Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é empreendedorismo digital e como ganhar dinheiro com ele?

empreendedorismo digital

Não é que o termo “empreendedorismo digital” esteja na boca do povo, não está. Mas, se comparado a anos anteriores, esse modelo de negócio nunca esteve tão em alta como agora. Então, se você quer se beneficiar desse tal empreendedorismo digital, vem comigo! Pois eu vou explicar tudo neste post.

O que é Empreendedorismo Digital?

Se você quer saber como ganhar dinheiro com alguma coisa, antes de tudo, você precisa saber o que é essa coisa, não é mesmo?

Segundo definido na pesquisa Panorama dos Negócios Digitais 2020, empreendedorismo digital diz respeito ao “desenvolvimento de um modelo de negócios que tem como objetivo oferecer um produto ou serviço por intermédio da internet”.

Ou seja, as pessoas que trabalham com venda de cursos online, e-commerce, marketing de afiliados, dropshipping, infoprodutos, prestação de serviços digitais em geral, conteúdos, entre outros, são considerados empreendedores digitais. Logo, fica claro que o empreendedor digital é a pessoa que ganha dinheiro através da internet, independente de essa ser, ou não, a sua principal fonte de renda.

Os Negócios Digitais no Brasil

A cada ano mais pessoas estão largando seus trabalhos tradicionais para adentrarem no mundo do empreendedorismo digital. Os motivos são dos mais diversos, como:

  • Negócios altamente escaláveis;
  • Baixo investimento inicial;
  • Flexibilidade de horários e local;
  • Possibilidade de se tornar seu próprio chefe;
  • Alcance mundial.

Se “apenas” esses fatos não te impressionaram, talvez este dado impressione: 54% dos empreendedores digitais criaram seus negócios há menos 1 ano. Desses, 23% começaram há menos de 3 meses, aponta relatório.

Esses dados mostram, de fato, que o empreendedorismo digital vem se tornando uma tendência no Brasil. Com o avanço das tecnologias e, principalmente, o compartilhamento de informações, os brasileiros estão começando a perder o medo de entrar no mercado digital.

Dentro dos negócios digitais, um modelo que vem ganhando bastante destaque são os cursos online. Principalmente, quando o assunto são cursos livres voltados para determinada área do conhecimento.

Primeiramente, a revista Forbes havia feito um levantamento apontando que, até 2015, o e-learning movimentaria 107 bilhões de dólares no EUA, essa marca foi batida. Agora, mais recentemente, a mesma revista apontou que esse mercado movimentará $325 bilhões nos EUA até 2025.

Por mais que os números brasileiros estejam bem distantes dos americanos, a tendência é que o nosso mercado acompanhe esse crescimento. Atualmente, temos muito influenciadores lançando cursos online e tornando essa modalidade mais conhecida entre os brasileiros. Erico Rocha, Nathalia Arcuri e Thiago Nigro são apenas alguns dos exemplos.

Prova de que os cursos online estão ganhando muito espaço no Brasil é a fato que 55% dos empreendedores se utilizam do e-learning para aprender novos conteúdos e se atualizarem. Você quer conferir mais números relativos ao ensino online?

Pesquisa Panorama dos Negócios Digitais 2020

O e-learning no Brasil

Como eu disse logo acima, o cenário do e-learning no Brasil é muito animador. Há uns 2 anos, por exemplo, muitas pessoas associavam o ensino à distância com universidades EAD. Obviamente, esse é um mercado muito grande, são mais de 1,5 milhões de alunos matriculados em universidades não presenciais.

No entanto, atualmente, muitas pessoas quando ouvem coisas como “ensino à distância” ou “cursos online” já conseguem pensar em cursos livres, novamente, muito influenciadas por grandes empreendedores do ramo.

Você que tem o interesse de se tornar um empreendedor online sabe como criar um curso que vende milhões?

Dos empreendedores em atividade no Brasil, 34% deles atuam no mercado de cursos online. O número ainda é modesto, mas tem crescido de forma exponencial.

Além disso, quando falamos do empreendedorismo digital, seja marketing de afiliados, curso online ou e-commerce, o empreendedor tem a possibilidade de vender para o mundo inteiro. Essa, com toda a certeza, é uma das grandes vantagens de trabalhar online.

SparkStart: a porta de entrada do Empreendedorismo Digital

Na internet existem diversos conteúdos ensinando pessoas comuns a criarem negócios lucrativos. Por um lado, isso é muito bom, até porque muitos desses conteúdos são disponibilizados de forma gratuita. Mas, olhando de outro ângulo, esse comportamento é muito nocivo aos aspirantes a empreendedores.

A sobrecarga de informações e o nível de conteúdos de procedência duvidosa atrasam a vida de quem não sabe como se orientar. Pensando em resolver problemas como esses, a HeroSpark desenvolveu o SparkStart, um programa capaz de tirar você do zero e te levar até o momento do primeiro lançamento.

 

A metodologia Start é validada pelo mercado e, acima de tudo, desenvolvida por empreendedores que estão nessa jornada há anos.

Aliado ao SparkStart, lançamos a pesquisa Panorama dos Negócios Digitais 2020, visando orientar empreendedores que não sabem como se posicionar. O relatório da pesquisa conta gráficos, dados e insights capazes de abrir a cabeça de qualquer pessoa. Nele você encontrará informações como:

  • Onde os seus concorrentes estão investindo?
  • Quais redes sociais são mais usadas por empreendedores?
  • Nichos mais abundantes;
  • Plataformas mais utilizadas;
  • Quem são as referências para quem está começando?
  • Insights desenvolvidos através do cruzamento de vários dados.

Se você quiser baixar o relatório completo e de forma gratuita, é só clicar nesse botão que está aparecendo aqui embaixo.

BAIXAR RELATÓRIO COMPLETO

Se você deseja entrar de cabeça no mundo do empreendedorismo digital, o relatório da pesquisa e o SparkStart irão te dar insumos suficientes para você criar uma verdadeira máquina de dinheiro. Você não vai ficar de fora, né?

Qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários e logo eu volto para responder.

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …