O que é oratória e 7 dicas para falar bem no seu curso online

Descubra o que é oratória
O que é oratória e dicas para inserir no seu curso online. Saiba mais.

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais atrativas. Dessa forma, é possível agradar o seu público-alvo e, ao mesmo tempo, fidelizá-lo.

Vale dizer que a experiência do cliente conta muito no momento de comprar outro curso online que você oferece ao mercado ou de indicar o seu infoproduto para outras pessoas. 

Portanto, conhecer as técnicas de oratória é imprescindível para o sucesso do seu negócio digital.

Quer saber o que é oratória e como aplicá-la nos seus cursos online? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos de como melhorar a oratória. Acompanhe!

O que é oratória?

A oratória pode ser definida como um conjunto de técnicas que ajudam uma pessoa a falar em público. Por meio dela, você terá acesso a diversas estratégias que ajudarão a desenvolver ou a aprimorar a sua capacidade de comunicação.

Dessa forma, será possível fazer um discurso que desperte o interesse tanto de uma pessoa quanto de uma multidão. Portanto, a oratória pode te abrir portas, pois tem o poder de alavancar o seu crescimento pessoal e profissional.

Qual a importância da oratória?

Mas, afinal, por que a oratória é importante? Simplesmente porque precisamos nos comunicar bem para sermos entendidos, seja em um encontro familiar, em uma apresentação na faculdade ou em uma reunião no trabalho.

Ademais, as técnicas de oratória podem ajudar a criar cursos online mais atrativos, ou seja, com grande poder de engajamento e persuasão. 

Além disso, ao saber como melhorar a oratória, você consegue comunicar um conteúdo relevante de maneira mais profissional.

Imagine gravar um curso online sem usar as técnicas de como melhorar a oratória. Provavelmente, as suas aulas seriam monótonas e sem elementos de persuasão. Assim, os alunos ficariam desestimulados e o processo de ensino-aprendizagem não aconteceria.

Então, se você não quer perder espaço no mercado para outros profissionais mais preparados para falar em público, invista em como melhorar a oratória e desenvolva cursos online cada vez melhores.

Como usar a oratória para falar bem no seu curso online? Conheça 7 dicas!

Agora que você já sabe a importância de saber como melhorar a oratória, vamos conferir as principais dicas que podem te ajudar a elaborar aulas mais atrativas e que, ao mesmo tempo, impulsionem o processo de ensino-aprendizagem. 

Vamos lá!

1. Organize a sua apresentação

É essencial estruturar a sua apresentação com antecedência. Para isso, faça um roteiro com o conteúdo que você pretende repassar no curso online. Dessa forma, é possível seguir um planejamento para que as aulas tenham fluidez e uma sequência lógica.

Também é importante pensar na construção dos slides. Diante disso, não insira textos longos e dê preferência para colocar palavras-chave e imagens que possam te orientar durante as aulas. Elas precisam atrair a atenção e gerar curiosidade nos alunos.

Ademais, é imprescindível que você domine o assunto que vai tratar durante o curso online. Assim, fica mais fácil trabalhar com o conteúdo de forma mais inteligente, dar exemplos pertinentes e evitar o nervosismo que pode atrapalhar a sua produção de vídeo.

2. Escolha a linguagem adequada

Quando você pensa em criar um curso online, é necessário desenhar o perfil do seu avatar. Afinal, é nesse momento que é possível identificar qual é a linguagem mais adequada para se comunicar com a sua audiência.

Por isso, você precisa conhecer as características, os desejos, as dores e o contexto do seu cliente ideal. Dessa forma, fica mais fácil preparar conteúdos mais adequados com a realidade dos alunos. 

Lembre-se de que isso facilita o processo de ensino-aprendizagem.

3. Use storytelling

Usar a arte de contar histórias, ou seja, o storytelling é essencial para atrair a atenção dos alunos, bem como criar empatia. Por isso, use e abuse dessa técnica durante as aulas. Assim, você conseguirá se expressar melhor.

acelerador digital

Isso significa que não basta apenas entender o que é oratória. É preciso utilizar histórias relacionadas ao contexto do seu cliente ideal para provocar o sentimento de identificação. 

Assim, a chance dos alunos se conectarem com a história é maior e, consequentemente, a absorção do conhecimento é mais efetiva.

Veja como criar um roteiro encantador para o seu curso online:

4. Cuidado com a comunicação não verbal

Lembre-se de que os gestos, os movimentos, as expressões faciais e a entonação da sua voz precisam estar alinhadas com a sua mensagem. Isso é essencial para que o seu conteúdo seja transmitido de maneira correta, da forma que você planejou.

Ademais, o desalinhamento entre a comunicação verbal e não verbal pode gerar na audiência a sensação de que você não acredita no conteúdo que está repassando ou, ainda, que não estava preparado para ministrar o curso online.

Isso pode comprometer a credibilidade do curso, do conteúdo e da sua imagem profissional. Como esse não é o seu objetivo, tenha muito cuidado com a linguagem não verbal durante a gravação das aulas.

5. Use a respiração a seu favor 

Um dos principais segredos de como melhorar a oratória é saber utilizar bem as pausas. Para isso, é fundamental respirar corretamente e manter uma boa postura durante a apresentação.

Vale dizer que uma das mais importantes técnicas de oratória é justamente a realização de exercícios de respiração, inclusive para proteger a garganta de desgastes que possam ocorrer por conta da tensão.

Além disso, saiba que falar pausadamente também auxilia em uma maior compreensão por parte do seu público e equilibra o ritmo, que se torna mais agradável de ouvir. 

6. Invista em material visual 

Recursos visuais ajudam a prender a atenção dos espectadores e tornam suas aulas mais atraentes. 

Além disso, utilizar algumas frases e pequenos textos podem ajudar a estabelecer uma confiança ainda maior na sua jornada de como melhorar a oratória. 

Assim, entre os recursos visuais que você pode investir nas suas aulas, podemos citar:

  • Slides;
  • Infográficos;
  • Imagens;
  • Vídeos. 

7. Aposte na objetividade 

Mesmo utilizando uma narrativa na sua trilha de como melhorar a oratória durante suas aulas, é importante que você mantenha a objetividade nas suas propostas. 

Isso porque as pessoas estão cada vez mais desejando conteúdos dinâmicos e que não tomem tanto tempo no dia a dia.

Então, nada de utilizar falas muito longas, porque isso pode fazer com que seu público perca o interesse e possa se desengajar das aulas.

Por isso, é importante seguir seu planejamento e estruturar muito bem o seu roteiro de aula. 

Agora que você já sabe o que é oratória e como usá-la no seu curso online, que tal aprender a tirar o seu projeto do papel e transformar o seu infoproduto em realidade? 

Conheça agora o Bundle Decola Digital, um pack com 8 cursos online que vão ajudar você a dar os primeiros passos no mercado digital.

Você garante acesso a conteúdos exclusivos sobre técnicas de vendas e construção de estratégia de marketing digital com profissionais de sucesso.

Então não espere mais! Faça agora seu cadastro e impulsione seus resultados.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *