Qual é o significado de landing page? Por que essa página é tão importante para o meu negócio digital? Se essas dúvidas te acompanham constantemente, então você precisa ler urgentemente este artigo para encontrar as respostas dessas e de muitas outras questões. 

Afinal, essa ferramenta de marketing digital é muito importante para as suas estratégias de atração de novos clientes. Por isso, é essencial que você saiba como ela funciona. 

Sendo assim, vamos nessa e boa leitura!

 

O que é e qual o significado de landing page?

Landing page (LP) é uma página que tem todos os elementos voltados para a conversão do visitante em lead, ou seja, em oportunidade de negócio ou cliente. Ela também é conhecida como página de conversão, página de aterrisagem ou página de destino e é muito utilizada em campanhas de marketing digital.

Nessa página, as pessoas preenchem um formulário para receber algo em troca. Assim, ao concluir esse processo, elas deixam de ser simples visitantes e passam a ser leads ou clientes. 

Convém mencionar, antes de continuarmos, que as landing pages podem ser vinculadas a uma página do site ou do blog, desde que esses tenham um bom tráfego de visitantes.

Portanto, o significado de landing page é de uma página que divulga um produto ou serviço, bem como para captar dados relevantes de possíveis clientes. 

Por exemplo: você pode usar uma LP para disponibilizar um e-book gratuito e, em troca, coletar o e-mail e o telefone de quem baixar esse material rico. Com esses dados, você tem um panorama do público que se interessa pelo seu conteúdo ou infoproduto e, assim, consegue estudar formas de atingi-lo.

Vale dizer que você também pode utilizar o Google Analytics para tornar a análise de dados da sua landing page ainda mais minuciosa e detalhada e, assim, conseguir resultados ainda mais expressivos. 

Além disso, você pode usar os dados disponibilizados pelos visitantes para entrar em contato com eles por meio de e-mail marketing e criar uma relação mais próxima. A partir disso, será possível criar um lead scoring e classificar e qualificar cada um dos leads para promover ações mais direcionadas. 

A princípio, você pode até não acreditar que as páginas de destino sejam capazes de gerar tantos resultados. Mas, entendendo sobre os elementos utilizados na sua estruturação, é possível perceber os motivos de esse método ser tão eficiente.

 

Como é a estrutura de uma landing page?

Agora que você já sabe o significado de uma landing page, é hora de conhecer os elementos fundamentais que não podem faltar em uma página de conversão de sucesso

Uma boa landing page precisa ter:

  • Título;
  • Formulário;
  • Identidade visual;
  • CTA;
  • Conteúdo persuasivo.

Todos estes itens devem ser customizados de acordo com a função da sua LP, ok?

 

Título

Estudos indicam que as pessoas leem primeiro o título e o subtítulo antes de continuar a leitura do conteúdo.

Isso significa que você precisa criar headlines criativas, atraentes e que apresentem, de preferência, alguma palavra-chave relevante para que os visitantes se interessem pela sua oferta.

Além disso, elas devem estar alinhadas com o conteúdo para evitar que a audiência se frustre com ele.

 

Formulário 

Também é necessário que a landing page tenha um formulário para a submissão dos dados, ou seja, para a conversão. 

No entanto, lembre-se que não é ideal exigir muitas informações aos leads. Nesse caso, menos é mais! Caso contrário, as pessoas deixam de preencher o formulário. 

Por isso, na maior parte das vezes, pedir o nome, o telefone e o e-mail é suficiente para a geração de leads. 

 

Identidade visual

A construção do layout da sua landing page também é muito importante, pois ele é um elemento visual responsável por chamar a atenção da audiência.

Por isso, use cores e letras relacionadas com a sua marca. Não se esqueça também de inserir imagens alinhadas com a sua identidade visual.

Mas não exagere nos elementos, pois uma página muito poluída costuma não obter os resultados esperados.

 

CTA

A call to action é uma chamada para ação. Ou seja, você incentiva as pessoas a fazerem alguma ação após lerem o conteúdo. Por isso, está no centro do significado de landing page, já que é a faísca para gerar a conversão.

Lembre-se que ela precisa estar alinhada com o objetivo da sua página de conversão. Além disso, a frase da CTA deve ser no imperativo, como “Baixe agora”.

 

Conteúdo persuasivo

Faça uma ótima descrição da sua oferta. Nesse caso, existem boas práticas que indicam que você deve usar bullets points, frases curtas, linguagem direta, entre outros.

Além disso, é importante falar sobre os benefícios que a oferta proporcionará à audiência, bem como utilizar gatilhos mentais, como a prova social. 

Se você quiser saber mais sobre como construir uma landing page que converte, assista a este vídeo preparado pela equipe de marketing da HeroSpark:

 

Quais são os tipos de landing page?

Além de saber o significado de uma landing page, é importante conhecer os tipos mais comuns utilizados no mercado digital. Assim, você saberá qual deles usar em cada ação de marketing. 

Portanto, veja quais são os tipos de LP a seguir.

 

Página de captura

Este tipo de landing page serve para capturar os dados das pessoas para gerar leads. Nesse caso, sempre existe uma oferta de um material rico, como um webinar ou um e-book. 

Mas, para baixá-lo, é necessário que o visitante preencha um formulário com nome, e-mail e telefone. Assim, você consegue criar uma base de leads para usar nas suas estratégias de e-mail marketing.

 

Página de confirmação pendente

Já este tipo de LP é usado para ajudar o seu lead a fazer uma determinada ação. 

Sabe aquele e-mail que você recebe para confirmar seu cadastro quando preenche uma solicitação no site ou no blog para receber uma newsletter? Então, ele contém uma página de confirmação pendente. 

Assim, essa landing page é muito útil para direcionar o lead a fazer aquilo que você precisa para obter os resultados esperados.

 

Página de vendas

A página de vendas ou checkout é um site de página única que oferece um produto ou serviço digital para a sua audiência. Ela deve conter uma descrição bem detalhada da sua solução para que atraia a atenção das pessoas.

Vale destacar que é importante inserir os benefícios proporcionados pelo seu produto ou serviço, bem como depoimentos de clientes satisfeitos.

 

Thank you page

Também conhecida como página de obrigado, ela serve para finalizar uma conversão. Por isso, essa landing page é sempre enviada após qualquer tipo de LP. 

Nesse caso, você agradece a ação tomada pelo usuário e, depois, pode oferecer outro conteúdo relevante ou, ainda, uma nova oferta ou produto digital.

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

 

Como criar uma landing page na HeroSpark?

Agora que você já sabe quais tipos e qual é o significado de landing page, é hora de aprender como criar a sua própria página com a HeroSpark, de um jeito fácil, rápido e em apenas alguns passos. Veja só!

  1. Acesse o site da HeroSpark e clique em “Começar Grátis Agora”.
  2. Em seguida, preencha o formulário.
  3. Responda algumas perguntas essenciais para que a HeroSpark entenda o seu perfil.
  4. Depois de responder as perguntas, clique em “Acessar Minha Conta”.
  5. Agora, você terá acesso ao painel de criação da HeroSpark. Nele, será possível criar sua landing page em apenas alguns passos. Para isso, basta seguir as orientações dispostas nas barras de ferramentas da página.

Além disso, saiba que nesse mesmo painel, você também terá informações sobre como criar um produto, como personalizar uma página de vendas e, até mesmo, como conquistar sua primeira venda.

A HeroSpark é a escolha ideal para você bombar na internet, adquirir novos leads e levar mais oportunidades de negócio e vendas para a sua empresa. 

Caso tenha alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo:

 

Qual a diferença entre página de vendas e loja online?

Como vimos, a página de vendas é um tipo de landing page. Ela serve para apresentar a oferta de um produto ou serviço único. Normalmente, você encontra nessa página a descrição detalhada da solução e um botão para efetuar a compra.

Já na loja online ou e-commerce, é possível vender um portfólio com produtos e serviços diferentes. Nesse caso, existe uma página para a descrição da solução e outra para fazer o checkout, ou seja, finalizar a compra.

Vale destacar que a LP pode ser feita por meio de plataformas de automação de marketing disponíveis na Internet, como a Herospark. 

Por outro lado, a loja online precisa de um suporte técnico, ou seja, você precisa contratar um desenvolvedor para criar o site, bem como prestar manutenção.

Mas, então, qual é a melhor opção? Isso depende da sua necessidade. 

Se você tem apenas um produto, inicialmente não precisa criar um e-commerce, pois a página de vendas já ajudará a cumprir o seu objetivo.

Porém, se você tem multiprodutos, o ideal é procurar um desenvolvedor e construir uma loja online bem estruturada e que ofereça uma boa experiência de compra aos seus clientes.

 

Exemplos de landing pages que convertem

Antes de criar sua página de conversão, vale a pena dar uma pesquisada na internet e estudar algumas referências. Afinal, olhar para empresas que sabem trabalhar suas landing pages só vai ajudar você a tornar a sua página ainda mais eficaz. 

Para isso, separamos algumas dicas de landing pages que possuem altas taxas de conversão. Confira abaixo:

 

1. Salthz

Exemplo de landing page da Salthz

A Salthz é uma marca de calçados femininos. Quando lançou sua loja virtual própria, ela criou uma estratégia de divulgação que envolvia uma promoção no Instagram no estilo “curta, compartilhe e marque 3 amigas”. 

Para a inscrição na promoção, a marca usou uma landing page. O link dessa página ficou disponível na bio do Instagram, o que ajudou muito na sua taxa de conversão: 41%!

Além disso, o layout da página de conversão era simples e foi pensado para uma ótima navegação via mobile (celular e tablet). 

Portanto, essa forma de construção da landing page associada à divulgação nas redes sociais se tornou um verdadeiro case de sucesso para a empresa.

 

2. Quanto Sobra

Exemplo de landing page da Salthz

Com 44,1% de conversão, a landing page da Quanto Sobra, um sistema de gestão online, foi um verdadeiro sucesso.

A página investiu em um vídeo explicativo, já que sua oferta exigia uma boa explicação. Assim, ela tornou o entendimento do público muito mais fácil e dinâmico, prendendo sua atenção logo de início, já que o vídeo se encontra no topo da página. 

Abaixo do vídeo, a empresa trouxe uma outra informação muito importante para sua audiência: uma explicação sobre a Planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores. 

Além disso, a marca reforçou um argumento que ajuda sua oferta a se tornar ainda mais irresistível, o que deixou o público com gostinho de quero mais.

Portanto, pode-se dizer que a Quanto Sobra trabalhou muito bem a sua estratégia de fundo de funil e, por isso, teve uma boa taxa de conversão. 

 

3. Medcel

Exemplo de landing page da Salthz

Pensando em enriquecer sua base de leads, a Medcel, empresa de cursos para residência médica, trabalhou a divulgação de seu novo material: um mini guia com opções de tratamentos para as principais infecções.

Para incentivar os visitantes a baixar o conteúdo, a marca ofereceu cursos preparatórios online para residência médica, usando um formulário inteligente na página de conversão. 

Nele, foram perguntadas apenas informações que faziam sentido para o time de vendas. Como resultado dessa estratégia, a empresa obteve uma taxa de conversão de 65%. 

Dessa excelente tática, podemos tirar um aprendizado: compartilhe na sua landing page apenas informações que sejam persuasivas. E o principal: seu formulário deve ser claro, objetivo e estratégico. 

Nessa regra, lembre-se sempre de que “quanto menos informações, mais objetivo você deve ser nas suas perguntas e maior será a sua taxa de conversão”. 

 

4. Etalent e Thiago Concer 

Exemplo de landing page da Salthz

Empresa de tecnologia especializada na Gestão do Comportamento, a Etalent trabalhou a divulgação de seu material de análise comportamental completa através de uma landing page e obteve um índice incrível de conversão: inacreditáveis 80,3%.

A marca trabalhou na sua página de conversão uma estratégia pouco lembrada e desvalorizada no mercado, a indicação offline. Funcionou assim: ela fez uma parceria com um professor que atua no mesmo nicho de mercado. Assim, durante um curso, ele pôde divulgar a landing page para os seus alunos. 

Como o vínculo entre aluno e professor tende a ser mais estreito, a indicação gerou mais credibilidade e confiança, tornando os alunos mais propensos a entrarem na página e a se cadastrarem.

Essa estratégia de empresas parceiras também é conhecida como co-marketing e muito pode ajudar nos resultados do seu negócio. Lembre-se: duas marcas trabalhando juntas são mais fortes do que uma só.

Agora vamos analisar os elementos da página. Nela, temos o oferecimento de uma análise comportamental completa, o que já é uma oferta mais do que irresistível. Além disso, a landing page contou com um vídeo explicativo e um texto de apoio marcando os principais ganhos do público.

Portanto, o formulário foi mais do que objetivo. Isso se deu porque a audiência já estava mais do que segmentada, uma vez que o público que mais acessou a página veio de um curso, onde os alunos procuram o aprendizado por objetivos semelhantes.

Então, quando você já tem algumas informações do seu público, pergunte apenas o necessário. Neste caso, a empresa só precisava transformar sua audiência em lead, e funcionou muito bem essa estratégia.

 

Por que é importante ter uma boa landing page?

Como vimos, a landing page é essencial para o crescimento de um negócio digital, pois é por meio dela que você consegue conhecer quem são os seus leads. E, a partir dessas informações, é possível criar estratégias mais direcionadas.

Você pode, por exemplo, enviar uma sequência de e-mails aos leads, para estreitar o relacionamento, até que elas se tornem seus clientes. Ou, ainda, qualificá-los e detalhar as ações que serão realizadas para cada um dos grupos de leads. 

Portanto, a LP é uma ótima estratégia de marketing digital que todos os produtores de conteúdo precisam utilizar no seu dia a dia.

Desse modo, agora que você já sabe qual é o significado de landing page, sua importância e, principalmente, já aprendeu como fazer uma, que tal utilizar agora mesmo a HeroSpark para criar e colocar no ar a sua página de conversão? 

A plataforma é rápida, gratuita, intuitiva e te ajudará a conquistar muitos clientes e a realizar boas vendas. Por isso, não perca tempo e comece hoje mesmo a sua estratégia de marketing. 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.