Gerador de personas: o que é, vantagens e como usar gratuitamente

Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Atualmente, todo negócio precisa contar com a personificação do cliente ideal. Nesse caso, um gerador de personas pode ajudar nesse processo, você sabia disso?

A função dessa ferramenta é facilitar o processo de criação, uma vez que a persona é fundamental para criar uma conexão com o público e tornar a mensagem do seu negócio ainda mais assertiva.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você na hora de criar a personificação do seu cliente ideal e para que você entenda por qual motivo usar um gerador de personas gratuito vale a pena. Vem ler e saber mais!

A HeroSpark tem uma ferramenta geradora de persona que oferece várias opções de preenchimento das características desse cliente ideal. Experimente agora mesmo e comprove na prática. Inscreva-se gratuitamente.

O que é gerador de persona? 

Antes de falarmos sobre gerador de personas, é preciso que você entenda o significado de persona em si. Então, partindo desse ponto, podemos defini-la como um personagem fictício, que se baseia em dados e comportamentos reais. 

Ou seja, a persona é um personagem semi-ficcional do cliente ideal da sua marca, negócio ou empresa. Também pode ser conhecida como buyer persona ou avatar.

Desta forma, o gerador de personas é uma ferramenta que funciona para viabilizar a criação desse personagem. Isso facilita a comunicação entre o negócio e seu público, pois torna a mensagem mais assertiva na hora de atingir um possível cliente.

Por que usar uma ferramenta para criar a persona do seu negócio? 

Assim como foi falado anteriormente, o gerador de personas é fundamental para facilitar a comunicação com o cliente ideal do seu negócio.

Sendo assim, criar personas faz parte de uma etapa importante na estratégia de marketing digital e oferece resultados eficazes para a sua marca.

Confira alguns dos principais motivos para usar um gerador de personas:

  • Criação de conteúdo: é ótimo para delimitar o conteúdo que você precisa produzir para atrair seu público;
  • Tom de voz: funciona muito bem para definir qual o tom ideal para a sua marca e o estilo de comunicação da sua empresa;
  • Estratégias: possibilita que as estratégias de marketing sejam definidas focando na persona;
  • Prospects: ajuda na hora de entender por qual lugar os prospects procuram suas informações e de que forma as consome.

Como criar uma persona?

Na hora de criar um personagem do seu cliente ideal, você pode se basear em alguns dados coletados por meio de métodos de pesquisa, como, por exemplo:

Depois de realizar essa pesquisa, a construção da sua persona deve se basear em alguns questionamentos importantes. Confira quais são eles:

  • Quais são as características físicas/psicológicas do seu cliente ideal?
  • Quais são os conteúdos que essas pessoas consomem na web?
  • Qual a escolaridade e nível empregatício?
  • Quais são os principais objetivos da sua persona?
  • Qual o conteúdo de entretenimento que eles consomem?

Essa metodologia permite que você consiga dados importantes para a construção da persona do seu negócio. Caso você já tenha clientes, esses dados ajudam a complementar as informações que você já possui para gerar o perfil ou perfis dos clientes ideais.

copy com chat gpt , herocreator

3 Exemplos de personas 

Agora você entendeu a importância de usar um gerador de personas, mostraremos alguns exemplos fictícios de buyer persona para facilitar a sua compreensão, ok? 

A principal intenção é que você consiga entender o processo de criação e se inspirar para criar as personas para o seu negócio. Então, vamos lá?!

Tabela mostrando como é um gerador de personas

Além de todas essas informações coletadas, é importante saber os problemas e quais ações precisam ser tomadas para ajudar o seu comprador ideal. Confira abaixo!

Persona 1 – Lúcia

Lúcia tem 25 anos, é formada em Educação física e mora em Salvador/Bahia. Atua como personal trainer, conhece todas as redes sociais, mas ainda não entende muito bem como usá-las estrategicamente. 

Na hora de estabelecer o perfil fictício dela podemos levar em consideração alguns aspectos, como:

  • Problemas do cliente: não tem condições financeiras para pagar uma mentoria.
  • Dores: sua principal dor no momento é não saber utilizar as redes sociais de forma estratégica para divulgar seu trabalho como personal trainer.
  • Frequência do problema: diário.
  • Ação para resolver o problema: não sabe como começar a divulgar seu trabalho nas redes. Então, precisa conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das mídias sociais.

Persona 2 – Rodrigo

Rodrigo tem 45 anos, é formado em Contabilidade e mora em Fortaleza, no Ceará. Atua como bancário e seu maior objetivo no momento é realizar a prova do CPA 10, da Anbima, exigida pelo seu trabalho. 

Seu perfil fictício deve levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Problemas do cliente: precisa realizar a prova CPA 10, mas não se sente preparado.
  • Dores: sua principal dor no momento é o fato de se sentir inseguro em relação à sua situação no emprego, sente que não tem reconhecimento.
  • Frequência do problema: diário.
  • Ação para resolver o problema: não tem muito tempo sobrando. Está preparado para investir no conhecimento para a prova, mas se sente perdido em relação a qual curso realizar.

Persona 3 – Maria

Maria tem 30 anos, reside em João Pessoa, na Paraíba, e é formada em Arquitetura. É concursada, então trabalha como Funcionária Pública em uma escola.

O perfil fictício de Maria será baseado nos seguintes aspectos:

  • Problemas do cliente: deseja começar a empreender, mas não tem conhecimentos na área.
  • Dores: sente que precisa ocupar o tempo livre e realizar seu objetivo de criar uma empresa.
  • Frequência do problema: diário.
  • Ação para resolver o problema: sabe que é capaz de empreender, mas não sabe como começar. Precisa de conteúdos que deixem-na mais segura para começar.

Gerador de persona gratuito: onde encontrar? 

Isso tudo o que foi mostrado pode ser facilitado por meio de um gerador de personas. Isso porque, no mercado, existem ferramentas que ajudam a traçar o perfil ideal do seu cliente. 

Nesse sentido, saiba que a HeroSpark tem uma ferramenta geradora de persona que oferece várias opções de preenchimento das características desse cliente ideal. É uma metodologia super prática para ajudar você a construir o seu avatar. 

Além disso, a ferramenta conta com um passo a passo simples e assertivo. Desta forma, sua comunicação será muito mais persuasiva e eficiente.

Por isso, estamos disponibilizando gratuitamente a ferramenta + MasterClass: “Gerador de persona. Baixe agora mesmo e comece a criar o perfil do cliente ideal do seu negócio!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *