Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é social media marketing e como usar no negócio

Social Media_HeroSpark

Quantas vezes você parou de seguir um Instagram, mesmo gostando dos produtos da empresa, só porque as postagens eram ruins? E quantos perfis você segue só porque ama as publicações? Esse é o poder do social media marketing. Um exemplo de bom trabalho nesse sentido é o Instagram do NuBank que tem bem mais seguidores e o engajamento do que bancos tradicionais.

 

De acordo com dados divulgados pela Agência Brasil, o brasileiro passa cerca de 3 horas e 40 minutos por dia utilizando aplicativos. O estudo ainda ressalta que o país está em uma das primeiras posições quando falamos em uso das redes voltadas ao entretenimento.

 

Por isso, investir em social media marketing (SMM) é indispensável no caso de empresas que desejam se destacar na internet. Para entender o que é SMM e como criar uma estratégia de marketing consistente, continue a leitura do artigo.

 

O que é social media marketing?

 

O social media marketing é o conjunto de estratégias utilizado para promover uma marca em mídias sociais, como Facebook e Instagram. Assim, são os vídeos, fotos, animações, ilustrações e textos utilizados para interagir com o público.

 

Quando as pessoas pensam em marketing digital ou em inserir a sua empresa no digital é comum que a primeira ação seja investir nas redes sociais. Então, é algo disseminado, mas chega a ser banalizado e utilizado de qualquer forma, o que atrapalha os resultados.

 

Portanto, assim como propagandas em outdoors são bem pensadas, as ações de marketing de mídia social também devem ser. Isso pode aumentar a taxa de conversão de seguidores em clientes, tendo em vista o potencial dessa estratégia.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Quais são as vantagens do social media marketing?

 

Tornar a empresa conhecida

Uma pesquisa divulgada pela Hootsuite revelou que, em 2018, havia mais de 3,2 bilhões de usuários nas redes sociais espalhados pelo mundo. Certamente, esse número só tende a crescer, uma vez que a tecnologia tem adentrado ainda mais na realidade das pessoas.

 

Por isso, investir em social media marketing significa poder ser visto por bilhões de pessoas. Portanto, é importante que essa sua “vitrine virtual” esteja sempre organizada para atrair novos visitantes online.

 

Aumentar o relacionamento com o cliente

 

A Netflix é um exemplo de sucesso na aplicação do Social Media Marketing | Imagem: Reprodução
A Netflix é um exemplo de sucesso na aplicação do Social Media Marketing | Imagem: Reprodução

 

Imagine falar para o seu avô que você consegue conversar diretamente com a marca da televisão dele? Isso parecerá muito distante da realidade para ele, não é? Porém, as mídias sociais nos permitem essa proximidade.

 

Uma empresa que se destaca nesse sentido é a Netflix. Ela costuma responder aos seus seguidores, principalmente no Twitter, de forma personalizada e bem-humorada, o que aumenta o engajamento do cliente com a marca.

 

Por isso, ainda que a sua marca seja pequena, invista um tempo para valorizar aqueles que estão interagindo com você: responda caixinhas de perguntas, comentários e mensagens privadas. Faça com que o seu cliente se sinta valorizado. Esse relacionamento é muito importante para a conversão em vendas.

 

Como usar social media marketing no seu negócio?

 

Conheça a persona

Buyer Persona

Não tem como definir as estratégias de marketing sem saber com quem deseja se comunicar. Portanto, comece estudando qual é o perfil do cliente ideal. Assim, você saberá em quais redes sociais focar e o que publicar.

 

Para isso, defina, pelo menos, as seguintes características sobre seu cliente:

 

  • Idade;
  • Locais que frequenta;
  • Estado civil;
  • Hobbies;
  • Gostos e costumes;
  • Classe social.

Brand Persona

Quanto mais as mídias sociais transmitirem a “cara” da empresa, melhor será o engajamento das pessoas. Então, construa a sua Brand Persona e dê personalidade ao seu negócio. Veja como fazer:

 

  • Liste os pilares da marca;
  • Defina, em uma frase, a essência da marca;
  • Tenha a sua missão bem definida;
  • Com base nos tópicos anteriores, dê vida à Brand Persona — tom de voz, gírias, personalidade, etc.

Determine a plataforma que será utilizada

Temos várias redes sociais no mercado e elas continuam surgindo — como foi o caso do recente caso de sucesso, o TikTok. A não ser que exista uma grande equipe trabalhando como social media no seu negócio, é preciso focar onde o seu cliente está e onde ele poderá estar futuramente.

 

Então, pense em quantos canais você consegue administrar. Se for somente um, não tem problema. É melhor estar em um único local e fazer um bom trabalho do que entregar conteúdos ruins em dezenas de plataformas.

 

Para te ajudar na decisão, veja qual é o público principal de cada rede:

 

  • Facebook — Geração X e Y;
  • Twitter — Geração Y e Z;
  • Instagram — Geração Y e Z;
  • LinkedIn — Baby boomers, Geração X e Y. Importante para B2B;
  • YouTube — Geração Y e Z;
  • Pinterest — Geração Y.

 

Organize um calendário editorial

Ter constância e qualidade é essencial para uma boa gestão de mídias sociais. Nesse sentido, é ideal contar com um calendário editorial, pois ele permite realizar uma programação definida e evita que os imprevistos atrapalhem a sua produção de conteúdo.

 

Veja o que deve ter nele:

 

  • Frequência de publicações;
  • Mídias sociais para onde irá a publicação;
  • Categorias de conteúdo — são 3 a 4 temas principais, dos quais sairão suas postagens;
  • Responsável e prazo de cada etapa;
  • Pauta.

Crie conteúdo de qualidade

As mídias sociais são muito populares, portanto, uma infinidade de marcas do mesmo ramo que você já produz conteúdo para elas. Então, o seu trabalho deve ser único e de qualidade para que a audiência tenha interesse nele.

 

Não basta publicar, é preciso envolver e ser útil para as pessoas. Uma dica é ser criativo, dar dicas exclusivas e utilizar o máximo de recursos disponíveis, como vídeos ao vivo e Reels. Assim, é provável que mais visitantes passem a te acompanhar.

 

Dica extra: conte com especialistas

Digamos que você é um empreendedor que vende cursos online. Assim, precisa criar o conteúdo do curso, escolher a plataforma de hospedagem de vídeo, a forma de pagamento online, lidar com questões burocráticas e, dentre tantas outras coisas, ainda ser o social media da marca.

 

Certamente, isso vai tomar boa parte do seu tempo e você pode ficar frustrado com o resultado. Por isso, recomendamos que contrate alguém — ainda que seja iniciante — para gerenciar as mídias sociais. Dessa forma, você conseguirá focar mais na parte estratégica do negócio.

 

O social media marketing feito corretamente vai alavancar a sua marca e atrair bons clientes pela internet. Por isso, não negligencie essa estratégia de marketing que é tão importante para potencializar os seus resultados.

 

Agora que você já entendeu a importância das mídias sociais, veja abaixo como criar conteúdos que convertem:

 

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …