Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Experiência do cliente: 7 dicas para melhorar

Saiba como investir na experiência do cliente

A experiência do cliente representa a percepção que um consumidor tem de uma empresa durante a jornada de compra. Ou seja, a experiência acontece quando uma pessoa que deseja comprar um produto ou serviço inicia sua passagem pelo funil de vendas de uma empresa.

 

Portanto, todos os pontos de contato entre o consumidor e a empresa, sejam físicos ou online, podem proporcionar experiências boas ou ruins. Diante disso, a organização precisa criar processos assertivos para que o cliente tenha uma percepção mais positiva e se torne um embaixador da sua marca.

 

Para ajudar você neste processo, separamos aqui algumas dicas para melhorar a experiência do cliente. Continue a leitura e confira!

 

Como melhorar a experiência do cliente?

 

É essencial que a empresa se preocupe com a experiência do cliente, pois ela pode proporcionar muitos resultados positivos. Portanto, investir em customer experience ajuda a melhorar a satisfação do cliente e, consequentemente, ele se torna embaixador da marca.

 

Dessa forma, a empresa consegue melhorar a sua imagem perante o mercado, bem como tem um diferencial competitivo em comparação com os seus concorrentes. Diante disso, conheça as nossas dicas para melhorar a experiência do cliente do seu negócio digital. Vamos lá!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

1. Conheça o seu cliente

 

Você precisa conhecer muito bem o seu cliente para conseguir transformar simples visitantes em leads e, em seguida, em compradores. Para isso, deve-se fazer pesquisas para coletar dados, como características, dores, desejos, necessidades e objeções de vendas.

 

Também é importante identificar o nível de satisfação dos clientes com relação aos produtos ou serviços oferecidos e os elementos que compõem a jornada de compra. Dessa forma, você tem informações suficientes para criar processos de venda que ofereçam uma melhor experiência ao cliente.

 

2. Crie diversos canais de atendimento

 

É essencial que a empresa seja omnichannel, ou seja, tenha diversos canais de atendimento para oferecer aos clientes. Dessa forma, fica mais fácil atender as demandas de consumo e suporte de maneira mais assertiva.

 

Para isso, use redes sociais, site, blog, chatbots, e-mail, aplicativos, entre outros canais integrados em um único banco de dados para facilitar o acesso dos clientes a empresa. Assim, você consegue criar um bom relacionamento com os consumidores e, consequentemente, proporciona uma boa experiência para eles.

 

3. Invista no treinamento da equipe

 

Não adianta ter um processo bem estruturado e canais de atendimento disponíveis, se a equipe de vendas não está capacitada para atender as demandas dos clientes. Por isso, invista em treinamentos técnicos e comportamentais.

 

Ademais, os colaboradores também precisam conhecer muito bem os produtos oferecidos, o perfil dos clientes, as estratégias de vendas e o modelo de negócio da empresa. Assim, a equipe estará preparada para agir em todas as situações que acontecem durante o processo de vendas.

 

Além disso, é importante que a empresa incentive o atendimento personalizado e humanizado para que o cliente se sinta mais confortável durante a jornada de compra. Isso pode ser um grande diferencial, já que esse comportamento da equipe pode impactar positivamente na experiência do consumidor.

 

4. Utilize um CRM

 

O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de relacionamento com o cliente. Ele ajuda a reunir todas as informações sobre os clientes e a sua jornada de compras em um único lugar.

 

A adoção desse software automatiza os processos de vendas e facilita o trabalho da equipe. Dessa forma, é possível ter mais informações, bem como tempo para pensar em estratégias para melhorar a experiência do cliente.

 

5. Ofereça produtos ou serviços de qualidade

 

Oferecer produtos ou serviços de qualidade parece ser uma dica simples, mas não é. Infelizmente, muitas empresas esquecem que a experiência do cliente também envolve a usabilidade do que ela oferece para o mercado.

 

Diante disso, é essencial que as soluções oferecidas pela empresa sejam desenvolvidas com insumos de qualidade, bem como sejam entregues em perfeito estado e dentro do prazo acordado.

 

Por exemplo, se você oferece um curso online é importante elaborar conteúdos de qualidade e utilizar plataformas para hospedá-los que ofereçam todo o suporte para que o cliente tenha uma boa experiência desde a compra até a finalização do curso.

 

Para saber como escolher uma boa plataforma de cursos online, veja o vídeo abaixo:

 

 

6. Invista no processo de pós-venda

 

Não basta fazer a venda, é necessário também investir no pós-venda, já que o relacionamento com o cliente não termina na entrega do produto ou do serviço. Diante disso, você precisa criar um processo que contemple o atendimento do consumidor após a finalização da compra.

 

Para isso, faça contato com o cliente para saber o feedback sobre a usabilidade do produto e ofereça outras soluções que possam complementar a experiência dele.

 

Por exemplo, se você vendeu um curso online, é possível oferecer uma mentoria individual para ajudar o cliente a colocar em prática o que aprendeu com o conteúdo ministrado.

 

Você também pode enviar e-mails com promoções e lançamentos. Lembre-se de que o pós-venda é uma forma de manter o relacionamento com o cliente, bem como fidelizá-lo. Dessa forma, a empresa consegue embaixadores da sua marca que ajudam a ampliar a sua abrangência no mercado.

 

7. Faça a análise dos resultados

 

Também é importante fazer pesquisas com os clientes, bem como mensurar indicadores de desempenho para identificar os resultados obtidos durante as vendas. Dessa forma, você consegue avaliar os processos para verificar o que precisa ser melhorado para proporcionar uma melhor experiência do cliente.

 

Nesse caso, os pontos fortes identificados precisam ser reforçados e consolidados. Já os pontos de melhoria, devem ser ajustados para que o processo atenda as necessidades dos clientes.

 

Podemos concluir que a experiência do cliente é muito importante para o sucesso de uma empresa. Isso porque a percepção positiva dos consumidores pode trazer muitos benefícios tanto para a imagem quanto para o financeiro da organização.

 

Diante disso, é essencial que os gestores se preocupem com todos os detalhes que envolvem a jornada de compras, desde o primeiro contato do visitante nos canais digitais até o pós-venda.

 

Agora que você já conhece as nossas dicas para melhorar a experiência do cliente, que tal compartilhar conosco qual delas você já aplica no seu negócio digital? Deixe sua resposta nos comentários.

 

Mais artigos para você

Análise SWOT: exemplo de como fazer no seu negócio digital

Se você está procurando uma ferramenta para ajudar na construção de um planejamento estratégico mais assertivo, que tal usar a …

Memes no marketing digital: como usar e exemplos

Imagens, vídeos, frases e outras mídias ressignificadas com alcance viral: por que usar memes no marketing digital não seria uma …

Ensino híbrido: como iniciar na sua escola

O ensino híbrido é uma das grandes apostas da educação para o século XXI. Embora tenha surgido antes da pandemia …

Como empreender do zero: veja o passo a passo

Se você deseja ter seu próprio negócio, mas ainda não sabe como, o empreendedorismo digital é uma ótima saída para …

O que é Análise SWOT e por que utilizar no negócio digital?

Se você pretende ingressar no mundo do empreendedorismo digital, precisa conhecer todas as ferramentas e as técnicas de gestão existentes …

Planejamento estratégico de marketing em 5 passos

Primeiramente, como está o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Será que você está fazendo esse processo da maneira …