3 dicas para gravar videoaula de qualidade e vender mais

Gravar videoaula
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Gravar videoaula pode ser um desafio para quem não está acostumado. Porém, investir nesse tipo de conteúdo, seja para comercializar como material principal, seja para usar como apoio em seus cursos online, é uma ótima estratégia que pode ser a chave para o sucesso do seu produto. Para ajudar você nisso, preparamos 3 dicas para te ajudar.

Durante a pandemia de Covid-19, iniciada em 2019, muitos professores precisam encontrar maneiras de continuar ensinando seus alunos, mesmo à distância. 

Sabemos que não é fácil, principalmente quando não há estrutura. Mas, a partir dessas dicas, você aumentará as chances de sucesso do seu curso online. 

 

Como gravar uma videoaula de qualidade

Planeje e organize o conteúdo em partes

Antes de começar a gravar videoaula, é preciso realizar um bom planejamento do conteúdo. 

Identifique quais conteúdos você deseja passar, qual solução você quer oferecer aos seus alunos e planeje como tudo isso pode ser organizado em um curso. 

Faça uma boa distribuição dos conteúdos no tempo que você tem. Por exemplo: você pode dividir a aula em 4 partes e, em cada uma delas, explicar um tópico. Isso ajuda o aluno a entender melhor e criar um mapa mental do conteúdo.

Cursos mal organizados podem fazer com que o aluno perca o interesse no material, além de contribuir para que ele desista do curso.

E o pior: a falta de planejamento também gera propaganda negativa, que além de não te fazer vender mais, atrapalha o seu crescimento. 

 

Estude formas de melhorar a sua atuação em frente às câmeras

Ninguém nasce sabendo falar bem em frente às câmeras, mas é possível desenvolver essa capacidade, mesmo que você tenha vergonha.

copy com chat gpt , herocreator

Melhorar a oratória depende de dois fatores: técnica e treino. Somente assim é possível elevar a qualidade da fala e cativar ainda mais a atenção dos alunos. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas:

  1. Conheça bem seu público-alvo: essa é uma forma de saber como conversar com ele, quais gestos, expressões e até mesmo a postura melhor para adotar. 
  2. Evite palavras difíceis: elas podem confundir você no momento da fala. Além disso, você pode acabar errando a pronúncia. Por isso, prefira trocá-las por sinônimos.
  3. Treine na frente do espelho: parece clichê, mas essa técnica funciona. Repita o que você precisa falar várias vezes em frente ao espelho, até memorizar e poder desenvolver novas formas de falar as frases, melhorando a entonação.
  4. Olhe para a câmera: parece óbvio, mas, ao virar a tela da câmera para frente, muitas pessoas acabam olhando para ela em vez de olhar para a lente (repare como nas selfies as pessoas nunca estão olhando para a câmera). Não dá para negar que a lente intimida, mas é preciso encará-la de frente. Pense que, se o seu aluno estivesse em sua frente, você olharia nos olhos dele, não é mesmo? Então, ao gravar videoaula, também deve ser assim. Os olhos são a lente!
  5. Desacelere sua fala: quando estamos desconfortáveis, é comum que comecemos a falar mais rapidamente, pela vontade de que acabe logo. A dica é usar uma velocidade menor do que a que você fala normalmente. Além disso, faça pausas entre cada frase e evite vícios de linguagem, como “né”, “hãã”, “tá”.

Saber se comunicar é importante não só para gravar videoaula, mas também para os momentos de venda e pós-venda.

Invista em equipamentos para gravar videoaula

Sabemos que investir em câmeras e microfones de qualidade nem sempre é uma possibilidade para todos. Porém, utilizar boas ferramentas é fundamental para deixar o seu produto com um aspecto profissional.

A boa notícia é que existem smartphones com câmeras de alta qualidade atualmente, que possibilitam criar vídeos incríveis e gravar videoaula com muita qualidade.

Inclusive, produzimos um webinar que fala em detalhes sobre como montar um estúdio de gravação de acordo com o seu orçamento:

Você também pode emprestado para amigos ou familiares, ou alugar em empresas especializadas.

Se o seu vídeo tiver boa qualidade, aumenta a possibilidade de que os seus alunos vejam você como um verdadeiro profissional no segmento. O que pode contribuir para que eles o indiquem para outras pessoas, trazendo mais alunos para a sua base.

Agora que você já sabe como gravar videoaulas de qualidade para vender muito mais, é hora de começar a colocar a mão na massa!

Na HeroSpark você pode hospedar o seu curso gratuitamente, criar landing pages com formulários, páginas de venda, disparar emails marketing e muito mais. Tudo para você criar um produto digital de sucesso.

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *