Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Google Search Console: como usar em benefício do seu negócio online

Google Search Console

Você sabe o que é Google Search Console

 

A Google oferece diversas ferramentas para ajudar nas tarefas e objetivos de uma empresa. Uma delas é o Google Search Console, serviço gratuito que ajuda no gerenciamento de seu site e mostra qual é a visibilidade que ele tem no buscador. 

 

Confira como usar esse recurso em benefício de seu negócio digital!

Google Serach Console + Google Analytics: o casamento perfeito! 

 

Outra ferramenta que te ajudará a entender o perfil dos seus usuários é o Google Analytics, um serviço gratuito que dispõe estatísticas de visitação de sites para os seus donos a fim de otimizar seu negócio online.

 

Caso sua empresa esteja com um desempenho ruim, ambas as ferramentas oferecem maneiras de contornar a situação para que seu site seja encontrado e indexado corretamente e, assim, apareça nas buscas de possíveis clientes. É muito utilizado por especialistas em SEO por conta de suas utilidades em marketing digital

Google Search Console como usar 

 

Para melhorar o funcionamento de seu site, o Google Search Console tem ferramentas e relatórios para te ajudar a encontrar possíveis problemas e resolvê-los sem demora. Essas utilidades incluem: 

 

  • Aparência de pesquisa (Search Appearance): como o Google vê o seu site – títulos, imagens, textos etc. 
  • Tráfego de pesquisa (Search Traffic): o que leva as pessoas que estão procurando algo no Google a acessarem o seu site 
  • Índice do Google (Google Index): Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem 
  • Problemas de segurança: avisos de notificação relacionados a problemas de segurança do site
  • Outros recursos adicionais: ferramentas de testes e assistentes para negócios, além de outros itens

Quer saber mais detalhes sobre como funciona cada ferramenta? A seguir, confira Google Search Console como usar:

 

Aspectos de pesquisa 

 

Em Search Appearance, você pode analisar como melhorar a aparência do seu site nos resultados de busca do Google. Nele, haverá um relatório chamado “dados estruturados”, que serve para identificar as informações do seu site para que o Google identifique sua página e adicione rich snippets, que são resultados de buscas com informações otimizadas para deixá-los atrativos. 

 

Esses dados estruturados seguem um padrão para organizar as informações como, por exemplo, uma coleção de filmes com título, data e nome do diretor. O relatório indica alguns problemas em sua página, como um campo ausente de informações ou a ausência de parâmetros de avaliação do produto, considerando uma pontuação de zero a dez, ruim e ótimo, respectivamente. 

 

No relatório “marcador de dados estruturados”, você indicará para o Google o que é cada elemento do seu site, caso possua conjunto de informações estruturadas, como eventos, artigos, produtos, dentre outros. É necessário especificar que tipo de informação será destacada: se for um artigo, terá que colocar título, autor e data de publicação. 

 

O Google provê várias ferramentas para melhorar seu negócio on-line | Foto: unsplash.com
O Google Search Console provê várias ferramentas para melhorar seu negócio on-line | Foto: unsplash.com

 

O relatório “melhorias de HTML” serve para identificar problemas encontrados durante o rastreamento do Google no seu site. A ferramenta irá te informar se a meta-descrição do seu site está muito longa, curta ou duplicada, se o seu título está ausente, não informativo, longo ou curto demais ou se o conteúdo do site não é indexável.

 

Há a possibilidade de os rich snippets apresentarem sitelinks, que são hiperlinks para páginas de outros sites que aparecem em determinadas listagens do Google para ajudar os usuários a navegar no site. Em “links para o site”, você pode baixar o sitelink para que não apareça mais. 

 

Uma funcionalidade nova que surgiu foi “páginas aceleradas para dispositivos móveis”, que oferece um relatório de erros para análise de páginas que foram aceleradas para dispositivos móveis. O objetivo, descrito no próprio blog do Google para webmaster, é facilitar a detecção de problemas na implementação das AMPs (sigla de Accelerated Mobile Pages) em todo o website

 

Tráfego de Pesquisa 

 

No relatório Search Traffic, podemos analisar o tráfego de usuários para o seu site. Em “Search Analytics” é apresentado um relatório sobre o tráfego orgânico, mostrando as palavras-chave em que seu site apareceu nos resultados de busca, as páginas do seu site que foram referenciadas, em que países foi acessado, por meio de um dispositivo móvel ou computador. 

 

67 headlines para páginas de vendas

Além disso, indica o número de cliques que levou os usuários para o seu site, quantas visualizações o link teve nos resultados de pesquisa do Google e qual é a posição média do seu site nos resultados de busca. 

 

Em “links para o seu site”, você pode ver quais sites estão fazendo referência ao seu. Essa análise pode ser útil para encontrar possíveis parceiros para seu negócio digital. Já em “links internos”,  você pode ver a estrutura dos links usados dentro do seu próprio site e verificar se as páginas importantes estão sendo referenciadas.

 

Em caso de não aparecer, consulte o tópico “erros de rastreamento” para ver se não há nenhum problema com a indexação do site. Para aumentar o alcance do seu site internacionalmente, a funcionalidade “segmentação internacional” auxilia a checar se o idioma em questão foi configurado corretamente. 

Índice do Google 

 

Em Google Index é apresentado quais páginas foram indexadas pelo Google, as que foram bloqueadas por robôs e quais foram removidas. Nesse relatório, você deve estar atento sobre o aumento constante nas páginas indexadas, quedas inesperadas devido uma sobrecarga, um volume muito alto de índices e mudanças repentinas. 

 

Para conseguir indexar as páginas adequadamente, o robô do Google precisa fazer a análise em seu domínio, incluindo arquivos JavaScript, CSS e de imagem. Estes recursos precisam estar acessíveis para que o Google possa fazer uma varredura completa. Assim, será notificado quais recursos estão bloqueando o processo de ser feito. Caso seja encontrado algum erro, você deve clicar no host para ver os problemas relacionados, e em cada um dos recursos bloqueados estará a instrução de como desbloqueá-los.

 

No recurso “estatísticas de rastreamento”, são apresentados erros do site que impediram o seu acesso ou erros na URL ao tentar rastrear páginas exclusivas para computadores, smartphones ou aplicativos Android. Além disso, consiste em gráficos que representam páginas rastreadas por dia, quilobytes recebidos e tempo de download da página.

 

A ferramenta chamada “buscar como o Google” faz uma simulação como o buscador indexa sua página a fim de garantir que elementos em Flash ou Javascript estão adequados. Esteja atento caso apareçam falhas em rastrear seu site ou o mesmo seja redirecionado. 

 

Através do arquivo robots.txt, você consegue indicar e verificar o que não quer que seja indexado e as URLs que serão bloqueadas para aparecer nos resultados de busca. O objetivo é não sobrecarregar o servidor, rastreando páginas irrelevantes – por exemplo, alguma imagem que você não deseja que apareça nas pesquisas do Google. 

 

 

Problemas de Segurança 

 

Caso seu site tenha sido hackeado ou infectado por um vírus, você pode seguir as orientações do próprio Google para impedir uma infecção de malware. O Security Issues é indicado para analisar se o código não contém ou oferece um download de malware e solicitar uma revisão do problema. 

Outros recursos 

 

A seção Other Resources do Google Search Console otimiza seu site com: 

 

  • Ferramenta de teste de dados estruturados: pode inserir o URL ou um código fonte para que o Google possa ler 
  • Assistente de marcação de dados estruturados: uma ferramenta mais avançada para marcar dados estruturados 
  • Markup tester para e-mail: ferramenta para validar os dados estruturados de HTML de email cujo objetivo é melhorar o envolvimento nos e-mails 
  • Google Meu Negócio: lugar para colocar seu endereço físico e telefone 
  • Google Merchant Center: ajuda a colocar as informações dos seus produtos na hora da busca 
  • PageSpeed Insights: indica a velocidade das páginas do seu site 
  • Pesquisa personalizada: funcionalidade para você inserir campos de busca em seu próprio site e gerenciá-los 
  • Domínios do Google: caso queira comprar um domínio do Google para criar seu site 
  • Academia de webmaster: área em que estão reunidas todas as informações e conteúdos para você criar otimizar um site para ser encontrado no Google 

 

Dica Extra 

 

Antes de avaliar a qualidade de suas landing pages com o apoio do Google Search Console, há algumas melhorias que você já pode adiantar. Produzir headlines mais atraentes, incluir imagens bem trabalhadas e copys envolventes também impacta no desafio de gerar leads e conversões. 

Acompanhe algumas dicas neste vídeo: 

 

 

 

E, se estiver em busca de uma ferramenta na qual você possa criar landing pages otimizadas e gratuitas, conheça o SparkFunnels. Por meio da plataforma, é possível gerenciar o seu funil de vendas completo, sem complicações.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …