Ideias para e-mail: dicas de como criar + modelos para se inspirar!

Ideias para e-mail: dicas de como criar + modelos para se inspirar!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Você está precisando criar um bom e-mail marketing, mas está sem ideias para e-mail?

Realmente, a estratégia de e-mail marketing é a que mais exige criatividade do criador. Afinal de contas, para as pessoas abrirem sempre seus e-mails e interagirem com a sua marca, é preciso saber elaborar modelos atrativos e engajantes.

Mas se você estiver enfrentando um grande bloqueio criativo no momento e realmente não sabe nem por onde começar, fique com a gente neste post e confira as ideias para e-mail marketing imperdíveis que separamos para você! Boa leitura!

Ideias para e-mail: Como criar e-mail criativo? 

Por mais que cada e-mail precise ser único, existem algumas práticas que parecem pequenas em um primeiro momento, mas que vão salvar seu e-mail e torná-lo mais atrativo para sua base!

Para conhecê-las, é só conferir abaixo 7 dicas!

1. Estude sua persona

Essa é a primeira tarefa a ser feita quando o assunto é ter mais ideias para e-mail. Afinal, se você não conhece a sua persona e não sabe do que ela gosta ou deixa de gostar, como conseguirá criar um e-mail criativo para ela?

Isso significa que não conhecer a pessoa a quem você enviará um e-mail pode ser um grande tiro no pé e afetar seus resultados com a estratégia de e-mail marketing.

Por isso, busque sempre conhecer as principais características da sua persona e sempre estude o comportamento dela a cada envio feito.

2. Invista em campos personalizados

Se você olhar para a sua caixa de entrada agora mesmo, as chances de encontrar um e-mail no qual o destinatário coloca o seu nome na saudação é bem alto, não é mesmo?

Isso se chama personalização e é feita quando a empresa que envia o e-mail já possui alguns dados sobre você, o que os permite tornar o envio mais pessoal.

Invista nessa captação de dados para, em todos os seus envios, você dizer o nome do remetente, a cidade onde ele mora ou então adicionar qualquer outra informação relevante que torne o envio pessoal.

3. Crie campanhas baseadas no comportamento ou interesse

Conseguir chamar seu contato pelo nome em um envio é algo muito interessante para uma estratégia de marketing. Mas você sabe o que chama ainda mais a atenção do seu lead? Criar um e-mail baseado nos interesses dele.

Por exemplo: você pode criar um modelo de e-mail para divulgar uma promoção na categoria de produtos X para aqueles clientes que já compraram nela. Ou, então, você pode enviar um conteúdo exclusivo para todo mundo que baixou o material rico Y.

Aqui, as possibilidades são muitas, mas a melhor parte é que você terá mais chances de realmente fazer aquele lead interagir com você!

4. Aposte em diferentes mídias

Já se passou o tempo que os e-mails eram só texto. Hoje você pode apostar em diferentes mídias para adicionar nos seus modelos!

Dessa forma, você pode inserir:

  • Botões para a Call to Action;
  • Imagens criativas;
  • Gifs especiais.

Além disso, muitas empresas também adicionam vídeos nos seus e-mails. Na maioria dos casos, o vídeo é apenas uma imagem com o ícone de play que, quando clicado, leva o usuário para o vídeo em si.

Isso acontece porque a maioria dos provedores de e-mails ainda não conseguem reproduzir esse conteúdo. Mas não deixa de ser uma forma interessante de chamar a atenção do usuário e ter mais visualizações no seu vídeo.

5. Crie um assunto atrativo

Sabe o que faz o seu público realmente abrir um e-mail? O assunto dele.

Sim, o assunto é o primeiro item de um e-mail que o público vê na caixa de entrada. E, dependendo de como ele é feito, o seu usuário pode ficar curioso para abrir ou ansioso para excluir.
Por isso, é importante se atentar a esse detalhe e criar assuntos criativos para os seus modelos de e-mail. Abaixo tem alguns assuntos que podem te interessar:

print de tela com ideias para e-mail

Apesar do e-mail ser conhecido por ser um canal formal, ainda assim é possível usar emojis sem parecer inconveniente, como você observou nos modelos acima.

Inclusive, os assuntos de e-mail que apresentam emojis podem ter uma taxa de abertura maior, já que eles são mais atrativos e ajudam a comunicar melhor o conteúdo de um e-mail

6. Use o preheader com criatividade

O preheader é a parte de um e-mail marketing mais esquecida pelos seus criadores, mas que não deixa de ser importante.

Para quem não sabe, o preheader aparece logo após o assunto do e-mail e é como se fosse mais uma chance que você tem de envolver o usuário para fazê-lo abrir seu e-mail.

Ele é como se fosse a continuação do assunto para que seu contato entenda melhor o conteúdo do e-mail.

Na maioria dos envios, muitas empresas esquecem de adicionar o preheader, e ele acaba sendo preenchido automaticamente pelo primeiro parágrafo do e-mail, que nem sempre é tão envolvente assim.

print de tela com ideias para e-mail

Mas, quando eles são pensados de forma criativa, conseguem fazer o assunto se tornar muito mais atrativo:

print de tela com ideias para e-mail

Então sempre tente preencher o espaço do preheader com uma copy criativa. Para criá-lo, você pode usar as mesmas dicas para desenvolver um assunto criativo.

7. Adicione botões na CTA

A Call To Action é a parte mais importante de todo o seu e-mail. Aliás, ela é o principal motivo do envio ser feito. Afinal, os e-mails são enviados a fim de que o seu público realize uma ação que pode fazê-lo evoluir no seu funil de vendas.

Sendo assim, não faz muito sentido deixar essa parte mais apagada no seu e-mail, certo?

Para isso, o ideal é apostar em botões diferentes e que chamem a atenção do seu usuário. Aqui, você pode apostar até mesmo em cores diferentes da sua identidade visual e uma copy marcante para o usuário realizar a ação desejada!

Ideias para e-mail: 10 Modelos prontos para se inspirar

Agora que você já sabe como criar um e-mail super criativo, está na hora de conhecer as principais ideias para e-mail marketing!

A partir delas, você pode se inspirar no momento de criar o seu e-mail e ter novos insights sobre como torná-lo mais atrativo para seu público.

1. Promocional

Todo negócio sempre vai fazer um e-mail promocional. É muito difícil fugir desse modelo, porque ele é usado para aumentar as vendas e divulgar promoções.

copy com chat gpt , herocreator

Por conta disso, ele costuma ter uma pegada ainda mais criativa e apostar em imagens bem chamativas, como o exemplo abaixo da Dermaclub.

print de tela com ideias para e-mail

Eles sempre apostam em adicionar a imagem do produto com alguma arte criativa atrás.

print de tela com ideias para e-mail

E, para finalizar com chave de ouro, esse depoimento de um cliente ajuda a fazer qualquer um se interessar na promoção!

2. Boas-vindas

Outro modelo de e-mail que todo negócio precisa ter é o de boas-vindas! Afinal, quando um novo contato entra na sua lista, ele merece ser bem recebido, não é mesmo?

Para esse tipo de e-mail, o melhor exemplo encontrado é o e-mail de boas-vindas da Pantys, que, logo no início, mostra que sabe se comunicar com o público:

print de tela com ideias para e-mail

Além disso, o e-mail vem com um cupom de desconto especial e uma CTA chamativa:

print de tela com ideias para e-mail

E, para finalizar, eles ainda introduzem uma ferramenta interessante que faz com que o público interaja ainda mais com o modelo!

print de tela com ideias para e-mail

3. Envio de material rico

No processo de nutrir nossos leads, é sempre necessário realizar o envio de materiais ricos para eles, como kits, e-books, aulas, entre outros.

Nesse momento, é interessante ter um bom modelo de e-mail em mão. Para isso, um exemplo de e-mail interessante é o da Rock Content.

Logo no início, ele consegue entregar o que o lead pediu:

print de tela com ideias para e-mail

Mas ele aproveita o espaço para indicar outros materiais ricos e, assim, fazer o lead evoluir no funil:

print de tela com ideias para e-mail

4. Reengajamento

Sabe aquele contato que nunca interage com os seus e-mails? Pois então, em uma estratégia de e-mail marketing, não é muito interessante mantê-los, porque eles podem “sujar” a sua base.

Dessa forma, os provedores e-mail vão perceber que você sempre envia para uma pessoa que não interage e, assim, podem diminuir suas entregas ou adicioná-las no spam.

Para evitar isso e não remover esse contato de primeira da sua base, vale a pena apostar em um e-mail de reengajamento e dar uma segunda chance para a pessoa.

Esses modelos costumam não ser tão chamativos e apelam mais para a copy do que outros conteúdos visuais, como vimos em modelos promocionais.

Um bom exemplo que pode te dar várias ideias para e-mail é o modelo do Nubank:

print de tela com ideias para e-mail
print de tela com ideias para e-mail

Aqui, além deles pedirem para o cliente voltar, ainda contam uma novidade que realmente pode fazer a pessoa se interessar e acessar a plataforma novamente!

5. Divulgação de novidades

Todo mundo sempre tem uma novidade para contar, não é mesmo? Nesse caso, você pode apostar em um e-mail curto e objetivo sobre algo que leve a pessoa a fazer uma ação, como no exemplo abaixo da Disney+.

print de tela com ideias para e-mail

6. Newsletter

Esse modelo é bem parecido com o anterior. A diferença é que as newsletters geralmente apresentam mais conteúdos, sem focar em apenas uma novidade.

Na maioria dos casos, muitos negócios usam as newsletters para divulgar as principais postagens do blog.

print de tela com ideias para e-mail

7. Lançamento

Se você tem algum produto ou serviço novo no ar, sua base de contatos precisa conhecê-la. 

Para isso, nada melhor do que criar um e-mail super atrativo que destaque o lançamento e mostre as vantagens dele.

print de tela com ideias para e-mail

8. Lembrete

Os modelos de e-mail de lembrete são ideais para quem está realizando uma live ou grande evento. A partir deles, além de lembrar o lead, você também consegue incentivá-lo a participar do evento, como no modelo abaixo:

print de tela com ideias para e-mail

9. Datas comemorativas

As datas comemorativas não devem passar despercebidas. Para isso, é interessante criar um modelo de e-mail especial para destacá-la.

Sendo assim, uma das ideias para e-mail mais criativas foi feita pela Dermaclub, que enviou um e-mail para comemorar o Dia dos Solteiros.

A criatividade já começou logo no assunto do e-mail:

print de tela com ideias para e-mail

Depois, eles apostaram em dicas criativas para comemorar a data:

print de tela com ideias para e-mail

E, para finalizar, tem ainda a indicação de alguns produtos!

print de tela com ideias para e-mail

10. Renovação de assinatura

Se você trabalha com serviços de assinatura, também vai curtir essa ideia de e-mail marketing.

A Adobe, por exemplo, envia para sua base de ex-clientes uma mensagem especial para fazê-los voltarem para a sua assinatura:

print de tela com ideias para e-mail

Por se tratar de um programa de edição de imagens, eles sempre apostam em imagens mais criativas e com boa resolução.

E então, gostou de conferir essas ideias para e-mail? Se sim, você vai amar montar seus modelos na ferramenta da HeroSpark!

Na nossa plataforma você consegue acessar diversos modelos prontos para editar e usar como quiser! E o melhor: você pode disparar de forma automática para toda sua base de contatos!

Vem com a gente e crie seus melhores modelos de e-mail com a HeroSpark!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *