herospark comece grátis agora

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção até o cronograma de lançamento.

No mais, todas as pessoas que possuem um conhecimento único em um determinado assunto, podem se tornar especialistas naquilo. Tenha um objetivo nítido em mente, organização, planejamento e muito estudo de campo. E quando surge o desejo de passar o seu conhecimento adiante? 

É neste momento que você começa a planejar o lançamento de produto digital. Se você tem vontade de compartilhar seu conhecimento, confira as dicas que separamos. Boa leitura!

 

O que é um lançamento de produto?

Lançamento de produto é uma das principais estratégias de marketing. É o momento em que você divulga um produto digital para que ele caia nas graças do público-alvo.

Tem que ser algo impactante, memorável e gerar expectativas nas pessoas necessitadas de uma solução para um problema específico! 

Não basta um produto de valor, mas também um lançamento de produto de valor.

Imagine só você passar meses pensando em como criar um produto de qualidade, de acordo com as preferências do público e, quando divulgar, fazer isso de qualquer jeito, sem planejamento? 

Este vídeo, produzido pelo time de marketing da HeroSpark, explica alguns passos essenciais de um lançamento de sucesso. Continue a leitura para saber mais!

 

 

Lançamento de produto: dicas práticas

 

Defina seu público

A persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal.

Aqui, dados de perfis (nome, emprego, hobbies, idade, etc) são relevantes.

Tendo essa representação, você consegue ser mais assertivo no seu lançamento. 

Conhecer as tendências do seu mercado consumidor faz a diferença: saber o que agrada e o que não agrada o nicho em questão.

Faça uma pesquisa de mercado: quem precisa do seu produto? Jovens? Homens? Mulheres? Tenha esses dados na ponta do lápis.  A persona serve justamente para te direcionar quanto a isso.

Se você nãos abe em qual direção seguir, o Google Trends pode ajudar. Esta é uma ferramenta gratuita que permite verificar o quão popular está um termo em buscas pela internet, bem como a evolução da palavra. O

Google Trends é um ótimo recurso para estratégias de Inbound Marketing (fortalecimento da marca por meio do blog, ou post e vídeos nas mídias sociais do negócio).

Você mesmo pode filtrar a pesquisa por fatores, como tempo, região ou categoria. Com o Trends, você tem em mãos dados para analisar e usar na produção de conteúdo da sua marca, como na escrita de textos ou vídeos.

 

Defina o tema do seu produto

Com a persona criada, você já pode saber o que o seu cliente (ou potencial cliente) deseja e o que não deseja.

Estude bem e separe quais temas você quer abordar na sua empresa, no seu produto ou curso on-line.

Focar em entregar um conteúdo de valor ao seu público sempre é muito importante. Desse jeito, você define aonde quer chegar com o seu material, seja ele de qualquer formato (texto, imagem, áudio, vídeo) e otimiza o processo de marketing e vendas simultaneamente.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um curso online. Organize hierarquicamente os temas que abordará, do assunto mais geral (introdutório) para o específico (denso). 

Quando você faz dessa forma, o seu aluno vai conseguir visualizar e apreender o conteúdo todo de modo eficiente. Vai ficar nítido, para ele, como você (criador do curso online), preocupou-se em lhe entregar não somente doses de conhecimento de valor, mas em apresentá-las de um jeito agradável aos olhos e à mente.

 

Escolha uma boa plataforma de venda do seu produto  

Escolher uma boa plataforma que hospeda, de forma adequada e amigável, seus produtos é fundamental. Ela te ajudará a encontrar seu público-alvo por meio das redes sociais e pelos mecanismos de busca da internet.

Além disso, é necessário encontrar a hospedagem ideal que garanta o bom desempenho de técnicas como o e-mail marketing. Essa estratégia permite o disparo em massa de e-mails a uma base já segmentada, gerando maior visibilidade ao seu produto, seja ele qual for.

Plataformas como a HeroSpark, por exemplo, oferecem soluções completas e integradas para todas as etapas de lançamento de produto, desde a hospedagem e venda, até a criação de landing pages e automação de e-mail para as estratégias de marketing.

 

Lance seu produto nas Redes Sociais

Feitas as etapas anteriores, está na hora de fazer o lançamento de produto nas redes sociais

Anuncie seu novo projeto no Instagram, no Facebook, crie um pré-lançamento e convide amigos próximos a conhecer seu trabalho.

Isso pode fazer com que ganhe credibilidade e relevância para o lançamento. Produza conteúdo rico e que agregue valor ao público-alvo.

 

Use todos os recursos disponíveis

Uma ideia bacana é realizar eventos (on-line, enquanto a pandemia não termina) para tornar pública a sua ideia nova.

Outra possibilidade é abusar dos recursos das redes sociais. Você pode pedir a ajuda de um amigo que domina o audiovisual/edição de vídeos para criar um vídeo no IGTV no Instagram.

Explique, logo de início, o motivo da gravação do vídeo (isso já mostra um planejamento de sua parte e dá um ar de “algo especial vindo por aí”), depois fale sobre o produto e faça um CTA, convide os seguidores a conferirem a novidade e a compartilhá-la com conhecidos.

Quem sabe gravar um reels, outra ferramenta em alta no Instagram? São vídeos curtos, então seja certeiro na comunicação! 

 

Interaja com seus clientes

Conversar com os alunos é estabelecer um pacto com eles, contribuindo para a aprendizagem.

Por exemplo, no caso dos cursos online: estudar online tem pontos fortes e fracos e, por isso, a interação com os alunos que contrataram seu produto digital é valiosa.

Cada vez que você cria uma sintonia com seus alunos pela plataforma, maior confiança eles terão.

 

Crie uma landing page

Elabore uma landing page (página de conversão) para o seu serviço novo. Isso traz profissionalismo à sua empreitada. Além do mais, aproveite para inserir nesta página recursos de marketing para captar leads e aumentar as chances de sucesso para o seu negócio.

Se você ainda não sabe como fazer, veja algumas dicas abaixo:

 

 

Esteja atento aos KPIs

KPI são indicadores de desempenho – métricas para analisar as suas estratégias.

Depois que seguir as dicas que passamos acima, é preciso ter noção de como o lançamento de produto de sucesso repercutiu entre o público. Como a persona recebeu a oferta? Como o mercado reagiu? Será que os acessos ao site aumentaram? Quem te ajuda nisso são os indicadores!

No entanto, é importante frisar que os KPIs devem acompanhar todo o processo da sua estratégia: da criação, passando pela execução e chegando no pós-vendas. E, atenção, não é necessário mensurar todos os tipos de KPIs, mas aqueles que exercem influência direta para o crescimento do seu negócio.

 

Alguns exemplos são:

 

  • Cliques em site (incluindo persona, lead, curiosos);
  • Impressões e visualizações de anúncio e vídeo;
  • Leads captados;
  • Tempo de permanência no site.

A essa altura, já deve ter ficado claro como se faz um lançamento de produto de sucesso e a sua importância nas vendas. Agora, é com você! Coloque as dicas do nosso guia em ação e boas vendas!

Se você procura uma plataforma para lançar fazer o seu lançamento, comece gratuitamente com a HeroSpark! É uma plataforma com soluções para todas as etapas e que já impactou mais de 6 milhões de pessoas.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *