Monitoramento de redes sociais: 7 melhores ferramentas

Realizar o monitoramento de redes sociais é investir em estratégia.
O monitoramento de redes sociais é essencial para uma empresa

Impulsionar os negócios através de estratégias é essencial para qualquer empresa. E, nesse cenário, o monitoramento de redes sociais é um recurso eficaz para alcançar suas metas e trabalhar no posicionamento de imagem da empresa.

Afinal, é por meio desse monitoramento que a marca pode acompanhar o que se fala sobre ela nas redes, sejam aspectos positivos ou negativos. 

Por isso, continue a leitura para entender mais como o monitoramento de redes sociais auxilia os negócios e comece a utilizá-lo o quanto antes!

Crie seu produto de forma simples e venda com links de pagamento para sua audiência sem depender de terceiros. Teste a HeroSpark e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é monitoramento de redes?

O monitoramento de redes sociais é o acompanhamento de tudo o que é falado sobre o seu negócio nesses canais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. 

Nesse sentido, acompanha-se o que é falado sobre a marca, empresa, produtos ou serviços, e observa-se também os resultados de engajamento e satisfação do público.

Ao detectar algum aspecto negativo sobre a marca, é possível reverter falando diretamente com o cliente o quanto antes para que não se torne um problema futuro. 

Já quando recebe-se elogios e feedbacks, trabalha-se com o posicionamento de marca e relacionamento, aproximando-se mais do consumidor. 

Todas essas estratégias fazem seu negócio ser mais transparente para a clientela, e isso é importante para a realização de futuras compras.

Quais são as principais métricas para o monitoramento de redes sociais?

Antes de conhecermos as principais métricas, é importante ter em mente que cada rede social tem suas particularidades. Ou seja, cada uma fornece informações diferentes, provenientes de fontes distintas. 

Portanto, cada rede social exige algumas métricas específicas.

Entretanto, as métricas que separamos abaixo são um resumo do que você encontra nas mídias e que são de extrema importância para acompanhamento. Veja quais são elas!

Alcance

Representa o número de pessoas que a publicação atingiu. Isso independe se a publicação foi impulsionada ou não.

Engajamento

O engajamento significa o quanto a audiência tem interagido com o seu conteúdo. Por isso, é uma métrica que avalia diversas situações como: curtidas, comentários e compartilhamentos.

Taxa de Conversão

Converter significa levar seu lead a fazer determinada ação, que pode ser clicar em um site, comentar ou – a mais importante – efetuar a compra em si.

Por isso, acompanhar taxas de conversão é muito importante para entender se as suas estratégias têm funcionado e levado o cliente a tomar uma ação.

7 ferramentas de monitoramento de redes sociais

Escolher as melhores ferramentas para analisar as redes sociais do seu negócio é uma tarefa relativamente simples. No entanto, isso requer uma análise prévia do objetivo e das necessidades da sua empresa. 

Portanto, se você já tem ciência das suas próximas metas, confira abaixo as 7 ferramentas de monitoramento de redes socais que separamos.

1. Hootsuite

O Hootsuite é uma das ferramentas mais populares. Ela oferece suporte para as plataformas mais utilizadas no Brasil, tais como: 

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Pinterest

O diferencial desse serviço está em acompanhar menções ao perfil da sua empresa em tempo real e em poder delegar funções para os membros da sua equipe. 

Além de ser um recurso para acelerar respostas aos clientes, o Hootsuite oferece serviços de:

  • Agendamento de postagem;
  • Impulsionamento de postagens;
  • Gerenciamento, análise e curadoria de conteúdo.

2. mLabs

É uma ferramenta brasileira e uma das mais completas. Com o mLabs é possível:

  • Responder mensagens de seguidores;
  • Gerenciar perfis nas redes sociais;
  • Analisar métricas;
  • Criar relatórios do Instagram, Twitter, Facebook e Google Analytics;
  • Gerenciar mais de um perfil na mesma conta;
  • Incluir gráficos sobre o desempenho da concorrência.

Esse último ponto deixa sua empresa um passo à frente quando o assunto é traçar estratégias e se destacar no mercado. 

3. AgoraPulse

O AgoraPulse possui diversas funções que facilitam o monitoramento de redes sociais. A ferramenta oferece suporte para:

acelerador digital
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn

Com ela é possível:

  • Gerenciar todas as mensagens das mídias sociais da empresa;
  • Agendar e publicar conteúdo;
  • Identificar os principais influenciadores;
  • Monitorar canais sociais;
  • Obter relatórios, inclusive de anúncios do Facebook.

O diferencial da AgoraPulse é a possibilidade de acompanhar o histórico dos clientes e mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI)Além disso, a ferramenta também permite a segmentação por público-alvo e analisa o desempenho da concorrência.

4. Reportei

A Reportei é uma ferramenta recomendada para empresas que prestam serviços para outras marcas e que precisam apresentar relatórios para seus clientes. 

De modo geral, a fase de coleta de dados e produção de relatórios pode ser um tanto demorada, caso seja feita manualmente. Mas a Reportei consegue contornar essa fase, promovendo significativos ganhos de produtividade.

Isso porque a ferramenta reúne os dados das redes analisadas e produz relatórios em cima disso, além de possuir um espaço para escrever análises sobre os relatórios de redes sociais e marketing digital. 

Tudo isso com a possibilidade de personalizar templates e escolher métricas específicas de acordo com cada cliente.

Vale dizer que a Reportei oferece suporte para uma ampla quantidade de redes, tais como:

5. Sprout Social

Além de ser uma das melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais, a Sprout Social também é simples de aplicar e oferece análises precisas que vão ajudar seu negócio digital a traçar a estratégia certa.

Com essa plataforma é possível:

  • Descobrir tendências nas redes sociais;
  • Agendar publicações;
  • Consultar informações antigas;
  • Filtrar mensagens e menções nas plataformas;
  • Entre outros. 

Esses e outros serviços estão organizados em uma interface completa e intuitiva.

6. Social Bakers

A Social Bakers se destaca pela análise automatizada da audiência nas redes sociais da sua empresa, de forma que sejam mapeadas personas a partir desses dados. Assim, é possível melhorar a estratégia de marketing e voltá-la ao seu avatar.

Além disso, a Social Bakers desempenha as seguintes funções:

  • Agendamento de postagens;
  • Gerenciamento e monitoramento de mensagens;
  • Análise de desempenho das campanhas de publicidade;
  • Potencialização da influência dos defensores da sua marca perante o seu público-alvo.

7. Iconosquare

A Iconosquare, antigo Statigram, é uma ferramenta focada exclusivamente no monitoramento do Instagram a partir de recursos básicos e gratuitos, mas também tem outros mais sofisticados.

Por monitorar apenas uma rede social, o Iconosquare consegue fornecer maiores detalhes sobre o desempenho de um perfil no Instagram, analisando desde menções e hashtags ao uso de filtros nos stories.

Além das funções de monitoramento, que englobam mensagens, curtidas e compartilhamento, essa ferramenta também dispõe de categorias para promover a conta na plataforma.

Como fazer o monitoramento das redes sociais?

Agora que você já conhece as melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais e deve estar investindo em uma, chegou a hora de fazer efetivamente esse acompanhamento.

Então, siga o passo a passo para fazer o monitoramento das redes:

1. Defina o seu objetivo

Entenda quais serão seus objetivos para fazer o monitoramento de redes sociais com precisão. Algumas das possibilidades são:

  • Ampliar o funil de vendas;
  • Fortalecer o relacionamento com os clientes;
  • Evitar reclamações;
  • Aumentar as vendas.

Portanto, decida para onde será voltada suas intenções e análises antes de colocar a mão na massa!

2. Acompanhe com frequência

Defina uma frequência para esse acompanhamento. O ideal é diariamente.

Além disso, dependendo do tamanho da sua empresa, é preciso que uma pessoa fique responsável apenas nisso, para conseguir responder e atender toda a demanda.

3. Emita os relatórios

Dependendo da frequência analisada, emita relatórios diários, semanais e mensais das métricas alcançadas.

Lembre-se de escolher uma ferramenta que permita fazer essa análise mais gráfica e objetiva dos dados. Assim, você consegue interpretá-los com mais facilidade. 

4. Compartilhe os resultados e atualize as estratégias


Compartilhe os relatórios e feedbacks recebidos dos clientes com toda a sua equipe. Isso é importante para o trabalho de todos.

Além disso, a definição das novas estratégias pode (e deve!) entrar nessa parte final, na qual a tomada de decisão é importante para definir o futuro do monitoramento de suas redes e também do seu negócio.
Falando em estratégias para o seu negócio digital, a HeroSpark preparou um Kit de Marketing Digital em que apresentamos estratégias para redes sociais que vão ajudá-lo a converter de verdade na internet.
Esse material está disponível de forma gratuita por tempo limitado. Por isso, baixe agora mesmo o seu!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *