O que é teaser, como fazer um e onde divulgar? [GUIA COMPLETO]

Empreendedor editando vídeo. Fundo roxo e legenda: "o que é teaser"
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Você já pensou em fazer um teaser para o seu negócio? Esse material é famoso por ajudar a criar uma curiosidade maior no público. Mas, antes de criar o seu, é importante entender melhor o que é teaser.

Esse conceito surgiu há muito tempo e ficou famoso no mundo do cinema e da publicidade. A partir dele, é possível dar uma prévia para as pessoas de uma novidade que está por vir.

Por isso, se você quer saber o que é teaser e como criar o seu para implementar na sua estratégia, é só continuar lendo este artigo!

A plataforma feita para você começar de forma simples e faturar mais rápido no mercado digital. Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e comprove na prática.

O que é teaser?

Um teaser é um material criado com o objetivo de atrair a atenção do público para algo. O termo vem do inglês e significa literalmente “provocar”.

Assim, o teaser é geralmente utilizado como uma isca para gerar uma expectativa maior sobre um lançamento. Para fazer isso, o material criado mostra uma prévia de um produto ou serviço, sem, no entanto, mostrar todo o resultado final.

Dessa forma, ele consegue gerar um buzz ao fazer as pessoas comentarem sobre ele, tentando descobrir o que seria. Por conta disso, ele é um material interessante para se ter na sua estratégia de marketing digital.

Qual é a diferença entre teaser e trailer?

Os teasers sempre acabam sendo confundidos com os trailers, que é um formato de vídeo bem parecido, mas com algumas diferenças

Nesse sentido, um trailer é um vídeo que mostra cenas de um produto que ainda vai ser lançado. Porém, ele possui algumas características próprias que o diferem de um teaser. 

Assim, a primeira diferença é em relação à duração. Os trailers geralmente duram de 3 a 5 minutos, enquanto que alguns teasers nem chegam a ter 1 minuto de duração.

Além disso, o objetivo do material também é diferente. Enquanto no teaser o foco é gerar expectativa e criar perguntas, o trailer vem para responder essas perguntas e mostrar mais informações para o público.

Isso significa que é a partir do trailer que tomamos conhecimento sobre:

  • O que é o produto;
  • Quais são seus benefícios;
  • Quando será lançado;
  • Quem o criou;
  • Entre outras.

Ou seja, é após ver o trailer que o público recebe as primeiras orientações e já pode agir para ter acesso ao material.

Como usar os teasers na sua estratégia de marketing?

Agora que você já sabe o que é teaser, chegou o momento de saber como utilizá-lo na sua estratégia de marketing. Aqui, é interessante observar que a maioria das empresas o utiliza no formato de vídeos curtos.

A partir deles, é possível mostrar uma prévia do material ao público e fazer com que a sua expectativa seja ainda maior.

Nesse sentido, saiba que, na sua estratégia de marketing, existem alguns momentos que são bem interessantes para implementar esta estratégia. A seguir, você conhece três deles.

1. Lançamento de produtos

Se você trabalha vendendo produtos, sejam eles físicos ou digitais, trabalhar com teasers pode ser uma boa forma de divulgar um novo lançamento.

A partir dele, você pode mostrar uma prévia do seu produto e quais problemas ele resolve. Além, é claro, de informar quando ele será lançado.

Você pode ainda combinar o teaser com sua estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, compartilhe mais conteúdos nas suas redes sociais sobre o lançamento para fazê-lo ficar na mente das pessoas.

2. Divulgar uma promoção

Outro momento em que o teaser pode ser bem utilizado é na divulgação de uma grande promoção que você está fazendo. Aqui, o teaser se encaixa bem e ajuda a manter essa campanha na mente do público.

E para ter ainda mais resultado, você pode aplicar essa estratégia em datas e períodos sazonais de muitas vendas, como a Black Friday. Aqui, você pode criar um teaser com as promoções que seus clientes poderão aproveitar durante o período.

3. Apresentação da sua marca

Quando o assunto é apresentar a sua marca para o público, é normal já vir à mente conteúdos mais institucionais e bem menos promocionais, como o teaser é.

Mas é possível usar o teaser para apresentar sua marca de forma mais promocional. Na verdade, podemos ver isso acontecer nos canais do YouTube. A maioria deles tem um pequeno trailer sobre o canal.

Dessa forma, você pode aproveitar e criar um teaser que fale mais da sua marca, o que você entrega, como faz isso e algumas avaliações de clientes. Assim, é possível fazer com que cada vez mais pessoas queiram conhecer seu negócio.

Como fazer um teaser em vídeo? 

Por mais que o teaser possa ser produzido em diversos formatos de materiais, é mais comum que ele seja feito em vídeo. Assim, ele consegue chamar mais a atenção do público, além de ser um formato de conteúdo facilmente consumido.

Portanto, se você deseja criar um teaser em vídeo, é fundamental que você defina o seu objetivo principal com o material. Afinal de contas, sem um objetivo claro, fica difícil criar uma produção que realmente gere impacto.

Com o objetivo definido, você pode seguir alguns passos simples para ter o seu teaser pronto. Abaixo você confere quais são eles!

1. Crie o roteiro do vídeo

A primeira coisa que deve ser feita para produzir um teaser é criar um roteiro. É a partir dele que você e sua equipe terão todas as orientações para fazer uma boa produção.

E para criar o seu roteiro, você pode separá-lo em três partes principais, onde você irá:

copy com chat gpt , herocreator
  1. Gerar uma provocação para chamar atenção;
  2. Oferecer uma introdução sobre o produto ou serviço;
  3. Criar uma expectativa sobre o item.

Após trabalhar com eles, você pode, no final, criar uma conclusão para o seu teaser. Essa conclusão dependerá unicamente do que se trata o material. Por exemplo: se for um lançamento, você pode compartilhar a data do lançamento e convidar o público.

Dica: lembre-se que um teaser é um material curto, durando no máximo 3 minutos. Se atente ao tempo enquanto estiver produzindo o roteiro.

2. Faça a produção do material

Com o roteiro pronto, você pode seguir iniciando a produção do seu teaser.  Essa parte não tem muitas regras. Tem produtores que cortam as melhores partes de um vídeo, tem outros que criam algo completamente novo e tem aqueles que juntam os dois.

Não importa muito a forma que será feito, o importante é que tenha qualidade. E para atrair os resultados desejados, seu teaser precisará ter duas coisas principais:

  • Uma copy muito persuasiva;
  • Um design e audiovisual de qualidade.

Com esses dois itens, você conseguirá criar um conteúdo realmente atrativo para o seu público para gerar uma vontade de ver mais.

Aqui também pode ser interessante desenvolver vários teasers para poder lançar para o público aos poucos. Assim, a cada vídeo, eles poderão conferir algo novo e ter mais expectativa sobre o item.

3. Crie uma estratégia de divulgação

Por fim, quando o seu teaser estiver pronto, você pode seguir criando uma estratégia de divulgação dele para que o seu público o acesse.

Aqui, é fundamental dar espaço para o público comentar sobre o teaser. Dessa forma, criar chamadas para ação convidando o público a comentar sobre o teaser é algo que ajudará a mantê-lo engajado enquanto gera curiosidade sobre o material.

Além disso, também é importante saber divulgar o teaser nos canais certos. Para conferir isso, é só continuar a leitura do próximo tópico.

Onde divulgar os seus teasers?

Por fim, com seu teaser pronto, chegou o momento de colocar em ação a sua estratégia de divulgação e começar a compartilhá-lo.

Para isso, é fundamental saber escolher bem os canais onde o teaser será divulgado. O ideal é sempre pensar no seu objetivo, no porquê do teaser ter sido feito.

Por exemplo: se você quer que o teaser atinja o maior número possível de pessoas, você pode divulgá-lo nas redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook.

Para melhorar ainda mais o alcance, você pode criar anúncios na rede para que o teaser atinja mais pessoas.

Mas, caso você queira que seu teaser seja enviado para um público mais qualificado no seu funil de vendas, você pode divulgá-lo a partir do e-mail marketing. Aqui, você pode adicionar no e-mail uma chamada de ação para a pessoa divulgá-lo nas redes sociais.

Você pode ainda mesclar as formas acima e divulgar o teaser em mais canais. O importante é conseguir atingir o seu objetivo, provocar e gerar curiosidade no seu público, para que ele fique com um gostinho de quero mais. 

3 exemplos de teasers para se inspirar

Na criação de um teaser, é muito importante que você busque por inspirações. A partir delas, é possível gerar insights novos que ajudam a criar um teaser inesquecível.

Por isso, para ajudar você, separamos abaixo 3 exemplos de teaser para você se inspirar!

1. Stranger Things

A Netflix é conhecida por criar teasers para divulgar séries e filmes que ela produz. Um dos destaques vai para o teaser da quarta temporada de Stranger Things.

A partir dele, o famoso streaming mostrou que um personagem que havia sido considerado morto no final da temporada anterior, estava, na verdade, vivo. Isso ajudou a gerar mais curiosidade e expectativa no público para o lançamento da nova temporada.

2. Workshop empresarial

Neste exemplo, o teaser foi muito bem utilizado para atrair a atenção do público para um evento. O teaser foi criado pela Paulista Jr., uma empresa de consultoria empresarial que utilizou o material para divulgar seu evento.

O seu teaser tem apenas 25 segundos, mas consegue atrair a atenção do público para o foco principal do evento. Dessa forma, eles conseguiram passar no material só o que importa para, então, gerar curiosidade depois.

3. Lançamento do Iphone 14 Pro

A Apple é muito conhecida pelos seus produtos sofisticados e de qualidade. No momento de fazer o lançamento deles, a marca sempre opta pela criação de um teaser.

Entre eles, damos destaque para o teaser do Iphone 14 Pro. No vídeo, eles focaram em mostrar como o produto poderia ser utilizado pelo público, destacando a sua câmera e a tecnologia da tela.

Perguntas Frequentes

Quanto tempo dura um teaser?

O teaser é um vídeo bem curto que geralmente dura de 30 segundos a 1 minuto. Para que ele consiga gerar a expectativa no público, é preciso que seja um material de fácil consumo e que não entregue muito nesse primeiro momento.

Como é feito um teaser?

Em suma, não existe uma regra clara sobre como o teaser é feito. Afinal, esse material pode ser produzido de diversas formas. 

Assim, você pode optar por fazer algo simples, como cortar uma cena de uma live onde falou algo que chamou a atenção do seu público, ou então criar algo novo, usando diversas imagens.

Portanto, a criação de um teaser vai depender mais da sua criatividade e do conhecimento que você tem sobre o seu público para, assim, saber o que pode chamar mais atenção dele ao assistir o vídeo.

Agora que você já sabe o que é teaser, o que acha de aprender como montar um estúdio de gravação em casa para produzir o seu? 

A HeroSpark preparou um kit com um e-book e uma masterclass sobre o assunto para você sair de lá dominando o tema! Baixe agora gratuitamente!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *