Time lapse: o que é e como fazer com o celular!

Time lapse: o que é e como fazer? [passo a passo + dicas]
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Com a evolução da tecnologia e de equipamentos cada vez mais acessíveis, o time lapse se tornou uma ferramenta bastante popular entre os produtores de conteúdo.

Afinal, por permitir uma captura dinâmica de imagens, esse recurso ajuda a criar vídeos atrativos sem truques complexos de edição. 

Neste artigo, vamos explicar o que é time lapse e como criar vídeos incríveis utilizando esse recurso. Além disso, vamos dar o passo a passo para você começar a inovar seus conteúdos com a ferramenta. 

Quer conferir essas dicas? Então continue a leitura!

Tire o seu projeto de infoprodução do papel hoje mesmo!

O que é time lapse? 

O time lapse é um recurso de filmagem capaz de transformar horas de registros em um vídeo curto e dinâmico. Ou seja, ele combina uma série de imagens capturadas a intervalos regulares em questão de segundos.

Assim, após a captura de imagens em intervalos fixos, o time lapse transforma-as em quadros de vídeo, também conhecidos como frames. Esses quadros são exibidos numa sequência rápida, em no máximo 30 frames por segundo. 

Confira abaixo um exemplo de vídeo gravado utilizando o recurso de time lapse para registrar a montagem em uma arena esportiva:

O resultado é um vídeo acelerado que pode ser usado em uma ampla variedade de setores, incluindo:

  • Cinema;
  • Campanhas de publicidade;
  • Documentários;
  • Entre outros.

Como se faz um time lapse? 

Sabendo agora o que é time lapse, veja um passo a passo para criar esse tipo de conteúdo.

1. Abra a câmera do seu celular.

2. Deslize a tela para selecionar o modo time lapse.

print de tela com passo a passo

3. Clique no botão de captura de imagem.

print de tela com passo a passo

Quando quiser encerrar a sua gravação, clique no botão novamente. 

Se o seu celular usar sistema iOS, para travar o foco e garantir mais qualidade de imagem, você deve utilizar o recurso “Bloqueio AE/AF”.

copy com chat gpt , herocreator

Para configurar o travamento do foco, é só clicar na imagem desejada e pressionar até que apareça o acionamento do recurso na sua tela.  

Vale dizer que, caso o seu celular não tenha o recurso do time lapse, é possível baixar aplicativos que possuem essa função. 

Pensando nisso, listamos abaixo algumas opções de apps que podem ser utilizados para criar esse tipo de conteúdo. Confira:

  • Lapse it;
  • Framelapse;
  • Hyperlapse mobile;
  • Superlapse.

Além da funcionalidade nativa do celular e dos aplicativos que podem ser utilizados caso o seu celular não tenha essa função, você também pode criar vídeos com esse recurso no Instagram. Quer saber como? Então confira o próximo tópico.

Como fazer time lapse no Instagram?

O Instagram permite publicar vídeos com até 90 segundos de duração em velocidade 4x mais rápida. Isso permite que você capture mais frames em menos tempo.

Uma outra maneira de criar um time lapse no Instagram é utilizando uma sequência de fotos ou até mesmo acelerando um vídeo pronto da galeria do seu celular.

Mas para lhe mostrar como é simples, criamos um passo a passo rápido. Confira abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e toque no ícone “+” para criar um novo conteúdo;
  2. Ajuste a configuração para uma opção de Reels;
  3. Para automatizar a filmagem, utilize o temporizador, que está como opção na lateral da tela;
  4. Também na lateral da tela, defina o tempo de gravação, que pode ser de 15 a 90 segundos e, depois, regule a velocidade entre ⅓ e 4x;
  5. Aperte no botão de captura para iniciar o time lapse.

Caso queira compartilhar, você pode adicionar legenda, hashtags e outros detalhes à sua publicação.

Além de poder compartilhar o conteúdo criado diretamente no perfil, também é possível salvar para utilizar posteriormente ou em outra rede social. 

Para isso, basta clicar no botão que é uma seta com um traço localizado no topo da página. 

Dicas para fazer um bom time lapse

A criação de um bom time lapse requer algum planejamento e a consideração de vários fatores, incluindo o público-alvo, o objetivo e o tom geral do vídeo. 

Portanto, veja abaixo algumas dicas essenciais para criar um bom conteúdo de vídeo com esse recurso:

  • Antes de começar a produzir o vídeo, defina o objetivo que deseja alcançar. Isso pode incluir detalhes como informar, educar, entreter ou persuadir seus leads.
  • Iluminação é um ponto importante na hora de criar um time lapse. Por isso, analise se a iluminação está correta para garantir que as imagens sejam claras e nítidas.
  • Coloque o celular em uma posição estável, como em um tripé ou em cima de uma superfície plana.
  • Configure a velocidade do time lapse. Quanto maior a velocidade, mais rápidas serão as transições entre os frames do vídeo.
  • Edite seu vídeo para garantir um bom ritmo e transições suaves. Você pode adicionar música e outros efeitos se desejar. 

E lembre sempre que a prática é a chave para aperfeiçoar suas habilidades em vídeos e qualquer tipo de conteúdo. Por isso não tenha medo de experimentar novos métodos!

Agora que você já sabe o que é time lapse, que tal descobrir como garantir uma qualidade de vídeo ainda melhor para encantar seu público?

Então garanta agora seu kit completo Como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento”. São dicas de equipamentos e técnicas reunidas em dois conteúdos exclusivos e completamente gratuitos. Baixe já o seu!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *