O que é ROI e como aumentar o seu

o que é ROI
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O Retorno sobre Investimento de qualquer negócio digital pode ser definido pela abreviação ROI, que é Return on Investment. O ROI mostra o resultado final de cada campanha ou ação de marketing, isto é, o indicador diz no que vale a pena continuar investindo ou não.

Os indicadores de desempenho podem servir para mensurar a quantia total de valor que um consumidor proporciona durante o tempo em que ele continua sendo cliente (Customer Lifetime Value  ou LTV), o custo para a obtenção de um consumidor (Custo de Aquisição de Clientes ou CAC) e assim por diante. 

O ROI é mais uma dessas métricas úteis para o seu empreendimento.

Se você quer ser um empreendedor digital atento aos seus resultados e dedicado a prevenir prejuízos e jogadas mal planejadas, conhecer o retorno sobre seus investimentos fará total diferença.

Neste artigo, você vai ler sobre o que é o ROI e como melhorar este indicador. Confira!

Afinal, o que é ROI?

ROI é a sigla para Return on Investment. Em tradução livre, Retorno sobre o Investimento. Por meio dessa métrica é possível identificar qual retorno o negócio está obtendo por meio do investimento feito em determinada ação ou campanha.

Veja a fórmula:

copy com chat gpt , herocreator

ROI = R – I / I

Onde:

  • R = Retorno (em reais) 
  • I = Investimento (em reais)

Tomando como exemplo o dono de uma loja virtual que faturou R$ 20 mil em determinado mês por meio de uma campanha de anúncios e investiu, para isso, R$ 8 mil, aplicando a fórmula teríamos: ROI = 20 – 8 / 8, que é 1,5, ou seja, 150%. Em qualquer canal de marketing, o valor esperado para o retorno sobre investimento é acima de 100%.

O que é possível obter de vantagem com este cálculo?

  • Redução de custos: você pode cortar a verba de qualquer ação de marketing que esteja oferecendo um ROI abaixo de 100%.
  • Qualificação da estratégia: se seu ROI de determinado mês foi 400%, você terá mais clareza de uma possível meta de 500% para o mês seguinte.
  • Otimização de investimentos: se por muitos meses você percebe que uma ação trouxe um retorno sobre investimento que não expande mais como antes, é interessante investir em outra campanha e, assim, otimizar seu investimento.
  • Motivação da equipe: este indicador é capaz de informar de forma palpável os resultados dos esforços da equipe, o que motiva seus funcionários.

Por outro lado, o ROI e nenhum outro indicador é milagroso a ponto de fazer seu negócio crescer automaticamente. Confira algumas das limitações:

  • Ele não dá um diagnóstico sozinho do seu negócio. Não se apegue somente a ele, pois o ROI é só um dos recursos que possibilitam a análise das estratégias.
  • Cada resultado só pode ser atribuído a um canal. Então ao aplicar o valor do faturamento na fórmula, considere apenas um canal de cada vez, ex: uma plataforma, uma campanha específica de anúncios etc.
  • O cálculo do ROI não leva o tempo em consideração. Então um ROI de 5% em um dia, por exemplo, não é necessariamente ruim, por mais que esteja longe de 100%.
  • Ainda sobre o tempo, se você calcular um ROI do seu negócio digital referente aos últimos 6 meses do ano, por exemplo, você abrange períodos com e sem feriados ou outras datas especiais, o que impacta nas vendas. 

2 dicas para aumentar o ROI

Conheça suas metas com o mercado digital

Se o resultado da sua ação de marketing é obtenção de contatos para a sua newsletter, é bom direcionar os esforços para este objetivo. Mas se o que se espera é aumento da receita, seu foco deveria ser em materiais com chamada para ação ou recuperar carrinhos de compra abandonados… ou seja, cada objetivo tem suas particularidades distintas. Evite confundir as estratégias e mantenha o foco no crescimento do ROI.

Descubra os melhores canais com base nos registros passados de ROI 

Os três grandes canais de marketing são as redes sociais (Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook), os e-mails e o tráfego pago. Inclusive, a definição de canal é todo método de comunicação com clientes por meio de ferramenta ou plataforma específica. O recomendado é saber o ROI para cada um e, assim, identificar os que obtiveram maior porcentagem. 

Dessa forma, você compreendeu o que é ROI e como ele pode reduzir custos e otimizar investimentos, sobretudo quando as metas estão claras e os melhores canais, em evidência e com mais orçamento.

Baixe nossa ferramenta gratuita e faça o cálculo do ROI dos seus treinamentos online.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *