Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Upsell: o que é e exemplos práticos de como aplicar

O Upsell pode aumentar as vendas

Você faz upsell no seu negócio digital? Se não, saiba como esta técnica pode aumentar (e muito!) as vendas dos seus produtos. No meio de tanta competitividade no mercado, as empresas precisam buscar um meio com que consiga se diferenciar entre tantas outras e alcançar as suas metas.

 

Para este planejamento sair do papel e virar realidade é preciso muito esforço e dedicação. No marketing, existem algumas técnicas que podem ajudar os empresários a chegar num patamar elevado de vendas, promover os seus produtos e aumentar o ticket médio da empresa.

 

É exatamente neste ponto que o upsell e cross sell fazem toda a diferença. Veja mais, a seguir!

 

O que é Upsell?

 

Upselling é uma das mais utilizadas para quem deseja aumentar o ticket médio do cliente. Não existe uma tradução literal para o português, mas podemos usar como “vender mais”. Esta estratégia de vendas tem como foco principal promover o seu produto, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

 

Um exemplo básico para entender upselling é: imagine que um cliente vai até uma rede de fast food e ao chegar no balcão de atendimento o vendedor lhe oferece por mais um real, a troca da batata pequena pela média.

 

Ou seja, o vendedor consegue convencê-lo de que pagando por um pouco mais, ele vai levar um produto melhor que apesar do custo-benefício ser um pouco mais alto, vale a pena o investimento. Isto é um upsell que, em geral, consiste em aumentar o valor da sua venda. Dessa forma, vai gerar proveitos tanto para você quanto para o seu cliente.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Quando fazer um Upselling?

 

Agora que você já sabe o que é o upsell, já deve ter percebido a diferença que ele pode trazer para o seu negócio. Na prática, é importante saber o momento certo, pois seguir esse modelo pode ser mais simples do que parece.

 

Para oferecer os melhores serviços e produtos para os seus clientes, é necessário conhecer seu avatar. Assim, é possível identificar o que ele precisa no momento. Essa é uma maneira que pode te ajudar nas vendas. Além disso, o upselling funciona melhor quando seu cliente já está interessado no seu produto.

 

Outra maneira está ligada na relevância do seu produto. É essencial pensar sempre na experiência que seu cliente pode ter ao adquirir aquele serviço, pois pensar somente na própria venda em si fará com que aquela pessoa não tenha a vontade de voltar a comprar.

 

O momento ideal para fazer upsell é no momento de finalização da compra, ou seja, no checkout. Dessa forma, é possível oferecer algo a mais para aquela pessoa que já está interessada em seus produtos ou serviços.

 

Quando um cliente é bem atendido, efetua a compra de um produto de qualidade e tem uma experiência diferenciada, isso desperta a vontade dele em querer voltar. Além disso, lembre-se do valor que sua empresa está oferecendo, pois o upsell tem que ser vantajoso principalmente para o cliente.

 

Como fazer um Upsell?

 

Como dito anteriormente, é importante saber em que o seu cliente está interessado. Assim, você poderá montar a sua oferta com base no produto certo e se certificar que ele é realmente útil ao ponto do seu consumidor achar viável gastar um valor maior naquele determinado serviço.

 

Por exemplo: se um cliente abre sua página de vendas em busca de um livro de receitas para diabéticos e você oferece, como segunda compra, um livro de receitas com açúcar, é comum que ele não se interesse.

 

Afinal, ele foi em busca de um produto totalmente diferente e você ofereceu outro fora do padrão desejado. Para o consumidor, não é vantajoso gastar em uma coisa que para ele não será tão útil e não é prioridade.

 

Outro passo interessante é apresentar as vantagens que aquela segunda compra pode ter, mesmo que o cliente não se agrade com o valor de imediato. Ele pode mudar de ideia ao conhecer um pouco mais sobre a mercadoria e descobrir que terá mais benefício comprando algo mais caro, porém com maior qualidade e benefícios.

 

Por último, mas não menos importante, use sempre referências de outros compradores. Afinal, a gente se sente mais confortável em adquirir algo quando sabemos que outra pessoa já tem e gostou. Essa recomendação pode ser feita por alguém próximo ou até mesmo por uma pessoa famosa, como é o caso dos influenciadores digitais.

 

Em upsell essa parte é muito importante, pois ajuda a melhorar a sua reputação e os clientes gostam de ver depoimentos positivos de outras pessoas, é a Prova Social.

 

Que tal conhecer alguns exemplos de empresas que fazem upsell para aumentar as vendas? Veja mais, abaixo!

 

Como fazer Upsell na prática

 

Realizar upsell é mais simples do que parece e os resultados podem ser muito positivos para o seu negócio digital. Um exemplo clássico de Upsell é a famosa batata frita oferecida por um preço menor no McDonalds no momento de finalização da compra do lanche.

 

Mas, trazendo para a nossa realidade de infoprodutos. Digamos você vende diferentes cursos, então uma boa estratégia é: depois de finalizada a compra do curso sobre marketing digital ofertar uma mentoria no mesmo tema por um valor promocional. Dessa forma, o cliente entende que está levando um produto melhor por um preço mais vantajoso.

 

Qual a diferença entre Upsell e Cross Sell?

 

É fato que os dois termos parecem ser semelhantes, mas suas características são diferentes. Você já sabe que em upsell é oferecido ao cliente o mesmo produto, porém com um valor maior visto que a compra é muito mais vantajosa.

 

No caso de cross sell — também conhecido como venda cruzada — é oferecido ao cliente algo que complemente aquele produto ou serviço que ele já está levando. Por exemplo: depois de vender um determinado produto, você envia emails para que o cliente compre outro produto complementar.

 

A Apple, por exemplo, vende o iPad e isso faz com que as pessoas tenham interesse em comprar a Apple Pencil. É certo que o iPad não precisa dela para funcionar, mas muitos consumidores sentem essa necessidade e acabam adquirindo.

 

Maneiras de fazer uma boa venda cruzada

 

Acredite no seu produto e/ou serviço

 

Como tudo que você for fazer, é extremamente relevante confiar não só no seu trabalho, mas também no seu produto e/ou serviço. É preciso saber como abordar o cliente. Tanto no upselling como no cross selling, se o consumidor se sentir intimidado ou irritado a compra provavelmente não será efetuada.

 

Páginas de recomendação

 

Uma maneira de fazer um bom cross selling na internet é colocar na sua página algumas recomendações como “você pode gostar disso” ou “pessoas que compraram este produto também comprou”. Isso irá despertar o interesse do seu cliente que, provavelmente, fechará a página sem saber dos outros produtos que porventura ele iria ter gostado.

 

Você também pode usar uma plataforma CRM, na qual dispõe softwares responsáveis por mostrar o perfil do seu público. Assim, você irá oferecer produtos de acordo com as informações necessárias.

 

Por fim, você pode usar a sua criatividade para oferecer um upsell da melhor maneira possível. Basta seguir as dicas e se atentar sempre na experiência de compra. Além de aumentar as vendas, novos clientes podem se interessar no seu negócio. O importante é sempre estar ativo no mercado de forma positiva e sempre antenado nas novidades.

 

Quer aprender mais sobre outros conceitos como este? Siga-nos no Instagram, agora mesmo. E se quiser saber como criar embaixadores para a sua marca, veja o vídeo abaixo:

 

Mais artigos para você

Análise SWOT: exemplo de como fazer no seu negócio digital

Se você está procurando uma ferramenta para ajudar na construção de um planejamento estratégico mais assertivo, que tal usar a …

Memes no marketing digital: como usar e exemplos

Imagens, vídeos, frases e outras mídias ressignificadas com alcance viral: por que usar memes no marketing digital não seria uma …

Ensino híbrido: como iniciar na sua escola

O ensino híbrido é uma das grandes apostas da educação para o século XXI. Embora tenha surgido antes da pandemia …

Como empreender do zero: veja o passo a passo

Se você deseja ter seu próprio negócio, mas ainda não sabe como, o empreendedorismo digital é uma ótima saída para …

O que é Análise SWOT e por que utilizar no negócio digital?

Se você pretende ingressar no mundo do empreendedorismo digital, precisa conhecer todas as ferramentas e as técnicas de gestão existentes …

Planejamento estratégico de marketing em 5 passos

Primeiramente, como está o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Será que você está fazendo esse processo da maneira …