Pré-lançamento: o que é e como estruturar um em 2023? [GUIA]

Pré-lançamento: o que é e como estruturar um em 2023? [GUIA]
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Se bem executado, o pré-lançamento pode ser uma ferramenta poderosa para garantir o sucesso do lançamento e impulsionar as vendas de um produto digital. 

Neste artigo, vamos discutir as melhores práticas para um pré-lançamento efetivo de um produto digital, desde a criação de uma estratégia sólida até a execução do lançamento propriamente dito. 

Vamos também explorar as etapas essenciais para gerar expectativa em torno do produto, criar um senso de urgência e incentivar os consumidores a agirem assim que o produto estiver disponível. 

Se você está se preparando para lançar um produto digital, continue a leitura para descobrir como fazer um pré-lançamento de sucesso. Confira!

Realize o pré-lançamento do seu infoproduto com a HeroSpark! Cadastre-se agora para disparar e-mails ilimitados e construir landing pages de alta conversão!

O que é um pré-lançamento?

O pré-lançamento é uma estratégia utilizada para gerar antecipação e interesse em um produto antes mesmo de ele estar disponível para compra. 

Isso é feito por meio de uma série de ações estratégicas, como:

  • Criação de conteúdo relevante e de qualidade;
  • Uso de técnicas de marketing de influência;
  • Promoção do produto em plataformas de mídia social;
  • Disparo de e-mail marketing.

Durante esse período, o objetivo é construir uma audiência engajada e aumentar a demanda pelo produto. 

Quanto tempo dura um pré-lançamento?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois o tempo de duração do pré-lançamento de um produto digital pode variar de acordo com vários fatores, como:

  • O tipo de produto;
  • O público-alvo;
  • A estratégia de marketing;
  • O objetivo do lançamento.

No entanto, em geral, o período de pré-lançamento de um produto digital pode durar de algumas semanas a um mês. 

Durante esse período, a empresa pode trabalhar em várias tarefas para preparar o lançamento do produto, como:

  • Definição do público e criação da persona;
  • Ajustes na estratégia de marketing digital;
  • Otimizações no produto ou serviço;
  • Criação de uma lista de espera ou construção de uma base de contatos;
  • Oferta de incentivos para aquisição. 

Por que fazer um pré-lançamento?

Fazer um pré-lançamento de produto digital é uma estratégia eficaz para empresas que desejam criar expectativa positiva em torno do seu novo produto, aumentar a demanda e preparar o terreno para um lançamento de sucesso. 

Abaixo, listamos algumas das principais vantagens do pré-lançamento de um infoproduto, que incluem:

  • Construção de uma audiência engajada: durante o pré-lançamento, é possível criar um mailing de clientes ou aumentar o número de seguidores nas redes sociais que estão interessados no produto e prontos para comprá-lo assim que estiver disponível. Isso pode ser especialmente útil para lançamentos de produtos recorrentes, como uma nova edição de um livro ou um curso online. 
  • Teste de mercado: o pré-lançamento também pode ser utilizado para testar o mercado e obter feedback dos clientes em potencial. Isso pode ajudar a ajustar o produto antes mesmo do lançamento e garantir que ele atenda às expectativas do público.
  • Presença no mercado: o pré-lançamento também é uma oportunidade para a empresa estabelecer uma presença no mercado e criar uma imagem forte da marca antes do lançamento. Isso pode ajudar a aumentar a credibilidade da empresa e a confiança dos clientes no produto. 
  • Criação de buzz: ao criar expectativa e interesse em torno do produto, é possível gerar um buzz que aumenta a conscientização e o hype em torno do lançamento. Isso pode levar a mais compartilhamentos nas redes sociais e a uma maior visibilidade do produto.

Além disso, o pré-lançamento também pode ser uma oportunidade para testar a estratégia de marketing, identificando o que funciona e o que não funciona antes do lançamento oficial.

Como fazer um pré-lançamento de sucesso?

Como já explicamos, o pré-lançamento é um momento decisivo para uma estratégia de vendas no mercado digital e que precisa ser bem preparada. 

copy com chat gpt , herocreator

Por isso, confira a seguir um passo a passo com ações de impacto que podem ser tomadas durante esse momento. 

1. Estude o nicho de mercado e conheça seu público-alvo

Conhecer mais sobre o seu segmento e potenciais compradores pode ajudar a definir as melhores táticas de marketing a serem utilizadas durante o pré-lançamento. 

Além disso, permite que o infoprodutor ajuste o produto e a estratégia de marketing para atender melhor às necessidades e expectativas do público, aumentando as chances de sucesso no pré-lançamento e no lançamento do produto.

2. Construa uma página de pré-lançamento

Uma página de pré-lançamento pode ser criada com informações sobre o produto, uma contagem regressiva para o lançamento e um formulário de inscrição para uma lista de e-mails.

3. Crie promoções nas redes sociais

O uso das redes sociais é uma ferramenta poderosa para promover o produto e criar engajamento. 

É possível criar conteúdo exclusivo para as redes sociais, como teasers do produto, vídeos e posts que incentivam a interação.

4. Realize ações de marketing de influência

Criar parcerias com influenciadores que têm uma audiência relevante pode ajudar a aumentar a visibilidade e o alcance do produto. 

Isso pode incluir a criação de conteúdo exclusivo para os influenciadores, o envio de amostras do produto para análise e a colaboração em campanhas de marketing.

5. Faça disparos de e-mail marketing

O envio de e-mails para uma lista de inscritos pode ajudar a manter a audiência engajada e informada sobre o produto. 

Nesse sentido, os e-mails podem incluir teasers, informações exclusivas sobre o produto e links para a página de pré-lançamento.

Vale dizer que, ao criar uma audiência engajada e aumentar a demanda pelo produto, é possível garantir um lançamento de sucesso e um impulso significativo nas vendas.

Agora que você já sabe como fazer um pré-lançamento para impulsionar o sucesso de vendas do seu produto digital, que tal conhecer a plataforma que vai garantir uma divulgação eficiente da sua campanha?

Conheça agora a HeroSpark, a plataforma completa que reúne em um só lugar todas as ferramentas que você precisa para divulgar seu pré-lançamento.

Com a Hero, você garante acesso a recursos de marketing digital como:

  • Funil de vendas automatizado;
  • Ferramenta de criação e hospedagem de landing pages;
  • Página de vendas com checkout integrado;
  • Suporte via chat com especialistas direto na plataforma.

Além disso, você garante acesso a disparo ilimitado de e-mail marketing.

Então, o que você está esperando? Cadastre-se agora na HeroSpark e alavanque seus resultados no mercado digital!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *