empreender com a herospark

Você sabe como gerar leads? Se você deseja obter sucesso em seu negócio, precisa ter em mente que os compradores não caem do céu, mas sim de uma lista de prováveis clientes, que chamamos de “leads”.

Se os especialistas falam que “conteúdo é rei” e indicam para que você “crie conteúdo de valor”, é porque é por meio do conteúdo que acontece a geração de leads. Mas saiba que, na prática, o conteúdo não é a única maneira de captar leads. Até uma conversa pode ser um excelente método de obter potenciais clientes.

A geração de leads é uma atividade que faz parte da vida do empreendedor digital. Resultados de campanhas de anúncios, e-mail marketing, vídeos, estratégias de redes sociais… tudo converge para responder a pergunta: quantos leads tal prática gerou?

Se preferir, veja esse conteúdo em vídeo:

 

 

Como gerar leads: conheça os principais fatores 

Antes de conhecer as estratégias para captar leads de graça, é interessante saber o que deve ser superado, antes de tudo. 

Definir o público-alvo, qualificar leads e produzir conteúdo de qualidade são etapas que, idealmente, devem ser otimizadas para que você possa captar leads sem muito esforço mais à frente.

 

Definição do avatar

Entender quem é seu público baseado no seu modelo de negócio, na teoria, não parece ser algo difícil. O obstáculo aparece quando você chega à esfera digital, sobretudo, às redes sociais, e se depara com desafios — públicos similares, mas com outras dores. 

A criação do avatar pode nortear melhor esse processo, mas sempre foque nas pessoas reais que representam seus leads.

Priorizar mais as pessoas do que as representações, principalmente nas redes sociais, é imprescindível. Além do mais, é com o seu avatar que está a informação mais valiosa: o que é uma necessidade? O que faz alguém se tornar o seu lead?

 

As particularidades de um bom lead

Afinal, o que existe de tão especial nesse usuário que desperta tamanha atenção de profissionais que atuam nas mais diversas áreas do mercado e que acreditam no marketing digital?

Esse usuário é mais do que apenas um visitante, ele é uma pessoa interessada, que chega a preencher formulários e fornecer dados pessoais em troca de um possível contato ou conteúdo. 

Ele se mostrou aberto e interessado em estabelecer um diálogo. Por isso, você deve dedicar uma atenção especial e investir nesse possível cliente.

Entenda que, como toda relação, trata-se de processo de atrair a atenção e conquistar a confiança de alguém que está disposto a se conectar com o seu negócio.

Ofereça, então, um conteúdo de valor, para que o interesse não se perca no meio do caminho e a conversão ocorra de fato.

 

Você precisa saber conhecer o seu público

Para se conectar com alguém, o primeiro passo é colher mais informações a respeito.

Primeiro, é preciso começar com dados básicos, como: o que gosta de fazer? Pratica atividades físicas? Tem o hábito da leitura? Onde mora? 

Depois, é preciso partir para um conhecimento mais profundo.

Crie histórias para personificar essa pessoa. Quais são suas motivações? Objetivos de vida Preocupações? Você irá criar uma tela do seu cliente ideal. 

 

Seja claro na comunicação

 Um erro comum é esquecer de adaptar a linguagem aos públicos distintos. Você não pode se comunicar com uma jovem estudante da mesma maneira que se comunica com uma mulher adulta, que já esteja no mercado de trabalho. 

Quanto mais personalizada for a sua comunicação, melhor será o resultado.

 

Qualificação dos contatos

Qualificar os leads é basicamente nutri-los com conteúdos novos e condizentes com as fases em que eles se encontram no funil de vendas

Os softwares de automação de marketing ajudam a superar esse impasse, mas se você não souber elencar o que faz seu lead avançar no funil, os resultados serão praticamente nulos.

A lógica de qualificar leads para gerar mais contatos é a seguinte: quanto mais leads frios são gerados, menos você irá captar esses clientes em potencial. 

Os recursos são finitos e, se você não observa as vendas acontecendo, possivelmente tentará reajustar toda a estrutura do seu negócio sendo que, algumas vezes, o problema seria somente a falta de leads quentes.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Crie conteúdo de qualidade

 Até aqui você entendeu que é preciso bolar uma estratégia e que, para isso, é essencial conhecer a sua persona e seus principais interesses. Agora, você está no momento de qualificar ao máximo o seu lead. Para isso, a produção e compartilhamento de conteúdo de valor é a tática dos grandes cases de sucesso.

Para que seu conteúdo chame a atenção de sua persona, ele precisa ser exclusivo. Materiais ricos devem apresentar conteúdo relevante.

Um conteúdo de valor não é uma cópia, trata-se do produto final da sua pesquisa, criatividade e conhecimento acumulado.

Estamos na Era da Informação desde a década de 50. Você realmente acredita que resgatar aquele conteúdo do Google, copiá-lo e colá-lo é produzir conteúdo de qualidade? Qualquer um tem acesso a informações básicas. Você precisa criar algo além, relacionado a sua personalidade e autenticidade.

Não é à toa que a criatividade é uma das habilidades do futuro, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). 

Procure, por meio do seu conteúdo digital, ligar conhecimentos de diferentes setores e criar algo novo a partir dessa junção. Se você respeita as peculiaridades do seu público, essa singularidade é o que resolverá algum problema do seu possível lead.

Acreditamos que, com conteúdo de valor, é possível gerar muitos leads todos os dias! Neste vídeo, explicamos como é:

 

 

 

Afinal, como gerar leads?

 

Crie estratégias baseadas no interesse da sua persona

Entenda o comportamento das fontes de tráfego de seu site. Você já pensou em utilizar de maneira produtiva as avaliações e os comentários? Busque identificar as principais necessidades do seu público. O que ele está buscando?

 

Ofereça cupons de desconto

Estude como empreendedores de e-commerce utilizam cupons de desconto, caso você ainda não seja um.

Geralmente, eles funcionam como complementos, enquanto os profissionais do marketing desenvolvem outras estratégias mais complexas para gerar leads.

Isso porque promoções são estratégias bem simples e focadas no bolso do cliente.

 

Faça auditorias de SEO

Já falamos de conteúdo neste artigo, mas por mais incrível e relevante que esse conteúdo seja, se a estrutura do site não colaborar, dificilmente ele será encontrado em mecanismos de busca. Melhorar o SEO é a solução.

Um site limpo e organizado tem muito mais chances de converter os visitantes em leads. Então, regularmente, verifique os elementos abaixo da sua página:

 

  • Coerências das heading tags (títulos e subtítulos da Página Inicial, Sobre, Contato…);
  • Indexação no Google (basta digitar, no campo de busca do Google, site:seusite e veja se aparecem arquivos indesejados, como documentos em pdf, de cunho privado);
  • Funcionamento do robots.txt. Trata-se de um protocolo de exclusão de robôs que também gera informações ao algoritmo do Google;
  • Uso de login social na sua página. Isso resolve dois problemas: agilidade para o visitante e captação de leads para você, empreendedor.

Crie testes A/B

E se o público não se der bem com o login pelas redes sociais? Ou então se preferirem logar com o Facebook em vez da conta do Google? A melhor forma de ter certeza quanto a isso é efetuar testagens A/B.

Utilize ferramentas que criam duas versões do seu site e, assim, teste em qual delas o tráfego para geração de leads é mais favorável.

 

Transforme avaliações em leads

Acredita-se que uma nota para um produto ou serviço a partir de 3.3 é o mínimo necessário para que um visitante pense em se envolver com ele.

Assim, a nota e a resenha do seu negócio pode ser um meio infalível de obter leads, desde que você aproveite essa estatística.

Procure otimizar seu perfil em páginas de resenhas e promover as opiniões com melhores avaliações.

 

Crie uma landing page

É por meio de uma landing page que o visitante poderá obter mais informações sobre o seu negócio. Aproveite o espaço para esclarecer as principais dúvidas e objeções do público em relação ao seu produto digital. Assim, as chances de conquistar e converter o lead são maiores.

 Não se preocupe em criar uma página complexa. 

Uma fórmula simples com chamada principal, resumo do que está sendo oferecido e um formulário para geração do Lead (com nome, email e os campos personalizados que julgar necessário) são o suficiente! Além disso, é essencial incluir um Call-to-Action (CTA), o famoso “chamada para a ação”.

Caso tenha interesse, é possível criar uma landing page gratuita com a  HeroSpark. Saiba mais neste vídeo:

 

 

 

Ofereça materiais de qualidade para a troca

A geração de leads funciona a partir de um processo de troca. Você entrega algum material (e0book, desconto, treinamentos, entre outros) em troca do contato do usuário.

O material oferecido na landing page é decisivo para obter uma boa taxa de conversão.

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias de “iscas digitais“, que são os conteúdos/produtos que você irá oferecer em troca do lead.

 

E-books

O clássico que não sai de moda. A principal vantagem de produzir um e-book é a possibilidade de aprofundamento em determinado assunto, de forma que não poderia fazer em um post de blog.

Uma estratégia para criação de um e-book é dividi-lo em diversos posts para, depois, reuni-los em formato de um único material. 

O importante é oferecer uma experiência, uma informação, algo que realmente seja útil para o usuário que já está disposto a se conectar com você.

 

Webinar

Na era do TikTok, quem não grava vídeos pode ficar para trás. Num mundo cada vez mais robotizado e tecnológico, os eventos à distância se tornaram uma oportunidade excelente e muito proveitosa para compartilhar experiências e ampliar os horizontes.

Graças ao uso da voz e da imagem, os webinars têm uma estrutura mais pessoal, que aproxima o usuário e a empresa.

Outro ponto importante é que o webinar pode ser feito nos formatos gravado ou ao vivo. Isso possibilita que você utilize esse conteúdo em outras estratégias, como em pequenos vídeos para enviar na sua campanha de emails, ou até mesmo para publicar em suas redes sociais.

 

Conteúdo em série

Uma videoaula mais aprofundada, uma entrevista longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem ser reunidos em um material para também serem utilizados como iscas para geração de Leads. 

Você certamente teria interesse em adquirir um conteúdo em série de forma gratuita, certo? Os seus futuros leads também!

 

Treinamentos online para qualificar seu público

Todo mundo quer ganhar algo. E conhecimento é o melhor produto. Aposte em treinamentos, maratonas e imersões. Assim, além de fornecer um conteúdo rico para os seus futuros clientes, você conquista uma relação ainda mais próxima com eles.

O ideal é propor assuntos mais específicos, pouco generalizados e que conversem entre si. Opte por aquilo que você realmente está qualificado a ensinar e que irá agregar valor à sua marca, produto ou serviço. 

Assim que definir isso, faça uma pesquisa para identificar qual é a demanda do mercado para validar esse tema. Assim você conseguirá definir público-alvo, estratégias de divulgação, formato, ter ideias de temas, etc. 

Em seguida, crie um roteiro. Separe em tópicos cada vídeo aula e prepare atividades para sua audiência. 

Por fim, você precisa preparar o lançamento desse curso. Você pode trabalhar com o formato de curso aberto (inscrições sempre abertas) ou fechado (aquele que possui um número limitado de vagas ou trabalha com um prazo de inscrição).

Para usar cursos online como estratégia de geração de leads, o ideal é optar pelo formato de lançamento aberto, em que o foco maior é a divulgação; 

Na HeroSpark você encontra tudo o que precisa para o seu processo de geração de leads: hospede cursos online, automatize campanhas de e-mail marketing, crie landing pages e muito mais em um só lugar!

 

 

Com este artigo você percebeu como gerar leads de graça não é difícil. Basta pensar no que pode dificultar você antes, mitigar esses fatores e partir para a prática, seja com cupons de desconto ou por testes A/B super completos. Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você!

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *