Mailing de clientes o que é, importância e 7 dicas para construir um!

Mailing de clientes o que é, importância e 7 dicas para construir um!

Um mailing de clientes é uma ferramenta muito útil para captar e estreitar a relação com os seus leads por meio de uma estratégia de e-mail marketing.

De acordo com um estudo da MarketingSherpa, o e-mail é o canal preferido da maioria dos usuários para receber comunicações das empresas.

Por isso, é fundamental ter um mailing estruturado, que não vai te permitir apenas organizar a sua base de leads e clientes, mas entregar conteúdos de valor.

Se você deseja entender melhor o conceito de mailing de clientes e quer dicas para construir um mailing que vai fazer a diferença para o seu negócio, continue lendo este artigo!

O que é mailing de clientes?

O mailing de clientes é uma base de dados com os endereços de e-mails dos clientes do seu negócio e outras informações, como:

  • Sexo;
  • Localização;
  • Idade;
  • Entre outros.

Ou seja, um mailing permite não só guardar todos os contatos dos clientes, mas segmentar estes contatos de modo a adaptar os conteúdos que você vai enviar a cada um deles. 

Essas informações são utilizadas para aproximar o cliente da marca por meio de uma boa estratégia de e-mail marketing, em que você pode enviar comunicações sobre:

  • Promoções;
  • Avisos;
  • Ofertas de produtos ou serviços 
  • E muito mais!

Assim, com um bom mailing de clientes, você pode estruturar todas as suas ações de e-mail marketing e beneficiar o seu negócio de muitas formas.

Tudo isso te permite aumentar a sua eficiência, uma vez que você vai falar a língua dos seus clientes com ideias de e-mail criativas. 

Quais são os benefícios do mailing de clientes?

O mailing de clientes apresenta muitas vantagens para quem decide apostar nele, como:

  • É um canal muito importante para atrair e fidelizar clientes;
  • Você pode guardar dados importantes de clientes para futuras ações;
  • Você pode criar uma estratégia de e-mail-marketing bem estruturada;
  • É possível organizar internamente o tipo de conteúdo a ser enviado, aumentando a precisão da sua estratégia;
  • Te permite entender o comportamento do cliente por meio da análise das métricas que as ferramentas de automação oferecem;
  • Fortalece o seu relacionamento com o cliente.

Como construir um mailing de clientes?

Para construir um mailing que vai te ajudar a impulsionar a estratégia digital do seu negócio, é preciso seguir alguns passos essenciais.

É claro que é necessário entender as particularidades do seu negócio antes de começar a construir esse mailing. Porém, existem algumas dicas que se aplicam a todos os negócios e que fazem a diferença no crescimento da empresa.

Assim, apresentamos a seguir 7 dicas essenciais para construir um mailing de clientes. Confira!

1. Não compre listas de e-mails

Esta é a primeira dica, porque é algo que você não deve fazer em hipótese alguma! 

Afinal, a compra de lista de e-mails vai te fazer perder tempo enviando mensagens para pessoas que não são potenciais clientes e que não estão interessadas no seu negócio.

Se você compra uma lista de e-mails, além de desperdiçar tempo e trabalho enviando mensagens a pessoas aleatórias, você acaba por irritar o consumidor e diminuir as suas chances de conversão.

Por isso, crie o seu mailing de clientes apenas com contatos de valor. Assim, você pode montar uma estratégia de propaganda em e-mail marketing muito mais eficiente. 

2. Crie uma página de captura

A página de captura de leads serve para recolher informações relevantes sobre pessoas que estejam interessadas no seu negócio. É um passo essencial para criar um mailing personalizado e que faça sentido para a sua marca.

Para quem não sabe, a página de captura é uma landing page onde os potenciais clientes podem deixar dados pessoais, como nome e e-mail, em troca de um conteúdo de valor grátis, como um e-book ou uma planilha, por exemplo. 

Essa página pode ser divulgada como pop-up no seu site, em campanhas por meio das redes sociais e em outros espaços onde você queira captar leads para o seu negócio. 

3. Saiba usar as CTAs

As Call to Actions (CTAs) servem para incentivar alguém a realizar uma ação importante para a estratégia digital do seu negócio.

Geralmente, elas aparecem em botões coloridos, com textos em destaque como:

  • Compartilhe esse conteúdo;
  • Baixe aqui o material;
  • Teste grátis;
  • Acesse gratuitamente.

Para que o leitor se sinta motivado a cumprir com uma chamada para a ação, é preciso que ele esteja atento ao seu texto. Portanto, utilize ideias de copy para vendas irresistíveis e prepare o público para a ação.

Vale dizer que, quando você está montando o seu mailing, a CTA deve ser bem utilizada na estratégia da captação de leads. 

acelerador digital

4. Segmente os seus leads

Em vez de enviar o mesmo e-mail marketing para todos os seus leads, é importante segmentá-los em várias categorias que façam sentido para o seu negócio.

Afinal, se os clientes começarem a receber mensagens que não sejam feitas sob medida para eles, é provável que percam o interesse e até cancelem as inscrições.

Por outro lado, quando você segmenta os leads, você consegue personalizar os conteúdos e as ofertas que vai apresentar nos e-mails. 

Assim, você faz a diferença para aqueles leads e clientes, otimiza o seu trabalho e potencializa o desempenho da sua empresa a longo prazo.

5. Aposte em ferramentas de automação

Existem muitas ferramentas disponíveis gratuitamente na internet que te ajudam a estruturar o seu mailing.

Dessa forma, você economiza tempo ao não precisar digitar e-mails em documentos e planilhas, e ainda pode se beneficiar de outras vantagens como:

  • Customização de mensagens;
  • Programação de campanhas;
  • Relatórios com análises completas das métricas da sua estratégia.

Além disso, automatizando os processos, a sua equipe ganha em produtividade e o seu negócio pode alavancar.

6. Ofereça conteúdos gratuitos

O princípio da reciprocidade orienta muitas estratégias do marketing digital, como a oferta de conteúdos através dos e-mails marketing.

Para a psicologia, as pessoas se sentem em dívida quando recebem algo de graça. Por isso, é normal que, quando você oferece conteúdos gratuitos (e-books, aulas online, mentorias etc), as pessoas queiram retribuir de alguma forma.

Seja comprando o seu produto, compartilhando o seu conteúdo e, o principal nesse caso, continuando a receber os seus e-mails sem objeções. 

Além disso, os conteúdos gratuitos são uma excelente forma de fugir dos e-mails de promoção, que podem se tornar repetitivos, cansando a audiência. 

7. Utilize um endereço de e-mail personalizado

Um e-mail profissional e personalizado é necessário para fazer uma comunicação profissional e uniforme da empresa.

Afinal, será a partir deste e-mail profissional que você vai fazer o envio dos e-mails marketing para o seu mailing de clientes.

Se você ainda não tem um e-mail próprio para isso, não se preocupe. Existem várias ferramentas para criar e-mails personalizados que vão te ajudar a executar a sua estratégia digital. 

Como manter um bom mailing de clientes?

Não basta apenas criar um mailing de clientes, é preciso saber como mantê-lo. Para isso, você pode seguir as seguintes dicas:

Não envie apenas ofertas

O seu conteúdo deve somar para o cliente, não apenas para o seu negócio. 

Por isso, entregue valor a cada e-mail que enviar com conteúdo de qualidade e evite ofertas maçantes. Isso só vai repelir os seus potenciais clientes e reduzir o seu mailing.

Segmente sempre a sua base de contatos

Quanto mais informações você tiver sobre os seus leads, mais personalizado será o conteúdo que vai entregar nos e-mails marketing. 

Consequentemente, o seu e-mail vai ser mais relevante, mais pessoas poderão se interessar e isso vai te ajudar a manter e a aumentar o seu mailing. 

Acompanhe os resultados

As ferramentas de automação de e-mail marketing te permitem não apenas elaborar e enviar e-mails mais rapidamente, mas também mensurar os resultados da sua estratégia de e-mail marketing ao acompanhar algumas métricas relevantes, tais como: 

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de crescimento da base;
  • Entre outros.

Portanto, aproveite esse recurso para sempre saber o que pode ser mantido e o que deve ser melhorado na sua estratégia de mailing. 

Como a HeroSpark pode te ajudar com o seu mailing?

Para criar e manter um bom mailing, conte com a ajuda da HeroSpark! 

Nós somos especialistas em fazer o negócio dos infoprodutores crescer com ações estratégicas de marketing digital.

Na Hero, te ajudamos a captar leads por meio de landing pages, compartilhamos recursos para segmentar os seus leads e te ajudamos a fazer o envio de e-mails em massa

Basta se cadastrar na nossa plataforma para se beneficiar destas vantagens e ter acesso aos nossos funis personalizados, hospedar e vender o seu produto e ter tudo num só lugar!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *