WhatsApp Community: saiba tudo sobre o novo recurso lançado no Brasil!

WhatsApp Community: saiba tudo sobre o novo recurso lançado no Brasil!
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Você administra muitos grupos no WhatsApp? Já pensou como sua vida seria fácil se pudesse cuidar de todos em um lugar só? Pois é essa a proposta do WhatsApp Community,  recurso lançado em janeiro de 2022 e que promete ser um “agregador de grupos”.

A partir dele, você consegue criar uma grande comunidade no WhatsApp e adicionar até 50 grupos diferentes para gerenciar em um lugar só!

Neste artigo, você conhecerá mais sobre essa nova funcionalidade do mensageiro e vai conferir como o WhatsApp Comunidades pode ajudar você!

Portanto, aproveite esta leitura!

Estruture o seu negócio online em menos de 7 dias para realizar vendas rápidas nos mais variados canais de comunicação!

O que é o WhatsApp Community?

O WhatsApp Community é um recurso liberado pelo aplicativo de mensagens que permite que você gerencie diversos grupos em um único lugar.

O recurso foi liberado oficialmente em novembro de 2022, mas só foi chegar nas mãos dos brasileiros no final de janeiro de 2023. 

A partir dele, pessoas que administram uma grande quantidade de grupos, como uma equipe do trabalho no WhatsApp, condomínios e até escolas, conseguem juntar todo mundo em uma grande comunidade.

A grande aposta desse recurso é que ele permite a inclusão de mais pessoas. Assim, ao criar uma WhatsApp Community, é possível inserir até 5 mil pessoas para falar com todas elas de uma vez. 

Acesse o Gerador de Link WhatsApp da HeroSpark

Aumente suas conexões com clientes em um piscar de olhos!

Crie seu link agora mesmo!

Como funciona o WhatsApp Comunidades?

Como falamos no início do artigo, o WhatsApp Comunidades é como se fosse um grande agregador de grupos sobre o mesmo tema.

Com ele, as pessoas que são administradoras de diversos grupos no aplicativo conseguem unir todos eles em uma comunidade.

Dessa forma, a ferramenta conta com alguns recursos interessantes, como:

  • O administrador da comunidade consegue enviar mensagem para todos os grupos;
  • Cada pessoa inserida em algum grupo só acessa os demais quando é adicionada;
  • É criado um grupo de avisos de forma automática, no qual o administrador pode falar com todo mundo da comunidade e enviar recados importantes;
  • É possível adicionar até 5.000 mil pessoas em uma comunidade;
  • O administrador pode inserir até 50 grupos na sua comunidade;
  • Os números de telefones dos participantes ficam ocultos para a comunidade e só aparecem para administradores e pessoas que participam do mesmo grupo.

Para exemplificar melhor a funcionalidade, podemos considerar uma pessoa que usa o aplicativo para trocar mensagens rápidas com o pessoal da sua empresa. Ela pode criar uma comunidade no WhatsApp unindo os seguintes grupos:

Dessa forma, cada pessoa fica no grupo equivalente ao seu setor e todas elas acessam um grupo de avisos com novidades relevantes sobre a empresa.

Como criar uma Comunidade no WhatsApp?

A criação de um WhatsApp Community é muito simples e pode ser feita em apenas 2 minutos.

copy com chat gpt , herocreator

Confira abaixo o passo a passo completo para gerar a sua comunidade:

  1. Clique na aba “Comunidades” do WhatsApp. Ela está localizada no canto superior esquerdo da tela;
  2. Clique no botão “Criar comunidade”;
  3. Em seguida, clique no botão “Começar”;
  4. Adicione um nome à sua comunidade e uma descrição para ela;
  5. Adicione uma foto à sua comunidade ao clicar no ícone da câmera;
  6. Depois, toque na seta para avançar e criar ou selecionar os grupos para adicionar à comunidade;
  7. Pressione o ícone de “check” para finalizar a criação da comunidade.

Com a comunidade criada, você consegue ter acesso a ela ao ir na aba de “Comunidades” ou ao clicar em algum grupo das suas conversas que pertençam a ela.

Assim, você pode conferir as mensagens e navegar de um grupo a outro dentro da conversa ao clicar no nome do grupo.

Quem pode criar? 

Basicamente, qualquer pessoa que seja administradora de algum grupo no WhatsApp consegue realizar a criação de uma comunidade.

Aqui só é preciso destacar que o recurso ainda está sendo liberado. Dessa forma, tem algumas pessoas que ainda não têm acesso à funcionalidade.

Para isso, recomendamos que você sempre mantenha o aplicativo atualizado para que assim consiga acessar o recurso e criar a sua comunidade.

Por que o empreendedor digital deve ficar atento ao WhatsApp Community?

Este novo recurso liberado pelo WhatsApp é bem interessante e oferece diversas vantagens, principalmente para quem tem um negócio digital.

Com ele é possível aproveitar as comunidades de diversas formas, tanto para gerenciar sua equipe, quanto para prestar um atendimento melhor aos clientes ou, até mesmo, criar mais engajamento com seu público.

Por exemplo: um empreendedor que trabalhe com produtos digitais e cria grupos no WhatsApp na hora de lançar um novo infoproduto pode aproveitar a funcionalidade para unir esses grupos e transformá-los em um canal para divulgar promoções sobre o item.

Assim, é possível transformar um simples lançamento em um produto perpétuo, que tenha vendas de forma recorrente, conforme a necessidade do seu negócio.

Outra utilidade interessante das comunidades é administrar melhor o atendimento da sua empresa.

Para isso, você pode criar subgrupos como:

  • Ajuda;
  • Suporte técnico;
  • Sugestões;
  • Entre outros.

Dessa forma, você oferece ao seu público um canal mais fácil para entrar em contato com eventuais dúvidas e ajudar a todos com seu atendimento.

Aqui, o limite de uso do WhatsApp Community está na sua criatividade! Por isso, é interessante conhecer a ferramenta e testá-la para tirar o melhor dela para o seu negócio!

Mas, enquanto você vai pensando, o que acha de conferir um material super completo com estratégias para usar no seu negócio?

Para isso, basta baixar gratuitamente o nosso Kit Completo e Gratuito de Marketing Digital para ter em mãos ferramentas e táticas que você pode usar com o WhatsApp Community e diversos outros canais!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *