Além de ser um ótimo lugar para trocar mensagens rápidas, o WhatsApp também é uma  ferramenta perfeita para potencializar as vendas do seu negócio. Você sabia?

É isso mesmo! Muitos negócios já usam a rede para fins comerciais, e o próprio aplicativo disponibiliza uma versão focada em negócios. Por isso, desenvolver uma estratégia de vendas pelo WhatsApp pode ser o que faltava para alavancar seu empreendimento.

Assim, para ensiná-lo como vender pelo WhatsApp, preparamos este artigo com 6 dicas para faturar mais nessa rede social. Continue conosco!

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é muito popular entre os brasileiros. Segundo a pesquisa Digital 2022, organizada pela parceria entre We are Social e Hootsuite, o brasileiro passa cerca de 29,2 horas por mês nessa rede social. Isso significa que passamos 57% mais tempo no WhatsApp do que o resto do mundo. 

Mas, além da popularidade, o WhatsApp também oferece outras vantagens, como:

  • Possibilidade de ter um perfil comercial focado em seu negócio;
  • Facilidade em realizar transações bancárias, uma vez que o aplicativo tem uma funcionalidade voltada para essa questão;
  • Proximidade com seus prospects e leads;
  • Disponibilidade de uma funcionalidade para divulgar produtos;
  • Envio de mensagens automáticas;
  • Integração com diversas plataformas.

 

Como trabalhar com vendas pelo WhatsApp? 6 dicas

Como vimos, o WhatsApp oferece diversas vantagens para quem deseja vender nessa rede social. Sendo assim, se você quer descobrir como trabalhar com vendas pelo WhatsApp, precisa traçar estratégias de acordo com seus objetivos

A seguir, listamos 6 dicas que podem ajudar você nesse processo. 

 

1. Construa uma base de leads

Construir uma base de leads é a etapa essencial de toda estratégia de marketing digital. Nesse sentido, saiba que existem várias formas de construir essa base de forma orgânica. 

Assim, você envia mensagens para pessoas realmente interessadas em seu negócio, algo que não aconteceria ao comprar listas de e-mails ou contatos na internet, por exemplo. 

Algumas formas de construir essa base são:

  • Criar landing pages otimizadas solicitando e-mail e número de WhatsApp;
  • Inserir um botão no seu site com um formulário direcionando para o seu WhatsApp Business;
  • Criar campanhas de anúncios nas redes sociais ou no Google;
  • Entre outras estratégias;

 

2. Faça download do WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma conta comercial do WhatsApp. Essa versão do aplicativo foi criada em 2018 e tem como foco as pequenas e médias empresas. Logo, esse tipo de conta oferece funcionalidades interessantes ao empreendedor, como:

  • Criação de um perfil comercial;
  • Mensagens de saudação e ausência automáticas;
  • Criação de catálogos;
  • Pagamentos na própria plataforma;
  • Mensagens de produtos;
  • Respostas automáticas.

 

3. Divulgue seu número de WhatsApp nas redes sociais

Divulgar seu número de WhatsApp nas redes sociais é uma ótima forma de atrair leads e clientes, uma vez que a maioria das pessoas acessa as redes sociais pelo smartphone e, consequentemente, isso facilita o processo de compra. 

Assim, com um número de WhatsApp fácil de ser encontrado em seu perfil, você proporciona o conforto que muitas pessoas procuram ao navegar pela internet.

Vale dizer que, além de divulgar o número no formato de postagens, você pode criar um link.tree, no qual é possível centralizar todos os links do seu negócio. Para inserir o número do WhatsApp, basta converter seu número em uma url. 

Existem diversos sites que geram link para WhatsApp gratuitamente. Mas, se você preferir, pode optar por inserir a url do seu WhatsApp diretamente na biografia do seu perfil nas redes sociais.

 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

4. Utilize listas de transmissão

O WhatsApp oferece a possibilidade de criar listas de transmissão no próprio aplicativo. Por intermédio dessas listas, é possível enviar mensagens para até 256 contatos diferentes sem abrir mão da personalização. 

Contudo, é preciso ter cautela ao enviar as mensagens para não ser invasivo e incomodar o seu lead. Portanto, sempre escreva mensagens que não geram o incômodo causado pelas correntes de grupos. 

Para isso, recorra às estratégias de marketing de conteúdo e escreva mensagens que o seu público quer ler naquele momento. 

 

5. Ofereça conteúdo de qualidade

Disponibilizar um conteúdo de qualidade e relevante pode fazer milagres em seu negócio. E as listas de transmissão podem ajudá-lo na hora de distribuir esse conteúdo. 

Por isso, antes de enviar as mensagens, procure desenhar sua persona, sua jornada de compra e entenda o estágio em que aquele lead está. 

Sendo assim, crie um conteúdo que faça seu lead interagir, clicar, fazer download de algum material e até mesmo realizar uma compra.

Algumas sugestões de conteúdo são:

  • Tutoriais;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Notícias;
  • Memes;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Entre outros…

Dessa forma, você constrói uma relação saudável com seus leads e clientes. Vale a pena investir!

 

 

6. Use plataformas digitais integradas ao WhatsApp

Existem várias plataformas que oferecem integração com o WhatsApp. Por isso, antes de escolher, certifique-se de que a plataforma possui essa função. 

Na HeroSpark, você pode integrar o WhatsApp na página de pagamento e, assim, fornecer um suporte de qualidade aos seus clientes. Essa é uma etapa importante na hora de aumentar suas vendas, visto que conquistar um novo cliente é mais caro do que manter um cliente antigo. 

Portanto, além de focar no aumento das vendas, procure manter um relacionamento de proximidade com seus clientes. 

 

9 frases de abordagem de vendas pelo WhatsApp

Para obter bons resultados no WhatsApp, é preciso saber utilizar a linguagem a seu favor. Afinal, boa parte da comunicação realizada com seus leads será escrita. 

Nesse sentido, é importante ser objetivo e buscar se aprofundar em técnicas de copywriting. Assim, você irá engajar seus leads e torná-los mais aquecidos para a próxima etapa do funil de vendas

Por conta disso, separamos 9 frases de abordagem que você pode utilizar a fim de concretizar suas vendas pelo WhatsApp. Confira!

  1. “Experimente a melhor solução em (nome do serviço) que você já viu!”
  2. “Faltam poucas horas para acabar a oferta de (nome do serviço ou produto). Aproveite agora mesmo!”
  3. “X (número de pessoas) pessoas conseguiram alcançar seu (nome de objetivo) com esse produto.”
  4. “Separei uma oferta exclusiva para você. Confira agora mesmo!”
  5. “Descubra quantas pessoas tiveram ótimos resultados alcançando (objetivo que seu produto ou serviço oferece) com esse produto.”
  6. “Como alcançar (objetivo que seu produto oferece) em apenas (número de dias) com apenas uma decisão.”
  7. “Você quer encontrar a solução para o seu problema? Confira o que esse (produto ou serviço) pode fazer na sua vida (área que seu produto ou serviço abrange)”
  8. “Estudo da (nome de instituição de pesquisa) aponta que cerca de X% tem sucesso ao adquirir (determinado produto ou serviço que você oferece).”
  9. “Tenho certeza de que essa pode ser a melhor compra da sua vida. Não perca!”

Realizar vendas pelo WhatsApp não é tão complicado quanto parece, e quem não investe nessa ferramenta pode estar perdendo diversas oportunidades. 

Sendo assim, procure plataformas que possam ajudar você a aumentar as suas vendas no digital. A HeroSpark é uma plataforma completa e gratuita com inúmeras facilidades para o produtor digital. Por isso, crie uma conta gratuita agora mesmo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.