Overdelivery: o que é e como usar em 2023

Overdelivery: o que é
Overdelivery consiste em melhorar as experiências do cliente
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

O overdelivery é capaz de fidelizar compradores e trazê-los para mais perto da marca. A prática busca superar as expectativas do cliente, ao respeitar o prazo de entrega e entregar além do esperado. Assim, as empresas conquistam consumidores fiéis e destacam-se no mercado.

Convém mencionar que é cada vez mais importante falar sobre o overdelivery, visto que essa é umas das estratégias mais eficientes quando se trata de mostrar que uma marca se preocupa com o cliente.

Por isso, entenda abaixo o que é overdelivery e quais são essas estratégias que consistem em superar as expectativas dos clientes.

Acelerador Digital, é o passo a passo para estruturar o seu projeto e começar a vender. Inscreva-se e comprove na prática!

O que é overdelivery?

Overdelivery, em sua tradução do inglês, significa “entregar mais”. Ou seja, ele consiste em uma estratégia com foco em proporcionar experiências ao cliente além do que já se é esperado.

Essa prática impacta de maneira muito positiva o cliente, pois o objetivo é ajudá-lo e presenteá-lo de alguma forma.

Além disso, as estratégias de overdelivery trazem uma ótima experiência ao cliente e aumentam a sua satisfação com o produto ou serviço comprado, por meio das vantagens oferecidas ao consumidor.

Os benefícios oferecidos devem ser só aqueles que você pode cumprir e eles não podem aumentar consideravelmente os seus custos.

Existem vários exemplos de overdelivery, como cupons promocionais, cartão fidelidade e diferentes tipos de brindes. Então, ao falar sobre overdelivery, estratégias que visam superar as expectativas dos clientes são planejadas.

Quais são as estratégias de overdelivery?

 1. Brindes e mimos

Quem não gosta de receber itens grátis junto com o seu pedido? Oferecer algo que não fazia parte do pedido é um dos exemplos de overdelivery mais eficientes.

Isso porque a sensação do cliente, quando a empresa entrega além do pedido por ele, é de empolgação e satisfação.

Dessa forma, provavelmente o consumidor irá nas redes sociais compartilhar que ganhou um brinde, o que pode trazer os amigos dele para conhecer a sua marca.

Nessa estratégia de overdelivery, é muito importante melhorar a experiência e superar as expectativas do cliente. Entretanto, sem aumentar de forma significativa os seus custos.

copy com chat gpt , herocreator

Se optar por enviar um produto complementar, você estará oferecendo uma amostra de seus outros produtos.

E, se ela for de qualidade, o consumidor poderá pensar na possibilidade de adquiri-la. Vamos supor que seu infoproduto é um e-book. Quando o cliente adquiri-lo, você pode enviar o primeiro capítulo de um outro e-book seu, por exemplo.

No vídeo abaixo, veja 6 passos para criar um e-book de graça: 

2. Cupons promocionais

Se você quer superar as expectativas do seu cliente, um overdelivery que também funciona bastante são os cupons promocionais ou de desconto. A ideia é oferecer um cupom para uma compra futura.

Portanto, você pode utilizar cupons de desconto para que o consumidor realize a compra muito mais rápida e fique ainda mais contente com a sua compra, já que a sensação dele será a de ter feito um ótimo negócio. Que tal aplicar essa técnica na venda de seu curso online?

A dica é usar o overdelivery com cupons de desconto principalmente com pessoas que estão comprando pela primeira vez no seu negócio digital ou com aqueles consumidores que abandonam produtos no carrinho.

Assim, ao receber o benefício, que não fazia parte do seus planos, o cliente é incentivado a ir comprar mais uma vez.

3. Prazo de entrega

Até mesmo entregar o produto antes do tempo previsto é um overdelivery interessante e que pode fidelizar.

Imagine que o prazo indicado para o cliente no momento da compra tenha sido de 30 dias, mas ele recebe com menos de 15 dias. Certamente, ele ficará satisfeito em receber a compra com antecedência.

Qual a vantagem do overdelivery?

Existem inúmeras vantagens em aplicar as práticas de overdelivery em seu negócio. E algumas delas são visíveis no momento em que você começa a colocá-lo em prática.  

Nesse sentido, podemos destacar como as vantagens do overdelivery:

  • Fidelização e retenção de clientes;
  • Aumento nas vendas e na geração de leads;
  • Fortalecimento da identidade da marca;
  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Engajamento do público-alvo e dos funcionários da empresa;
  • Possibilidade de criar uma relação de proximidade com o cliente;

Sendo assim, o overdelivery é uma prática que faz a diferença nos resultados de um negócio. Por isso, é uma estratégia que não pode ser ignorada, principalmente no mundo digital. 

Saber sobre overdelivery, o que é e como funciona é essencial para ter um diferencial. Para aprender outras estratégias como esta, conheça o Acelerador Digital gratuitamente.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *