Saiba como o planejamento pode te ajudar no empreendedorismo digital

Planejamento no empreendedorismo
Antes de empreender um negócio digital, é preciso planejamento
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

O empreendedorismo digital vem crescendo cada vez mais no mercado, assim como o público que consome os serviços dessa forma de negócio. Seja você um detentor ou uma detentora de qualquer tipo de conhecimento ou habilidade, em qualquer área de atuação, é sempre possível empreender um negócio digital de sucesso. No entanto, isso requer planejamento estratégico.

É preciso saber os rumos do seu produto, entender o que precisa ser feito para que sua ideia saia do papel e assim seguir uma metodologia de funcionamento adequada para seu empreendimento.

Especialmente no empreendedorismo digital, que se transforma e adapta sua dinâmica de maneira muito mais rápida, ter seu negócio planejado e saber como lidar com os possíveis cenários no mercado digital é um requisito para alcançar o lucro e o sucesso de sua ideia inovadora.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos e dicas sobre como e por quê adotar um modelo de planejamento pode te ajudar no empreendedorismo digital. Confira!

Por que o planejamento é importante?

O planejamento é a etapa inicial, que vai permitir a abertura de caminhos possíveis a serem trilhados por seu produto digital no mercado. A constante incerteza de que sua ideia poderá render bons frutos pode ser uma das causas para que os potenciais de seu negócio não sejam bem aproveitados, por mais inovador que seja.

A inovação é o que te torna único no mercado e leva o público a consumir seu serviço ou produto. Ela começa com um desapego das velhas ideias, partindo ou de modelos já existentes ou de uma ideia completamente nova para criar uma nova necessidade no mercado, algo inovador que efetivamente seja desejado pelas pessoas.

Entretanto, antes mesmo de um maior desenvolvimento de um formato inovador para algo, é necessário um planejamento. É importante ter a certeza de que sua metodologia é a que irá te render resultados, conhecendo o passo a passo de como conquistar sua clientela. Essa é uma questão extremamente essencial para se manter na ativa.

Assim, para não ser desmotivado pela incerteza e conseguir tirar sua ideia do papel com todo o potencial que ela possui, é preciso planejamento. Pense em qual vai ser o nicho de mercado, público-alvo, estrutura e de que forma seu negócio digital pode ser inovador perante a concorrência.

Esse rascunho é muito importante antes de qualquer passo e pode ser reavaliado e incrementado até que sua ideia seja desenvolvida por completo. Sem ele, fica mais complexo delinear as possibilidades de atuação de seu projeto e as potenciais melhorias.

 

Como se planejar?

Mesmo após se conscientizar sobre a importância do planejamento, dúvidas ainda podem ocorrer. Planejar é essencial, mas qual a melhor maneira de fazer isso? Um bom início é traçar um plano de negócios ou plano de ação.

Se a sua ideia ainda não possui uma forma tão nítida de execução, esse é o momento de organizar em um arquivo ou em outro formato desejado todo o conhecimento de seu empreendimento até o momento. Veja pontos importantes de abordar:

  • A sua meta;
  • O conceito de sua marca;
  • Uma pesquisa de mercado;
  • Os possíveis concorrentes;
  • De que forma seu negócio digital pode se destacar ou se diferenciar;
  • Qual tipo de necessidade seu infoproduto é capaz de satisfazer/resolver;
  • Que público você deseja atingir com seu produto digital;
  • Qual é a melhor maneira de abordagem.

Para auxiliar no planejamento, veja como fazer o canvas do seu negócio online:

 

copy com chat gpt , herocreator

 

Ferramentas digitais x Ferramentas físicas de planejamento

Existem diversas formas de se planejar, com diferentes métodos e ferramentas. Muitas pessoas ainda mantêm a preferência por formas físicas de realizar um planejamento, com o uso de papéis, planilhas e anotações em cadernos, dentre outros.

Também é uma forma possível, mas atualmente existem vários meios digitais que podem facilitar muito a vida de um empreendedor, especialmente no caso de um que trabalhe com produtos digitais. Ter seu plano de ação digitalmente, com a organização de suas metodologias todas numa plataforma ou aplicativo, irá otimizar o uso do seu tempo e tornar tudo mais objetivo na hora de empreender.

Lidar com o excesso de papelada para um empreendimento digital pode fazer com que informações e detalhes importantes acabem se perdendo no planejamento. Isso dificulta o acesso a futuros colaboradores de suas vendas. Várias funcionalidades do universo digital podem ajudar a obter seus melhores resultados no empreendedorismo digital.

 

Dicas: apps e ferramentas para empreender com planejamento

Para colaborar no processo de planejamento digital, alguns apps e ferramentas podem desempenhar um papel importante e de grande ajuda. Assim, suas ideias ficarão mais organizadas e administradas em um único local.

Com um negócio digital, fica muito mais fácil se organizar também via recursos digitais. Isso facilita o acesso aos dados e às questões importantes sobre o produto e o impulsionamento efetivo de suas ideias para a prática.

 

Notion e Evernote

Ambos são aplicativos de organização, para que todos os afazeres, metas e informações coletadas a partir de seu planejamento empreendedor possam estar na mesma interface.

Os aplicativos possuem algumas diferenças entre si, tanto na estética das planilhas, pastas e notas quanto nas funcionalidades. Entretanto, ambos possuem o objetivo de juntar várias funcionalidades, incluindo o calendário, num mesmo local.

É possível testar os dois aplicativos e sentir qual funciona melhor para seu modelo de planejamento, e qual dinâmica te agrada mais, e depois decidir definitivamente. Veja algumas das funcionalidades deles:

  • Guardar notas e arquivos;
  • Organizar pastas;
  • Gerar modelos personalizados de acordo com a preferência do usuário.

 

SparkStart

Agora que você já sabe como planejar seu negócio, que tal tirar suas ideias do papel? Com o programa de aceleração SparkStart, é possível alcançar o lucro e o sucesso tão desejado ao empreender um negócio digital, sem que isso se torne algo exaustivo para você.

A ferramenta da HeroSpark engloba tudo que você, empreendedor, precisa saber desde a estruturação do negócio digital até o começo das primeiras vendas, impulsionando seu produto digital independente do ramo em que ele se encaixa ou do tipo de negócio necessário para ele.

Além disso, é disponibilizado o acesso à ferramenta SparkFunnels, outra ferramenta ligada principalmente na criação facilitada de funis de venda, automatização de e-mails, dentre outros. Na hora de colocar tudo na prática, será também uma ajuda valiosa para facilitar e planejar a comunicação com clientes e colaboradores.

Você pode aprender mais sobre como planejar por meio do nosso Guia do Planejamento de Cursos Online. Baixe agora, é gratuito.

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *