Formulário de contato: o que é, por que usar e como criar um?

Formulário de contato: o que é, por que usar e como criar um?

O formulário de contato é um dos principais canais por meio do qual os consumidores têm a oportunidade de contatar a sua empresa. 

Apesar de em um primeiro momento ele aparentar ser apenas um mero canal, saiba que essa ferramenta pode ser utilizada de maneira estratégica!

Isso porque ela contribui para a sua empresa melhorar a experiência do cliente e oferecer conteúdos valiosos ao público.

Pensando na relevância desse tema, preparamos este conteúdo. Aqui, você vai descobrir o que é formulário de contato, quais os motivos para investir nele e conferirá dicas que vão te ajudar a criar uma boa página.

Continue com a gente para saber mais!

O que é um formulário de contato?

O formulário de contato é um canal de comunicação que conecta clientes e empresas. Por meio dele, as pessoas disponibilizam seus dados, como nome e e-mail, para que o negócio as contate posteriormente, seja para esclarecer dúvidas ou prestar serviços, por exemplo. 

De um modo geral, sua finalidade é melhorar o relacionamento com os consumidores. No entanto, como os formulários são bastante flexíveis, eles podem ser utilizados para objetivos específicos, a depender das necessidades do negócio. 

Vale dizer que o formulário de contato pode aparecer em diversos lugares, como no interior de sites, aplicativos, blogs e landing pages. 

Por que investir em um formulário de contato? 

Os formulários de contato apresentam vários aspectos positivos, sendo que muitos deles estão relacionados à facilidade na comunicação com o seu público e à possibilidade de conhecer melhor o perfil dos clientes. 

Assim, entre os principais benefícios o formulário de contato estão:

Possibilidade de gerar mais leads

Os formulários podem ser utilizados para oferecer materiais ricos e que gerem valor para o seu público. Desse modo, a sua empresa amplia o número de leads e mais pessoas terão a oportunidade de conhecer os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.

Melhoria na comunicação com o cliente

Ao disponibilizar um formulário de contato em sua página, você tem a oportunidade de melhorar a comunicação com o cliente. Isso porque esse canal pode ser utilizado para esclarecer dúvidas, prestar suporte, etc. E tudo isso torna a comunicação mais ágil. 

Obtenção de feedbacks

Há formulários que possibilitam que os clientes coloquem comentários. Isso, obviamente, pode gerar feedbacks valiosos, que poderão ajudar o seu negócio a melhorar os serviços prestados e a aprimorar os produtos desenvolvidos, por exemplo. 

Oportunidade de conhecer o perfil do cliente

Os formulários também podem te ajudar a conhecer melhor o seu cliente e, assim, criar a sua persona. Esse é um ponto estratégico e essencial em todo negócio. Afinal, é a partir da definição do cliente ideal que é possível adotar as melhores ações de vendas e marketing. 

Como criar um bom formulário de contato?

A criação de um bom formulário de contato depende de um amplo conjunto de fatores, sendo que o conhecimento dessas questões vai ajudar o seu negócio a aprimorar esse canal de comunicação da melhor forma possível. 

Desse modo, abordaremos sobre as ações mais relevantes na sequência do conteúdo:

1. Defina seu objetivo

O primeiro passo para desenvolver um bom formulário de contato é a definição do seu objetivo, isto é, o que você deseja alcançar com a implementação dessa ferramenta

acelerador digital

Afinal, o entendimento do objetivo te ajuda a ter mais direcionamento ao desenvolver os campos a serem preenchidos, bem como realizar a escolha do formato ideal.

Além disso, não se esqueça de estabelecer metas que sejam realizáveis e claras, pois elas vão servir para mensurar os resultados posteriormente. 

2. Determine os dados a serem coletados

Na sequência, é importante entender quais são os dados que precisam ser coletados. Não há uma regra exata para isso, uma vez que o entendimento varia conforme o objetivo do formulário e as características do seu negócio.

Assim, caso ele tenha o objetivo de apenas ser um canal adicional de contato, por exemplo, pode ser necessário coletar o nome, e-mail e a solicitação do consumidor

Já se a intenção for conhecer melhor o perfil dos seus clientes, então pode ser interessante coletar outros dados, como idade e cidade de residência. 

É importante destacar ainda que é recomendável solicitar somente as informações indispensáveis para os seus objetivos. Dessa maneira, evita-se que o formulário fique complexo e que as pessoas desistam de preenchê-lo. 

3. Construa o formulário

Após saber os dados a serem coletados, é chegado o momento de construir o formulário. Nesse contexto, é fundamental que ele:

  • Seja simples de preencher;
  • Sinalize os campos obrigatórios;
  • E comunique ao usuário que o formulário foi enviado com sucesso.

Por fim, mas não menos relevante, é fundamental testar a usabilidade do formulário em diversos dispositivos, como computadores, smartphones, tablets etc. Ter um form responsivo é um dos principais segredos para que ele seja eficiente.

4. Acompanhe o seu e-mail

Com o passar do tempo, as mensagens provenientes do formulário vão começar a chegar. Por isso, é importante estar atento ao seu e-mail para o qual você direcionou o acesso e acompanhá-lo regularmente. 

Às vezes, por algum motivo, as mensagens podem parar na lixeira ou no spam. Portanto, é importante checar esses locais também, além da caixa de entrada. 

5. Mensure os resultados

É fundamental fazer o acompanhamento e mensurar os resultados alcançados pelos formulários para compreender se os seus objetivos foram alcançados. 

Em caso negativo, isto é, se você não os alcançou, pode-se pensar em estratégias para otimizar o formulário de contato e, assim, garantir uma melhor performance.

Nesse contexto, é fundamental ter um acompanhamento próximo para que o seu negócio possa realizar as otimizações com o máximo de agilidade.

Onde criar um formulário de contato?

Agora que você já sabe como fazer um formulário de contato, deve estar se perguntando onde criá-lo, não é verdade? Nesse sentido, saiba que você pode utilizar o criador de landing pages da HeroSpark para isso!

Sim, a plataforma da HeroSpark possui uma ferramenta que permite que você crie em poucos minutos uma página de contato exclusiva ou uma página de captura, na qual você poderá disponibilizar um conteúdo rico e o formulário para o seu lead preencher.  

E o melhor de tudo é que essa funcionalidade é totalmente intuitiva, simples de manusear e gratuita!

Portanto, você pode implementar a sua estratégia de marketing, aumentar o número de leads e, ainda, realizar mais vendas sem precisar investir um centavo sequer!

Então não espere mais! Conheça a HeroSpark agora mesmo e crie um formulário de contato conosco. Não perca essa grande oportunidade!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *