma landing page?

Agora que você já sabe o significado de uma landing page, é hora de conhecer os elementos fundamentais que não podem faltar em uma página de conversão de sucesso. Vale destacar que esses itens podem ser customizados de acordo com a função da LP. Acompanhe!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Título

Estudos indicam que as pessoas leem primeiro o título e o subtítulo antes de continuar a leitura do conteúdo.

Isso significa que você precisa criar headlines criativas e atraentes para que os visitantes se interessem pela sua oferta.

Além disso, elas devem estar alinhadas com o conteúdo para evitar que a audiência se frustre com ele.

 

Formulário 

Também é necessário que a LP tenha um formulário para submissão dos dados, ou seja, para a conversão. Lembre-se de que não é ideal exigir muitas informações do lead.

Nesse caso, menos é mais, caso contrário as pessoas deixam de preenchê-lo. Por isso, na maior parte das vezes pedir o nome, o telefone e o e-mail é suficiente.

 

Identidade visual

A construção do layout da sua landing page também é muito importante, pois ele é um elemento visual que chama a atenção da audiência.

Para isso, use cores e letras relacionadas com a sua marca. 

Assim como insira imagens alinhadas com a sua identidade visual.

Mas lembre-se de não exagerar nos elementos, pois uma página muito poluída costuma não obter os resultados esperados.

 

CTA

A call to action é uma chamada para ação. Ou seja, você utiliza incentivar as pessoas a fazer alguma ação após ler o conteúdo da sua landing page.

Lembre-se de que ela precisa estar alinhada com o objetivo da sua página de conversão.

Assim como deve ser uma frase no imperativo, como “Baixe agora”.

 

67 headlines para páginas de vendas

Conteúdo persuasivo

Faça uma ótima descrição da sua oferta. Nesse caso, existem boas práticas que indicam que você deve usar bullets points, frases curtas, linguagem direta, entre outros.

Além disso, é importante falar sobre os benefícios que a oferta proporcionará à audiência, bem como utilizar gatilhos mentais, como a prova social. 

Se você quiser saber mais sobre como construir uma landing page que converte, assista a este vídeo preparado pela equipe de marketing da HeroSpark:

 

 

Quais são os tipos de landing page?

Além de saber o significado de uma landing page, é importante conhecer os tipos mais comuns utilizados no mercado digital. Assim, você saberá qual deles usar em cada ação de marketing. Veja quais são os tipos de LP, a seguir.

 

Página de captura

Este tipo de landing page serve para capturar os dados das pessoas para transformá-las em leads. Nesse caso, existe uma oferta de um material rico, como um webinar ou um e-book. 

Mas para baixá-lo é necessário preencher um formulário com nome, e-mail e telefone. Assim, você consegue criar uma base de leads para usar nas suas estratégias de e-mail marketing.

 

Página de confirmação pendente

Já este tipo de LP, é usado para ajudar o seu lead a fazer uma determinada ação. Sabe aquele e-mail que você recebe para confirmar seu cadastro quando preenche uma solicitação no site ou no blog para receber uma newsletter? 

Então, ele contém uma página de confirmação pendente. Essa landing page é muito útil para direcionar o lead a fazer aquilo que você precisa para obter os resultados esperados.

 

Página de vendas

A página de vendas ou checkout é um site de página única que oferece um produto ou serviço digital para a sua audiência.

Ela deve conter uma descrição bem detalhada da sua solução para que atraia a atenção das pessoas.

Vale destacar que é importante inserir os benefícios proporcionados por ela, bem como os depoimentos de clientes satisfeitos.

 

Thank you page

Também conhecida como página de obrigado, ela serve para finalizar uma conversão. Por isso, essa landing page é sempre enviada após qualquer tipo de LP. Nesse caso, você agradece a ação tomada pelo usuário e, depois, pode oferecer outro conteúdo relevante ou, ainda, uma nova oferta ou produto digital.

 

Qual a diferença entre página de vendas e loja online?

Como vimos, a página de vendas é um tipo de landing page. Ela serve para apresentar a oferta de um produto ou serviço único. Normalmente, você encontra nela a descrição detalhada da solução e um botão para efetuar a compra.

Já na loja online ou e-commerce, é possível vender um portfólio com produtos e serviços diferentes. Nesse caso, existe uma página para a descrição da solução e outra para fazer o checkout, ou seja, finalizar a compra.

Vale destacar que a LP pode ser feita por meio de plataformas disponíveis na Internet. Por outro lado, a loja online precisa de um suporte técnico, ou seja, você precisa contratar um desenvolvedor para criar o site, bem como prestar manutenção caso seja necessário.

Mas, afinal, qual é a melhor opção? Isso depende da sua necessidade. Por exemplo, se você tem apenas um produto, inicialmente não precisa criar um ecommerce , pois a página de vendas já ajudará a cumprir o seu objetivo.

Porém, se você tem multiprodutos o ideal é procurar um desenvolver e construir um ecommerce bem estruturado que ofereça uma boa experiência de compra aos seus clientes.

 

Por que é importante ter uma boa landing page?

A landing page é essencial para o crescimento de um negócio digital, pois é por meio dela que você consegue conhecer quem são os seus leads. E a partir dessas informações, é possível criar estratégias mais direcionadas.

Assim como você tem em mãos a lista de pessoas que estão interessadas nos seus produtos digitais ou no seu conteúdo. Dessa forma, existe a possibilidade de enviar uma sequência de e-mails para estreitar o relacionamento até que elas se tornem seus clientes.

Portanto, a LP é uma ótima estratégia de marketing digital. Diante disso, todos os produtores de conteúdo precisam conhecer a sua estrutura, bem como aprender a utilizá-la no seu dia a dia.

Agora que você já sabe qual é o significado de landing page, que tal baixar nosso e-book com 67 headlines para inserir na sua página de vendas? Assim, você conseguirá atrair a atenção da audiência e, ainda, conquistará os resultados esperados.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …