Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Pixel Facebook: Entenda o que é e como usar

pixel facebook

Pixel é o menor elemento que constitui uma imagem digital. E, de certa forma, é isso que a ferramenta de rastreamento  Pixel do Facebook faz. A partir de cada clique dos visitantes da sua página você consegue montar um retrato das suas conversões e de quem é, de fato, o seu público.

 

Se você já faz parte do universo de negócios digitais ou está coletando informações para ingressar nesta jornada é sempre importante relembrar: os números são seus amigos. Campanhas bem sucedidas são aquelas que atingem o resultado. Mas esse caminho do sucesso pode ser mais fácil ou mais difícil dependendo da quantidade e qualidade das informações que você tem em mãos.

 

Para entender como o Pixel Facebook pode ser uma ferramenta útil nessa jornada e como usá-lo continue lendo este artigo.

 

Se preferir, veja este conteúdo em vídeo:

 

O que é o Pixel do Facebook

O Pixel Facebook é uma ferramenta analítica que permite mensurar a efetividade dos seus anúncios. Na prática ele é um trecho de código que deve ser instalado na sua página. Uma vez instalado, o Pixel rastreia o tráfego gerado a partir dos anúncios do Facebook. A ferramenta gera métricas que informam a ação tomada pelo visitante do momento em que chega à página até uma possível conversão. Quanto maior o número de conversões mais precisas são as informações sobre o perfil de consumidor seu produto/serviço tem.

 

SparkFunnels

 

Benefícios do Pixel do Facebook

Comunicação efetiva só existe quando a mensagem certa atinge o público para quem ela foi criada. Sendo assim, se você não sabe com quem está falando será mais difícil elaborar e distribuir sua mensagem. E esse é o ponto-chave do Pixel Facebook e o que gera os três principais benefícios da ferramenta.

 

Precisão

O Pixel Facebook garante que seus anúncios serão mostrados para as pessoas certas. A partir da identificação dos perfis de consumidor geradas pela ferramenta ele permite encontrar novas pessoas que possam se interessar pelo seu conteúdo. O Pixel Facebook te auxilia também a encontrar pessoas que visitaram uma página específica ou tomaram uma ação que você esperava delas no seu site.

 

Conversões

Por meio do sistema de automatic bidding – uma das opções de custo por clique do tráfego pago – é possível alcançar mais pessoas que tenham grandes chances de se engajar na sua estratégia. Digamos que seu objetivo seja vender mais. O sistema aprende o perfil do seu consumidor e mostra seu anúncio para os chamados lookalikes, pessoas com hábitos de consumo parecidos e que tenderiam a se interessar pelo seu produto/serviço.

 

Para saber mais sobre tráfego Pago clique aqui.

 

Métrica

Vamos repetir o mantra para que você não se esqueça: os números são seus amigos. Informação de qualidade em quantidade são a chave para estratégias de marketing e campanhas de sucesso e para medir a temperatura do seu negócio.

 

Por isso a métrica é um dos benefícios do Pixel Facebook. A ferramenta te permite saber o que acontece quando o usuário vê seu anúncio. Isso ajuda a entender o impacto que sua publicidade está tendo na audiência.

 

Como funciona o Pixel do Facebook

Como mencionamos anteriormente, o Pixel Facebook é um trecho de código-fonte que deve ser copiado e colado no cabeçalho da sua página. A ferramenta rastreia apenas as ações realizadas na sua página geradas a partir de tráfego orgânico ou pago da maior rede social do mundo. Ela diz, inclusive, que tipo de dispositivo foi utilizado para acessar sua página.

 

É possível criar até 100 pixels diferentes para rastrear ações como visualização de conteúdo, busca no site, adicionar produto ao carrinho, adicionar produto à lista de desejos, registrar informação de pagamento, realizar compra, iniciar checkout e completar registro.

 

Cada uma dessas ações são chamadas pelo Facebook de eventos. Existem três tipos de eventos: padrão, customizados e conversões personalizadas. 

 

Eventos padrão

Eventos padrão são ações que o Facebook reconhece como “completar registro”, “busca” e “adicionar à lista de desejos”.

 

Eventos personalizados

Eventos personalizados são aqueles não listados entre os eventos padrão. Você pode criá-los e nomeá-los desde que o nome não seja igual ao de um evento padrão.

 

Conversões personalizadas

Conversões personalizadas permitem criar regras sobre eventos ou determinadas URLs e, assim, desenvolver filtros bastante específicos como por exemplo: todas as compras de blusas femininas de R$ 50. Isso ajuda a gerar dados de quais são as pessoas propensas a comprar este produto e otimizar a distribuição dos anúncios para outras pessoas com o mesmo perfil.

 

A configuração dos eventos acontece no momento de criação do Pixel ou depois, na guia Fonte de Dados do Gerenciador de Eventos.

 

Como configurar o Pixel do Facebook

O primeiro passo é ser um administrador da página no Facebook. Se esse for o caso, siga os passos abaixo:

 

  1. Acesse a seção Gerenciador de Eventos e clique em “Pixels”;
  2. A página seguinte mostrará as opções de pixels, atribua um nome a ele;
  3. Clique em criar e pronto! Ou quase
  4. Instalar o código no seu site*

*O código será criado e para agregá-lo à sua página, você pode optar entre três tipos de instalação: enviar as instruções por e-mail para que um programador instale, conectar seu Pixel a uma Plataforma Parceira, que tem conexão integrada com o Facebook ou fazer a instalação por conta própria copiando e colando o código do seu pixel depois da tag <head> e antes da </head> do seu site.

 

Como checar se ele está funcionando

O Facebook disponibiliza uma extensão chamada Facebook Pixel Helper. Essa ferramenta faz o diagnóstico da instalação e aponta soluções caso detecte algum problema.

 

E aí, gostou do Pixel do Facebook? Conte nos comentários quais ferramentas você usa para acompanhar os números do seu site ou qual a sua experiência com o próprio Pixel!

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …