Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é newsletter e como usar no seu negócio?

o que é newsletter

Uma pesquisa realizada pela Rock Content, no ano de 2018, com 684 pessoas, revelou que 78,4% dos indivíduos gostam de receber newsletter e 76,8% já realizou alguma compra a partir do recebimento de conteúdo no email pessoal. Então, saber o que é newsletter e investir nesta estratégia pode ser o que está faltando para o seu negócio crescer.

 

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é newsletter, como criar uma estratégia infalível e quais são as suas diferenças com relação ao email marketing e a assinatura RSS. Continue a leitura e saiba mais.

 

O que é newsletter?

Newsletter significa “boletim de notícias”. A estratégia consiste em enviar emails, periodicamente, para uma rede de leads — potenciais clientes — com conteúdos relevantes, como indicação de artigos, notícias e dicas úteis para a persona.

 

O seu objetivo é fortalecer a marca e manter um relacionamento com as pessoas que fazem parte da rede de contatos. Assim, vale ressaltar que este boletim de notícias não tem a intenção direta de vender ou divulgar produtos/serviços. No entanto, traz muitas vantagens para a empresa, como:

  • contato direto com o lead;
  • bom custo-benefício;
  • aumenta o tráfego do blog/site;
  • retém e fideliza clientes.

Como criar uma newsletter infalível? 

Pensar em layouts e conteúdos agradáveis

Na maioria das vezes, criar um layout padrão e facilitar a visualização do conteúdo é uma atitude negligenciada, mas que faz toda a diferença na experiência de quem está recebendo o email. Por isso, escolha sempre escrever de maneira escaneável, com parágrafos pequenos e com a linguagem adequada ao público.

 

O campo “assunto”, na caixa de entrada, é o que vai chamar a atenção — ou não — do leitor. Então, não tenha medo de investir um tempo considerável nesta etapa e pense em títulos criativos. Apesar de serem poucas palavras, elas são as principais para instigar a curiosidade.

 

Busque sempre saber qual é a opinião do público sobre o seu material e o que pode ser melhor. Além disso, jamais envie spam. Esta prática é maliciosa e, certamente, vai prejudicar a imagem e o relacionamento construído pela sua marca.

 

SparkFunnels

Criar um calendário editorial

Ter uma linha editorial vai fazer com que os conteúdos enviados façam sentido entre si, uma vez que vão seguir uma lógica. Ela consiste em definir as temáticas que vão ser abordadas a cada disparo de email. Para definir, a empresa pode responder a alguns questionamentos:

  • qual é o meu nicho?
  • quem é a minha persona?
  • quais são as dúvidas do meu potencial cliente?
  • qual é o formato mais adequado? (vídeo, blog post, infográficos, etc)

Com isso, vai ser possível definir alguns temas principais que o seu público gostaria de receber. Por exemplo, se você é afiliado de um produto digital sobre gestão, pode utilizar como temáticas: 

  • conteúdos sobre desenvolvimento pessoal;
  • dicas para gerir um negócio; 
  • indicações de leituras. 

Depois, é só utilizar estes temas como base e criar subdivisões em cada um deles, para manter o mesmo estilo de conteúdo. Vale ressaltar que o seu público não precisa estar ciente dessa divisão, mas ela vai fazer toda a diferença na organização da sua newsletter. 

Inserir CTA (Call to Action)

Call to Action quer dizer “chamada para ação”. Ele consiste em um convite feito ao leitor, com o objetivo de conduzi-lo a realizar algo que vai o aproximar ainda mais da sua marca. Uma newsletter sem CTA, não instiga a jornada do cliente nem ajuda no seu funil de vendas. Então, a sua empresa pode ser esquecida rapidamente por ele.

 

Antes de definir qual vai ser a CTA de cada email, é preciso conhecer a persona, identificar a etapa do funil de vendas e garantir a coerência entre o conteúdo e a chamada. Alguns exemplos que podem ser utilizados são:

  • ler um artigo do blog;
  • entrar em contato com a empresa;
  • fazer o download de algum material;
  • inscrever-se em determinado evento.

Realizar testes e mudanças

Depois que finalizar a criação do seu primeiro email, envie-o para amigos e para o seu próprio contato. Tente abrir o conteúdo no maior número de navegadores que conseguir, como Internet Explorer, Opera, Chrome e Mozzila.

 

Assim, você consegue certificar-se de que a mensagem vai chegar na caixa de entrada de todos os seus assinantes. Isso é importante, porque muitas vezes, a newsletter é encarada como spam por muitos servidores. Dessa forma, pode entregar o seu email na caixa de spam dos usuários.

 

Além disso, observe se o conteúdo abre rápido e é legível em todos os disparos, tendo em vista que, principalmente quando se faz o uso de imagens, o carregamento pode ser lento ou, até mesmo, nem carregar algumas partes e prejudicar a experiência do assinante.

 

Com toda essa análise, não tenha medo de fazer mudanças. Tanto neste primeiro email de teste, quanto nos próximos, observe o que precisa ser diferente e mude. São essas percepções que vão fazer toda a diferença nos seus resultados.

 

Qual é a diferença entre newsletter, email marketing e assinatura RSS?

É comum que as empresas confundam o que é newsletter, email marketing e assinatura RSS, tendo em vista que todas são enviadas por correio eletrônico. Porém, existem muitas diferenças entre elas. Falaremos sobre cada uma para que a estratégia do seu negócio não seja confusa:

  • assinatura RSS — visa enviar apenas os artigos de seu blog para os assinantes, de acordo com a periodicidade em que eles são publicados;
  • email marketing — é persuasivo e tem o intuito de realizar vendas, então, envia produtos, serviços, promoções, entre outros. Tem a periodicidade variável;
  • newsletter — é informativo e visa o relacionamento com o potencial cliente. Por isso, busca ter uma periodicidade de envio predefinida.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o email está defasado e sequer procuram saber o que é newsletter, esse ainda é um canal extremamente eficaz. Com ele, a estratégia de marketing de qualquer negócio consegue alcançar resultados expressivos. 

 

Gostou do conteúdo? Então, não perca mais nenhuma de nossas dicas, siga-nos, agora mesmo, nas redes sociais — estamos no LinkedIn, no Facebook, no Instagram e no Youtube.  

Mais artigos para você

O que é segmentação de mercado e quais são os tipos

Uma das maneiras de aproveitar melhor os esforços em um negócio é fazer uma segmentação de mercado. A concorrência é …

Como fazer vídeos animados

Você sabe como fazer vídeos animados ou nunca tentou? Apesar de ser um trabalho minucioso, não é tão difícil quanto …

4 livros de mulheres empreendedoras que vão te inspirar

Os desafios no universo do empreendedorismo são grandes. Muitas pessoas, acadêmicas ou mais experientes no mercado, publicam ótimos livros sobre …

SPAM: Confira 15 termos e palavras para evitar cair no lixo eletrônico

O e-mail marketing é bastante utilizado para manter a comunicação com os clientes. Além de ser eficiente e dinâmico, quando …

Como migrar para as vendas digitais? Confira 5 dicas!

Com o advento das mídias sociais, o número de pessoas que apostam no empreendedorismo digital só cresce. No entanto, existem …

Como ganhar dinheiro com TikTok

Principalmente após o “boom” dos influenciadores digitais no Instagram, tornou-se comum trabalhar com as redes sociais. No entanto, muitas pessoas …