O que é pesquisa de mercado e como fazer?

Pesquisa de Mercado
Pesquisa de Mercado
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Tomadas de decisão, com frequência, são delicadas. Mas saber o que é pesquisa de mercado e executá-la de forma adequada pode tornar tudo muito mais fácil. 

Além disso, no meio digital, onde quase tudo é quantificável, pode ser até embaraçoso tomar decisões sem antes analisar dados. Isso acontece normalmente quando não se sabe nem mesmo o que é um estudo de mercado.

O marketing digital é um tipo de mercadologia, portanto, práticas de estudo de marketing, além da elaboração do próprio plano de marketing, também são necessárias. Elas podem dar informações sobre intenção de compra e outros detalhes a respeito do seu segmento de trabalho.

Além disso, você verá neste artigo que a pesquisa de mercado não é nada de outro mundo. O Sebrae, por exemplo, oferece consultorias acessíveis e que podem ajudar nesse processo. 

Mas o primeiro passo, que é entender do que se trata esse tipo de estudo, deve ser dado por você.

Então nos propomos, neste artigo, a dar dicas sobre o que é e como realizar a sua pesquisa de mercado. Boa leitura!

O que é pesquisa de mercado? 

Em poucas palavras, pesquisa de mercado é a coleta de informações a respeito de um determinado segmento de mercado com o objetivo de aumentar a eficiência nos negócios de uma empresa, ou seja, sua viabilidade. O famoso benchmarking, por exemplo, que é uma pesquisa das empresas concorrentes, faz parte dessa estratégia.

Os melhores momentos para fazer uma pesquisa de mercado são ao lançar um novo produto, uma nova campanha ou ao mudar de forma significativa alguma estratégia. 

Assim, uma pesquisa de mercado pode trazer informações como:

  • Onde sua audiência ou clientes atuais pesquisam produtos ou serviços para consumir;
  • Quais dos seus concorrentes são buscados pela sua audiência (por oferecerem informações, mais opções ou ofertas exclusivas);
  • O que é ou pode se tornar uma tendência no setor;
  • Quais os desafios presentes no mercado;
  • O que influencia as compras e conversões entre o seu público-alvo.

Você ainda pode realizar a pesquisa por dois caminhos. 

Na pesquisa primária, sua própria empresa se propõe a coletar os dados. Esse caminho funciona bem para:

  • Pesquisa exploratória: são perguntas abertas, cujas respostas geralmente são problemas que ainda precisam ser abordados no empreendimento. 
  • Pesquisa específica: busca respostas para problemas encontrados previamente, muitas vezes, pela pesquisa exploratória.

Já a pesquisa secundária é resultado de uma análise feita por outra empresa, inclusive governamental, como o famoso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou de empresa privada, como o nosso Panorama de Negócios Digitais.

Por que fazer a pesquisa de mercado?

Como já mencionado, o principal benefício de uma pesquisa de mercado é o de testar a viabilidade de uma ideia. Mas, além disso, você pode descobrir um nicho ou micronicho completamente novo e ser o único a lucrar nele. 

Outra vantagem, quando se analisa as pesquisas de satisfação, que são um tipo de pesquisa de mercado, é a melhora dos processos internos e gerenciais das equipes. 

Raramente todos os seus colaboradores darão feedbacks reais do dia a dia da empresa, mas com esse estudo você pode obter um panorama da qualidade do atendimento, do tempo de resposta dos colaboradores etc. 

Por último, por haver diversos tipos de pesquisa de mercado à disposição, os insights que você pode obter são em diversas esferas de negócio, como:

  • Hábitos de consumo;
  • Imagem da marca;
  • Teste de campanha (tráfego pago).

Passo a passo de como fazer uma pesquisa de mercado

Depois desse papo todo, chegou a hora de entender como fazer essa valiosa pesquisa. Acompanhe:

1. Descreva sua buyer persona

Antes de entender como os seus clientes realizam suas compras, é fundamental saber quem são eles. Buyer persona é o perfil semifictício e genérico desses clientes. Então conheça em torno de 15 clientes reais e, a partir dos seus dados, responda as seguintes perguntas sobre a persona:

  • Qual sua idade, gênero e localização?
  • Com o que trabalha?
  • Com quem mora e qual sua renda?
  • Quais são os seus problemas e desafios?

Para saber mais sobre o conceito de personas, confira este vídeo: 

2. Identifique um grupo de persona para interagir

Agora faça o caminho oposto. Dos seus clientes reais, veja quem são as pessoas que mais se encaixam na buyer persona. Elas irão formar o seu grupo de persona (idealmente com 10 pessoas). Esse grupo seria uma espécie de amostra com poder de resposta à pesquisa de mercado. 

Além disso, os integrantes desse grupo devem ser pessoas engajadas — que tenham avaliado alguma compra do seu produto ou serviço, por exemplo, nos últimos seis meses ou no ano anterior, a depender do ciclo de vendas do seu negócio.

3. Prepare as perguntas da pesquisa 

A elaboração das perguntas, normalmente, pressupõe também o uso de um guia de discussão (mesmo se for para uma entrevista individual). Esse roteiro serve como lembrete das perguntas mais importantes, caso o participante não consiga responder a todas, e otimiza o tempo.

copy com chat gpt , herocreator

Lembre-se de fazer as perguntas de forma natural, e não como se fosse um script. Pratique a entrevista sozinho, se for necessário. Mas comumente se faz o envio das perguntas via e-mail, o que dispensa essas questões de oratória. 

4. Liste seus concorrentes mais fortes

Baseado nas preferências desse grupo de persona (e no quão incisivas foram suas perguntas), você terá em evidência os seus principais concorrentes. Às vezes, nem são do seu mesmo nicho, mas comercializam algo extra que acaba competindo com o seu negócio.

Além disso, leve em consideração sua própria posição na internet. A empresa X pode não ser sua concorrente, mas o blog ou o canal no Youtube talvez seja.

5. Resuma os achados

Revise tudo o que você encontrou e disponha de forma mais intuitiva, como em um mapa mental, fluxograma, o que funcionar melhor para o seu entendimento. Não deixe faltar no resumo:

  • Objetivos da pesquisa de mercado;
  • Dados gerais dos participantes;
  • Pontos mais importantes e quais os planos a respeito;
  • Gatilhos que ajudaram os participantes a responderem;
  • Descrição de como a decisão dos compradores é feita;
  • Plano de ação, com cronograma, prioridades etc.

Quando realizar uma pesquisa de mercado?

Em um cenário ideal, a pesquisa de mercado deveria ser realizada constantemente, uma vez que os clientes e a concorrência mudam de forma dinâmica. Logo, seria necessário se manter informado sempre. 

No entanto, essa é uma estratégia que demanda o investimento de dinheiro e tempo, e isso impede que ela seja aplicada com tanta frequência. 

Nesse sentido, saiba que existem alguns momentos em que ela é imprescindível, sendo eles:

  1. Antes de abrir um novo negócio: naturalmente, antes de entrar em qualquer mercado com um novo projeto, é essencial fazer uma pesquisa para analisar a concorrência, as estratégias de marketing que devem ser implementadas, entre outros pontos para planejar o seu negócio e abri-lo de forma a atender as expectativas do público. 
  2. Antes de lançar novos produtos e/ou serviços: ainda que você já tenha um negócio há muito tempo, saiba que toda vez que você lançar um novo produto e/ou serviço será necessário realizar uma pesquisa de mercado. Essa é uma forma de entender se e como o seu produto é realmente útil para os clientes para, assim, criar algo que realmente venda. 
  3. Depois de criar um novo negócio e/ou lançar novos produtos: depois que você fizer qualquer uma das ações acima, é importante realizar uma nova pesquisa de mercado para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Melhores ferramentas para pesquisa de mercado 

Agora que você já sabe o que é pesquisa de mercado, como e quando fazê-la, chegou a hora de conhecer ferramentas que podem te ajudar a implementá-la. Para te ajudar, listamos algumas das principais:

Google Forms

O Google Forms é uma excelente ferramenta para quem não tem muitas habilidades com a tecnologia e procura uma opção simples de usar e gratuita. 

Por meio dele, você pode criar formulários de pesquisa online para diversos fins, inclusive para a sua pesquisa de mercado. E saiba que, depois de coletar as respostas, o Google Forms faz a tabulação e organiza os resultados, oferecendo gráficos automáticos para você.

Typeform

Outra opção de ferramenta interessante para fazer uma pesquisa de mercado é o Typeform. Ela também tem um uso intuitivo e permite que o empreendedor crie questionários intuitivos e com templates diversos, como no formato de votação, testes e quizzes. 

Além disso, é possível inserir imagens, vídeos e GIFs para tornar o formulário mais atrativo.

Tudo isso, naturalmente, pode contribuir para que o público realmente responda à pesquisa, uma vez que não a achará monótona. 

No entanto, vale dizer que sua versão gratuita é limitada.

SurveyMonkey

Seguindo a mesma ideia das ferramentas anteriores, o SurveyMonkey também permite a criação de formulários personalizados. 

Porém, apesar de possuir muitos recursos, a plataforma é pouco intuitiva para quem não tem familiaridade com ferramentas digitais para criar pesquisas. 

Além disso, sua versão paga é bastante limitada. O realizador do questionário, por exemplo, pode visualizar apenas um número definido de respostas por questionários. Caso queira ter acesso a uma quantidade maior, é necessário assinar o plano pago. 

Market Explorer

Além da aplicação de questionários, a pesquisa de mercado também envolve o mapeamento dos mais diversos cenários. Assim, para realizar essa análise, você pode usar o Market Explorer, uma ferramenta da Semrush. 

Nela, basta inserir o domínio de um site para obter um relatório completo sobre os concorrentes, o tamanho do mercado, os insights do público-alvo, as tendências sazonais, etc. 

Ou seja, com essa ferramenta, é possível obter um panorama completo para saber como ser competitivo no seu nicho.

E depois de realizar a sua completa pesquisa de mercado, é hora de colocar em prática a sua ideia! 

Para essa próxima etapa, vale a pena baixar o nosso Kit de Marketing Digital, que te ajudará a criar os seus produtos digitais, desenvolver estratégias para as redes sociais e criar páginas que convertem bons resultados. 

Portanto, não perca a oportunidade e baixe-o gratuitamente agora mesmo!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *