Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Conheça 9 tipos de marketing e como utilizá-los

Tipos de marketing

O mundo digital tem transformado a forma de se consumir. O marketing, é claro, não ficaria de fora. Os hábitos de consumo e o relacionamento com marcas e negócios foram transformados pelos diferentes tipos de marketing.

 

Mas o que é isso? Quais são os tipos? Como utilizá-los? Veja tudo isso no post a seguir.

 

O que é Marketing Digital?

 

Marketing digital se trata de um conjunto de ações específicas, que servem para apresentar uma marca ou produto a um potencial cliente na internet. SEO, e-mail marketing e marketing de produto são alguns dos termos comuns, das ações de marketing, desse nicho.

 

O objetivo do marketing está atrelado a conduzir, a curto ou longo prazo, o cliente até a compra, atendendo suas necessidades e desejos. Com a internet, as empresas utilizam o marketing digital como uma ferramenta eficiente para atrair o interesse do público de forma rápida e prática. A vantagem que o meio online oferece é poder acompanhar o desempenho da sua marca em tempo real, medindo todas as ações do usuário.

 

Além disso, o marketing digital permite uma maior interatividade com a audiência; segmentação do público-alvo com precisão; economia de custos (sendo viável para qualquer empresa que tiver interesse em investir); e promoção direcionada, focando exatamente no público cuja empresa visa atingir.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

8 principais tipos de Marketing Digital e como utilizá-los na sua empresa

 

1. Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing ou Marketing de atração, visa despertar o interesse do público, atraindo as pessoas para o produto ou serviço de uma marca. Nessa modalidade, é o cliente que procura a empresa (ele é atraído) quando precisa solucionar um problema, de forma que a empresa busca atender as necessidades e oferecer soluções assertivas.

 

Assim, cativando (e atraindo) a audiência, a empresa adquire um público fiel. Um exemplo de Inbound são as newsletters, isto é, os periódicos enviados por e-mail, que engajam uma comunidade de clientes em potencial.

 

2. Marketing de conteúdo

 

Visa promover conteúdos relevantes a fim de atrair um determinado público. A empresa deve filtrar o perfil do cliente para que as postagens conversem diretamente com seu público. Isto é, ao traçar um perfil, o conteúdo direcionado trará um maior trânsito de engajamento.

 

Os meios mais comuns para se gerar marketing de conteúdo são blogs. Estes são canais exclusivos, que geram notoriedade. Os sites também são opções de canais institucionais com as principais informações da empresa em um espaço único e confiável. E, claro, as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter ou Youtube, onde os usuários podem se aproximar da marca, aumentando a interação e a visibilidade do produto.

 

Por fim, ainda há materiais educativos como e-books ou infográficos que respondem às principais perguntas da audiência. Este tipo de marketing apresenta ótimos resultados a médio e longo prazo.

 

Um bom exemplo de aplicação é criar canais de comunicação oficiais da empresa, atualizando os meios com frequência. Importante ressaltar a validade das informações e a forma de abordagem, a fim de não prejudicar a credibilidade da marca.

 

Vídeo Marketing

 

Como o próprio nome sugere, trata-se de publicidade em forma de vídeo. Podem ser anúncios, transmissões ao vivo, palestras, webinars, animações, vídeos de demonstração de produtos e até mesmo videoaulas.

 

A forma de aplicação por parte da empresa deve seguir o foco do produto em questão, adequando-se ao tema proposto. A publicidade em vídeo tem se tornado cada vez mais popular por ser um atrativo dinâmico e fácil de consumir.

67 headlines para páginas de vendas

 

3. Marketing de relacionamento

 

Esse marketing engloba todo o relacionamento da marca com o cliente, sempre procurando manter uma imagem positiva. Nesse tipo de marketing, a prioridade é a fidelização do cliente. Para isso, diversas estratégias são adotadas, como programas de fidelidade, e-mail marketing e produção de conteúdo para as redes sociais.

 

4. Endomarketing

 

O endomarketing é um conjunto de ações do planejamento da marca, visando a motivação dos colaboradores e incluindo a participação do setor de RH (Recursos Humanos) da empresa.

 

Suas estratégias promovem o trabalho em equipe entre os funcionários da empresa, a resolução conjunta de problemas, a realização de cursos, campanhas, palestras e plano de carreira.

 

5. Marketing local

 

Esse tipo de marketing tem a função de atrair os clientes para a marca, priorizando os clientes que estão perto do seu negócio – seja por trabalharem, estudarem ou morarem nas proximidades.

 

Assim, o marketing local é ainda mais valioso para pequenos negócios, como uma padaria, uma loja de conveniência ou um comércio de bairro, por exemplo. Muitas vezes as pessoas costumam privilegiar o comércio de sua região, portanto, as estratégias desse marketing englobam a segmentação, a análise de oportunidade e audiência dos buscadores.

 

6. Marketing de afiliados

 

As atuais “publis” (publicações patrocinadas) dos influenciadores digitais, isto é, quando um afiliado (alguém com muitos seguidores em uma rede social) divulga o produto de um empreendedor, seja em um blog ou em uma rede social, recebe uma comissão por cada venda realizada.

 

Dessa forma, os produtores aumentam seus canais de divulgação, enquanto os afiliados conseguem rentabilizar seu ambiente online. Além disso, os próprios clientes são beneficiados ao ampliar seu campo de pesquisa, o que permite a eles a maior probabilidade de uma compra assertiva.

 

7. Outbound marketing

 

O Outbound Marketing é utilizado para a prospecção ativa de leads e contato com o público-alvo, sendo um grande aliado do marketing digital. As estratégias do outbound marketing são disparo de e-mails, ligações, flyers, outdoors e anúncios.

 

8. Marketing Direto

 

O marketing direto é definido por um conjunto de ações diretas para um público específico, ou seja, a busca por pessoas que já são fãs do seu trabalho. Por se tratar de um tipo de marketing com enfoque para o público que já tem interesse em determinado tema ou empresa, os resultados adquiridos são muito mais rápidos e por um custo muito menor.

 

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing direto bem sucedida é identificar o público-alvo. Mapeie as informações de clientes, como sexo, idade, interesses pessoais, renda, etc. Em seguida, defina a abordagem que melhor se enquadra no perfil de cada cliente, seja através de redes sociais, panfletos, e-mails ou cartas impressas.

 

Com as principais ferramentas do conjunto de estratégias do marketing digital em mãos, chegou a hora de testar. Uma boa dica é começar com um nicho menor do seu público alvo, observando os resultados e adaptando os métodos de abordagem. Por fim, não se esqueça de acompanhar os resultados em tempo real, assim será possível planejar os próximos passos de forma assertiva.

 

Agora que você viu quais são os tipos de marketing digital, notou que existem diversas formas de combinar as estratégias para conseguir um marketing viral e fazer do seu negócio um grande sucesso. Seja um empreendedor independente ou um influenciador digital, é preciso estar a par das técnicas do mercado, tendo em mente as necessidades do seu público-alvo.

Foi pensando nisso que a HeroSpark liberou o SparkStart gratuitamente, uma plataforma de aceleração que oferece tudo o que é necessário para criação de um produto digital lucrativo.

Mais artigos para você

Divulgação de cursos online: saiba como fazer

Não basta criar um infoproduto, é necessário aprender a fazer a divulgação do curso online. Lembre-se: quem não é visto, …

4 dicas para impulsionar no Instagram

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e é uma das mais estratégicas para quem …

mLabs: planos e características

Você já ouviu falar nas ferramentas de gerenciamento de redes sociais? Atualmente, existem muitas opções de ferramentas no mercado. Uma …

URL amigável: o que é e por que ter uma

Você produz ótimos conteúdos em seu site ou blog, mas recebe pouquíssimos acessos? Se esse é o seu problema, saiba …

Estratégia digital: o que é e como montar uma de sucesso

Para atuar no marketing digital é necessário investir em planejamento, caso contrário os seus objetivos não serão alcançados. Diante disso, …

Inbound e outbound: descubra as diferenças e qual usar

Se você é um infoprodutor, precisa conhecer todas as estratégias de marketing digital existentes no mercado para conseguir atrair a …