herospark comece grátis agora

O overdelivery é capaz de fidelizar compradores e trazê-los para mais perto da marca. A prática busca superar as expectativas do cliente, ao respeitar o prazo de entrega e entregar além do esperado. Assim, as empresas conquistam consumidores fiéis e destacam-se no mercado.

 

O cliente recebeu mais do que esperava e, consequentemente, ficará muito satisfeito, certo? Isso fará com que ele divulgue a empresa nas redes sociais de uma forma autônoma e espontânea. Com isso, mais pessoas irão ficar interessadas ou, no mínimo, curiosas, e acabarão visitando o perfil da marca nas redes sociais. Aqui, você saberá alguns exemplos de overdelivery.

 

Antes disso, é preciso saber que, para as estratégias de overdelivery terem sucesso é necessário conhecer o seu público e saber quais são as suas dores e problemas.

 

É cada vez mais importante falar sobre o overdelivery, visto que essa é umas das estratégias mais eficientes quando se trata de mostrar que uma marca se preocupa com o cliente. Por isso, entenda abaixo o que é overdelivery e quais são essas estratégias que consistem em superar as expectativas dos clientes.

 

O que é overdelivery?

 

Essa prática impacta de maneira muito positiva o cliente, pois o objetivo é ajudá-lo e presenteá-lo de alguma forma. As estratégias do overdelivery melhoram a sua experiência e aumentam a sua satisfação com o produto ou serviço comprado, por meio das vantagens oferecidas ao consumidor. Ou seja, o foco é proporcionar experiências ao cliente além do que já se é esperado.

 

Os benefícios oferecidos devem ser só aqueles que você pode cumprir e eles não podem aumentar consideravelmente os seus custos.

 

Existem vários exemplos de overdelivery, como cupons promocionais, cartão fidelidade e diferentes tipos de brindes. Então, ao falar sobre overdelivery, estratégias que visam superar as expectativas dos clientes são planejadas.

 

Uma dica para escolher entre as estratégias de overdelivery é saber o estágio do funil de vendas, ou seja, em que nível da jornada de compra o seu avatar se encontra. Dessa forma, será mais fácil entender o brinde para o seu cliente.

 

Estratégias de overdelivery

 

1. Brindes e mimos

 

Quem não gosta de receber itens de graça com o pedido? Oferecer algo que não fazia parte do pedido é um dos exemplos de overdelivery mais eficientes. Isso porque a sensação do cliente, quando a empresa entrega além do pedido por ele, é de empolgação e satisfação. Dessa forma, provavelmente o consumidor irá nas redes sociais compartilhar que ganhou um brinde, o que pode trazer os amigos dele para conhecer a sua marca.

 

Nessa estratégia de overdelivery, é necessário melhorar a experiência e aumentar as expectativas do cliente. Entretanto, sem aumentar de forma significativa os seus custos. Logo, a entrega além do esperado pelo comprador pode ser um desconto para a próxima compra ou um produto complementar ao adquirido, por exemplo.

 

Se optar por enviar um produto complementar, você estará oferecendo uma amostra de seus outros produtos. E, se ela for de qualidade, o consumidor poderá pensar na possibilidade de adquiri-la. Vamos supor que seu infoproduto é um e-book. Quando o cliente adquiri-lo, você pode enviar o primeiro capítulo de um outro e-book seu, por exemplo.

 

No vídeo abaixo, veja 6 passos para criar um ebook de graça:

 

 

2. Cupons promocionais

 

Se você quer superar as expectativas do seu cliente, um overdelivery que também funciona bastante são os cupons promocionais ou de desconto. A ideia é oferecer um cupom para uma compra futura.

 

Portanto, você pode utilizar cupons de desconto para que o consumidor realize a compra muito mais rápida e fique ainda mais contente com a sua compra, já que a sensação dele será a de ter feito um ótimo negócio. Que tal aplicar essa técnica na venda de seu curso online? Após realizar a compra, é possível que grande parte dos consumidores espalhe a notícia sobre o cupom de desconto que ganhou, o que trará ainda mais interessados no seu infoproduto.

 

A dica é usar o overdelivery com cupons de desconto, principalmente, com pessoas que estão comprando pela primeira vez no seu negócio digital ou com aqueles consumidores que abandonam produtos no carrinho.

 

Assim, ao receber o benefício, que não fazia parte do seus planos, o cliente é incentivado a ir comprar mais uma vez.

 

Para aprender como estruturar seu negócio e aprender novas estratégias, recomendamos o SparkStart, programa de aceleração gratuito da HeroSpark.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *