Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é pesquisa de mercado e como fazer

Pesquisa de Mercado

Tomadas de decisão, com frequência, são delicadas. Mas saber o que é pesquisa de mercado e executá-la de forma adequada pode tornar tudo muito mais fácil. 

 

Além disso, no meio digital, onde quase tudo é quantificável, pode ser até embaraçoso tomar decisões sem antes analisar dados. Isso acontece normalmente quando não se sabe nem mesmo o que é um estudo de mercado.

 

O marketing digital é um tipo de mercadologia, portanto, práticas de estudo de marketing, além da elaboração do próprio plano de marketing, também são necessárias. Elas podem dar informações sobre intenção de compra e outros detalhes a respeito do seu segmento de trabalho.

 

Além disso, você verá neste artigo que a pesquisa de mercado não é nada de outro mundo. O Sebrae, por exemplo, oferece consultorias acessíveis e que podem ajudar nesse processo. 

 

Mas o primeiro passo, que é entender do que se trata esse tipo de estudo, deve ser dado por você.

 

Então nos propomos, neste artigo, a dar dicas sobre o que é e como realizar a sua pesquisa de mercado. Boa leitura!

 

O que é pesquisa de mercado 

 

Em poucas palavras, pesquisa de mercado é a coleta de informações a respeito de um determinado segmento de mercado com o objetivo de aumentar a eficiência nos negócios de uma empresa, ou seja, sua viabilidade. O famoso benchmarking, por exemplo, que é uma pesquisa das empresas concorrentes, faz parte dessa estratégia.

 

Os melhores momentos para fazer uma pesquisa de mercado são ao lançar um novo produto, uma nova campanha ou ao mudar de forma significativa alguma estratégia. 

 

Assim, uma pesquisa de mercado pode trazer informações como:

 

  • Onde sua audiência ou clientes atuais pesquisam produtos ou serviços para consumir;
  • Quais dos seus concorrentes são buscados pela sua audiência (por oferecerem informações, mais opções ou ofertas exclusivas);
  • O que é ou pode se tornar uma tendência no setor;
  • Quais os desafios presentes no mercado;
  • O que influencia as compras e conversões entre o seu público-alvo.

 

Você ainda pode realizar a pesquisa por dois caminhos. 

 

Na pesquisa primária, sua própria empresa se propõe a coletar os dados. Esse caminho funciona bem para:

 

  • Pesquisa exploratória: são perguntas abertas, cujas respostas geralmente são problemas que ainda precisam ser abordados no empreendimento. 
  • Pesquisa específica: busca respostas para problemas encontrados previamente, muitas vezes, pela pesquisa exploratória.

Já a pesquisa secundária é resultado de uma análise feita por outra empresa, inclusive governamental, como o famoso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou de empresa privada, como o nosso Panorama de Negócios Digitais.

 

Por que fazer a pesquisa de mercado

 

Como já mencionado, o principal benefício de uma pesquisa de mercado é o de testar a viabilidade de uma ideia. Mas, além disso, você pode descobrir um nicho ou micronicho completamente novo e ser o único a lucrar nele. 

Guia do planejamento do curso online

 

Outra vantagem, quando se analisa as pesquisas de satisfação, que são um tipo de pesquisa de mercado, é a melhora dos processos internos e gerenciais das equipes. 

 

Raramente todos os seus colaboradores darão feedbacks reais do dia a dia da empresa, mas com esse estudo você pode obter um panorama da qualidade do atendimento, do tempo de resposta dos colaboradores etc. 

 

Por último, por haver diversos tipos de pesquisa de mercado à disposição, os insights que você pode obter são em diversas esferas de negócio, como:

 

  • Hábitos de consumo;
  • Imagem da marca;
  • Teste de campanha (tráfego pago).

Passo a passo de uma pesquisa de mercado

Depois desse papo todo, chegou a hora de entender como fazer essa valiosa pesquisa. Acompanhe:

Descreva sua buyer persona

Antes de entender como os seus clientes realizam suas compras, é fundamental saber quem são eles. Buyer persona é o perfil semifictício e genérico desses clientes. Então conheça em torno de 15 clientes reais e, a partir dos seus dados, responda as seguintes perguntas sobre a persona:

 

  • Qual sua idade, gênero e localização?
  • Com o que trabalha?
  • Com quem mora e qual sua renda?
  • Quais são os seus problemas e desafios?

Para saber mais sobre o conceito de personas, confira este vídeo: 

 

 

Identifique um grupo de persona para interagir

Agora faça o caminho oposto. Dos seus clientes reais, veja quem são as pessoas que mais se encaixam na buyer persona. Elas irão formar o seu grupo de persona (idealmente com 10 pessoas). Esse grupo seria uma espécie de amostra com poder de resposta à pesquisa de mercado. 

 

Além disso, os integrantes desse grupo devem ser pessoas engajadas — que tenham avaliado alguma compra do seu produto ou serviço, por exemplo, nos últimos seis meses ou no ano anterior, a depender do ciclo de vendas do seu negócio.

Prepare as perguntas da pesquisa 

A elaboração das perguntas, normalmente, pressupõe também o uso de um guia de discussão (mesmo se for para uma entrevista individual). Esse roteiro serve como lembrete das perguntas mais importantes, caso o participante não consiga responder a todas, e otimiza o tempo.

 

Lembre-se de fazer as perguntas de forma natural, e não como se fosse um script. Pratique a entrevista sozinho, se for necessário. Mas comumente se faz o envio das perguntas via e-mail, o que dispensa essas questões de oratória. 

Liste seus concorrentes mais fortes

Baseado nas preferências desse grupo de persona (e no quão incisivas foram suas perguntas), você terá em evidência os seus principais concorrentes. Às vezes, nem são do seu mesmo nicho, mas comercializam algo extra que acaba competindo com o seu negócio.

 

Além disso, leve em consideração sua própria posição na internet. A empresa X pode não ser sua concorrente, mas o blog ou o canal no Youtube talvez seja.

Resuma os achados

Revise tudo o que você encontrou e disponha de forma mais intuitiva, como em um mapa mental, fluxograma, o que funcionar melhor para o seu entendimento. Não deixe faltar no resumo:

 

  • Objetivos da pesquisa de mercado;
  • Dados gerais dos participantes;
  • Pontos mais importantes e quais os planos a respeito;
  • Gatilhos que ajudaram os participantes a responderem;
  • Descrição de como a decisão dos compradores é feita;
  • Plano de ação, com cronograma, prioridades etc.

 

Este conteúdo ajudou? Acompanhe nosso Instagram para mais dicas valiosas! 

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …