Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Plano de marketing: o que é e como fazer o seu

Plano de Marketing sendo discutido por jovens em uma mesa

Sem um plano de marketing bem elaborado, o setor responsável pelo material pode ser uma das maiores despesas de uma empresa. Um negócio de alta produtividade e eficiência só existe quando também se aplica estratégia. Do contrário, gastos são feitos, pouco retorno é obtido e, geralmente, se culpa o próprio marketing, julgando-o como ramo dispensável.

 

Com um plano estruturado, é viável tornar a empresa autoridade no mercado, ter alcance global, mensurar digitalmente os resultados, segmentar corretamente o público, entre outros.

 

Mas, para isso, é necessário pensar, muitas vezes, a longo prazo. Foi o que a Coca-Cola fez, em torno de 10 anos atrás, quando lançou o objetivo de duplicar o consumo do refrigerante. Entre as ações de planejamento de marketing, havia a criação de conteúdo esclarecedor e emocional para os clientes. 

 

Se grandes empresas precisam desse tipo de estratégia, certamente deveria ser prioridade dos pequenos empreendedores também. Então continue a leitura e entenda como fazer um plano de marketing! 

O que é plano de marketing?

Se trata da descrição detalhada de estratégias de marketing, com ações a serem tomadas e com resultados esperados. Para facilitar este trabalho, você pode utilizar templates já validados como instrumentos úteis. Na prática:

 

  • é um roteiro estratégico;
  • serve para organizar, executar e acompanhar a estratégia de marketing por determinado período;
  • pode ser de vários tipos: planos trimestrais ou anuais, plano de tráfego pago, plano de mídias sociais, plano de marketing de conteúdo e plano de lançamento de produto.

 

Entre os maiores benefícios deste documento estão: a compreensão de quais são os pontos fortes e fracos da empresa, quais práticas levam ao resultado desejado, além de saber quais atividades do cronograma já ocorreram, estão em andamento e acontecerão. 

 

Guia do planejamento do curso online

 

Como posso fazer um plano de marketing para o meu negócio digital?

 

Mesmo com tantas vantagens, não é complexo criar um plano de marketing. Mesmo que você tenha um mercadólogo na equipe (o que é o ideal), acompanhar a tarefa, já que ela é compreensível e necessariamente contará os direcionamentos do empreendedor, fará total diferença.

 

Descreva seu negócio

Qual é a missão do negócio? Tente especificar ao máximo. Por exemplo: a missão da empresa é  “tornar o processo de aprendizagem de idiomas uma boa experiência”, logo, a missão do plano de marketing poderia ser “captar o público interessado em idiomas, promover um ensino gamificado e diferenciado e torná-lo capaz de alcançar a proficiência em um ou mais idiomas”. Além disso, vale a pena explorar alguns marcos da empresa, fatos sobre a marca, planos futuros, realizações das equipes etc.

 

No documento, esta seção é chamada de “Resumo Executivo” e pode ser escrita em três a quatro parágrafos. 

 

Defina as metas que vão orientar o plano

As metas norteadoras devem estar ligadas aos dados quantitativos que informam o tráfego das páginas, conversões, sucesso do cliente… Esqueça objetivos genéricos como “ter mais seguidores no Instagram” ou “diminuir a taxa de rejeição”. 

 

Lembre-se que toda meta tem necessariamente um KPI (indicador-chave de desempenho) atrelado. Por exemplo: captar 100 novas pessoas interessadas em idiomas, por mês, em determinado site, por meio do indicador de rastreamento de visualizações orgânicas.

 

Crie uma ou mais personas

Ainda utilizando essa meta do tópico anterior, como você pode tornar seu site atrativo para esse perfil específico de pessoas, interessadas em idiomas? Reunindo suas características — seus objetivos com uma nova língua, problemas que enfrentam na aprendizagem, que sites mais utilizam para se envolver com idiomas etc.

 

Com isso, crie um guia de persona:

 

  • Insira no plano a imagem de uma pessoa que represente seu cliente ideal 

Fazer isso é importante para humanizar seu negócio e lembrar que você trabalha com pessoas. Baixe uma foto do This Person Does Not Exist, por exemplo, ou de qualquer banco de imagens gratuitas.

 

  • Liste dados demográficos

Idade, ocupação, metas, desafios e hobbies valem a pena entrar para o guia de persona.

Pesquise a concorrência 

Em uma página, você pode criar uma espécie de painel com os maiores concorrentes. Descreva o que eles fazem no momento e como você pode superá-los com seu produto ou serviço. Descubra a estratégia de marketing utilizada por eles, qual o seu valor de mercado, quais as personas utilizadas e assim por diante.

 

Há ferramentas de gestão estratégica úteis para essa etapa do plano de marketing, como a análise SWOT.

 

Determine as linhas de base

Em um gráfico, exponha a situação da empresa. Você já definiu onde quer chegar e como vai saber se chegou, por meio das metas e KPIs, mas é necessário registrar o presente, o status mais atual da empresa.

 

Este elemento é importante caso seja necessário fazer algum ajuste a mais, mesmo com o plano de marketing criado e consolidado. Pode acontecer de você perceber que, baseado nas linhas de base, será inviável conseguir 100 novos leads todo mês, então atualize a meta para 70 novos contatos, por exemplo.

 

Represente as estratégias visualmente

Até agora, seu plano de marketing está preenchido com muitos conteúdos de alta relevância, certo? Pensando em facilitar para a sua equipe, utilize mapas mentais, fluxogramas, roadmaps, linhas do tempo, colunas e quaisquer outros esquemas visuais que possam ajudar na absorção das informações.

 

Dessa forma, retome em uma só página os objetivos do plano, trechos importantes do sumário executivo, atividades, metas e KPIs, persona… enfim, priorize os dados mais importantes para compor o esquema gráfico.

 

Esclareça quais serão as diretrizes de análise dos resultados

Enfim, a última etapa do plano de marketing. É recomendável que suas equipes entendam seus critérios de análise, até para tornar as avaliações justas e transparentes, ou seja, padronize o acompanhamento do desempenho de cada setor.

 

Em uma só página, descreva o que você pretende avaliar, como acompanhará os resultados e com que frequência fará essa avaliação. Explore checklists, modelos de relatórios, entre outros.

 

Portanto, o plano de marketing é uma ferramenta completa, densa, abrangente, mas simples e útil para o sucesso da sua empresa. 

 

Conte nos comentários se este tema foi útil para você! E se você quer aprender mais sobre empreendedorismo, conheça a SparkStart.

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …