Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Monitoramento de redes sociais: 7 melhores ferramentas

Realizar o monitoramento de redes sociais é investir em estratégia.

Estabelecer estratégias para impulsionar os negócios é essencial para qualquer empresa. Para realizar essas metas de forma certeira é preciso utilizar os recursos mais eficazes, dentre eles o monitoramento de redes sociais.

 

Recorrer às ferramentas de monitoramento de redes sociais amplia a percepção da sua marca, pois permite enxergar com mais detalhes não só as demandas do cliente como também o comportamento do mercado no ambiente exato onde a persona está.

 

As ferramentas de monitoramento de redes sociais geram ou contribuem para a criação de relatórios que ajudam a embasar tomadas de decisões. Além disso, permite o estreitamento de relações com o cliente. Assim, é possível definir estratégias voltadas para diversos segmentos do negócio. Veja mais, a seguir!

 

7 ferramentas de monitoramento de redes sociais

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

 

Escolher as melhores ferramentas para analisar as redes sociais do seu negócio é uma tarefa relativamente simples. No entanto, requer uma análise prévia do objetivo e das necessidades da empresa. Ter o domínio dessas e de outras informações direciona a escolha das métricas usadas para realizar o monitoramento.

 

Também é importante ter em mente que cada rede social tem suas particularidades e que elas fornecem informações diferentes, provenientes de fontes distintas. Portanto, cada rede social exige algumas métricas específicas.

 

Combinar mais de uma ferramenta para potencializar o monitoramento de redes sociais é uma estratégia que tende a cobrir ao máximo as necessidades da sua empresa e deixá-la ainda mais preparada para se destacar em seu nicho de mercado.

 

Para isso, é preciso conhecer as melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais e que serão verdadeiras aliadas nessa empreitada.

 

Se você deseja engajar e vender mais no Instagram também não deixe de ver o vídeo abaixo:

 

 

Confira, abaixo, as 7 ferramentas de monitoramento de redes socais que separamos.

 

1. Hootsuite

 

O Hootsuite é uma das ferramentas mais populares. Ela oferece suporte para as plataformas mais utilizadas no Brasil, tais como: Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Twitter e Pinterest.

 

O diferencial desse serviço está em acompanhar menções ao perfil da sua empresa em tempo real e em poder delegar funções para os membros da sua equipe. Além de ser um recurso para acelerar respostas aos clientes, o Hootsuite oferece serviços de:

 

  • Agendamento de postagem;
  • Impulsionar postagens;
  • Gerenciamento, análise e curadoria de conteúdo.

2. mLabs

 

É uma ferramenta brasileira e uma das mais completas. Com o mLabs é possível responder mensagens de seguidores, gerenciar perfis nas redes sociais, analisar métricas e criar relatórios do Instagram, Twitter, Facebook e Google Analytics.

 

Essa ferramenta ainda permite incluir gráficos sobre o desempenho da concorrência. Isso deixa sua empresa um passo à frente quando o assunto é traçar estratégias e se destacar no mercado. Além disso, ele possibilita gerenciar mais de um perfil na mesma conta.

 

3. AgoraPulse

 

O AgoraPulse possui diversas funções que facilitam o monitoramento de redes sociais. A ferramenta oferece suporte para Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn. Com ela é possível:

 

  • Gerenciar todas as mensagens das mídias sociais da empresa;
  • Agendar e publicar conteúdo;
  • Identificar os principais influenciadores;
  • Monitorar canais sociais;
  • Obter relatórios, inclusive de anúncios do Facebook.

O diferencial da AgoraPulse é a possibilidade de acompanhar o histórico dos clientes e mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI). Além disso, a ferramenta também permite a segmentação por público-alvo e analisa o desempenho da concorrência.

 

4. Reportei

 

A Reportei é uma ferramenta recomendada para empresas que prestam serviços para outras marcas e que precisam apresentar relatórios para seus clientes. A fase de coleta de dados e produção de relatórios pode ser um tanto demorada, caso seja feita manualmente. A Reportei consegue contornar essa fase, promovendo significativos ganhos de produtividade.

 

A ferramenta reúne os dados das redes analisadas e produz relatórios em cima disso, além de possuir um espaço para escrever análises sobre os relatórios de redes sociais e marketing digital. Tudo isso com a possibilidade de personalizar templates e escolher métricas específicas de acordo com cada cliente.

 

A Reportei oferece suporte para uma ampla quantidade de redes, tais como o Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google Analytics e Google Ads.

 

5. Sprout Social

 

Além de ser uma das melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais, a Sprout Social também é simples de aplicar e oferece análises precisas que vão ajudar seu negócio digital a traçar a estratégia certa.

 

Com essa plataforma é possível descobrir tendências nas redes sociais, agendar publicações, consultar informações antigas, filtrar mensagens e menções nas plataformas, entre outros. Esses e outros serviços estão organizados em uma interface completa e intuitiva.

 

6. Social Bakers

 

A Social Bakers se destaca pela análise automatizada da audiência nas redes sociais da sua empresa, de forma que sejam mapeadas personas a partir desses dados. Assim, é possível melhorar a estratégia de marketing e voltá-la ao seu avatar.

 

Além de funções como agendamento, gerenciamento e monitoramento de mensagens, a Social Bakers também analisa o desempenho das campanhas de publicidade e potencializa a influência dos defensores da sua marca perante o seu público-alvo.

 

7. Iconosquare

 

A Iconosquare, antigo Statigram, é uma ferramenta focada exclusivamente no monitoramento do Instagram a partir de recursos básicos e gratuitos, mas também tem outros mais sofisticados.

 

Por monitorar apenas uma rede social, o Iconosquare consegue fornecer maiores detalhes sobre o desempenho de um perfil no Instagram, analisando desde menções e hashtags ao uso de filtros nos stories.

 

Além das funções de monitoramento, que englobam mensagens, curtidas e compartilhamento, essa ferramenta também dispõe de categorias para promover a conta na plataforma. O Instagram é uma das redes sociais mais populares no momento, por isso, vale a pena investir nele.

 

Impulsione seu negócio com SparkStart + SparkFunnels

 

Diante das mudanças ocasionadas pela pandemia a partir de 2020 no mercado de trabalho, o empreendedorismo digital desponta como uma solução criativa e prática para quem deseja e precisa se reinventar neste momento.

 

Criar produtos digitais é uma forma de contornar esse momento de crise, visto que dificuldades são também oportunidades de inovar e de colocar em prática todo conhecimento e experiência. Diante disso, a HeroSpark desenvolveu um programa de aceleração de negócios digitais unindo a estratégia e os conhecimentos necessários para criação de um produto digital às ferramentas fundamentais para implementar o produto e começar as vendas.

 

Aderir ao SparkStart é dar um passo em direção ao domínio de conteúdos relacionados a negócios digitais, marketing digital, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, funil de vendas, tráfego, branding, performance, etc.

 

A teoria é essencial, mas sozinha não produz os efeitos desejados. Pensando nisso, existe o SparkFunnels, que:

 

  • Disponibiliza as ferramentas de criação de funil;
  • Criação de páginas de vendas;
  • Envio de emails ilimitados;
  • Permite criar estratégias de captação de leads com iscas digitais;
  • Possibilita a criação de funis com webinars;
  • Criação de relatórios de métricas de cada etapa do funil.

Tirar as ideias do papel pode ser uma tarefa desafiadora, mas estimulante para o crescimento pessoal e profissional. Traçar essa jornada ao lado de pessoas que possuem o mesmo desejo de se reinventar faz toda a diferença.

 

A HeroSpark também conta com a comunidade Learner’s League, que possibilita o networking entre pessoas que estão tendo suas primeiras experiências com vendas de produtos digitais. Isso porque sabemos que a jornada fica mais fácil quando compartilhada.

 

Criar um produto digital lucrativo e de alta demanda, como uma ferramenta de monitoramento de redes sociais, por exemplo, é um trabalho que exige qualidades como empenho e criatividade.

 

 

A disposição de aprender e sair do lugar somadas à capacitação que os especialistas da HeroSpark oferecem é a fórmula ideal para criar seu produto digital e contornar a crise da economia.

 

Cadastre-se aqui, é totalmente GRÁTIS!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …