O que é pós-venda e como fidelizar clientes [dicas práticas]

O que é pós venda: aprenda
Saiba o que é pós venda
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Mas, afinal, o que acontece depois da venda do infoproduto? É essencial responder essa pergunta, já que é necessário manter um bom relacionamento com o cliente. Diante disso, você sabe o que é pós-venda?

Essa é uma etapa do funil de vendas que acontece depois da compra, ou seja, é o momento no qual você usa estratégias para fidelizar os clientes. Por isso, essa etapa é muito importante para que consiga vender outros infoprodutos.

Quer saber mais sobre este tema? Então, continue a leitura e confira!

O que é pós-venda?

Pós-venda é um conjunto de estratégias usadas para fidelizar o cliente. Ele representa a última etapa do processo de venda, pois é nesse momento que você consegue consolidar o seu relacionamento com o cliente.

Lembre-se de que é no pós-venda que você ajuda as pessoas que compraram o seu infoproduto a consumi-lo da melhor forma possível. Isso acontece por meio de conteúdos enviados por e-mail, por WhatsApp, entre outros meios de comunicação.

Ele também inclui a oferta de novos infoprodutos que podem ajudar o cliente a avançar dentro de outro funil de vendas do seu negócio digital. Na verdade, essa é a melhor maneira de conseguir fazer uma segunda venda para a mesma pessoa.

Isso porque um pós-venda bem feito transforma um simples cliente em um promotor da sua marca, ou seja, uma pessoa que defende o seu negócio perante o mercado. Diante disso, além de continuar consumindo os seus produtos e serviços digitais, ela ajuda você a conquistar novos clientes.

 

Quais são os benefícios?

Podemos dizer que o principal benefício do pós-venda é a redução de custos. Como vimos, quando você consegue manter o cliente atual ele continua comprando. Dessa forma, não é necessário fazer um grande esforço para que uma nova primeira venda aconteça.

Isso não acontece quando é necessário conquistar novos clientes. Nesse caso, deve-se despender de dinheiro para implementar ações de marketing e de vendas para transformar pessoas em clientes.

Diante disso, podemos perceber que a fidelização resultante do pós-venda ajuda você a reduzir os custos com a conquista de novos clientes, já que é possível vender para os consumidores atuais.

Além disso, eles agem como promotores da sua marca, ou seja, divulgam os seus produtos digitais para outras pessoas de maneira gratuita. Isso faz com que a sua audiência aumente e você consiga efetuar vendas sem depender de muitos recursos.

 

Como usar o pós-venda para fidelizar clientes?

Para ajudar você a usar o pós-venda para fidelizar os seus clientes, separamos aqui algumas estratégias que podem fortalecer o seu relacionamento com os consumidores do seu infoproduto. Vamos lá!

 

Faça follow up

Após a venda você precisa entrar em contato com o cliente para manter o relacionamento. Para isso, use diversos meios de comunicação e mantenha um intervalo entre os contatos.

copy com chat gpt , herocreator

Aproveite este momento para coletar informações sobre a satisfação do cliente em relação ao seu infoproduto. Assim como forneça dicas para que ele possa fazer um bom uso dele.

 

Informe sobre as novidades

Também é essencial que você avise os clientes quando acontece algo novo no seu negócio, como lançamento de novos produtos ou serviços digitais. Dessa forma, eles se sentem importantes e as suas chances de efetuar uma nova venda aumentam.

 

Aproveite as datas especiais

Imagine a sua empresa preferida lembrar do seu aniversário e enviar um cartão para a sua casa, isso não seria interessante? Então, essa é uma estratégia muito boa para você aplicar no seu dia a dia. Diante disso, aproveite as datas importantes para o seu cliente e envie mensagens de felicitações, brindes, amostras grátis, entre outros.

 

Crie programas de fidelização

É essencial criar programas de fidelização para manter o seu cliente comprando com você. Lembre-se de elaborar regras claras e objetivas, bem como nunca prometa o que você não pode cumprir.

Normalmente, nestes programas cada compra se transforma em pontos e essa pontuação acumulada pode ser trocada por recompensas incríveis, como novos produtos, descontos, entre outros. Isso ajuda a impulsionar o seu cliente a continuar comprando os seus infoprodutos.

 

Invista em produção de conteúdo

Durante o processo de venda você costuma investir muito no marketing de conteúdo, não é verdade? Mas lembre-se de que no pós-venda também é necessário continuar investindo na produção de conteúdos relevantes para os clientes.

Nesse caso, você pode fazer e-books ou posts de blog e redes sociais para melhorar a usabilidade do infoproduto. Ou, ainda, pode tentar solucionar novos problemas do cliente. Dessa forma, é possível manter a sua marca presente na vida do consumidor.

 

Dica bônus: Invista em overdelivery

O overdelivery é a prática de entregar mais do que o cliente esperava. Dessa forma, supera as expectativas do cliente, o qual passa a ter uma visão positiva do negócio. Quer entender como funciona? Veja o vídeo abaixo:

 

 

Agora que você já sabe o que é pós-venda e como usá-lo a seu favor no momento de fidelizar os clientes. Que tal conhecer o MonsterSales? O nosso programa de aceleração pode ajudar você desde a construção do seu infoproduto até a sua primeira venda. Então, não perca tempo! Acesse nosso produto e comece o seu negócio digital.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *