O que é UTM e como utilizar para monitorar o tráfego?

O que é UTM
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Imagine você fazer campanhas de marketing para vender os seus produtos digitais e não conseguir identificar de qual banner está vindo a maior parte do tráfego. Isso seria ruim, não é verdade? Para te ajudar nessa tarefa existe o Urchin Traffic Monitor. Mas, afinal, o que é UTM?

Esse parâmetro ajuda a identificar qual é a página que está sendo mais acessada e qual é o comportamento das pessoas que estão procurando por ele. Essas informações são essenciais para que você consiga entender de onde vem o tráfego e fazer campanhas mais eficientes para cada etapa do funil de vendas.

Se você ainda não conhece as facilidades da HeroSpark, poupe tempo e comece do zero agora mesmo sem sair de casa. Crie sua conta, é gratuito!

O que é UTM?

UTM significa Urchin Traffic Monitor, em tradução livre, pode ser chamado de Monitor de Tráfego de Urchin. Ele é um parâmetro do Google Analytics utilizado para rastrear a origem do tráfego no seu site, blog, rede social, e-mail, anúncio, entre outras fontes de tráfego.

Quando você cria um UTM a ferramenta do Google consegue reconhecer como o público acessou determinada URL. Assim, é possível mostrar resultados mais específicos nos relatórios das suas campanhas.

Como criar UTM?

Para construir a UTM é necessário acessar o Google Analytics e preencher os campos que a plataforma indica. O resultado final será parecido com esse:

https://nomedosite.com/?utm_source=[origemdacampanha]&utm_medium=[midiadacampanha]&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

Para que você entenda melhor esse parâmetro vamos explicar cada uma das partes do link.

 

UTM Source

No campo do UTM Source é necessário inserir a origem ou a fonte de tráfego, ou seja, deve-se informar onde a sua campanha será exibida.

Nesse caso, você pode colocar o nome da rede social ou, ainda, pode inserir blog, e-mail, Google, pop-up, entre outros. Veja o exemplo, a seguir:

https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=[midiadacampanha]&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

UTM Medium

Já no campo UTM Medium deve-se colocar a forma como o tráfego está chegando, ou seja, os meios da campanha. Nesse caso, pode-se inserir CPC, e-mail, banner, redes sociais (social), display, afiliados, e-book, entre outros. 

https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

UTM Content

O UTM Content normalmente é utilizado quando você precisa identificar uma campanha específica ou quando está fazendo teste A/B em anúncios ou e-mails. Dessa forma, é possível saber qual é a campanha que está com uma performance melhor. 

copy com chat gpt , herocreator

Vale destacar que este não é um campo obrigatório, por isso se você não precisa diferenciar o link pode excluir essa informação.

https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=cta-a&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

UTM Campaign

Já o UTM Campaign, serve para identificar o nome da campanha. Ele normalmente é usado quando você tem uma campanha estratégica, um produto específico em promoção, uma palavra-chave importante, entre outros. 

Este também não é um campo obrigatório. Então, se você não precisa dele, pode excluir do link. Veja o exemplo, a seguir:

https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=produtoa&utm_campaign=blackfriday&utm_term=[palavrachavedacampanha]

UTM Term

Por fim, temos o UTM Term que serve para identificar a palavra-chave que você está usando na campanha. Geralmente, ele é usado quando você faz anúncios do Google Ads, por isso este campo também não é obrigatório. Então, você pode excluí-lo, caso seja necessário. 

https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=produtoa&utm_campaign=blackfriday&utm_term=cursoonlinepararedatores

Vale destacar que o Google Analytics oferece uma ferramenta para a construção do UTM: o Campaign URL Builder. Ele é muito intuitivo, já que você precisa apenas preencher os campos indicados para gerar o link.

Depois que estiver com o link do UTM pronto, basta inserir nos botões, CTAs, banners, blog post, entre outros. Assim, é possível começar a rastrear o tráfego das suas campanhas de marketing digital.

Falta um passo para desbloquear…

... Tudo o que você precisa dominar para ganhar dinheiro na internet ainda em 2022. Confira clicando no botão abaixo.

Baixar grátis agora

UTM no marketing: qual é a relação?

Como vimos, o indicador ajuda a monitorar o tráfego do seu site, rede social, e-mail, anúncios, entre outros. Isso é muito importante para o marketing digital, pois essas informações servem de parâmetro para mensurar os indicadores de desempenho das campanhas.

Dessa forma, é possível identificar qual URL está apresentando uma performance melhor em relação ao tráfego orgânico ou pago. Assim como permite que você conheça o comportamento da sua audiência em relação aos seus canais digitais.

Além disso, o UTM ajuda a alocar os investimentos de maneira mais inteligente, já que você pode usá-lo para rastrear os anúncios. Diante disso, é possível verificar qual é o anúncio que tem os melhores resultados e investir mais dinheiro nele do que nos demais.

Agora que você já sabe o que é UTM, que tal começar a colocar em prática no seu dia a dia? Então, acesse o gerador do Google Analytics e faça os seus links para monitorar as suas campanhas. 

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de nos seguir no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para conferir outros textos sobre marketing digital e as suas nuances.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *